10283
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Tá caro ou tá barato?

Plano de aula de Matemática com atividades para 2º ano do Fundamental sobre comparação e ordenação de números

Plano 04 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Adriane Regina Bravo Mendes

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Adriane Regina Bravo Mendes

Mentor: Carina Espírito Santo

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF02MA03) Comparar quantidades de objetos de dois conjuntos, por estimativa e/ou por correspondência (um a um, dois a dois, entre outros), para indicar “tem mais”, “tem menos” ou “tem a mesma quantidade”, indicando, quando for o caso, quantos a mais e quantos a menos.

Objetivos específicos

Comparar  e ordenar números de três ordens dentro de um contexto de compra.

Conceito-chave

Comparação e ordenação de números.

Recursos necessários

  • Folders de supermercados diferentes;
  • Atividades para impressão;
  • Cola;
  • Tesoura.

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.( slides 3 a 5 )

Propósito: Reconhecer um portador numérico e os valores nele apresentados.

Orientação: Retome com a turma números com três algarismos. Distribua para os alunos diferentes tipos de folhetos de supermercado juntados com antecedência.Peça para que os alunos explorem este portador: nome do mercado, produtos que gostam e valores, produto mais caro de uma determinada página, produto mais barato em outra página.Peça que recortem um produto que gostariam de comprar e colem no caderno , identificando o preço.

Discuta com a turma:

  • Que produtos podemos encontrar nesta página?
  • O que tem nela que você gosta?
  • Quanto custa?
  • Qual é o produto mais caro?
  • Qual é o produto mais barato?

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.( slides 3 a 5 )

Propósito: Reconhecer um portador numérico e os valores nele apresentados.

Orientação: Retome com a turma números com três algarismos. Distribua para os alunos diferentes tipos de folhetos de supermercado juntados com antecedência.Peça para que os alunos explorem este portador: nome do mercado, produtos que gostam e valores, produto mais caro de uma determinada página, produto mais barato em outra página.Peça que recortem um produto que gostariam de comprar e colem no caderno , identificando o preço.

Discuta com a turma:

  • Que produtos podemos encontrar nesta página?
  • O que tem nela que você gosta?
  • Quanto custa?
  • Qual é o produto mais caro?
  • Qual é o produto mais barato?

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.( slides 3 a 5 )

Propósito: Reconhecer um portador numérico e os valores nele apresentados.

Orientação: Retome com a turma números com três algarismos. Distribua para os alunos diferentes tipos de folhetos de supermercado juntados com antecedência.Peça para que os alunos explorem este portador: nome do mercado, produtos que gostam e valores, produto mais caro de uma determinada página, produto mais barato em outra página.Peça que recortem um produto que gostariam de comprar e colem no caderno , identificando o preço.

Discuta com a turma:

  • Que produtos podemos encontrar nesta página?
  • O que tem nela que você gosta?
  • Quanto custa?
  • Qual é o produto mais caro?
  • Qual é o produto mais barato?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.( slides 6 a 8 )

Propósito: Pesquisar e comparar diferentes valores de um mesmo produto.

Orientação: Distribua para cada grupo de 4 alunos uma tabela com os preços de um mesmo produto em três supermercados diferentes e fictícios e a tabela da atividade. Explique que eles alunos deverão comparar os valores e decidir em qual deles é melhor realizar a compra de cada produto, identificá-los e preencher a tabela.Fale que depois, apresentarão o resultado da pesquisa à classe.

Discuta com a turma: Enquanto você circula pelos grupos e observa as ações dos alunos você pode perguntar:

  • Vocês encontraram algum produto que custa muito caro? Quanto?
  • E o mais barato vocês já descobriram qual é ?
  • Se vocês fossem comprar um tênis, em qual lugar comprariam? Por quê?
  • E a bicicleta, onde seria mais barata?
  • Por que vocês acham que os supermercados têm preços diferentes?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de Intervenção

Links de apoio:

Fichas sobrepostas

Como agrupar meus alunos

As trocas que fazem os alunos avançar

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.( slides 6 a 8 )

Propósito: Pesquisar e comparar diferentes valores de um mesmo produto.

Orientação: Distribua para cada grupo de 4 alunos uma tabela com os preços de um mesmo produto em três supermercados diferentes e fictícios e a tabela da atividade. Explique que eles alunos deverão comparar os valores e decidir em qual deles é melhor realizar a compra de cada produto, identificá-los e preencher a tabela. Fale que depois, apresentarão o resultado da pesquisa à classe.

Discuta com a turma: Enquanto você circula pelos grupos e observa as ações dos alunos você pode perguntar:

  • Vocês encontraram algum produto que custa muito caro? Quanto?
  • E o mais barato vocês já descobriram qual é ?
  • Se vocês fossem comprar um tênis, em qual lugar comprariam? Por quê?
  • E a bicicleta, onde seria mais barata?
  • Por que vocês acham que os supermercados têm preços diferentes?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.( slides 6 a 8 )

Propósito: Pesquisar e comparar diferentes valores de um mesmo produto.

Orientação: Distribua para cada grupo de 4 alunos uma tabela com os preços de um mesmo produto em três supermercados diferentes e fictícios e a tabela da atividade. Explique que eles alunos deverão comparar os valores e decidir em qual deles é melhor realizar a compra de cada produto, identificá-los e preencher a tabela. Fale que depois, apresentarão o resultado da pesquisa à classe.

Discuta com a turma: Enquanto você circula pelos grupos e observa as ações dos alunos você pode perguntar:

  • Vocês encontraram algum produto que custa muito caro? Quanto?
  • E o mais barato vocês já descobriram qual é ?
  • Se vocês fossem comprar um tênis, em qual lugar comprariam? Por quê?
  • E a bicicleta, onde seria mais barata?
  • Por que vocês acham que os supermercados têm preços diferentes?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.( slides 9 e 10 )

Propósito: Socializar e discutir as diferentes estratégias utilizadas pelos alunos para comparar números de três ordens.

Orientação: Cada grupo apresentará as estratégias que utilizou para decidir as melhores compras. Faça perguntas, explorando os outros números também.

Discuta com a turma:

  • Qual estratégia vocês consideram que mais contribuiu com a resolução da atividade?
  • Algum supermercado tinha os preços de todos os produtos mais baratos?
  • Vocês conseguiram identificar em qual supermercado a compra ficaria muito cara?
  • Como você fez para achar o menor preço?
  • Qual o maior preço encontrado para a bicicleta? E para o tênis? E para o Jogo de panelas?
  • Por onde você começou a analisar a tabela?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.( slides 9 e 10 )

Propósito: Socializar e discutir as diferentes estratégias utilizadas pelos alunos para comparar números de três ordens.

Orientação: Cada grupo apresentará as estratégias que utilizou para decidir as melhores compras. Faça perguntas, explorando os outros números também.

Discuta com a turma:

  • Qual estratégia vocês consideram que mais contribuiu com a resolução da atividade?
  • Algum supermercado tinha os preços de todos os produtos mais baratos?
  • Vocês conseguiram identificar em qual supermercado a compra ficaria muito cara?
  • Como você fez para achar o menor preço?
  • Qual o maior preço encontrado para a bicicleta? E para o tênis? E para o Jogo de panelas?
  • Por onde você começou a analisar a tabela?

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula Sistematização do conceito

Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: Retomar a atividade realizada e associar com a comparação de números de 3 ordens.

Orientação: Retomar com os alunos a comparação dos números de três ordens determinada primeiramente pela centena, e em caso de centenas iguais, o critério passa a ser da dezena.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Propósito: Retomar com os alunos os procedimentos de comparação de números com 3 ordens.

Orientação: Deixar claro para os alunos as 3 ordens (centena, dezena e unidade) e a importância delas na comparação.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.( slides 14 e 15 )

Propósito: Comparar valores de números com três algarismos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade, identifiquem o preço mais barato de cada item e registrem no quadro.

Materiais Complementares:

Atividade de Raio X

Resolução do Raio X

Atividade Complementar

Resolução da Atividade Complementar

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.( slides 14 e 15 )

Propósito: Comparar valores de números com três algarismos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade, identifiquem o preço mais barato de cada item e registrem no quadro.

