16776
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 7º ano > A organização do poder e as dinâmicas do mundo colonial americano

Plano de aula - O genocídio e as resistências dos povos ameríndios

Plano de aula de História com atividades para 7º ano do EF sobre O genocídio e as resistências dos povos ameríndios

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Paulo Henrique Silva Pacheco

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: fontes históricas (em PDF, imagem ou link), Whatsapp, e-mail ou Google sala de aula.
- Optativas: Hangouts, Mentimeter, Padlet.

Contexto
O objetivo desta aula é entender o processo de extermínio físico e cultural dos povos nativos no processo de ocupação da América portuguesa (XVI) .
Para desenvolvê-la com seus alunos, você poderá trabalhar de forma:
- Assíncrona, disponibilizando por meio do Whatsapp, e-mail ou Google sala de aula (veja como usá-lo aqui) os materiais e orientações necessários. Os retornos dos alunos podem ocorrer da mesma forma ou com agendamento de um momento síncrono.
- Síncrona, apresentando os materiais (projetando-os na tela) e orientações enquanto realiza uma videoconferência por meio do Hangouts (veja aqui como criar uma reunião online).

Disponibilize o trecho do vídeo (ou apenas o áudio) “Léia Aquino - A luta guarani”, e oriente os alunos a analisarem e anotarem no caderno:
- Como a entrevistada, a ativista e professora indígena Léia Aquino, apresentou a realidade da população guarani kaiowá?
- Quais assuntos têm destaque na entrevista?
- Com base na fala de Léia Aquino, como podemos definir o termo “genocídio”?

Para que compreendam mais a respeito de Leia Aquino, indique a leitura da reportagem: SPOSATY, Ruy. Morre Léia Aquino, liderança guarani kaiowá de Nanderu Marangatu. In: Conselho Indígena Missionário. 6 jun. 2016. Disponível aqui.

Problematização
Esta etapa conta com quatro textos a respeito do extermínio físico e cultural dos povos nativos. Disponibilize-os aos alunos e estabeleça um tempo para que possam realizar a leitura e análise, orientados pelas questões propostas na Ficha. Eles poderão imprimir esta ficha ou reproduzi-la no próprio caderno.

Realizado o preenchimento da ficha, os alunos deverão refletir quanto às informações e responder:
- O que significa Genocídio?
- Qual é a relação entre o extermínio físico e cultural dos povos indígenas atualmente e a ocupação da América portuguesa no século XVI?

Incentive a interação com os colegas por meio de trocas de mensagens, participação em um quiz digital no Mentimeter (veja como usá-lo aqui - ative a tradução da página se necessário), ou, se estiver em um momento de videoconferência, abra o microfone para que alguns comentem as percepções oralmente, enquanto os demais às comentam no chat.

Sistematização
Proponha aos alunos a criação de uma campanha de conscientização a respeito do Genocídio indígena no Brasil desde o século XVI até a atualidade. Dê a eles algumas possibilidades de como podem organizá-la:
- Devem produzir um texto, áudio ou vídeos curtos. É interessante que comecem o conteúdo a partir de um bordão, como: “Basta ao Genocídio indígena no Brasil” e continuem explicando o processo histórico em que isso vem ocorrendo.
- Criem uma hashtag que expresse o conteúdo da campanha, por exemplo: #BastaaoGenocidioIndigenanoBrasil (veja como usar hashtags aqui).
- Compartilhem a campanha com os colegas, por meio do Whatsapp ou publicação em um mural virtual, como o Padlet (veja como usá-lo aqui) ou redes sociais.

Convite às famílias
Convide as famílias a conhecerem mais sobre o extermínio físico e cultural ainda vigente das populações indígenas no Brasil, assistindo a um documentário produzido pela ONU a respeito dos guarani e kaiowá no Mato Grosso do Sul:
“ONU lança documentário ‘Guarani e Kaiowá: pelo direito de viver no Tekoha”. ONU Brasil, 12/09/2017. Disponível aqui.

Sugestão Enviada Por: Bianca Carolina Pereira da Silva


Código: HIS7_09UND04

(EF07HI09) Analisar os diferentes impactos da conquista europeia da América para as populações ameríndias e identificar as formas de resistência.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE A organização do poder e as dinâmicas do mundo colonial americano do 7º ano:

MAIS AULAS DE História do 7º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas