16324
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 5º ano > Unidade

Plano de aula - Esgotamento sanitário

Plano de aula de Geografia com atividades para 5º ano do Fundamental sobre Compreender a importância das redes de esgoto

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Tiego Da Silva Cruz

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
WhatsApp; e-mail; vídeo e nuvem de palavras no WordArt.

Valores trabalhados
Cidadania e respeito ao ambiente e à própria coletividade

Apresentação do tema da aula
Para subsidiar a apresentação do tema da aula, peça aos alunos que, um dia antes, assistam ao vídeo:
     - Construções: rede de esgoto - disponível aqui.

Contextualização
Encaminhe aos alunos o slide e as perguntas das orientações do plano original, por e-mail, WhatsApp ou outra ferramenta escolhida pela escola, como agenda ou sala de aula virtual. Os alunos devem fazer suas reflexões e registros individualmente, e compartilhá-los depois com o professor.

Problematização
Encaminhe o slide da problematização e peça para os alunos registrarem suas hipóteses sobre o problema. Acrescente à reflexão o questionamento: problemas como esse podem potencializar a transmissão da Covid-19?

Ação propositiva
Nesta etapa, o professor deve explicar a atividade que os alunos realizarão assincronicamente, uma adaptação da proposta do plano original. Eles devem criar uma nuvem de palavras com o tema: Como podemos fazer para solucionar os problemas relacionados a falta de redes de esgoto?
Os alunos precisam:
     - Escolher as palavras que serão utilizadas;
     - Assistir ao tutorial disponível aqui;
     - Acessar o site do WordArt, disponível aqui, e fazer a nuvem;
     - Tirar uma foto e compartilhá-la com o professor e os amigos da turma.

Sistematização
Nesta etapa, o professor deve socializar com a turma toda as nuvens compartilhadas com ele.

Convite às famílias
Assistam aos vídeos:
     - Por que quase metade dos brasileiros não tem rede de esgoto? – disponível aqui;
     - Pesquisadores encontram coronavírus em esgoto de Niterói – disponível aqui.

Sugestão Enviada Por: Simone Falconi


Código: GEO5_12UND01

(EF05GE12) Identificar órgãos do poder público e canais de participação social responsáveis por buscar soluções para a melhoria da qualidade de vida (em áreas como meio ambiente, mobilidade, moradia e direito à cidade) e discutir as propostas implementadas por esses órgãos que afetam a comunidade em que vive.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Unidade do 5º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas