Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: fontes históricas (em PDF, imagem ou link), Whatsapp.
- Optativas: Hangouts, Planilhas do Google.
Contexto
O objetivo desta aula é identificar as razões que levaram Portugal a ser pioneiro na expansão marítima.
Para desenvolvê-la com seus alunos, você poderá trabalhar de forma:
- Assíncrona, disponibilizando por meio do Whatsapp ou e-mail os materiais e orientações necessários. Os retornos dos alunos podem ocorrer da mesma forma, ou com agendamento de um momento síncrono.
- Síncrona, apresentando os materiais (projetando-os na tela) e orientações, enquanto realiza uma videoconferência por meio do Hangouts (veja aqui como criar uma reunião online).
Inicie a aula estimulando os alunos a respeito do tema que será abordado:
- Como os portugueses conseguiram chegar na América?
- E hoje, como conseguiriamos chegar à Marte e viver por lá?
Neste primeiro momento, as perguntas servem para levantar algumas percepções a serem retomadas posteriormente. Elas não precisam ser, necessariamente, respondidas no caderno, mas incentive-os, se possível, a compartilhar as percepções por meio de mensagens curtas ou participação em videoconferência.
Problematização
Deixe claro aos alunos que, nesta etapa, a proposta é traçar correlações entre a expansão marítima portuguesa e a ida de seres humanos para Marte.
Disponibilize os documentos com trechos dos textos e oriente-os quanto às questões centrais, que devem ser observadas em cada um deles, localizando-as na “Ficha de análise”. Caso não tenham possibilidade de imprimir a ficha, podem transcrevê-la no caderno ou utilizar uma planilha do Google para registrar as respostas.
Se os alunos precisarem de mais referências a respeito das condições portuguesas para a expansão marítima, indique um curto vídeo de apoio:
- “Grandes Navegações”. Disponível aqui.
Caso pretenda manter a atividade em grupos, peça que os alunos criem grupos de trabalho no Whatsapp para interação. Também é possível realizá-la coletivamente em videoconferência, dividindo os alunos que devem interagir na leitura e análise de cada documento: enquanto parte deles participa se expressando oralmente, os demais interagem avaliando as respostas com mensagens no chat.
Sistematização
Os alunos devem redigir um texto comparativo a respeito da expansão marítima portuguesa e a colonização de Marte. Oriente-os a usarem a criatividade ao realizarem a atividade, podendo produzi-la como fichas comparativas, relatório de pesquisa científica, checklist, notícia, poesia, dentre outros.
Convite às famílias
Convide as famílias a assistirem ao filme documentário "O Descobrimento do Brasil", de Humberto Mauro (1936). Ele é narrado com textos extraídos da Carta de Pero Vaz de Caminha ao rei D. Manuel I, e descreve a chegada da frota portuguesa às costas brasileiras em 1500.
Disponível aqui (domínio público).
Sugestão Enviada Por: Bianca Carolina Pereira da Silva
Código: HIS7_02UND01
(EF07HI02) Identificar conexões e interações entre as sociedades do Novo Mundo, da Europa, da África e da Ásia no contexto das navegações e indicar a complexidade e as interações que ocorrem nos Oceanos Atlântico, Índico e Pacífico.
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes