16293
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 8º ano > Unidade

Plano de aula - Recursos Hídricos Subterrâneos

Plano de aula de Geografia com atividades para 8° ano do Fundamental sobre Compreender a importância estratégica e a localização dos recursos hídricos subterrâneos na América Latina e em especial no Brasil

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fábio Luiz Mação Campos

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
GEO8_15UND03

Ferramentas sugeridas
WhatsApp
Editor de Texto

Valor trabalhado
Respeito ao ambiente

Apresentação do tema da aula
O objetivo dessa aula é compreender a importância estratégica e a localização dos recursos hídricos subterrâneos na América Latina e em especial no Brasil. Caso a turma ainda não tenha um grupo, crie um no WhatsApp. A aula será organizada no WhatsApp, mas você pode adaptá-la para o e-mail. Nesta aula o valor respeito ao ambiente estará presente. Tempo estimado de 5 minutos.

Contextualização
Envie um áudio relembrando os estudantes que a água se encontra em vários estados físicos e em diferentes locais do planeta. Cite que a água pode estar em forma de vapor d’água na atmosfera ou na forma sólida nas geleiras ou calotas polares. No caso da água líquida, a distribuição se dá primeiramente entre a água salgada (oceanos) e a água doce (continentes). Professor, envie uma imagem do ciclo da água para os alunos, você pode utilizar a que está disponível no plano de aula. Tempo estimado de 5 minutos.

Problematização
Divida a turma em 4 grupos. Após a breve explanação para relembrar e destacar a água subterrânea no ciclo hidrológico, indague os estudantes sobre a pergunta: "Mas, afinal, o que sabemos sobre a água subterrânea?". Incentive-os a responder. Mostre que por não estar visível e facilmente acessível, a água subterrânea é pouco compreendida pela maioria das pessoas e proponha a eles que conheçam um pouco mais sobre o tema. Tempo estimado de 10 minutos.

Ação propositiva
Explique a eles o funcionamento da rotação por estações e diga que em cada estação eles irão aprender um pouco mais sobre as águas subterrâneas. Distribua os materiais, disponíveis aqui. No início, cada grupo de alunos deve ficar em uma estação, e receber 1 atividade. Explique que o grupo precisa estabelecer um tempo, por exemplo, 15 minutos para uma estação. Depois, eles trocam de estação (estação 2, 3 e 4). O procedimento deve ser repetido até que todos os grupos tenham passado por todas as estações (neste caso 4 vezes). O percurso que cada grupo deverá percorrer terá a duração de 60 minutos. Peça aos alunos para fazerem todas as anotações no word. Tempo estimado de 60 minutos.

Sistematização
Após os grupos terem rodado todas as estações, peça para que enviem um áudio explicando como foi experiência e enviar também o arquivo produzido no Word. Incentive-os a comentar as produções dos amigos. Professor, retome o seu objetivo de aprendizagem e faça os comentários finais. Tempo estimado de 20 minutos.

Convite às famílias
Convide os pais a assistirem a reportagem sobre recursos hídricos, disponível aqui. A seguir, podem enriquecer o conteúdo da aula numa discussão com seus filhos.

Sugestão Enviada Por: Leandro Campelo


Código: GEO8_15UND03

(EF08GE15) Analisar a importância dos principais recursos hídricos da America Latina (Aquífero Guarani, Bacias do rio da Prata, do Amazonas e do Orinoco, sistemas de nuvens na Amazônia e nos Andes, entre outros) e discutir os desafios relacionados à gestão e comercialização da água.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Unidade do 8º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas