16577
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 2º ano > As formas de registrar as experiências da comunidade

Plano de aula - Onde tem criança… tem brinquedo!

Plano de aula de História com atividades para 2º ano do EF sobre Onde tem criança… tem brinquedo!

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Teresa Tôrres Pimenta

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos . Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02HI09 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

  • Será necessária a impressão da atividade para o fichamento dos brinquedos dos alunos (folha sulfite) e para a atividade da Sistematização: papel 60k (Jogo da Memória), canetas hidrocor, lápis de cor.
  • Caso você ou sua escola possuírem brinquedos antigos, leve para a sala de aula e apresente-os aos alunos . Faça o fichamento desses brinquedos.

Material complementar:

Para você saber mais:

Acesse aqui mais conteúdos sobre o ensino de História e sobre brinquedos e brincadeiras de todos os tempos para você se preparar para a aula:

Fonte das imagens:

Banco de imagens da Revista Nova Escola. Acesso em: 21 de outubro de 2018.

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Solicite previamente que os alunos levem para a sala de aula um de seus brinquedos.

Peça que eles busquem com algum adulto da família algum brinquedo deles (“antigo”: pião, peteca, bolita (bolinha de gude, peca, baleba, bilosca, biloca, birosca,....), cavalo de pau e também levem para a sala de aula.

  • Juntamente com os brinquedos o aluno deverá preencher e levar para a sala de aula as Fichas dos Brinquedos (uma para cada brinquedo). Esta ficha deverá ser preenchida com a ajuda de um adulto. Caso não tenham o brinquedo “antigo” , podem pedir para que esse adulto preencha uma das fichas dando exemplo de um brinquedo de quando era criança.
  • Faça a impressão desta ficha utilizando o documento HIS2_09UND04 - Ficha do Brinquedo: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Y8gTEKvMewCWCVK5MrTxt6TrsJCjrErUvdC4bbcYKqgQzEgEXZ8SYN2RXkhA/his2-09und04-ficha-do-brinquedo.pdf
  • Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para os alunos.
  • Ao apresentar o objetivo da aula às crianças, inicie uma conversa dizendo aos alunos que os brinquedos também podem ajudar a contar a história da humanidade, pois desde a antiguidade foram criados brinquedos para acalmar, divertir e ensinar as crianças, cada um utilizando os materiais e recursos disponíveis de sua época.

Para você saber mais:

  • “A história do brinquedo é tão antiga quanto a história do homem! Acredita? Pois é, muitos brinquedos que existem hoje nasceram nas grandes civilizações antigas, e vários deles permaneceram inalterados ao longo do tempo. Do Egito, herdamos o jogo-da-velha, boneca e as bolinhas de gude. Da China, o dominó, os cata-ventos e as pipas. Da Grécia e da Roma, vieram as pernas-de-pau e as marionetes.

A viagem pela história dos brinquedos nos permite percorrer culturas, estilos, modos de vida, regras sociais, uso de materiais e ferramentas, relações pessoais. É uma história recheada de curiosidades, inventores criativos, brinquedos que fazem sucesso e fábricas que lutam para se aperfeiçoar.” (Conheça a origem e curiosidades de alguns brinquedos. Disponível em:

http://www.ebc.com.br/infantil/ja-sou-grande/2014/02/conheca-a-origem-e-curiosidades-de-alguns-brinquedos . Acesso em: 21 de outubro de 2018.)

