16428
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 7º ano > Números

Plano de aula - Investigando diferentes formas para se resolver um problema de MMC ou MDC

Plano de aula de Matemática com atividades para 7º ano do Fundamental sobre Mínimo Múltiplo Comum e Máximo Divisor Comum

Plano 06 de 7 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Lucas Henrique Viana

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Sobre o plano

MAT7_01NUM06 / Investigando diferentes formas para se resolver um problema de MMC ou MDC

 

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Lucas Henrique Viana

Mentor: Rodrigo Morozetti Blanco

Habilidade da BNCC

(EF07MA05) Resolver um mesmo problema utilizando diferentes algoritmos.

Objetivos específicos

  • Aprender diferentes estratégias de resolução de problemas

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

Compartilhe com a turma o objetivo da aula lendo-o em voz alta, projetando-o (se estiver fazendo uso de apresentação de slides) ou escrevendo-o no quadro.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (slides 3 a 5)

Orientações:

Peça para que os estudantes respondam em seus cadernos as perguntas do personagem. Se possível, peça também para que um ou dois compartilhem suas respostas em voz alta após todos terminarem, a fim de identificar e esclarecer eventuais dúvidas.

Propósito:

Retomar os principais conhecimentos dos estudantes sobre MMC e MDC de números naturais.

Materiais complementares:

Atividade Retomada para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2CyqkgyrDJ7cpFYhMPBZYaF68u8db8ug8r6Rg7sKq6tEKZSsCDKeUMNdajyg/atividade-retomada-mat7-01num06.pdf

Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/uUmwkEuVgtPJ8kmGjTzpkCwFmTfNKDBxVHbwNJBnPbdsf828jBgDMNUTDrvf/resolucao-das-atividades-mat7-01num06.pdf

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (slides 3 a 5)

Orientações:

Peça para que os estudantes respondam em seus cadernos as perguntas do personagem. Se possível, peça também para que um ou dois compartilhem suas respostas em voz alta após todos terminarem, a fim de identificar e esclarecer eventuais dúvidas.

Propósito:

Retomar os principais conhecimentos dos estudantes sobre MMC e MDC de números naturais.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (slides 3 a 5)

Orientações:

Peça para que os estudantes respondam em seus cadernos as perguntas do personagem. Se possível, peça também para que um ou dois compartilhem suas respostas em voz alta após todos terminarem, a fim de identificar e esclarecer eventuais dúvidas.

Propósito:

Retomar os principais conhecimentos dos estudantes sobre MMC e MDC de números naturais.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 6 e 7)

Orientações:

Com antecedência, recorte as tiras de papel disponíveis nos arquivos para impressão deste plano e coloque-as dentro de um envelope. Nelas, há algumas orientações sobre como os estudantes deverão tentar resolver a atividade:

Resolver o problema com bolinhas de papel colorido

Resolver o problema utilizando malha quadriculada

Resolver o problema usando os divisores de 30, 18 e 12

Resolver o problema escrevendo os números como produtos, de modo que todos tenham um fator comum

Peça para que os estudantes leiam com atenção a fala da personagem no slide 6. Em seguida, organize a turma em duplas. Após isto, solicite que cada dupla pegue uma tira de papel do envelope.

Depois, mostre no slide 7 a proposta de atividade. Solicite que ao responder as atividades, independente da orientação contida na tira de papel, os estudantes desenhem uma representação de sua resposta e escrevam uma frase mostrando a resposta que chegaram.

Oriente que os estudantes sintam-se à vontade para usar sua criatividade para resolver o problema e que evitem, neste momento usar os algoritmos ou procedimentos que já conhecem para o cálculo de MMC ou MDC.

Enquanto os estudantes resolvem a atividade, circule pela sala e observe se há dúvidas entre eles que precisam ser esclarecidas neste momento. Caso seja necessário, procure não fornecer a resposta aos alunos, faça perguntas que os levem a pensar matematicamente. Para mais informações, consulte o guia de intervenção, disponível neste plano.

Propósito:

Utilizar diferentes estratégias para resolver problemas envolvendo MMC ou MDC de números naturais.

Materiais complementares:

Atividade principal para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WBHkTMHNCVCJ98TPzYhexrn9jNnpP2NVg9tPCYbKtR6cjaFnbkC9sR7n2kQ7/atividade-principal-mat7-01num06.pdf

Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/uUmwkEuVgtPJ8kmGjTzpkCwFmTfNKDBxVHbwNJBnPbdsf828jBgDMNUTDrvf/resolucao-das-atividades-mat7-01num06.pdf

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 6 e 7)

Orientações:

Com antecedência, recorte as tiras de papel disponíveis nos arquivos para impressão deste plano e coloque-as dentro de um envelope. Nelas, há algumas orientações sobre como os estudantes deverão tentar resolver a atividade:

Resolver o problema com bolinhas de papel colorido

Resolver o problema utilizando malha quadriculada

Resolver o problema usando os divisores de 30, 18 e 12

Resolver o problema escrevendo os números como produtos, de modo que todos tenham um fator comum

Peça para que os estudantes leiam com atenção a fala da personagem no slide 6. Em seguida, organize a turma em duplas. Após isto, solicite que cada dupla pegue uma tira de papel do envelope.

Depois, mostre no slide 7 a proposta de atividade. Solicite que ao responder as atividades, independente da orientação contida na tira de papel, os estudantes desenhem uma representação de sua resposta e escrevam uma frase mostrando a resposta que chegaram.

Oriente que os estudantes sintam-se à vontade para usar sua criatividade para resolver o problema e que evitem, neste momento usar os algoritmos ou procedimentos que já conhecem para o cálculo de MMC ou MDC.

Enquanto os estudantes resolvem a atividade, circule pela sala e observe se há dúvidas entre eles que precisam ser esclarecidas neste momento. Caso seja necessário, procure não fornecer a resposta aos alunos, faça perguntas que os levem a pensar matematicamente. Para mais informações, consulte o guia de intervenção, disponível neste plano.

Propósito:

Utilizar diferentes estratégias para resolver problemas envolvendo MMC ou MDC de números naturais.

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

Sugira que as duplas que receberam cada tipo de estratégia apresentem suas respostas. Verifique quais encontraram respostas diferentes das esperadas e discuta com a turma por quê o erro pode ter ocorrido e qual seria a resposta correta.

Peça para que discutam também por que a resposta da personagem não deu certo e a organização daria certo para a turma A, que tem 30 livros.

Propósito:

Discutir e socializar as resoluções encontradas pelos estudantes.

Materiais complementares:

Guia de intervenção: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EMGrYmvs8zZwaxBxvmGnU8cy4zPhjczQ4tvzYDcCSxG9H5MZfrMqagrYAM96/guia-de-intervencao-mat7-01num06.pdf

Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/uUmwkEuVgtPJ8kmGjTzpkCwFmTfNKDBxVHbwNJBnPbdsf828jBgDMNUTDrvf/resolucao-das-atividades-mat7-01num06.pdf

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

Peça para que algum dos estudantes faça uma leitura em voz alta da fala do personagem.

Propósito:

Retomar e destacar as principais aprendizagens da aula.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

Peça para que os estudantes sigam individualmente as orientações da personagem e que registrem em seu caderno a explicação da resposta que encontraram.

Propósito:

Praticar o que foi aprendido durante a aula e proporcionar um momento de avaliação das aprendizagens dos estudantes.

Materiais complementares:

Atividade Raio X para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VRXKEEgNTbxktGu5KbTpPJwcQyRgwyxjsT9tPgnpGuVGTWt5PAKZhNGADtXz/atividade-raio-x-mat7-01num06.pdf

Atividades complementares: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gtXuPzXncdzaXfqESTMDN6JYjPCuNTp2VgRWhCkA3HuRnrvbEBjnkPDNvg5D/atividade-complementar-mat7-01num06.pdf

Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/uUmwkEuVgtPJ8kmGjTzpkCwFmTfNKDBxVHbwNJBnPbdsf828jBgDMNUTDrvf/resolucao-das-atividades-mat7-01num06.pdf

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

Compartilhe com a turma o objetivo da aula lendo-o em voz alta, projetando-o (se estiver fazendo uso de apresentação de slides) ou escrevendo-o no quadro.


Sobre o plano

MAT7_01NUM06 / Investigando diferentes formas para se resolver um problema de MMC ou MDC

 

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Lucas Henrique Viana

Mentor: Rodrigo Morozetti Blanco

Habilidade da BNCC

(EF07MA05) Resolver um mesmo problema utilizando diferentes algoritmos.

Objetivos específicos

  • Aprender diferentes estratégias de resolução de problemas
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (slides 3 a 5)

Orientações:

Peça para que os estudantes respondam em seus cadernos as perguntas do personagem. Se possível, peça também para que um ou dois compartilhem suas respostas em voz alta após todos terminarem, a fim de identificar e esclarecer eventuais dúvidas.

Propósito:

Retomar os principais conhecimentos dos estudantes sobre MMC e MDC de números naturais.

Materiais complementares:

Atividade Retomada para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2CyqkgyrDJ7cpFYhMPBZYaF68u8db8ug8r6Rg7sKq6tEKZSsCDKeUMNdajyg/atividade-retomada-mat7-01num06.pdf

Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/uUmwkEuVgtPJ8kmGjTzpkCwFmTfNKDBxVHbwNJBnPbdsf828jBgDMNUTDrvf/resolucao-das-atividades-mat7-01num06.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (slides 3 a 5)

Orientações:

Peça para que os estudantes respondam em seus cadernos as perguntas do personagem. Se possível, peça também para que um ou dois compartilhem suas respostas em voz alta após todos terminarem, a fim de identificar e esclarecer eventuais dúvidas.

Propósito:

Retomar os principais conhecimentos dos estudantes sobre MMC e MDC de números naturais.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (slides 3 a 5)

Orientações:

Peça para que os estudantes respondam em seus cadernos as perguntas do personagem. Se possível, peça também para que um ou dois compartilhem suas respostas em voz alta após todos terminarem, a fim de identificar e esclarecer eventuais dúvidas.

Propósito:

Retomar os principais conhecimentos dos estudantes sobre MMC e MDC de números naturais.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 6 e 7)

Orientações:

Com antecedência, recorte as tiras de papel disponíveis nos arquivos para impressão deste plano e coloque-as dentro de um envelope. Nelas, há algumas orientações sobre como os estudantes deverão tentar resolver a atividade:

Resolver o problema com bolinhas de papel colorido

Resolver o problema utilizando malha quadriculada

Resolver o problema usando os divisores de 30, 18 e 12

Resolver o problema escrevendo os números como produtos, de modo que todos tenham um fator comum

Peça para que os estudantes leiam com atenção a fala da personagem no slide 6. Em seguida, organize a turma em duplas. Após isto, solicite que cada dupla pegue uma tira de papel do envelope.

Depois, mostre no slide 7 a proposta de atividade. Solicite que ao responder as atividades, independente da orientação contida na tira de papel, os estudantes desenhem uma representação de sua resposta e escrevam uma frase mostrando a resposta que chegaram.

Oriente que os estudantes sintam-se à vontade para usar sua criatividade para resolver o problema e que evitem, neste momento usar os algoritmos ou procedimentos que já conhecem para o cálculo de MMC ou MDC.

Enquanto os estudantes resolvem a atividade, circule pela sala e observe se há dúvidas entre eles que precisam ser esclarecidas neste momento. Caso seja necessário, procure não fornecer a resposta aos alunos, faça perguntas que os levem a pensar matematicamente. Para mais informações, consulte o guia de intervenção, disponível neste plano.

Propósito:

Utilizar diferentes estratégias para resolver problemas envolvendo MMC ou MDC de números naturais.

Materiais complementares:

Atividade principal para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WBHkTMHNCVCJ98TPzYhexrn9jNnpP2NVg9tPCYbKtR6cjaFnbkC9sR7n2kQ7/atividade-principal-mat7-01num06.pdf

Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/uUmwkEuVgtPJ8kmGjTzpkCwFmTfNKDBxVHbwNJBnPbdsf828jBgDMNUTDrvf/resolucao-das-atividades-mat7-01num06.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 6 e 7)

Orientações:

Com antecedência, recorte as tiras de papel disponíveis nos arquivos para impressão deste plano e coloque-as dentro de um envelope. Nelas, há algumas orientações sobre como os estudantes deverão tentar resolver a atividade:

Resolver o problema com bolinhas de papel colorido

Resolver o problema utilizando malha quadriculada

Resolver o problema usando os divisores de 30, 18 e 12

Resolver o problema escrevendo os números como produtos, de modo que todos tenham um fator comum

Peça para que os estudantes leiam com atenção a fala da personagem no slide 6. Em seguida, organize a turma em duplas. Após isto, solicite que cada dupla pegue uma tira de papel do envelope.

Depois, mostre no slide 7 a proposta de atividade. Solicite que ao responder as atividades, independente da orientação contida na tira de papel, os estudantes desenhem uma representação de sua resposta e escrevam uma frase mostrando a resposta que chegaram.

Oriente que os estudantes sintam-se à vontade para usar sua criatividade para resolver o problema e que evitem, neste momento usar os algoritmos ou procedimentos que já conhecem para o cálculo de MMC ou MDC.

Enquanto os estudantes resolvem a atividade, circule pela sala e observe se há dúvidas entre eles que precisam ser esclarecidas neste momento. Caso seja necessário, procure não fornecer a resposta aos alunos, faça perguntas que os levem a pensar matematicamente. Para mais informações, consulte o guia de intervenção, disponível neste plano.

Propósito:

Utilizar diferentes estratégias para resolver problemas envolvendo MMC ou MDC de números naturais.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

Sugira que as duplas que receberam cada tipo de estratégia apresentem suas respostas. Verifique quais encontraram respostas diferentes das esperadas e discuta com a turma por quê o erro pode ter ocorrido e qual seria a resposta correta.

Peça para que discutam também por que a resposta da personagem não deu certo e a organização daria certo para a turma A, que tem 30 livros.

Propósito:

Discutir e socializar as resoluções encontradas pelos estudantes.

Materiais complementares:

Guia de intervenção: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EMGrYmvs8zZwaxBxvmGnU8cy4zPhjczQ4tvzYDcCSxG9H5MZfrMqagrYAM96/guia-de-intervencao-mat7-01num06.pdf

Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/uUmwkEuVgtPJ8kmGjTzpkCwFmTfNKDBxVHbwNJBnPbdsf828jBgDMNUTDrvf/resolucao-das-atividades-mat7-01num06.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

Peça para que algum dos estudantes faça uma leitura em voz alta da fala do personagem.

Propósito:

Retomar e destacar as principais aprendizagens da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

Peça para que os estudantes sigam individualmente as orientações da personagem e que registrem em seu caderno a explicação da resposta que encontraram.

Propósito:

Praticar o que foi aprendido durante a aula e proporcionar um momento de avaliação das aprendizagens dos estudantes.

Materiais complementares:

Atividade Raio X para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VRXKEEgNTbxktGu5KbTpPJwcQyRgwyxjsT9tPgnpGuVGTWt5PAKZhNGADtXz/atividade-raio-x-mat7-01num06.pdf

Atividades complementares: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gtXuPzXncdzaXfqESTMDN6JYjPCuNTp2VgRWhCkA3HuRnrvbEBjnkPDNvg5D/atividade-complementar-mat7-01num06.pdf

Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/uUmwkEuVgtPJ8kmGjTzpkCwFmTfNKDBxVHbwNJBnPbdsf828jBgDMNUTDrvf/resolucao-das-atividades-mat7-01num06.pdf

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 7º ano :

Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem a resolver problemas com múltiplos e divisores de um número natural, conceituar os números inteiros e racionais como ampliação dos campos numéricos conhecidos, realizar as quatro operações e a potenciação com números inteiros, representar frações e porcentagens de todos discretos ou contínuos e explorar as quatro operações com números racionais positivos na forma decimal.

MAIS AULAS DE Matemática do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07MA05 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano