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Plano de aula - Uso dos pontos cardeais no globo terrestre

Plano de aula de Geografia com atividades para 4º ano do Fundamental sobre identificar e descrever direções de deslocamento no globo terrestre utilizando pontos cardeais

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Andresa Prata Cirino Cuginotti

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF04GE09) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: projetor ou reportagem impressa (em número suficiente para os alunos acompanharem em duplas), globos terrestres (um por grupo) ou globos (tantos quantos possível) e mapas múndi (para os demais grupos), mapas com os municípios citados na reportagem impressos (um por grupo), Rosa dos Ventos impressa (uma por grupo), fichas de registro (uma por grupo), papel e material para escrita e desenhos.

Material complementar:

Contextualização - Reportagem para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/HHnNN3sZH9H3MxC5mubpM6EFxQ3J2uUjrrdkuKzbStXZQaR5zxdy6zJeQmT6/geo4-09und02-contextualizacao-reportagem-para-impressao.pdf

Problematização - Mapa múndi: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kKk77MmdkZ6t3uZEjB9QU5VsqcaKAeCPSEJZdRzZNaznUdqKGUPBfx9UkZKM/geo4-09und02-problematizacao-mapa-mundi.pdf

Problematização - Mapa com os municípios citados na reportagem: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MxHkhee3drXVZtbBjJV2Z2r3Dkwc9EJHgb5tTpqqkmCkHjEH9fUn5FHDpqv8/geo4-09und02-problematizacao-municipios.pdf

Ação propositiva: Cartas para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5ZWU2Tgtyh6ZrmuFYFnCaUxdnQcy7uHq9VQnTpQYmHQ4SHeKEyC4swFtppkD/geo4-09und02-acao-propositiva-cartas.pdf

Ação propositiva - Tabela de registro: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Q7hk2KWV75u3XcEp6K9gATY7CFu2frcnh5Gm2YW9wfzpaztVWaaPkAaPBX4v/geo4-09und02-acao-propositiva-tabela-de-registro.pdf

Ação propositiva - Rosa dos Ventos para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3STs7tR8hDNas3kFeTNs2qeBy36m9pzWWfW7EDAUH3UsSWrQXTXDUXyDSz63/geo4-09und02-acao-propositiva-rosa-dos-ventos.pdf

Link para o mapa:

https://www.google.com/maps/@-15.3425979,-75.8439988,4z?hl=pt-BR. Acesso em 28/11/2018.

Para você saber mais:

Contextos prévios: É recomendável que os alunos já tenham explorado a Rosa dos Ventos e que conheçam as direções cardeais.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o tema da aula, projete ou escreva no quadro. Comente com os alunos que eles irão analisar direções de rotas aéreas utilizando o globo terrestre e os pontos cardeais.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Projete e ou disponibilize cópias do trecho da reportagem para os alunos. Em duplas, peça para que os alunos troquem ideias brevemente: Qual o erro que levou a esse acidente?

Abra a discussão para o grande grupo e registre no quadro ou o que os alunos forem falando. Espera-se que eles concluam sobre o erro na rota que foi inserida no navegador, citando as direções cardeais (algo como: o avião deveria ir na direção Norte e foi na direção Sul).

Material complementar:

Reportagem para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/HHnNN3sZH9H3MxC5mubpM6EFxQ3J2uUjrrdkuKzbStXZQaR5zxdy6zJeQmT6/geo4-09und02-contextualizacao-reportagem-para-impressao.pdf

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Apresente a pergunta para os alunos (projete ou escreva no quadro). Forme grupos com os alunos. O número de integrantes por grupo dependerá do número de alunos de sua turma e o número de globos disponíveis, mas o ideal é que o grupo tenha, no máximo, 4 integrantes. Forneça um globo para cada grupo. Se houver poucos ou nenhum globo disponível, você pode fornecer mapas múndi para os grupos e revezar os globos disponíveis (se algum) durante a realização do trabalho para que todos tenham algum contato com o globo. Você pode imprimir mapas múndi (Disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kKk77MmdkZ6t3uZEjB9QU5VsqcaKAeCPSEJZdRzZNaznUdqKGUPBfx9UkZKM/geo4-09und02-problematizacao-mapa-mundi.pdf) ou utilizar mapas encontrados em livros didáticos ou em um Atlas.

Peça para que os alunos, em seus grupos, encontrem a posição dos municípios de Marabá e de Belém e do estado do Mato Grosso do Sul. Converse com os alunos:

• Tendo como ponto de referência Marabá, qual é a direção Norte? E a Sul? E a Leste? E a Oeste? O que encontramos nessas direções?

• Tome outro ponto do globo terrestre como ponto de referência. Como identificamos quais as direções cardeais?

Escreva essas perguntas (e outras que você julgar relevantes) no quadro para que os alunos tenham acesso a elas durante a conversa. Para que os alunos encontrem a posição dos municípios de Marabá e Belém no globo terrestre, você pode fornecer um mapa do Brasil com esses municípios marcados (Disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MxHkhee3drXVZtbBjJV2Z2r3Dkwc9EJHgb5tTpqqkmCkHjEH9fUn5FHDpqv8/geo4-09und02-problematizacao-municipios.pdf)

Material complementar:

Mapa múndi para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kKk77MmdkZ6t3uZEjB9QU5VsqcaKAeCPSEJZdRzZNaznUdqKGUPBfx9UkZKM/geo4-09und02-problematizacao-mapa-mundi.pdf

Mapa com os municípios citados na reportagem: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MxHkhee3drXVZtbBjJV2Z2r3Dkwc9EJHgb5tTpqqkmCkHjEH9fUn5FHDpqv8/geo4-09und02-problematizacao-municipios.pdf

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

Forneça um kit de cartas com situações-problema, disponíveis nos materiais complementares, e uma Rosa dos Ventos impressa a cada grupo e uma folha de registro a cada estudante. Cada grupo deve manter o globo ou mapa múndi utilizado na etapa anterior. Oriente os alunos sobre a atividade, modelando uma situação e registrando coletivamente.

Situação exemplo: um avião partiu do Sul do Brasil com a intenção de voar até o Canadá. No navegador, o piloto inseriu, por engano a direção que levaria um avião da França à Mongólia. Onde o avião poderá pousar?

Peça para que os alunos (todos juntos) localizam no globo ou mapa a cidade de origem e o destino pretendido. Em qual direção o avião deveria voar? Anote na folha de registro. Na sequência, peça que localizem as origens e destinos da rota que foi inserida no navegador por engano. Em qual direção é essa rota? Registre na tabela de registro, disponível nos materiais complementares. Se seguirmos no globo a direção da segunda rota, partindo da origem do avião, por aproximadamente a distância da rota original, onde o avião poderá pousar? Registre na folha de registros.

Peça para que os alunos sorteiem as cartas e resolvam as situações apresentadas. Avise sobre o tempo disponível para a atividade, ressaltando que eles podem analisar mais de uma situação, dependendo do tempo levado para resolução.

Material complementar:

Cartas para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5ZWU2Tgtyh6ZrmuFYFnCaUxdnQcy7uHq9VQnTpQYmHQ4SHeKEyC4swFtppkD/geo4-09und02-acao-propositiva-cartas.pdf

Tabela de registro: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Q7hk2KWV75u3XcEp6K9gATY7CFu2frcnh5Gm2YW9wfzpaztVWaaPkAaPBX4v/geo4-09und02-acao-propositiva-tabela-de-registro.pdf

Rosa dos Ventos: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3STs7tR8hDNas3kFeTNs2qeBy36m9pzWWfW7EDAUH3UsSWrQXTXDUXyDSz63/geo4-09und02-acao-propositiva-rosa-dos-ventos.pdf

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

Para fechar a aula, peça para que cada grupo escreva uma manchete de jornal e um lead sobre uma das situações hipotéticas apresentadas na etapa da ação propositiva. Peça também para que ilustrem essas direções, desenhando um esboço do mapa com as direções de cada uma das rotas para ilustrar a manchete. Os alunos também podem utilizar recursos digitais, caso disponível, como o Google Maps ou outro aplicativo de localização para ilustrar a direção das rotas e a diferença nos locais de pouso.

Peça para que cada grupo fixe sua manchete ao redor da sala de forma que todos fiquem expostos como em uma galeria de arte. Proponha uma Galeria de Ideias (técnica de discussão chamada, em inglês, de Gallery Walk)para que os grupos possam ver a sistematização uns dos outros.

Deixe próximos de cada estação post-its (ou, caso não haja post-its, folhas avulsas para os alunos escreverem) e lápis. Indique para que cada grupo inicie a visitação por um cartaz, mas ressalte que a visita é individual, cada um olhará a exposição a seu tempo. Explique que, próximo a cada estação, há post-its ou papel para anotações (perguntas, insights, etc.) Dê um tempo para esta visita e avise periodicamente sobre quanto tempo ainda há.

No final, peça para que cada grupo se reúna próximo a seu cartaz e leia os comentários deixados pelos colegas.

Se você tiver tempo e desejar, planeje outra aula para que os alunos respondam aos questionamentos dos colegas.

Leia mais sobre a dinâmica da Galeria de ideias em: http://brunolearningjournal.blogspot.com/p/gallery-walk.html (Acesso em 01/01/2018) ou, em inglês, em: http://www.theteachertoolkit.com/index.php/tool/gallery-walk (Acesso em 01/12/2018).

Resumo da aula

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Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF04GE09) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: projetor ou reportagem impressa (em número suficiente para os alunos acompanharem em duplas), globos terrestres (um por grupo) ou globos (tantos quantos possível) e mapas múndi (para os demais grupos), mapas com os municípios citados na reportagem impressos (um por grupo), Rosa dos Ventos impressa (uma por grupo), fichas de registro (uma por grupo), papel e material para escrita e desenhos.

Material complementar:

Contextualização - Reportagem para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/HHnNN3sZH9H3MxC5mubpM6EFxQ3J2uUjrrdkuKzbStXZQaR5zxdy6zJeQmT6/geo4-09und02-contextualizacao-reportagem-para-impressao.pdf

Problematização - Mapa múndi: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kKk77MmdkZ6t3uZEjB9QU5VsqcaKAeCPSEJZdRzZNaznUdqKGUPBfx9UkZKM/geo4-09und02-problematizacao-mapa-mundi.pdf

Problematização - Mapa com os municípios citados na reportagem: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MxHkhee3drXVZtbBjJV2Z2r3Dkwc9EJHgb5tTpqqkmCkHjEH9fUn5FHDpqv8/geo4-09und02-problematizacao-municipios.pdf

Ação propositiva: Cartas para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5ZWU2Tgtyh6ZrmuFYFnCaUxdnQcy7uHq9VQnTpQYmHQ4SHeKEyC4swFtppkD/geo4-09und02-acao-propositiva-cartas.pdf

Ação propositiva - Tabela de registro: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Q7hk2KWV75u3XcEp6K9gATY7CFu2frcnh5Gm2YW9wfzpaztVWaaPkAaPBX4v/geo4-09und02-acao-propositiva-tabela-de-registro.pdf

Ação propositiva - Rosa dos Ventos para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3STs7tR8hDNas3kFeTNs2qeBy36m9pzWWfW7EDAUH3UsSWrQXTXDUXyDSz63/geo4-09und02-acao-propositiva-rosa-dos-ventos.pdf

Link para o mapa:

https://www.google.com/maps/@-15.3425979,-75.8439988,4z?hl=pt-BR. Acesso em 28/11/2018.

Para você saber mais:

Contextos prévios: É recomendável que os alunos já tenham explorado a Rosa dos Ventos e que conheçam as direções cardeais.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o tema da aula, projete ou escreva no quadro. Comente com os alunos que eles irão analisar direções de rotas aéreas utilizando o globo terrestre e os pontos cardeais.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Projete e ou disponibilize cópias do trecho da reportagem para os alunos. Em duplas, peça para que os alunos troquem ideias brevemente: Qual o erro que levou a esse acidente?

Abra a discussão para o grande grupo e registre no quadro ou o que os alunos forem falando. Espera-se que eles concluam sobre o erro na rota que foi inserida no navegador, citando as direções cardeais (algo como: o avião deveria ir na direção Norte e foi na direção Sul).

Material complementar:

Reportagem para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/HHnNN3sZH9H3MxC5mubpM6EFxQ3J2uUjrrdkuKzbStXZQaR5zxdy6zJeQmT6/geo4-09und02-contextualizacao-reportagem-para-impressao.pdf

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Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Apresente a pergunta para os alunos (projete ou escreva no quadro). Forme grupos com os alunos. O número de integrantes por grupo dependerá do número de alunos de sua turma e o número de globos disponíveis, mas o ideal é que o grupo tenha, no máximo, 4 integrantes. Forneça um globo para cada grupo. Se houver poucos ou nenhum globo disponível, você pode fornecer mapas múndi para os grupos e revezar os globos disponíveis (se algum) durante a realização do trabalho para que todos tenham algum contato com o globo. Você pode imprimir mapas múndi (Disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kKk77MmdkZ6t3uZEjB9QU5VsqcaKAeCPSEJZdRzZNaznUdqKGUPBfx9UkZKM/geo4-09und02-problematizacao-mapa-mundi.pdf) ou utilizar mapas encontrados em livros didáticos ou em um Atlas.

Peça para que os alunos, em seus grupos, encontrem a posição dos municípios de Marabá e de Belém e do estado do Mato Grosso do Sul. Converse com os alunos:

• Tendo como ponto de referência Marabá, qual é a direção Norte? E a Sul? E a Leste? E a Oeste? O que encontramos nessas direções?

• Tome outro ponto do globo terrestre como ponto de referência. Como identificamos quais as direções cardeais?

Escreva essas perguntas (e outras que você julgar relevantes) no quadro para que os alunos tenham acesso a elas durante a conversa. Para que os alunos encontrem a posição dos municípios de Marabá e Belém no globo terrestre, você pode fornecer um mapa do Brasil com esses municípios marcados (Disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MxHkhee3drXVZtbBjJV2Z2r3Dkwc9EJHgb5tTpqqkmCkHjEH9fUn5FHDpqv8/geo4-09und02-problematizacao-municipios.pdf)

Material complementar:

Mapa múndi para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kKk77MmdkZ6t3uZEjB9QU5VsqcaKAeCPSEJZdRzZNaznUdqKGUPBfx9UkZKM/geo4-09und02-problematizacao-mapa-mundi.pdf

Mapa com os municípios citados na reportagem: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MxHkhee3drXVZtbBjJV2Z2r3Dkwc9EJHgb5tTpqqkmCkHjEH9fUn5FHDpqv8/geo4-09und02-problematizacao-municipios.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

Forneça um kit de cartas com situações-problema, disponíveis nos materiais complementares, e uma Rosa dos Ventos impressa a cada grupo e uma folha de registro a cada estudante. Cada grupo deve manter o globo ou mapa múndi utilizado na etapa anterior. Oriente os alunos sobre a atividade, modelando uma situação e registrando coletivamente.

Situação exemplo: um avião partiu do Sul do Brasil com a intenção de voar até o Canadá. No navegador, o piloto inseriu, por engano a direção que levaria um avião da França à Mongólia. Onde o avião poderá pousar?

Peça para que os alunos (todos juntos) localizam no globo ou mapa a cidade de origem e o destino pretendido. Em qual direção o avião deveria voar? Anote na folha de registro. Na sequência, peça que localizem as origens e destinos da rota que foi inserida no navegador por engano. Em qual direção é essa rota? Registre na tabela de registro, disponível nos materiais complementares. Se seguirmos no globo a direção da segunda rota, partindo da origem do avião, por aproximadamente a distância da rota original, onde o avião poderá pousar? Registre na folha de registros.

Peça para que os alunos sorteiem as cartas e resolvam as situações apresentadas. Avise sobre o tempo disponível para a atividade, ressaltando que eles podem analisar mais de uma situação, dependendo do tempo levado para resolução.

Material complementar:

Cartas para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5ZWU2Tgtyh6ZrmuFYFnCaUxdnQcy7uHq9VQnTpQYmHQ4SHeKEyC4swFtppkD/geo4-09und02-acao-propositiva-cartas.pdf

Tabela de registro: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Q7hk2KWV75u3XcEp6K9gATY7CFu2frcnh5Gm2YW9wfzpaztVWaaPkAaPBX4v/geo4-09und02-acao-propositiva-tabela-de-registro.pdf

Rosa dos Ventos: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3STs7tR8hDNas3kFeTNs2qeBy36m9pzWWfW7EDAUH3UsSWrQXTXDUXyDSz63/geo4-09und02-acao-propositiva-rosa-dos-ventos.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

Para fechar a aula, peça para que cada grupo escreva uma manchete de jornal e um lead sobre uma das situações hipotéticas apresentadas na etapa da ação propositiva. Peça também para que ilustrem essas direções, desenhando um esboço do mapa com as direções de cada uma das rotas para ilustrar a manchete. Os alunos também podem utilizar recursos digitais, caso disponível, como o Google Maps ou outro aplicativo de localização para ilustrar a direção das rotas e a diferença nos locais de pouso.

Peça para que cada grupo fixe sua manchete ao redor da sala de forma que todos fiquem expostos como em uma galeria de arte. Proponha uma Galeria de Ideias (técnica de discussão chamada, em inglês, de Gallery Walk)para que os grupos possam ver a sistematização uns dos outros.

Deixe próximos de cada estação post-its (ou, caso não haja post-its, folhas avulsas para os alunos escreverem) e lápis. Indique para que cada grupo inicie a visitação por um cartaz, mas ressalte que a visita é individual, cada um olhará a exposição a seu tempo. Explique que, próximo a cada estação, há post-its ou papel para anotações (perguntas, insights, etc.) Dê um tempo para esta visita e avise periodicamente sobre quanto tempo ainda há.

No final, peça para que cada grupo se reúna próximo a seu cartaz e leia os comentários deixados pelos colegas.

Se você tiver tempo e desejar, planeje outra aula para que os alunos respondam aos questionamentos dos colegas.

Leia mais sobre a dinâmica da Galeria de ideias em: http://brunolearningjournal.blogspot.com/p/gallery-walk.html (Acesso em 01/01/2018) ou, em inglês, em: http://www.theteachertoolkit.com/index.php/tool/gallery-walk (Acesso em 01/12/2018).

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