Contexto 1 - Trechos de músicas
Plano de Aula
Plano de aula: O neoliberalismo e a abertura comercial na América Latina no pós-guerra fria
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Políticas econômicas na América Latina
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09HI34 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Cópias impressas dos textos ou projetor para projeção;
Material complementar:
Trechos de músicas para impressão:
Texto sobre Neoliberalismo para impressão:
Trechos de artigos sobre FMI e Banco Mundial para impressão:
Professor, para que os alunos aprendam a interpretar fontes históricas, é muito importante que você não forneça a eles as informações básicas sobre a fonte histórica antes da leitura de cada uma delas. Não comece a aula com uma exposição sobre o contexto histórico desses documentos, pois isso os impediria de construir o contexto com base nas fontes, que é o objetivo central da aula de História.
Para você saber mais:
FMI: garantia de estabilidade ou receita para o fracasso? Disponível em: <https://www.dw.com/pt-br/fmi-garantia-de-estabilidade-ou-receita-para-o-fracasso/a-45349476>. Acesso em: 25 nov. 2018
PEREIRA, João. Banco Mundial, reforma dos Estados e ajuste das políticas sociais na América Latina. In: Ciência & Saúde Coletiva, 23 (7), pp. 2187-2196, 2018. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/csc/v23n7/1413-8123-csc-23-07-2187.pdf>. Acesso em: 25 nov. 2018.
BANDEIRA, Luiz Alberto Moniz. As políticas neoliberais e a crise na América do Sul. Revista Brasileira de Política Internacional, vol. 45, nº 2. Brasília: jul. a dez. 2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-73292002000200007>. Acesso em: 15 nov. 2018.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. É muito importante começar com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam o que farão e compreendam onde se quer chegar ao fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas desde o começo. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.
O objetivo desta aula é fazer com que os estudantes discutam sobre as consequências da influência neoliberal nas sociedades latino-americanas.
Contexto
Tempo sugerido: 13 minutos
Orientações: Divida a turma em grupos. Projete, imprima ou escreva no quadro a pergunta acima. Em seguida, os trechos das músicas indicadas: “Aluga-se” de Raul Seixas e “Imposto” de Djavan. Se possível, apresente a música acompanhada da letra completa, para depois chamar a atenção ao trecho escolhido. Em seguida, explique que as duas músicas fazem referência a alguns dos preceitos do neoliberalismo. Peça que leiam o texto sobre o neoliberalismo e que comparem os preceitos citados nele com as ideias transmitidas pelos trechos das músicas. Depois de alguns minutos, solicite que alguns alunos compartilhem com a sala as suas respostas.
É esperado que, em relação à música “Aluga-se”, os alunos citem a abertura da economia para a entrada de multinacionais e/ou o investimento estrangeiro direto. Se nenhum aluno conseguir relacionar corretamente, oriente a análise fazendo perguntas como: Quando o personagem da música diz “Vamo embora”, ele quer dizer vamo embora de onde?
O que significa a palavra gringo?
O que é o imóvel que o personagem cita?
Então peça que comparem de novo com a lista de princípios básicos do neoliberalismo.
Já para a música “Imposto”, espera-se que os alunos relacionem à rejeição dos liberais para com a política do Estado de Bem-Estar social, já que hospitais e escolas fazem parte das condições básicas de vida. Se os alunos não apontarem essa informação, releia essa parte do texto e peça que comentem o que entendem por “condições básicas de vida”. A partir de suas respostas, faça a relação com a música.
Trechos das músicas para impressão:
Texto sobre o liberalismo para impressão:
Para você saber mais:
Links para ouvir as músicas completas:
Raul Seixas - Aluga-se. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=xtV-Loh2J2o>. Acesso em: 15 nov. 2018
Djavan - Imposto. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=cQm7gZXf3Cg>. Acesso em: 15 nov. 2018
Contexto
Tempo sugerido: 13 minutos
Orientações: Divida a turma em grupos. Projete, imprima ou escreva no quadro a pergunta acima. Em seguida, os trechos das músicas indicadas: Aluga-se de Raul Seixas e Imposto de Djavan. Se possível, apresente a música acompanhada da letra completa, para depois chamar a atenção ao trecho escolhido. Em seguida, explique que as duas músicas fazem referência a alguns dos preceitos do neoliberalismo. Peça que leiam o texto sobre o neoliberalismo e que comparem os preceitos citados nele com as ideias transmitidas pelos trechos das músicas. Depois de alguns minutos, solicite que alguns alunos compartilhem com a sala as suas respostas.
É esperado que, em relação à música Aluga-se, os alunos citem a abertura da economia para a entrada de multinacionais e/ou o investimento estrangeiro direto. Se nenhum aluno conseguir relacionar corretamente, oriente a análise fazendo perguntas como: Quando o personagem da música diz “Vamo embora”, ele quer dizer vamo embora de onde?
O que significa a palavra gringo?
O que é o imóvel que o personagem cita?
Então peça que comparem de novo com a lista de princípios básicos do neoliberalismo.
Já para a música Imposto, espera-se que os alunos relacionem à rejeição dos liberais para com a política do Estado de Bem-Estar social, já que hospitais e escolas fazem parte das condições básicas de vida. Se os alunos não apontarem essa informação, releia essa parte do texto e peça que comentem o que entendem por “condições básicas de vida”. A partir de suas respostas, faça a relação com a música.
Trechos das músicas para impressão:
Texto sobre o liberalismo para impressão:
Para você saber mais:
Links para ouvir as músicas completas:
Raul Seixas - Aluga-se. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=xtV-Loh2J2o>. Acesso em: 15 nov. 2018
Djavan - Imposto. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=cQm7gZXf3Cg>. Acesso em: 15 nov. 2018
Contexto
Tempo sugerido: 13 minutos
Orientações: Divida a turma em grupos. Projete, imprima ou escreva no quadro a pergunta acima. Em seguida, os trechos das músicas indicadas: Aluga-se de Raul Seixas e Imposto de Djavan. Se possível, apresente a música acompanhada da letra completa, para depois chamar a atenção ao trecho escolhido. Em seguida, explique que as duas músicas fazem referência a alguns dos preceitos do neoliberalismo. Peça que leiam o texto sobre o neoliberalismo e que comparem os preceitos citados nele com as ideias transmitidas pelos trechos das músicas. Depois de alguns minutos, solicite que alguns alunos compartilhem com a sala as suas respostas.
É esperado que, em relação à música Aluga-se, os alunos citem a abertura da economia para a entrada de multinacionais e/ou o investimento estrangeiro direto. Se nenhum aluno conseguir relacionar corretamente, oriente a análise fazendo perguntas como: Quando o personagem da música diz “Vamo embora”, ele quer dizer vamo embora de onde?
O que significa a palavra gringo?
O que é o imóvel que o personagem cita?
Então peça que comparem de novo com a lista de princípios básicos do neoliberalismo.
Já para a música Imposto, espera-se que os alunos relacionem à rejeição dos liberais para com a política do Estado de Bem-Estar social, já que hospitais e escolas fazem parte das condições básicas de vida. Se os alunos não apontarem essa informação, releia essa parte do texto e peça que comentem o que entendem por “condições básicas de vida”. A partir de suas respostas, faça a relação com a música.
Trechos das músicas para impressão:
Texto sobre o liberalismo para impressão:
Para você saber mais:
Links para ouvir as músicas completas:
Raul Seixas - Aluga-se. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=xtV-Loh2J2o>. Acesso em: 15 nov. 2018
Djavan - Imposto. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=cQm7gZXf3Cg>. Acesso em: 15 nov. 2018
Contexto
Tempo sugerido: 13 minutos
Orientações: Divida a turma em grupos. Projete, imprima ou escreva no quadro a pergunta acima. Em seguida, os trechos das músicas indicadas: Aluga-se de Raul Seixas e Imposto de Djavan. Se possível, apresente a música acompanhada da letra completa, para depois chamar a atenção ao trecho escolhido. Em seguida, explique que as duas músicas fazem referência a alguns dos preceitos do neoliberalismo. Peça que leiam o texto sobre o neoliberalismo e que comparem os preceitos citados nele com as ideias transmitidas pelos trechos das músicas. Depois de alguns minutos, solicite que alguns alunos compartilhem com a sala as suas respostas.
É esperado que, em relação à música Aluga-se, os alunos citem a abertura da economia para a entrada de multinacionais e/ou o investimento estrangeiro direto. Se nenhum aluno conseguir relacionar corretamente, oriente a análise fazendo perguntas como: Quando o personagem da música diz “Vamo embora”, ele quer dizer vamo embora de onde?
O que significa a palavra gringo?
O que é o imóvel que o personagem cita?
Então peça que comparem de novo com a lista de princípios básicos do neoliberalismo.
Já para a música Imposto, espera-se que os alunos relacionem à rejeição dos liberais para com a política do Estado de Bem-Estar social, já que hospitais e escolas fazem parte das condições básicas de vida. Se os alunos não apontarem essa informação, releia essa parte do texto e peça que comentem o que entendem por “condições básicas de vida”. A partir de suas respostas, faça a relação com a música.
Trechos das músicas para impressão:
Texto sobre o liberalismo para impressão:
Para você saber mais:
Links para ouvir as músicas completas:
Raul Seixas - Aluga-se. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=xtV-Loh2J2o>. Acesso em: 15 nov. 2018
Djavan - Imposto. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=cQm7gZXf3Cg>. Acesso em: 15 nov. 2018
Contexto
Tempo sugerido: 13 minutos
Orientações: Divida a turma em grupos. Projete, imprima ou escreva no quadro a pergunta acima. Em seguida, os trechos das músicas indicadas: Aluga-se de Raul Seixas e Imposto de Djavan. Se possível, apresente a música acompanhada da letra completa, para depois chamar a atenção ao trecho escolhido. Em seguida, explique que as duas músicas fazem referência a alguns dos preceitos do neoliberalismo. Peça que leiam o texto sobre o neoliberalismo e que comparem os preceitos citados nele com as ideias transmitidas pelos trechos das músicas. Depois de alguns minutos, solicite que alguns alunos compartilhem com a sala as suas respostas.
É esperado que, em relação à música Aluga-se, os alunos citem a abertura da economia para a entrada de multinacionais e/ou o investimento estrangeiro direto. Se nenhum aluno conseguir relacionar corretamente, oriente a análise fazendo perguntas como: Quando o personagem da música diz “Vamo embora”, ele quer dizer vamo embora de onde?
O que significa a palavra gringo?
O que é o imóvel que o personagem cita?
Então peça que comparem de novo com a lista de princípios básicos do neoliberalismo.
Já para a música Imposto, espera-se que os alunos relacionem à rejeição dos liberais para com a política do Estado de Bem-Estar social, já que hospitais e escolas fazem parte das condições básicas de vida. Se os alunos não apontarem essa informação, releia essa parte do texto e peça que comentem o que entendem por “condições básicas de vida”. A partir de suas respostas, faça a relação com a música.
Trechos das músicas para impressão:
Texto sobre o liberalismo para impressão:
Para você saber mais:
Links para ouvir as músicas completas:
Raul Seixas - Aluga-se. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=xtV-Loh2J2o>. Acesso em: 15 nov. 2018
Djavan - Imposto. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=cQm7gZXf3Cg>. Acesso em: 15 nov. 2018
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Projete, entregue impresso ou escreva no quadro os trechos dos artigos. Peça que escrevam no caderno os pontos negativos e positivos da influência do FMI e do Banco Mundial citados em cada um dos textos.
Espera-se que no texto “Banco Mundial, reforma dos Estados e ajuste das políticas sociais na América Latina” os alunos citem como algo positivo o fato de a maioria dos países ricos já terem sido clientes do Banco, e como negativo o abandono dos programas de combate à pobreza e os efeitos negativos dos ajustes na América Latina (alta volatilidade das economias, baixo crescimento econômico, aumento da pobreza e das tensões sociais, alta rejeição popular aos governos neoliberais). Ainda poderiam citar como negativas as exigências sobre o que os governos dos Estados clientes devem ou não fazer em matéria de política econômica e políticas públicas em geral, minando a soberania nacional.
Caso os alunos digam que não perceberam nenhum ponto positivo, pergunte se o fato de a maioria dos países ricos já terem sido clientes do Banco não é algo positivo. Estimule uma discussão sobre se há uma relação direta entre ser cliente do Banco Mundial e ficar rico. Caso os alunos não apontem todos os trechos citados acima como pontos negativos, pergunte se conseguem encontrar mais alguma coisa que possa ser considerada negativa.
Com relação ao texto “FMI: garantia de estabilidade ou receita para o fracasso?”, é esperado que os alunos apontem como positivo os objetivos que o órgão tinha na época de sua criação: criar estabilidade financeira, fomentar a cooperação global, facilitar o comércio e o crescimento, bem como reduzir a pobreza. Também pode ser citado como positivo o argumento dos defensores de que que a liquidez oferecida e as reformas exigidas evitam dificuldades financeiras ainda mais extremas.
Já como negativo é provável que citem o aumento da pobreza e da dependência dos países para com o FMI. Deixe claro para os alunos que o autor do texto se refere à opinião dos defensores e dos críticos, em nenhum momento, até então, fazendo afirmações sobre as falas destes.
Trechos de artigos sobre FMI e Banco Mundial para impressão:
Para você saber mais:
FMI: garantia de estabilidade ou receita para o fracasso? Disponível em: <https://www.dw.com/pt-br/fmi-garantia-de-estabilidade-ou-receita-para-o-fracasso/a-45349476>. Acesso em: 25 nov. 2018
PEREIRA, João. Banco Mundial, reforma dos Estados e ajuste das políticas sociais na América Latina. In: Ciência & Saúde Coletiva, 23 (7), pp. 2187-2196, 2018. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/csc/v23n7/1413-8123-csc-23-07-2187.pdf>. Acesso em: 25 nov. 2018.
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Projete, entregue impresso ou escreva no quadro os trechos dos artigos. Peça que escrevam no caderno os pontos negativos e positivos da influência do FMI e do Banco Mundial citados em cada um dos textos.
Espera-se que no texto “Banco Mundial, reforma dos Estados e ajuste das políticas sociais na América Latina” os alunos citem como algo positivo o fato de a maioria dos países ricos já terem sido clientes do Banco, e como negativo o abandono dos programas de combate à pobreza e os efeitos negativos dos ajustes na América Latina (alta volatilidade das economias, baixo crescimento econômico, aumento da pobreza e das tensões sociais, alta rejeição popular aos governos neoliberais). Ainda poderiam citar como negativas as exigências sobre o que os governos dos Estados clientes devem ou não fazer em matéria de política econômica e políticas públicas em geral, minando a soberania nacional.
Caso os alunos digam que não perceberam nenhum ponto positivo, pergunte se o fato de a maioria dos países ricos já terem sido clientes do Banco não é algo positivo. Estimule uma discussão sobre se há uma relação direta entre ser cliente do Banco Mundial e ficar rico. Caso os alunos não apontem todos os trechos citados acima como pontos negativos, pergunte se conseguem encontrar mais alguma coisa que possa ser considerada negativa.
Com relação ao texto “FMI: garantia de estabilidade ou receita para o fracasso?”, é esperado que os alunos apontem como positivo os objetivos que o órgão tinha na época de sua criação: criar estabilidade financeira, fomentar a cooperação global, facilitar o comércio e o crescimento, bem como reduzir a pobreza. Também pode ser citado como positivo o argumento dos defensores de que que a liquidez oferecida e as reformas exigidas evitam dificuldades financeiras ainda mais extremas.
Já como negativo é provável que citem o aumento da pobreza e da dependência dos países para com o FMI. Deixe claro para os alunos que o autor do texto se refere à opinião dos defensores e dos críticos, em nenhum momento, até então, fazendo afirmações sobre as falas destes.
Trechos de artigos sobre FMI e Banco Mundial para impressão:
Para você saber mais:
FMI: garantia de estabilidade ou receita para o fracasso? Disponível em: <https://www.dw.com/pt-br/fmi-garantia-de-estabilidade-ou-receita-para-o-fracasso/a-45349476>. Acesso em: 25 nov. 2018
PEREIRA, João. Banco Mundial, reforma dos Estados e ajuste das políticas sociais na América Latina. In: Ciência & Saúde Coletiva, 23 (7), pp. 2187-2196, 2018. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/csc/v23n7/1413-8123-csc-23-07-2187.pdf>. Acesso em: 25 nov. 2018.
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Projete, entregue impresso ou escreva no quadro os trechos dos artigos. Peça que escrevam no caderno os pontos negativos e positivos da influência do FMI e do Banco Mundial citados em cada um dos textos.
Espera-se que no texto “Banco Mundial, reforma dos Estados e ajuste das políticas sociais na América Latina” os alunos citem como algo positivo o fato de a maioria dos países ricos já terem sido clientes do Banco, e como negativo o abandono dos programas de combate à pobreza e os efeitos negativos dos ajustes na América Latina (alta volatilidade das economias, baixo crescimento econômico, aumento da pobreza e das tensões sociais, alta rejeição popular aos governos neoliberais). Ainda poderiam citar como negativas as exigências sobre o que os governos dos Estados clientes devem ou não fazer em matéria de política econômica e políticas públicas em geral, minando a soberania nacional.
Caso os alunos digam que não perceberam nenhum ponto positivo, pergunte se o fato de a maioria dos países ricos já terem sido clientes do Banco não é algo positivo. Estimule uma discussão sobre se há uma relação direta entre ser cliente do Banco Mundial e ficar rico. Caso os alunos não apontem todos os trechos citados acima como pontos negativos, pergunte se conseguem encontrar mais alguma coisa que possa ser considerada negativa.
Com relação ao texto “FMI: garantia de estabilidade ou receita para o fracasso?”, é esperado que os alunos apontem como positivo os objetivos que o órgão tinha na época de sua criação: criar estabilidade financeira, fomentar a cooperação global, facilitar o comércio e o crescimento, bem como reduzir a pobreza. Também pode ser citado como positivo o argumento dos defensores de que que a liquidez oferecida e as reformas exigidas evitam dificuldades financeiras ainda mais extremas.
Já como negativo é provável que citem o aumento da pobreza e da dependência dos países para com o FMI. Deixe claro para os alunos que o autor do texto se refere à opinião dos defensores e dos críticos, em nenhum momento, até então, fazendo afirmações sobre as falas destes.
Trechos de artigos sobre FMI e Banco Mundial para impressão:
Para você saber mais:
FMI: garantia de estabilidade ou receita para o fracasso? Disponível em: <https://www.dw.com/pt-br/fmi-garantia-de-estabilidade-ou-receita-para-o-fracasso/a-45349476>. Acesso em: 25 nov. 2018
PEREIRA, João. Banco Mundial, reforma dos Estados e ajuste das políticas sociais na América Latina. In: Ciência & Saúde Coletiva, 23 (7), pp. 2187-2196, 2018. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/csc/v23n7/1413-8123-csc-23-07-2187.pdf>. Acesso em: 25 nov. 2018.
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Projete, entregue impresso ou escreva no quadro os trechos dos artigos. Peça que escrevam no caderno os pontos negativos e positivos da influência do FMI e do Banco Mundial citados em cada um dos textos.
Espera-se que no texto “Banco Mundial, reforma dos Estados e ajuste das políticas sociais na América Latina” os alunos citem como algo positivo o fato de a maioria dos países ricos já terem sido clientes do Banco, e como negativo o abandono dos programas de combate à pobreza e os efeitos negativos dos ajustes na América Latina (alta volatilidade das economias, baixo crescimento econômico, aumento da pobreza e das tensões sociais, alta rejeição popular aos governos neoliberais). Ainda poderiam citar como negativas as exigências sobre o que os governos dos Estados clientes devem ou não fazer em matéria de política econômica e políticas públicas em geral, minando a soberania nacional.
Caso os alunos digam que não perceberam nenhum ponto positivo, pergunte se o fato de a maioria dos países ricos já terem sido clientes do Banco não é algo positivo. Estimule uma discussão sobre se há uma relação direta entre ser cliente do Banco Mundial e ficar rico. Caso os alunos não apontem todos os trechos citados acima como pontos negativos, pergunte se conseguem encontrar mais alguma coisa que possa ser considerada negativa.
Com relação ao texto “FMI: garantia de estabilidade ou receita para o fracasso?”, é esperado que os alunos apontem como positivo os objetivos que o órgão tinha na época de sua criação: criar estabilidade financeira, fomentar a cooperação global, facilitar o comércio e o crescimento, bem como reduzir a pobreza. Também pode ser citado como positivo o argumento dos defensores de que que a liquidez oferecida e as reformas exigidas evitam dificuldades financeiras ainda mais extremas.
Já como negativo é provável que citem o aumento da pobreza e da dependência dos países para com o FMI. Deixe claro para os alunos que o autor do texto se refere à opinião dos defensores e dos críticos, em nenhum momento, até então, fazendo afirmações sobre as falas destes.
Trechos de artigos sobre FMI e Banco Mundial para impressão:
Para você saber mais:
FMI: garantia de estabilidade ou receita para o fracasso? Disponível em: <https://www.dw.com/pt-br/fmi-garantia-de-estabilidade-ou-receita-para-o-fracasso/a-45349476>. Acesso em: 25 nov. 2018
PEREIRA, João. Banco Mundial, reforma dos Estados e ajuste das políticas sociais na América Latina. In: Ciência & Saúde Coletiva, 23 (7), pp. 2187-2196, 2018. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/csc/v23n7/1413-8123-csc-23-07-2187.pdf>. Acesso em: 25 nov. 2018.
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Projete, entregue impresso ou escreva no quadro os trechos dos artigos. Peça que escrevam no caderno os pontos negativos e positivos da influência do FMI e do Banco Mundial citados em cada um dos textos.
Espera-se que no texto “Banco Mundial, reforma dos Estados e ajuste das políticas sociais na América Latina” os alunos citem como algo positivo o fato de a maioria dos países ricos já terem sido clientes do Banco, e como negativo o abandono dos programas de combate à pobreza e os efeitos negativos dos ajustes na América Latina (alta volatilidade das economias, baixo crescimento econômico, aumento da pobreza e das tensões sociais, alta rejeição popular aos governos neoliberais). Ainda poderiam citar como negativas as exigências sobre o que os governos dos Estados clientes devem ou não fazer em matéria de política econômica e políticas públicas em geral, minando a soberania nacional.
Caso os alunos digam que não perceberam nenhum ponto positivo, pergunte se o fato de a maioria dos países ricos já terem sido clientes do Banco não é algo positivo. Estimule uma discussão sobre se há uma relação direta entre ser cliente do Banco Mundial e ficar rico. Caso os alunos não apontem todos os trechos citados acima como pontos negativos, pergunte se conseguem encontrar mais alguma coisa que possa ser considerada negativa.
Com relação ao texto “FMI: garantia de estabilidade ou receita para o fracasso?”, é esperado que os alunos apontem como positivo os objetivos que o órgão tinha na época de sua criação: criar estabilidade financeira, fomentar a cooperação global, facilitar o comércio e o crescimento, bem como reduzir a pobreza. Também pode ser citado como positivo o argumento dos defensores de que que a liquidez oferecida e as reformas exigidas evitam dificuldades financeiras ainda mais extremas.
Já como negativo é provável que citem o aumento da pobreza e da dependência dos países para com o FMI. Deixe claro para os alunos que o autor do texto se refere à opinião dos defensores e dos críticos, em nenhum momento, até então, fazendo afirmações sobre as falas destes.
Trechos de artigos sobre FMI e Banco Mundial para impressão:
Para você saber mais:
FMI: garantia de estabilidade ou receita para o fracasso? Disponível em: <https://www.dw.com/pt-br/fmi-garantia-de-estabilidade-ou-receita-para-o-fracasso/a-45349476>. Acesso em: 25 nov. 2018
PEREIRA, João. Banco Mundial, reforma dos Estados e ajuste das políticas sociais na América Latina. In: Ciência & Saúde Coletiva, 23 (7), pp. 2187-2196, 2018. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/csc/v23n7/1413-8123-csc-23-07-2187.pdf>. Acesso em: 25 nov. 2018.
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Projete, entregue impresso ou escreva no quadro os trechos dos artigos. Peça que escrevam no caderno os pontos negativos e positivos da influência do FMI e do Banco Mundial citados em cada um dos textos.
Espera-se que no texto “Banco Mundial, reforma dos Estados e ajuste das políticas sociais na América Latina” os alunos citem como algo positivo o fato de a maioria dos países ricos já terem sido clientes do Banco, e como negativo o abandono dos programas de combate à pobreza e os efeitos negativos dos ajustes na América Latina (alta volatilidade das economias, baixo crescimento econômico, aumento da pobreza e das tensões sociais, alta rejeição popular aos governos neoliberais). Ainda poderiam citar como negativas as exigências sobre o que os governos dos Estados clientes devem ou não fazer em matéria de política econômica e políticas públicas em geral, minando a soberania nacional.
Caso os alunos digam que não perceberam nenhum ponto positivo, pergunte se o fato de a maioria dos países ricos já terem sido clientes do Banco não é algo positivo. Estimule uma discussão sobre se há uma relação direta entre ser cliente do Banco Mundial e ficar rico. Caso os alunos não apontem todos os trechos citados acima como pontos negativos, pergunte se conseguem encontrar mais alguma coisa que possa ser considerada negativa.
Com relação ao texto “FMI: garantia de estabilidade ou receita para o fracasso?”, é esperado que os alunos apontem como positivo os objetivos que o órgão tinha na época de sua criação: criar estabilidade financeira, fomentar a cooperação global, facilitar o comércio e o crescimento, bem como reduzir a pobreza. Também pode ser citado como positivo o argumento dos defensores de que que a liquidez oferecida e as reformas exigidas evitam dificuldades financeiras ainda mais extremas.
Já como negativo é provável que citem o aumento da pobreza e da dependência dos países para com o FMI. Deixe claro para os alunos que o autor do texto se refere à opinião dos defensores e dos críticos, em nenhum momento, até então, fazendo afirmações sobre as falas destes.
Trechos de artigos sobre FMI e Banco Mundial para impressão:
Para você saber mais:
FMI: garantia de estabilidade ou receita para o fracasso? Disponível em: <https://www.dw.com/pt-br/fmi-garantia-de-estabilidade-ou-receita-para-o-fracasso/a-45349476>. Acesso em: 25 nov. 2018
PEREIRA, João. Banco Mundial, reforma dos Estados e ajuste das políticas sociais na América Latina. In: Ciência & Saúde Coletiva, 23 (7), pp. 2187-2196, 2018. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/csc/v23n7/1413-8123-csc-23-07-2187.pdf>. Acesso em: 25 nov. 2018.
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Faça no quadro uma tabela com o título Benefícios x Malefícios do FMI e Banco Mundial. Peça que os alunos retomem o que foi discutido nas etapas anteriores e citem os pontos positivos e negativos. Estimule a participação do máximo número possível de alunos pedindo que cada aluno cite apenas uma informação. Pergunte se foram citados mais pontos positivos ou negativos. Em seguida, pergunte se os benefícios apresentados superam os malefícios. Chame a atenção aos atores envolvidos na questão: Quem está sendo beneficiado e quem está sendo prejudicado? Quando se trata de uma política de Estado, que segundo os preceitos democráticos deve ser para todos, o benefício e o prejuízo de quem deve ser levado em consideração em primeiro lugar?
Após essa discussão, informe que eles irão construir um texto colaborativo para explicar o objetivo: As consequências da influência neoliberal para as sociedades latino-americanas. Pergunte como seria adequado começar esse texto. Espera-se que eles sugiram começar com “As consequências da influência neoliberal para as sociedades latino-americanas são…”. Ajude os alunos a construir o texto atentando à pontuação e à coesão, sempre estimulando que os alunos encontrem a resposta certa através de perguntas de reflexão, sem dar as respostas. A partir das discussões feitas, é esperado que falem que apesar de o FMI e o Banco Mundial terem objetivos positivos em sua origem e de muitos dos países ricos terem sido clientes do Banco, para as sociedades latino-americanas as consequências foram negativas, já que houve um aumento da pobreza, das tensões sociais e baixo crescimento econômico.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagem, áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Drive, Google Meet, Google Apresentações.
Contexto
Nesta aula você pode propor que os alunos trabalhem agrupados ou individualmente. Para trabalharem agrupados, podem se comunicar por meio de Whatsapp, e-mail, Facebook ou qualquer outra ferramenta. O importante é que troquem informações e se auxiliem na análise das fontes. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode separá-los em duplas, trios ou grupos produtivos, de acordo com o seu conhecimento sobre a turma.
Encaminhe o objetivo da aula, o documento com o texto sobre neoliberalismo, o documento com os trechos das músicas e as orientações, para que os alunos analisem as fontes. Utilize a ferramenta que considerar mais acessível: e-mail, WhatsApp, Google Sala de Aula ou outro meio de comunicação.
Se possível, encaminhe junto, com os documentos, os links, para que os alunos ouçam as músicas completas no Youtube:
- Raul Seixas - Aluga-se (disponível aqui).
- Djavan - Imposto (disponível aqui).
As duas músicas fazem referência a alguns dos preceitos do neoliberalismo. Com base no texto, compare os preceitos citados nele com as ideias transmitidas pelos trechos das músicas.
Peça para que os alunos reflitam sobre as questões propostas, discutam com os colegas e respondam. Eles podem fazer isso no próprio grupo da sala, escrevendo ou mandando pequenos áudios ou vídeos. Se estiverem trabalhando individualmente, peça para que reflitam ou discutam com os familiares e então respondam. Você pode encaminhar um pequeno áudio, vídeo ou texto esclarecendo dúvidas e acrescentando informações que achar necessárias.
Problematização
Nesta etapa da aula, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente.
Encaminhe o documento da etapa com os dois textos e as orientações, para que os alunos ou grupos construam um quadro com os pontos positivos e negativos da influência do FMI e do Banco Mundial nas políticas latino-americanas.
Após a leitura dos textos sobre o FMI e o Banco Mundial, responda:
- Quais são os pontos positivos e negativos da influência desses organismos internacionais nas políticas dos países latino-americanos?
Construa um quadro com os benefícios desta interferência de um lado e os malefícios do outro.
Estabeleça um prazo para que os alunos/grupos possam refletir, debater e responder os quadros. Podem fazê-los nos próprios cadernos e enviar fotos, ou no computador e smartphone, encaminhando os arquivos para o grupo da sala, no Whatsapp, Google Sala de Aula, Facebook etc. para que você e os colegas possam ver. Você pode encaminhar pequenos textos, áudios ou vídeos esclarecendo dúvidas, chamando a atenção para informações presentes nas fontes que os alunos possam não ter percebido e acrescentando outras que achar necessárias.
Outra alternativa neste momento pode ser marcar um momento síncrono para que os alunos ou grupos apresentem os quadros, você responda dúvidas e acrescente informações.
Sistematização
Nesta etapa, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente.
Encaminhe as orientações para que escrevam um parágrafo ou texto respondendo o questionamento:
- Os benefícios da influência do FMI e do Banco Mundial na América Latina superam os malefícios? Por quê?
Você pode criar um mural decorado no Padlet para que os alunos postem os seus textos ou eles podem enviá-los por Whatsapp, Google Sala de Aula, e-mail, entre outros.
Se optar por fazer um momento síncrono ao final da problematização, pode aproveitar para construir o texto colaborativo com a sala toda, compartilhando a sua tela e servindo de escriba para a assembleia da turma.
Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as criações com familiares e amigos através das redes sociais.
As famílias podem ouvir as músicas propostas no plano e muitas outras de Raul Seixas e Djavan no Youtube.
Tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades):disponível aqui.
Google Sala de Aula (como criar uma turma): disponível aqui.
Google Drive (como organizar pastas): disponível aqui.
Google Meet (como criar uma reunião online): disponível aqui.
Padlet (como usar): disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Monaquelly de Jesus
Mentor: Chayene Santana
Especialista: Sherol dos Santos
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 9º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: A História recente
Objeto (s) de conhecimento: O fim da Guerra Fria e o processo de globalizaçãoPolíticas econômicas na América Latina
Habilidade(s) da BNCC: (EF09HI34) Discutir as motivações da adoção de diferentes políticas econômicas na América Latina, assim como seus impactos sociais nos países da região.
Palavras-Chave: Neoliberalismo, Estado Mínimo, Estado de Bem Estar, livre comércio
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