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Adriane Regina Bravo Mendes

Mentor: Carina Espírito Santo

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF02MA03) Comparar quantidades de objetos de dois conjuntos, por estimativa e/ou por correspondência (um a um, dois a dois, entre outros), para indicar “tem mais”, “tem menos” ou “tem a mesma quantidade”, indicando, quando for o caso, quantos a mais e quantos a menos.

Objetivos específicos

Comparar  e ordenar números de três ordens dentro de um contexto de compra.

Conceito-chave

Comparação e ordenação de números.

Recursos necessários

  • Folders de supermercados diferentes;
  • Atividades para impressão;
  • Cola;
  • Tesoura.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.( slides 3 a 5 )

Propósito: Reconhecer um portador numérico e os valores nele apresentados.

Orientação: Retome com a turma números com três algarismos. Distribua para os alunos diferentes tipos de folhetos de supermercado juntados com antecedência.Peça para que os alunos explorem este portador: nome do mercado, produtos que gostam e valores, produto mais caro de uma determinada página, produto mais barato em outra página.Peça que recortem um produto que gostariam de comprar e colem no caderno , identificando o preço.

Discuta com a turma:

  • Que produtos podemos encontrar nesta página?
  • O que tem nela que você gosta?
  • Quanto custa?
  • Qual é o produto mais caro?
  • Qual é o produto mais barato?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.( slides 3 a 5 )

Propósito: Reconhecer um portador numérico e os valores nele apresentados.

Orientação: Retome com a turma números com três algarismos. Distribua para os alunos diferentes tipos de folhetos de supermercado juntados com antecedência.Peça para que os alunos explorem este portador: nome do mercado, produtos que gostam e valores, produto mais caro de uma determinada página, produto mais barato em outra página.Peça que recortem um produto que gostariam de comprar e colem no caderno , identificando o preço.

Discuta com a turma:

  • Que produtos podemos encontrar nesta página?
  • O que tem nela que você gosta?
  • Quanto custa?
  • Qual é o produto mais caro?
  • Qual é o produto mais barato?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.( slides 3 a 5 )

Propósito: Reconhecer um portador numérico e os valores nele apresentados.

Orientação: Retome com a turma números com três algarismos. Distribua para os alunos diferentes tipos de folhetos de supermercado juntados com antecedência.Peça para que os alunos explorem este portador: nome do mercado, produtos que gostam e valores, produto mais caro de uma determinada página, produto mais barato em outra página.Peça que recortem um produto que gostariam de comprar e colem no caderno , identificando o preço.

Discuta com a turma:

  • Que produtos podemos encontrar nesta página?
  • O que tem nela que você gosta?
  • Quanto custa?
  • Qual é o produto mais caro?
  • Qual é o produto mais barato?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.( slides 6 a 8 )

Propósito: Pesquisar e comparar diferentes valores de um mesmo produto.

Orientação: Distribua para cada grupo de 4 alunos uma tabela com os preços de um mesmo produto em três supermercados diferentes e fictícios e a tabela da atividade. Explique que eles alunos deverão comparar os valores e decidir em qual deles é melhor realizar a compra de cada produto, identificá-los e preencher a tabela.Fale que depois, apresentarão o resultado da pesquisa à classe.

Discuta com a turma: Enquanto você circula pelos grupos e observa as ações dos alunos você pode perguntar:

  • Vocês encontraram algum produto que custa muito caro? Quanto?
  • E o mais barato vocês já descobriram qual é ?
  • Se vocês fossem comprar um tênis, em qual lugar comprariam? Por quê?
  • E a bicicleta, onde seria mais barata?
  • Por que vocês acham que os supermercados têm preços diferentes?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de Intervenção

Links de apoio:

Fichas sobrepostas

Como agrupar meus alunos

As trocas que fazem os alunos avançar

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.( slides 6 a 8 )

Propósito: Pesquisar e comparar diferentes valores de um mesmo produto.

Orientação: Distribua para cada grupo de 4 alunos uma tabela com os preços de um mesmo produto em três supermercados diferentes e fictícios e a tabela da atividade. Explique que eles alunos deverão comparar os valores e decidir em qual deles é melhor realizar a compra de cada produto, identificá-los e preencher a tabela. Fale que depois, apresentarão o resultado da pesquisa à classe.

Discuta com a turma: Enquanto você circula pelos grupos e observa as ações dos alunos você pode perguntar:

  • Vocês encontraram algum produto que custa muito caro? Quanto?
  • E o mais barato vocês já descobriram qual é ?
  • Se vocês fossem comprar um tênis, em qual lugar comprariam? Por quê?
  • E a bicicleta, onde seria mais barata?
  • Por que vocês acham que os supermercados têm preços diferentes?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.( slides 6 a 8 )

Propósito: Pesquisar e comparar diferentes valores de um mesmo produto.

Orientação: Distribua para cada grupo de 4 alunos uma tabela com os preços de um mesmo produto em três supermercados diferentes e fictícios e a tabela da atividade. Explique que eles alunos deverão comparar os valores e decidir em qual deles é melhor realizar a compra de cada produto, identificá-los e preencher a tabela. Fale que depois, apresentarão o resultado da pesquisa à classe.

Discuta com a turma: Enquanto você circula pelos grupos e observa as ações dos alunos você pode perguntar:

  • Vocês encontraram algum produto que custa muito caro? Quanto?
  • E o mais barato vocês já descobriram qual é ?
  • Se vocês fossem comprar um tênis, em qual lugar comprariam? Por quê?
  • E a bicicleta, onde seria mais barata?
  • Por que vocês acham que os supermercados têm preços diferentes?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.( slides 9 e 10 )

Propósito: Socializar e discutir as diferentes estratégias utilizadas pelos alunos para comparar números de três ordens.

Orientação: Cada grupo apresentará as estratégias que utilizou para decidir as melhores compras. Faça perguntas, explorando os outros números também.

Discuta com a turma:

  • Qual estratégia vocês consideram que mais contribuiu com a resolução da atividade?
  • Algum supermercado tinha os preços de todos os produtos mais baratos?
  • Vocês conseguiram identificar em qual supermercado a compra ficaria muito cara?
  • Como você fez para achar o menor preço?
  • Qual o maior preço encontrado para a bicicleta? E para o tênis? E para o Jogo de panelas?
  • Por onde você começou a analisar a tabela?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.( slides 9 e 10 )

Propósito: Socializar e discutir as diferentes estratégias utilizadas pelos alunos para comparar números de três ordens.

Orientação: Cada grupo apresentará as estratégias que utilizou para decidir as melhores compras. Faça perguntas, explorando os outros números também.

Discuta com a turma:

  • Qual estratégia vocês consideram que mais contribuiu com a resolução da atividade?
  • Algum supermercado tinha os preços de todos os produtos mais baratos?
  • Vocês conseguiram identificar em qual supermercado a compra ficaria muito cara?
  • Como você fez para achar o menor preço?
  • Qual o maior preço encontrado para a bicicleta? E para o tênis? E para o Jogo de panelas?
  • Por onde você começou a analisar a tabela?

Slide Plano Aula
Sistematização do conceito

Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: Retomar a atividade realizada e associar com a comparação de números de 3 ordens.

Orientação: Retomar com os alunos a comparação dos números de três ordens determinada primeiramente pela centena, e em caso de centenas iguais, o critério passa a ser da dezena.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Propósito: Retomar com os alunos os procedimentos de comparação de números com 3 ordens.

Orientação: Deixar claro para os alunos as 3 ordens (centena, dezena e unidade) e a importância delas na comparação.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.( slides 14 e 15 )

Propósito: Comparar valores de números com três algarismos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade, identifiquem o preço mais barato de cada item e registrem no quadro.

Materiais Complementares:

Atividade de Raio X

Resolução do Raio X

Atividade Complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.( slides 14 e 15 )

Propósito: Comparar valores de números com três algarismos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade, identifiquem o preço mais barato de cada item e registrem no quadro.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 2º ano :

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem leitura, escrita e comparação de números de até três algarismos, utilização de contagens de 2 em 2, 5 em 5 e 10 em 10 no cálculo mental de adição e subtração, criação de estratégias pessoais e uso de algoritmos para cálculo e resolução de problemas envolvendo adição, subtração e multiplicação por 2 e 3, dobro e triplo, metade, terça parte e representação na reta numerada.

MAIS AULAS DE Matemática do 2º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02MA03 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano