16763
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 6º ano > Mundo do trabalho

Plano de aula - A indústria e a poluição no meio urbano

Plano de aula de Geografia com atividades para 6º ano do Fundamental sobre compreender como indústria e cidade estão interligadas e como o processo industrial altera a dinâmica da cidade, ocasionando a poluição.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Mariana De Paula Costa Moraes Carrasco

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
GEO6_07UND03

Ferramentas sugeridas
Youtube
Ferramentas de comunicação tecnológica (WhatsApp, E-mail ou mensagens por meio de ambientes virtuais)
Câmera (de celular, tablet ou a webcam do computador)
Internet

Valor trabalhado
Cidadania

Apresentação do tema da aula
Esse plano de aula trabalha com a relação entre o crescimento industrial e a poluição ambiental das cidades. Uma sugestão para a apresentação do tema na forma de uma imagem seria o envio de uma fotografia evidenciando algum tipo de poluição (dos rios, do ar, do solo). Caso seja possível, seria bem interessante que essa fotografia fosse de uma localidade próxima a escola, evidenciando como a poluição é algo comum e pode ser identificada em diversos contextos regionais.

Contextualização
Professor, nesse momento de contextualização é importante esclarecer aos estudantes que esse plano irá trabalhar com o município de Cubatão, considerado no final do século XX, um dos municípios mais poluídos do mundo, recebendo a indesejável marca de “Vale da Morte”. Para apresentar essa questão, envie o link do vídeo, disponível aqui. É uma reportagem realizada na década de 1980 que retrata o drama ambiental da cidade.

Ação propositiva
A ação propositiva segue a mesma proposta no plano de aula, com a atividade de estudo de caso sendo realizada em grupo. Apenas para facilitar a realização da atividade, se recomenda grupos pequenos de 3 a 4 integrantes. A adaptação necessária aqui é a organização dos grupos feita de forma assíncrona, usando aplicativos como WhatsApp, por e-mail ou organizando os grupos em ambientes virtuais de aprendizagem. O importante é garantir a comunicação entre os integrantes do grupo. Envie aos grupos a proposta da atividade e estipule um prazo para a organização e realização da atividade. Nesse intervalo de tempo, entre em contato com cada grupo para saber sobre o andamento da atividade e as dúvidas que estão surgindo nos grupos. Peça aos alunos que imprimam e colem a comanda da atividade e registrem as respostas, após o debate com o grupo, no caderno de Geografia.

Sistematização
Para a sistematização da atividade e apresentação das diferentes estratégias planejadas pelo grupo, peça aos estudantes que façam pequenos vídeos de até 5 minutos, apresentando de forma bem resumida o que pensaram como estratégias de aplicação da Agenda 21 ao município estudado. O grupo pode organizar em vídeo com a participação de todos os integrantes a partir da divisão da fala entre eles ou, caso considerem melhor, escolher um estudante para produzir o vídeo. De qualquer forma, é importante que o vídeo todo (com todas as partes, se for o caso) não exceda 5 minutos para facilitar o envio por ferramentas de comunicação tecnológica. Para a realização do vídeo, oriente os estudantes a solicitar ajuda aos familiares para a gravação. Essa gravação pode ser feita com câmera de celular, tablet ou usando a câmera do computador de mesa ou notebook. Não há necessidade de edição do vídeo. Caso considere viável e interessante, professor, circule os vídeos com a turma. Certamente assistir aos colegas, será um momento de descontração e de fortalecimento dos vínculos com a turma.

Convite às famílias
Professor, você pode sugerir aos familiares que assistam, com os estudantes, o filme-documentário sobre Cubatão produzido na década de 1980, disponível aqui. Sugere-se também ler a reportagem da BBC sobre a batalha da cidade contra a poluição. Acesse aqui.  

Sugestão Enviada Por: Regina Tunes


Código: GEO6_07UND03

(EF06GE07) Explicar as mudanças na interação humana com a natureza a partir do surgimento das cidades.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Mundo do trabalho do 6º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas