Trecho da Declaração da Conferência da ONU
Plano de Aula
Plano de aula: Dia do Meio Ambiente (05/06)
Plano 5 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Comemorações e festas
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01HI08 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Material para confecção de cartazes (papel A3 ou no tamanho de uma cartolina, caneta hidrocor, lápis de cor, giz de cera, papéis coloridos, revistas etc). Caderno e caneta para anotações. Data show ou quadro.
Material complementar:
CHICO BENTO EM: COITADO DO RIBEIRÃO (2011). Turma da Mônica. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=3KuIbG6gz5Q&index=19&list=PLWduEF1R_tVaqSpRRfyeJ385WyEuVXZO7. Acesso em: 20 de fevereiro de 2019.
Trecho da Declaração da Conferência da ONU-
Para você saber mais:
CINCO SITES IMPERDÍVEIS SOBRE MEIO AMBIENTE. Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/4565/cinco-sites-imperdiveis-sobre-meio-ambiente. Acesso em: 20 de fevereiro de 2019.
INDICAÇÕES LITERÁRIAS: TEXTOS SOBRE MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE. Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/7533/indicacoes-literarias. Acesso em: 20 de fevereiro de 2019.
DIA DO MEIO AMBIENTE. Estudo Kids. Disponível em: https://www.estudokids.com.br/dia-meio-ambiente/. Acesso em: 20 de fevereiro de 2019.
FRANZIN, Adriana. 5 de junho: Dia Mundial do Meio Ambiente. EBC. Disponível em: http://www.ebc.com.br/infantil/voce-sabia/2013/06/5-de-junho-dia-mundial-do-meio-ambiente. Acesso em: 20 de fevereiro de 2019.
A ONU E O MEIO AMBIENTE. ONUBR Nações Unidas no Brasil. Disponível em: https://nacoesunidas.org/acao/meio-ambiente/. Acesso em: 20 de fevereiro de 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para os alunos. Pergunte se eles sabem o que é o meio ambiente, por que esse dia foi criado e por que ele é importante.
“As Ciências Humanas devem, assim, estimular uma formação ética, elemento fundamental para a formação das novas gerações, auxiliando os alunos a construir um sentido de responsabilidade para valorizar: os direitos humanos; o respeito ao ambiente e à própria coletividade; o fortalecimento de valores sociais, tais como a solidariedade, a participação e o protagonismo voltados para o bem comum; e, sobretudo, a preocupação com as desigualdades sociais.
(...)
O processo de aprendizagem deve levar em conta, de forma progressiva, a escola, a comunidade, o Estado e o país. É importante também que os alunos percebam as relações com o ambiente e a ação dos seres humanos com o mundo que os cerca, refletindo sobre os significados dessas relações.”
Fonte: Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em:
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#fundamental/a-area-de-ciencias-humanas. Acesso em: 09 de janeiro de 2019.
Nesta aula, espera-se que os alunos entendam a importância dessa data e do meio ambiente. Além disso, deve-se incentivar uma postura ativa, a fim de que se sintam responsáveis pela preservação do ambiente em que vivem.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA