Objetivo
Sobre o plano
MAT7_01NUM06 / Investigando diferentes formas para se resolver um problema de MMC ou MDC
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Lucas Henrique Viana
Mentor: Rodrigo Morozetti Blanco
Habilidade da BNCC
(EF07MA05) Resolver um mesmo problema utilizando diferentes algoritmos.
Objetivos específicos
- Aprender diferentes estratégias de resolução de problemas
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
Compartilhe com a turma o objetivo da aula lendo-o em voz alta, projetando-o (se estiver fazendo uso de apresentação de slides) ou escrevendo-o no quadro.
Retomada
Tempo sugerido: 8 minutos (slides 3 a 5)
Orientações:
Peça para que os estudantes respondam em seus cadernos as perguntas do personagem. Se possível, peça também para que um ou dois compartilhem suas respostas em voz alta após todos terminarem, a fim de identificar e esclarecer eventuais dúvidas.
Propósito:
Retomar os principais conhecimentos dos estudantes sobre MMC e MDC de números naturais.
Materiais complementares:
Atividade Retomada para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2CyqkgyrDJ7cpFYhMPBZYaF68u8db8ug8r6Rg7sKq6tEKZSsCDKeUMNdajyg/atividade-retomada-mat7-01num06.pdf
Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/uUmwkEuVgtPJ8kmGjTzpkCwFmTfNKDBxVHbwNJBnPbdsf828jBgDMNUTDrvf/resolucao-das-atividades-mat7-01num06.pdf
Retomada
Tempo sugerido: 8 minutos (slides 3 a 5)
Orientações:
Peça para que os estudantes respondam em seus cadernos as perguntas do personagem. Se possível, peça também para que um ou dois compartilhem suas respostas em voz alta após todos terminarem, a fim de identificar e esclarecer eventuais dúvidas.
Propósito:
Retomar os principais conhecimentos dos estudantes sobre MMC e MDC de números naturais.
Retomada
Tempo sugerido: 8 minutos (slides 3 a 5)
Orientações:
Peça para que os estudantes respondam em seus cadernos as perguntas do personagem. Se possível, peça também para que um ou dois compartilhem suas respostas em voz alta após todos terminarem, a fim de identificar e esclarecer eventuais dúvidas.
Propósito:
Retomar os principais conhecimentos dos estudantes sobre MMC e MDC de números naturais.
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 6 e 7)
Orientações:
Com antecedência, recorte as tiras de papel disponíveis nos arquivos para impressão deste plano e coloque-as dentro de um envelope. Nelas, há algumas orientações sobre como os estudantes deverão tentar resolver a atividade:
Resolver o problema com bolinhas de papel colorido
Resolver o problema utilizando malha quadriculada
Resolver o problema usando os divisores de 30, 18 e 12
Resolver o problema escrevendo os números como produtos, de modo que todos tenham um fator comum
Peça para que os estudantes leiam com atenção a fala da personagem no slide 6. Em seguida, organize a turma em duplas. Após isto, solicite que cada dupla pegue uma tira de papel do envelope.
Depois, mostre no slide 7 a proposta de atividade. Solicite que ao responder as atividades, independente da orientação contida na tira de papel, os estudantes desenhem uma representação de sua resposta e escrevam uma frase mostrando a resposta que chegaram.
Oriente que os estudantes sintam-se à vontade para usar sua criatividade para resolver o problema e que evitem, neste momento usar os algoritmos ou procedimentos que já conhecem para o cálculo de MMC ou MDC.
Enquanto os estudantes resolvem a atividade, circule pela sala e observe se há dúvidas entre eles que precisam ser esclarecidas neste momento. Caso seja necessário, procure não fornecer a resposta aos alunos, faça perguntas que os levem a pensar matematicamente. Para mais informações, consulte o guia de intervenção, disponível neste plano.
Propósito:
Utilizar diferentes estratégias para resolver problemas envolvendo MMC ou MDC de números naturais.
Materiais complementares:
Atividade principal para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WBHkTMHNCVCJ98TPzYhexrn9jNnpP2NVg9tPCYbKtR6cjaFnbkC9sR7n2kQ7/atividade-principal-mat7-01num06.pdf
Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/uUmwkEuVgtPJ8kmGjTzpkCwFmTfNKDBxVHbwNJBnPbdsf828jBgDMNUTDrvf/resolucao-das-atividades-mat7-01num06.pdf
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 6 e 7)
Orientações:
Com antecedência, recorte as tiras de papel disponíveis nos arquivos para impressão deste plano e coloque-as dentro de um envelope. Nelas, há algumas orientações sobre como os estudantes deverão tentar resolver a atividade:
Resolver o problema com bolinhas de papel colorido
Resolver o problema utilizando malha quadriculada
Resolver o problema usando os divisores de 30, 18 e 12
Resolver o problema escrevendo os números como produtos, de modo que todos tenham um fator comum
Peça para que os estudantes leiam com atenção a fala da personagem no slide 6. Em seguida, organize a turma em duplas. Após isto, solicite que cada dupla pegue uma tira de papel do envelope.
Depois, mostre no slide 7 a proposta de atividade. Solicite que ao responder as atividades, independente da orientação contida na tira de papel, os estudantes desenhem uma representação de sua resposta e escrevam uma frase mostrando a resposta que chegaram.
Oriente que os estudantes sintam-se à vontade para usar sua criatividade para resolver o problema e que evitem, neste momento usar os algoritmos ou procedimentos que já conhecem para o cálculo de MMC ou MDC.
Enquanto os estudantes resolvem a atividade, circule pela sala e observe se há dúvidas entre eles que precisam ser esclarecidas neste momento. Caso seja necessário, procure não fornecer a resposta aos alunos, faça perguntas que os levem a pensar matematicamente. Para mais informações, consulte o guia de intervenção, disponível neste plano.
Propósito:
Utilizar diferentes estratégias para resolver problemas envolvendo MMC ou MDC de números naturais.
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Sugira que as duplas que receberam cada tipo de estratégia apresentem suas respostas. Verifique quais encontraram respostas diferentes das esperadas e discuta com a turma por quê o erro pode ter ocorrido e qual seria a resposta correta.
Peça para que discutam também por que a resposta da personagem não deu certo e a organização daria certo para a turma A, que tem 30 livros.
Propósito:
Discutir e socializar as resoluções encontradas pelos estudantes.
Materiais complementares:
Guia de intervenção: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EMGrYmvs8zZwaxBxvmGnU8cy4zPhjczQ4tvzYDcCSxG9H5MZfrMqagrYAM96/guia-de-intervencao-mat7-01num06.pdf
Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/uUmwkEuVgtPJ8kmGjTzpkCwFmTfNKDBxVHbwNJBnPbdsf828jBgDMNUTDrvf/resolucao-das-atividades-mat7-01num06.pdf
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
Peça para que algum dos estudantes faça uma leitura em voz alta da fala do personagem.
Propósito:
Retomar e destacar as principais aprendizagens da aula.
Raio X
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
Peça para que os estudantes sigam individualmente as orientações da personagem e que registrem em seu caderno a explicação da resposta que encontraram.
Propósito:
Praticar o que foi aprendido durante a aula e proporcionar um momento de avaliação das aprendizagens dos estudantes.
Materiais complementares:
Atividade Raio X para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VRXKEEgNTbxktGu5KbTpPJwcQyRgwyxjsT9tPgnpGuVGTWt5PAKZhNGADtXz/atividade-raio-x-mat7-01num06.pdf
Atividades complementares: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gtXuPzXncdzaXfqESTMDN6JYjPCuNTp2VgRWhCkA3HuRnrvbEBjnkPDNvg5D/atividade-complementar-mat7-01num06.pdf
Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/uUmwkEuVgtPJ8kmGjTzpkCwFmTfNKDBxVHbwNJBnPbdsf828jBgDMNUTDrvf/resolucao-das-atividades-mat7-01num06.pdf