Resumo da aula
Orientações: Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 8 minutos.( slides 3 a 5 )
Propósito: Reconhecer um portador numérico e os valores nele apresentados.
Orientação: Retome com a turma números com três algarismos. Distribua para os alunos diferentes tipos de folhetos de supermercado juntados com antecedência.Peça para que os alunos explorem este portador: nome do mercado, produtos que gostam e valores, produto mais caro de uma determinada página, produto mais barato em outra página.Peça que recortem um produto que gostariam de comprar e colem no caderno , identificando o preço.
Discuta com a turma:
- Que produtos podemos encontrar nesta página?
- O que tem nela que você gosta?
- Quanto custa?
- Qual é o produto mais caro?
- Qual é o produto mais barato?
Aquecimento
Tempo sugerido: 8 minutos.( slides 3 a 5 )
Propósito: Reconhecer um portador numérico e os valores nele apresentados.
Orientação: Retome com a turma números com três algarismos. Distribua para os alunos diferentes tipos de folhetos de supermercado juntados com antecedência.Peça para que os alunos explorem este portador: nome do mercado, produtos que gostam e valores, produto mais caro de uma determinada página, produto mais barato em outra página.Peça que recortem um produto que gostariam de comprar e colem no caderno , identificando o preço.
Discuta com a turma:
- Que produtos podemos encontrar nesta página?
- O que tem nela que você gosta?
- Quanto custa?
- Qual é o produto mais caro?
- Qual é o produto mais barato?
Aquecimento
Tempo sugerido: 8 minutos.( slides 3 a 5 )
Propósito: Reconhecer um portador numérico e os valores nele apresentados.
Orientação: Retome com a turma números com três algarismos. Distribua para os alunos diferentes tipos de folhetos de supermercado juntados com antecedência.Peça para que os alunos explorem este portador: nome do mercado, produtos que gostam e valores, produto mais caro de uma determinada página, produto mais barato em outra página.Peça que recortem um produto que gostariam de comprar e colem no caderno , identificando o preço.
Discuta com a turma:
- Que produtos podemos encontrar nesta página?
- O que tem nela que você gosta?
- Quanto custa?
- Qual é o produto mais caro?
- Qual é o produto mais barato?
Atividade principal
Tempo sugerido: 18 minutos.( slides 6 a 8 )
Propósito: Pesquisar e comparar diferentes valores de um mesmo produto.
Orientação: Distribua para cada grupo de 4 alunos uma tabela com os preços de um mesmo produto em três supermercados diferentes e fictícios e a tabela da atividade. Explique que eles alunos deverão comparar os valores e decidir em qual deles é melhor realizar a compra de cada produto, identificá-los e preencher a tabela.Fale que depois, apresentarão o resultado da pesquisa à classe.
Discuta com a turma: Enquanto você circula pelos grupos e observa as ações dos alunos você pode perguntar:
- Vocês encontraram algum produto que custa muito caro? Quanto?
- E o mais barato vocês já descobriram qual é ?
- Se vocês fossem comprar um tênis, em qual lugar comprariam? Por quê?
- E a bicicleta, onde seria mais barata?
- Por que vocês acham que os supermercados têm preços diferentes?
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de Intervenção
Links de apoio:
Fichas sobrepostas
Como agrupar meus alunos
As trocas que fazem os alunos avançar
Atividade principal
Tempo sugerido: 18 minutos.( slides 6 a 8 )
Propósito: Pesquisar e comparar diferentes valores de um mesmo produto.
Orientação: Distribua para cada grupo de 4 alunos uma tabela com os preços de um mesmo produto em três supermercados diferentes e fictícios e a tabela da atividade. Explique que eles alunos deverão comparar os valores e decidir em qual deles é melhor realizar a compra de cada produto, identificá-los e preencher a tabela. Fale que depois, apresentarão o resultado da pesquisa à classe.
Discuta com a turma: Enquanto você circula pelos grupos e observa as ações dos alunos você pode perguntar:
- Vocês encontraram algum produto que custa muito caro? Quanto?
- E o mais barato vocês já descobriram qual é ?
- Se vocês fossem comprar um tênis, em qual lugar comprariam? Por quê?
- E a bicicleta, onde seria mais barata?
- Por que vocês acham que os supermercados têm preços diferentes?
Atividade principal
Tempo sugerido: 18 minutos.( slides 6 a 8 )
Propósito: Pesquisar e comparar diferentes valores de um mesmo produto.
Orientação: Distribua para cada grupo de 4 alunos uma tabela com os preços de um mesmo produto em três supermercados diferentes e fictícios e a tabela da atividade. Explique que eles alunos deverão comparar os valores e decidir em qual deles é melhor realizar a compra de cada produto, identificá-los e preencher a tabela. Fale que depois, apresentarão o resultado da pesquisa à classe.
Discuta com a turma: Enquanto você circula pelos grupos e observa as ações dos alunos você pode perguntar:
- Vocês encontraram algum produto que custa muito caro? Quanto?
- E o mais barato vocês já descobriram qual é ?
- Se vocês fossem comprar um tênis, em qual lugar comprariam? Por quê?
- E a bicicleta, onde seria mais barata?
- Por que vocês acham que os supermercados têm preços diferentes?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos.( slides 9 e 10 )
Propósito: Socializar e discutir as diferentes estratégias utilizadas pelos alunos para comparar números de três ordens.
Orientação: Cada grupo apresentará as estratégias que utilizou para decidir as melhores compras. Faça perguntas, explorando os outros números também.
Discuta com a turma:
- Qual estratégia vocês consideram que mais contribuiu com a resolução da atividade?
- Algum supermercado tinha os preços de todos os produtos mais baratos?
- Vocês conseguiram identificar em qual supermercado a compra ficaria muito cara?
- Como você fez para achar o menor preço?
- Qual o maior preço encontrado para a bicicleta? E para o tênis? E para o Jogo de panelas?
- Por onde você começou a analisar a tabela?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos.( slides 9 e 10 )
Propósito: Socializar e discutir as diferentes estratégias utilizadas pelos alunos para comparar números de três ordens.
Orientação: Cada grupo apresentará as estratégias que utilizou para decidir as melhores compras. Faça perguntas, explorando os outros números também.
Discuta com a turma:
- Qual estratégia vocês consideram que mais contribuiu com a resolução da atividade?
- Algum supermercado tinha os preços de todos os produtos mais baratos?
- Vocês conseguiram identificar em qual supermercado a compra ficaria muito cara?
- Como você fez para achar o menor preço?
- Qual o maior preço encontrado para a bicicleta? E para o tênis? E para o Jogo de panelas?
- Por onde você começou a analisar a tabela?
Sistematização do conceito
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 5 minutos.
Propósito: Retomar a atividade realizada e associar com a comparação de números de 3 ordens.
Orientação: Retomar com os alunos a comparação dos números de três ordens determinada primeiramente pela centena, e em caso de centenas iguais, o critério passa a ser da dezena.
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Propósito: Retomar com os alunos os procedimentos de comparação de números com 3 ordens.
Orientação: Deixar claro para os alunos as 3 ordens (centena, dezena e unidade) e a importância delas na comparação.
Raio X
Tempo sugerido: 5 minutos.( slides 14 e 15 )
Propósito: Comparar valores de números com três algarismos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade, identifiquem o preço mais barato de cada item e registrem no quadro.