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

Fonte das imagens:

Banco de imagens da Revista Nova Escola. Acesso em: 21 de outubro de 2018.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos

Orientações:

  • Coloque os alunos sentados no chão, em roda e com os seus brinquedos e fichas para que apresentem aos colegas.
  • Apresente o slide para iniciar a atividade.
  • Caso deseje, acesse o documento que disponibiliza este slide HIS2_09UND04 - Slide da Problematização - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mnSw9xvhxhy7NAVdGF9xrR25W4cfzaEUd3GbWSSBC5q6wRxZjCky7wGx2ujC/his2-09und04-slide-da-problematizacao.pdf
  • Inicie este momento levantando hipóteses sobre o que vem a ser “antigo” e “novo”. Deixe que os alunos coloquem em discussão suas ideias.
  • Após estas colocações peça que os alunos apresentem para a turma os brinquedos que trouxeram e explique sobre eles. Se for necessário faça algumas intervenções durante as explicações dos alunos, tais como: Com que se parecem? Em que se diferenciam? Que materiais variam? É antigo ou novo?
  • Após todos falarem proponha que eles, juntamente com você, separem os brinquedos em “antigo” e “novo”: os critérios usados serão os levantados em sala ou os citados no texto abaixo.
  • Permita que eles troquem informações sobre os brinquedos e brinquem durante um breve tempo.

Para você saber mais:

  • Um bom exercício para os alunos do ensino fundamental é o que demanda a classificação de objetos. Num primeiro momento, os alunos tentam distinguir “antigos” e “novos” de acordo com seus próprios pressupostos. Depois, ao investigarem os objetos um pouco mais, procuram diferenciar os “desgastados” e os que estão “em bom estado de conservação”, os que ainda são “úteis” e os “inutilizáveis”. Essas classificações ajudam na percepção da antiguidade de cada objeto. Por último, os objetos podem ser classificados em “antigos” e “novo”’ a partir de uma definição determinada dos conceitos “antigo” e “novo”, que pode ser, por exemplo: “antigo é tudo aquilo que foi produzido antes da data de nascimento da criança” e “novo é aquilo que foi produzido na mesma data ou depois do nascimento da criança”. [...] O critério para definir o que é antigo e o que é novo não deve ser imposto pelo professor, e sim ser fruto de discussão na sala de aula (a partir de um desafio proposto pelo mestre), sendo importante ressaltar que sempre pode haver novas possibilidades de classificação. (FERMIANO, Maria Belintane; SANTOS, Adriane Santarosa. Ensino de História para o Fundamental 1: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2014. p. 57. Acesso em: 21 de outubro de 2018.)

Fonte das imagens:

Banco de imagens da Revista Nova Escola. Acesso em: 21 de outubro de 2018.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Projete (escreva no quadro ou leia) o slide para finalizar esta aula.
  • Proponha para a turma criarem um jogo da memória dos brinquedos “antigos” e “novos”.
  • Faça a impressão do jogo usando o documento HIS2_09UND04 - Jogo da Memória: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TnAbDWaxRHMyVvFPgYNu7nBZd7aahShtumZgP2WUDJqwWKknJ9uK5AyHgAdD/his2-09und04-jogo-da-memoria.pdf
  • Divida a turma em grupos (o número de alunos por grupo dependerá do número de alunos da turma).
  • Instrua os alunos quanto a forma de produção:
  • Cada criança receberá quatro quadradinhos;
  • Eles deverão desenhar e escrever do lado branco do quadrinho.
  • Em dois destes quadradinhos eles deverão desenhar um brinquedo “antigo” e um brinquedo “novo”;
  • Nos outros dois quadradinhos eles deverão escrever uma característica do brinquedo;
  • Assim que terminarem de desenhar e escrever eles poderão jogar uma partida de Jogo da Memória.
  • Informe as regras deste jogo casa os alunos não conheçam esse jogo.
  • Atente-se para que haja variedade entre brinquedos “antigos” e “novos”.

Como adequar à sua realidade:

  • Caso sua turma ainda se encontre no processo de alfabetização e ainda não se sinta seguro para fazer a atividade , você poderá adequá-la da seguinte forma:
  • Os alunos farão apenas os desenhos, ou seja, eles farão pares de desenhos (um par de brinquedo “antigo” e um par de brinquedo “novo”);
  • Você poderá escrever no quadro as características dos brinquedos que os alunos forem representar e desta forma você poderá seguir a sequência acima. Neste caso circule entre os grupos para oferecer o auxílio e intervenções necessários.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos . Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02HI09 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

  • Será necessária a impressão da atividade para o fichamento dos brinquedos dos alunos (folha sulfite) e para a atividade da Sistematização: papel 60k (Jogo da Memória), canetas hidrocor, lápis de cor.
  • Caso você ou sua escola possuírem brinquedos antigos, leve para a sala de aula e apresente-os aos alunos . Faça o fichamento desses brinquedos.

Material complementar:

Para você saber mais:

Acesse aqui mais conteúdos sobre o ensino de História e sobre brinquedos e brincadeiras de todos os tempos para você se preparar para a aula:

Fonte das imagens:

Banco de imagens da Revista Nova Escola. Acesso em: 21 de outubro de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Solicite previamente que os alunos levem para a sala de aula um de seus brinquedos.

Peça que eles busquem com algum adulto da família algum brinquedo deles (“antigo”: pião, peteca, bolita (bolinha de gude, peca, baleba, bilosca, biloca, birosca,....), cavalo de pau e também levem para a sala de aula.

  • Juntamente com os brinquedos o aluno deverá preencher e levar para a sala de aula as Fichas dos Brinquedos (uma para cada brinquedo). Esta ficha deverá ser preenchida com a ajuda de um adulto. Caso não tenham o brinquedo “antigo” , podem pedir para que esse adulto preencha uma das fichas dando exemplo de um brinquedo de quando era criança.
  • Faça a impressão desta ficha utilizando o documento HIS2_09UND04 - Ficha do Brinquedo: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Y8gTEKvMewCWCVK5MrTxt6TrsJCjrErUvdC4bbcYKqgQzEgEXZ8SYN2RXkhA/his2-09und04-ficha-do-brinquedo.pdf
  • Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para os alunos.
  • Ao apresentar o objetivo da aula às crianças, inicie uma conversa dizendo aos alunos que os brinquedos também podem ajudar a contar a história da humanidade, pois desde a antiguidade foram criados brinquedos para acalmar, divertir e ensinar as crianças, cada um utilizando os materiais e recursos disponíveis de sua época.

Para você saber mais:

  • “A história do brinquedo é tão antiga quanto a história do homem! Acredita? Pois é, muitos brinquedos que existem hoje nasceram nas grandes civilizações antigas, e vários deles permaneceram inalterados ao longo do tempo. Do Egito, herdamos o jogo-da-velha, boneca e as bolinhas de gude. Da China, o dominó, os cata-ventos e as pipas. Da Grécia e da Roma, vieram as pernas-de-pau e as marionetes.

A viagem pela história dos brinquedos nos permite percorrer culturas, estilos, modos de vida, regras sociais, uso de materiais e ferramentas, relações pessoais. É uma história recheada de curiosidades, inventores criativos, brinquedos que fazem sucesso e fábricas que lutam para se aperfeiçoar.” (Conheça a origem e curiosidades de alguns brinquedos. Disponível em:

http://www.ebc.com.br/infantil/ja-sou-grande/2014/02/conheca-a-origem-e-curiosidades-de-alguns-brinquedos . Acesso em: 21 de outubro de 2018.)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

Fonte das imagens:

Banco de imagens da Revista Nova Escola. Acesso em: 21 de outubro de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos

Orientações:

  • Coloque os alunos sentados no chão, em roda e com os seus brinquedos e fichas para que apresentem aos colegas.
  • Apresente o slide para iniciar a atividade.
  • Caso deseje, acesse o documento que disponibiliza este slide HIS2_09UND04 - Slide da Problematização - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mnSw9xvhxhy7NAVdGF9xrR25W4cfzaEUd3GbWSSBC5q6wRxZjCky7wGx2ujC/his2-09und04-slide-da-problematizacao.pdf
  • Inicie este momento levantando hipóteses sobre o que vem a ser “antigo” e “novo”. Deixe que os alunos coloquem em discussão suas ideias.
  • Após estas colocações peça que os alunos apresentem para a turma os brinquedos que trouxeram e explique sobre eles. Se for necessário faça algumas intervenções durante as explicações dos alunos, tais como: Com que se parecem? Em que se diferenciam? Que materiais variam? É antigo ou novo?
  • Após todos falarem proponha que eles, juntamente com você, separem os brinquedos em “antigo” e “novo”: os critérios usados serão os levantados em sala ou os citados no texto abaixo.
  • Permita que eles troquem informações sobre os brinquedos e brinquem durante um breve tempo.

Para você saber mais:

  • Um bom exercício para os alunos do ensino fundamental é o que demanda a classificação de objetos. Num primeiro momento, os alunos tentam distinguir “antigos” e “novos” de acordo com seus próprios pressupostos. Depois, ao investigarem os objetos um pouco mais, procuram diferenciar os “desgastados” e os que estão “em bom estado de conservação”, os que ainda são “úteis” e os “inutilizáveis”. Essas classificações ajudam na percepção da antiguidade de cada objeto. Por último, os objetos podem ser classificados em “antigos” e “novo”’ a partir de uma definição determinada dos conceitos “antigo” e “novo”, que pode ser, por exemplo: “antigo é tudo aquilo que foi produzido antes da data de nascimento da criança” e “novo é aquilo que foi produzido na mesma data ou depois do nascimento da criança”. [...] O critério para definir o que é antigo e o que é novo não deve ser imposto pelo professor, e sim ser fruto de discussão na sala de aula (a partir de um desafio proposto pelo mestre), sendo importante ressaltar que sempre pode haver novas possibilidades de classificação. (FERMIANO, Maria Belintane; SANTOS, Adriane Santarosa. Ensino de História para o Fundamental 1: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2014. p. 57. Acesso em: 21 de outubro de 2018.)

Fonte das imagens:

Banco de imagens da Revista Nova Escola. Acesso em: 21 de outubro de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Projete (escreva no quadro ou leia) o slide para finalizar esta aula.
  • Proponha para a turma criarem um jogo da memória dos brinquedos “antigos” e “novos”.
  • Faça a impressão do jogo usando o documento HIS2_09UND04 - Jogo da Memória: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TnAbDWaxRHMyVvFPgYNu7nBZd7aahShtumZgP2WUDJqwWKknJ9uK5AyHgAdD/his2-09und04-jogo-da-memoria.pdf
  • Divida a turma em grupos (o número de alunos por grupo dependerá do número de alunos da turma).
  • Instrua os alunos quanto a forma de produção:
  • Cada criança receberá quatro quadradinhos;
  • Eles deverão desenhar e escrever do lado branco do quadrinho.
  • Em dois destes quadradinhos eles deverão desenhar um brinquedo “antigo” e um brinquedo “novo”;
  • Nos outros dois quadradinhos eles deverão escrever uma característica do brinquedo;
  • Assim que terminarem de desenhar e escrever eles poderão jogar uma partida de Jogo da Memória.
  • Informe as regras deste jogo casa os alunos não conheçam esse jogo.
  • Atente-se para que haja variedade entre brinquedos “antigos” e “novos”.

Como adequar à sua realidade:

  • Caso sua turma ainda se encontre no processo de alfabetização e ainda não se sinta seguro para fazer a atividade , você poderá adequá-la da seguinte forma:
  • Os alunos farão apenas os desenhos, ou seja, eles farão pares de desenhos (um par de brinquedo “antigo” e um par de brinquedo “novo”);
  • Você poderá escrever no quadro as características dos brinquedos que os alunos forem representar e desta forma você poderá seguir a sequência acima. Neste caso circule entre os grupos para oferecer o auxílio e intervenções necessários.
Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE As formas de registrar as experiências da comunidade do 2º ano :

MAIS AULAS DE História do 2º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02HI09 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano