16577
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 2º ano > As formas de registrar as experiências da comunidade

Plano de aula - Onde tem criança… tem brinquedo!

Plano de aula de História com atividades para 2º ano do EF sobre Onde tem criança… tem brinquedo!

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Teresa Tôrres Pimenta

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Whatsapp e PDF.
- Optativas: Google Meet, Google Classroom. Google View, Print e Youtube.

Contexto
Neste plano, o objetivo é compreender a importância dos brinquedos para a memória histórica de um povo. Considerando que as crianças estão em processo de alfabetização, você pode optar por compartilhar um arquivo de áudio. Se elas já estiverem alfabetizadas, envie o texto com as perguntas a seguir, escritas todas em maiúsculo. Envie, preferencialmente, via Whatsapp, pois é uma ferramenta mais funcional para que os estudantes manuseiem sozinhos. Se dispuser de momento síncrono, você pode organizar um momento no Google Classroom (como criar e postar atividades - disponível aqui) ou no Google Meet (veja aqui como criar uma reunião online).

Leia e faça um breve relato sobre o que o arquivo “História do Brinquedo” traz, via arquivo de áudio. Questione os estudantes se já conheciam a história de algum brinquedo que você contou. As respostas devem ser gravadas em áudios de 1 minuto.

Problematização
Envie para os estudantes o arquivo de problematização ou prints das imagens. Peça que, ao visualizarem cada brinquedo, elejam um para responder as questões abaixo:
- Você já teve contato com esse brinquedo?
- Esse brinquedo é novo ou antigo?
- Você acha que os seus pais, quando crianças, brincavam com esses brinquedos?

Se a atividade for realizada em momento assíncrono, as respostas devem ser escritas no caderno e compartilhadas através de fotografias das atividades. Caso não sejam alfabetizados, os estudantes podem enviar áudios com as respostas. Caso realize em momento síncrono, peça que compartilhem as respostas e faça a mediação do debate on-line.

Sistematização
Compartilhe com os estudantes o arquivo de sistematização. Peça que eles leiam o arquivo. Para os que não são alfabetizados, grave um vídeo ou faça um arquivo de áudio com as informações. Peça que escolham uma das brincadeiras e produzam um vídeo executando ela. O vídeo deve ser postado no grupo da escola. Dê retorno das atividades aos estudantes.

Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes acessando e assistindo juntos a alguns vídeos como, por exemplo, “Brincadeiras antigas e divertidas”, “Brincadeiras antigas” e as leituras “Brincadeiras Infantis na Ilha de Santa Catarina” e “17 brincadeiras tradicionais para se divertir”.

Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF03HI06 e habilidades conexas entre outros componentes EF15LP01, EF15AR03, EF15AR04, EF15AR05, EF15AR06, EF15AR07 e EF15AR08.

Sugestão Enviada Por: Danielle Ferreira


Código: HIS2_09UND04

(EF02HI09) Identificar objetos e documentos pessoais que remetam à própria experiência no âmbito da família e/ou da comunidade, discutindo as razões pelas quais alguns objetos são preservados e outros são descartados.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE As formas de registrar as experiências da comunidade do 2º ano:

MAIS AULAS DE História do 2º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas