10226
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 4º ano > Álgebra

Plano de aula - Multiplicando os dois membros da igualdade I

Plano de aula de Matemática com atividades para 4º ano do Fundamental sobre Igualdade como equivalência.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Luciana França Bernardino

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT4_16ALG_07

Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: (apenas se forem absolutamente indispensáveis; caso contrário, inserir todos como opcionais)
- Opcionais: Google Apresentações, Google Meet, Google Formulários.

Para este plano, foque na etapa Atividade Principal.

Aquecimento
Apresentar a reflexão para os alunos darem suas ideias, o que pode ser feito por escrito ou usando o Google Meet.

Atividade principal
O professor pode indicar aos alunos a resolução das atividades, lembrando de inserir as questões propostas nas orientações ao professor para que os alunos reflitam enquanto fazem a atividade. Além disso, é preciso reforçar que a multiplicação deve ser feita ao resultado, e não a outro operador presentes nos termos da igualdade. Por exemplo: “8 - 3” é preciso multiplicar o resultado “5”, pois se corre o risco dos alunos multiplicarem somente o 8 ou somente o 3. Como o trabalho se dará remotamente, é preciso que isso seja feito com cuidado (esse cuidado foi tomado nas Discussões das Soluções no uso dos parênteses).

Discussão das soluções
Manter os slides a serem apresentados aos aluno, o que pode ser feito com o Google Apresentações, desde que inseridas as questões para reflexão.

Sistematização
Apresentar sistematização e Encerramento aproveitando o Google Apresentações da etapa anterior deste plano (Discussão das soluções). Caso o recurso digital não esteja disponível, fazer em material impresso.

Encerramento
Ver etapa anterior.

Raio X
Propor que os alunos resolvam a situação proposta e as atividades complementares, o que pode ser feito por escrito ou usando o Google Formulários.

Convite às famílias
Convidar a família a jogar o jogo Batalha das Adições, comentado na atividade de Raio X, ou outro jogo que o professor entenda ser pertinente ao que pretende desenvolver com os alunos para a aprendizagem, tanto no campo de Números quanto na Álgebra.

Sugestão Enviada Por: Fernando Barnabé


Código: MAT4_16ALG07

(EF04MA14) Reconhecer e mostrar, por meio de exemplos, que a relação de igualdade existente entre dois termos permanece quando se adiciona ou se subtrai um mesmo número a cada um desses termos.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Álgebra do 4º ano:

Com o plano de aula sobre álgebra, os alunos aprendem a conceituar o que é múltiplo e a identificar regularidades em sequências numéricas compostas por múltiplos de um número natural; reconhecer as relações inversas entre as operações fundamentais com números naturais e reconhecer que uma igualdade não se altera quando se adiciona, subtrai ou multiplica um mesmo número a seus dois termos.

MAIS AULAS DE Matemática do 4º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas