16283
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 3º ano > Formas de representação e pensamento espacial

Plano de aula - Trabalhando ponto, linha e símbolo na Cartografia

Plano de aula de Geografia com atividades para 3º ano do Fundamental sobre desenvolver a noção cartográfica de ponto, linha e símbolo no espaço de vivência do aluno.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Beatriz Da Silva Gomes

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano

GEO3_07UND01

Ferramentas sugeridas

USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS

- Essenciais: E-mail, WhatsApp, celular, tablet, ou webcam de um computador para gravação de vídeo, Google Meet (ou outra ferramenta síncrona).

- Optativas: Google Classroom.

Valor trabalhado

     - Cidadania

     - Protagonismo

Apresentação do tema da aula (20 minutos)

O objetivo, deste plano de aula é que os estudantes, desenvolvam a noção cartográfica de ponto, linha e símbolo no espaço de vivência do aluno. Fica a sugestão das ferramentas tecnológicas, do WhatsApp, e-mail, para envio das atividades. Caso a escola esteja utilizando a plataforma do Google Classroom, esta pode ser uma ferramenta para envio de material. Envie o slide do plano original, por meio de uma foto. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Neste plano, será proposta a construção de um circuito com obstáculos a ser transposto de acordo com a leitura de símbolos cartográficos.

Na apresentação do tema, grave um vídeo, e explique para os alunos que a aula será diferente e animada, pois iremos construir um circuito para trabalhar os conceitos de ponto, linha e símbolo que são muito importantes na construção dos mapas.


Contextualização (35 minutos – assincronamente)

Após do anúncio do tema da aula, envie o slide do plano original aos estudantes, e uma videoaula, contextualizando. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona. Se preferir, envie as imagens por e-mail ou WhatsApp.

Converse com os alunos a respeito dos obstáculos encontrados no caminho de casa até a escola. Pergunte sobre quais seriam as dificuldades e as facilidades dessa caminhada. Em seguida, dialogue sobre as dificuldades ou a facilidades de locomoção em outra perspectiva, como por exemplo, a de um deficiente visual. Peça que eles encaminhem suas observações no grupo de WhatsApp da turma.

Problematização (40 minutos - assincronamente)

Grave um vídeo com a problematização. Mostre imagens ou relatos de vivência de pessoas que têm algum tipo de deficiência e lutam com os obstáculos na cidade. Veja alguns exemplos que podem ser encaminhados utilizando alguma das ferramentas sugeridas no inicio do plano.
Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4mcXWK4qAngtRvhNGU6pcmqneF6W8DEQjyaeMmDHt8Futb5YSz5jwkZUNdsd/geo3-07und01-problematizacao-imagens.pdf. Acesso em 14/06/2020.

Explique que todas as pessoas ao sair de casa, tem um ponto de partida e um ponto de chegada, mas o seu trajeto (a linha) nem sempre é tão simples. Pergunte aos alunos se conhecem alguma pessoa que passe por problemas e se os obstáculos por eles são vistos e ultrapassados.
Ação propositiva (três dias - assincronamente)

Grave uma videoaula com todas as orientações necessárias. Envie uma cópia do circuito para os alunos para que eles desenhem no chão conforme está desenhado no papel. Eles devem fazer isso em alguma parte de suas residências, com o auxilio de um adulto.

Caso eles não possam fazer isso em casa, transforme este momento em jogo de tabuleiro, ao invés de riscar o chão para montagem da atividade, os alunos podem usar uma folha A4, lápis de cor e pinos para se movimentar no tabuleiro. Se o seu tempo estiver curto, uma outra opção é enviar para impressão as fichas com os circuitos.

Circuito: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3PkHytjbk973dg3ZmGumR5PPZTKh3GRDrByvDTfy96n5zzncSgwuWjwjrq6W/geo3-07und01-acao-propositiva-circuito.pdf. Acesso em 14/06/2020.

Envie uma cópia da ficha com as regras para a construção do circuito e faça a leitura para os alunos (grave um vídeo). Orientações: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CzbgJpg44qfSa3VW3QCXSS7h6TvSpagmwkBueyGa8gMCwxeENmGZEJZdsasE/geo3-07und01-acao-propositiva-orientacoes-para-o-circuito.pdf. Acesso em 14/06/2020.

Sistematização (40 minutos- sincronamente)

Realize este momento de forma síncrona, por meio do Google Meet. conduza os alunos a relatarem as dificuldades, facilidades enfrentadas na realização de circuito. Diante dos relatos os alunos poderiam sugerir mudanças nas orientações, nos símbolos do trajeto.

Faça perguntas para ajudar o aluno a relembrar o que foi feito durante a aula. Tais como: Se eu desenhar vários pontos no espaço e ligar um ao outro o que aparecem? O que representava as linhas no circuito? E os pontos? Vocês saberiam onde é a casa e a escola se não tivessem os símbolos?

Se compararmos os circuitos com o trajeto de casa à escola de Ana, o que seriam as linhas? E os pontos? Espera-se que os alunos percebam que as linhas representam as ruas e que os pontos representam o local de saída e o local de chegada. O trajeto de Ana: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/q5WTwFUgP7RJMQnbDWyRU3ED6XTgBNGRhx6NhtsC3TGZ6CR9ZUC9eHm8SFYG/geo3-07und01-sistematizacao-trajeto-de-ana.pdf. Acesso em 14/06/2020.

Convite às famílias

Oriente que as famílias, auxiliem as crianças na etapa da realização do circuito.

Sugestão Enviada Por: Cristian Oliveira


Código: GEO3_07UND01

(EF03GE07) Reconhecer e elaborar legendas com símbolos de diversos tipos de representações em diferentes escalas cartográficas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Formas de representação e pensamento espacial do 3º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 3º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas