GEO08_19UND02_Artigo Agência EBC_Falta de água
Plano de Aula
Plano de aula: Mapeando a mortalidade infantil na América
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Alfabetização cartográfica: análise de dados socioespaciais de países americanos e africanos.
Por: Fabiana Machado Leal
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Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE19 de Geografia, que consta na BNCC.
Esta habilidade diz respeito à interpretação cartogramas, mapas esquemáticos (croquis) e anamorfoses geográficas com informações geográficas acerca da África e América; em razão disso, a leitura e interpretação de dados, mapas temáticos e outras representações cartográficas são fundamentais para o desenvolvimento da aula. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
- Cópia do artigo “Falta de água de qualidade mata uma criança a cada 15 segundos no mundo, revela UNICEF”, publicado pela Agência EBC, para cada grupo;
- Cópia das “Atividades da Ação Propositiva” para cada grupo;
- Para a Estação 1:
- Cópia da tabela “Mortalidade infantil entre crianças menores de 5 anos na América (1990)”;
- Cópia do mapa “Mortalidade infantil entre crianças menores de 5 anos na América (1990)”;
- Cópia da tabela “Mortalidade infantil entre crianças menores de 5 anos na América (2017)”;
- Cópia do mapa “Mortalidade infantil entre crianças menores de 5 anos na América (2017)”;
- Para a Estação 2:
- Cópia da tabela “Proporção (%) da população dos países que utiliza instalações de saneamento melhorado na América (2015)”;
- Cópia do mapa “Proporção (%) da população dos países que utiliza instalações de saneamento melhorado (2015)”;
- Para a Estação 3:
- Cópia da tabela “Mortes (%) por doenças diarréicas em crianças menores de 5 anos na América (2016)”;
- Cópia do mapa “Mortes (%) por doenças diarréicas em crianças menores de 5 anos na América (2016)”;
- Lápis preto, caneta e borracha;
- Atlas Geográfico Escolar;
- Equipamento multimídia para reprodução dos slides;
- Laboratório de informática ou sala com computadores com acesso à internet (se possível).
Todas os textos, tabelas, mapas deverão ser entregues pelo professor.
Material complementar:
- Artigo Falta de água de qualidade mata uma criança a cada 15 segundos no mundo, revela UNICEF, publicado pela Agência EBC, disponível no arquivo GEO08_19UND02_Artigo Agência EBC_Falta de água:
- Tabela Mortalidade infantil entre crianças menores de 5 anos na América (1990), disponível no arquivo GEO08_19UND02_Planilha_Mortalidade Infantil_América 1990:
- Tabela Mortalidade infantil entre crianças menores de 5 anos na América (2017), disponível no arquivo GEO08_19UND02_Planilha_Mortalidade Infantil_América 2017:
- Tabela Proporção (%) da população dos países que utiliza instalações de saneamento melhorado na América (2015), disponível no arquivo GEO08_19UND02_Planilha_Saneamento melhorado_América:
- Tabela Mortes (%) por doenças diarréicas em crianças menores de 5 anos na América (2016), disponível no arquivo GEO08_19UND02_Planilha_Mortes por doenças diarréicas_América:
- Atividades da Ação Propositiva, disponível no arquivo GEO08_19UND02_Atividades da Ação Propositiva:
Link para os mapas:
- Mapa Mortalidade infantil entre crianças menores de 5 anos na América (1990), disponível no arquivo GEO08_19UND02_Mapa_Mortalidade Infantil_América 1990:
- Mapa Mortalidade infantil entre crianças menores de 5 anos na América (2017), disponível no arquivo GEO08_19UND02_Mapa_Mortalidade Infantil_América 2017:
- Mapa Proporção (%) da população dos países que utiliza instalações de saneamento melhorado (2015), disponível no arquivo GEO08_19UND02_Mapa_Saneamento melhorado:
- Mapa Mortes (%) por doenças diarréicas em crianças menores de 5 anos na América (2016), disponível no arquivo GEO08_19UND02_Mapa_Mortes por doenças diarréicas_América:
- Planisfério Político elaborado pelo IBGE, disponível em https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_mundo/mundo_planisferio_politico_a3.pdf, acesso em 22 de novembro de 2018. (Para consulta ou impressão, caso não haja Atlas Geográfico na escola).
Para você saber mais:
- Confira o artigo Orientação metodológica para construção e leitura de mapas temáticos, publicado pela Revista Franco-Brasileira de Geografia, disponível em https://journals.openedition.org/confins/3483#tocto1n1, acesso em 22 de novembro de 2018.
- Acesse os dados de mortalidade infantil presentes no relatório Levels & Trends in Child Mortality - Report 2018, publicado pela UNICEF/ONU, disponível em: https://data.unicef.org/wp-content/uploads/2018/10/Child-Mortality-Report-2018.pdf, acesso em: 22 de novembro de 2018. Apesar do relatório estar em inglês, é possível, ao final da publicação, consultar as tabelas com os dados de mortalidade infantil dos países.
- Leia a reportagem OMS: 2,1 bilhões de pessoas não têm água potável em casa e mais do dobro não dispõem de saneamento seguro, divulgada pela ONU, disponível em https://nacoesunidas.org/onu-45-bilhoes-de-pessoas-nao-dispoem-de-saneamento-seguro-no-mundo/, acesso em 22 de novembro de 2018. .
- Para saber mais sobre o modelo de Rotação por Estações, apresentado na Ação Propositiva desta aula, leia o artigo Para uma aula diferente, aposte na Rotação por Estações de Aprendizagem, disponível em https://novaescola.org.br/conteudo/3352/blog-aula-diferente-rotacao-estacoes-de-aprendizagem, acesso em 25 de novembro de 2018.
Contextos prévios: Mapas temáticos; América; mortalidade infantil; saneamento básico.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Comente com os alunos que nesta aula eles irão interpretar, comparar e relacionar dados e representações cartográficas sobre mortalidade infantil e saneamento básico dos países do continente americano.
Para você saber mais:
- A Taxa de Mortalidade Infantil, para o Banco Mundial, diz respeito ao número de bebês que morrem antes de atingir um ano de idade, por mil nascidos vivos em um determinado ano. Algumas instituições, como a UNICEF (Fundo Internacional de Emergência para a Infância das Nações Unidas), consideram a mortalidade infantil tomando como base o número de mortes de crianças com até cinco anos de idade. Trata-se do indicador U5MR (Under-five mortality rate), isto é, ele mensura o número de morte de crianças com até 5 anos, em relação a mil crianças nascidas vivas, em um determinado ano. Vale ressaltar que há ainda a mortalidade infantil neonatal, que considera o número de bebês que morrem antes do 28º dia de vida, por mil nascidos vivos em um determinado ano.
Nesse plano, como trabalharemos com os dados da UNICEF, nos mapas e tabelas, iremos considerar a mortalidade infantil como as mortes de crianças que ocorreram até o 5º ano de vida.
De acordo com o relatório Levels & Trends in Child Mortality - Report 2018, publicado pela UNICEF/ONU (disponível em https://data.unicef.org/wp-content/uploads/2018/10/Child-Mortality-Report-2018.pdf, acesso em 23 de novembro de 2018), as crianças do Sudeste Asiático e da África Subsaariana são aquelas com maior risco de morrer antes dos 5 anos de idade. A África Subsaariana é a região com as maiores taxas de mortalidade infantil do mundo. Em 2017, cerca de 76 crianças de até 5 anos morreram, para cada mil crianças nascidas vivas. Isso significa que 1 em cada 13 crianças morre antes dos 5 anos de idade naquela região da África.
Em contrapartida, na Europa e América do Norte, a taxa de mortalidade entre as crianças de até 5 anos foi de apenas 6 para cada mil nascidas vivas. Já na América Latina e Caribe, a taxa de mortalidade foi de 18 para cada mil nascimentos.
Segundo a UNICEF, grande parte das mortes de crianças de até 5 anos são causadas por fatores considerados tratáveis ou evitáveis. Dentre essas causas, estão complicações no parto, pneumonia, doenças diarréicas, malária e infecções neonatais. A estimativa da entidade é que entre os anos de 2017 e 2030, mais de 60 milhões de crianças morrerão antes dos 5 anos de vida.
No Brasil, apesar do país ter reduzido as taxas de mortalidade infantil nos últimos anos, os bebês indígenas são duas vezes mais vulneráveis às mortes consideradas evitáveis do que as demais crianças brasileiras.
- Saneamento básico é um conjunto de infraestruturas, serviços e ações relacionadas à oferta, tratamento e distribuição de água tratada e potável, coleta e tratamento de esgoto, coleta e manejo do lixo e limpeza pública, de modo a garantir as condições ambientais adequadas, bem como a qualidade de vida de toda população (rural e urbana). A ausência de saneamento básico pode acarretar em uma série de doenças, como dengue, doenças diarréicas, febre tifóide, cólera, hepatite, leptospirose, além da disseminação de pragas e vetores.
No Brasil, a Lei Federal nº 11.445, de janeiro de 2007, estabelece as diretrizes para o saneamento básico em todo o país, garantindo o acesso universal a todos os serviços.
Em 2017, a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou que 3 em cada 10 pessoas do mundo não têm acesso a água potável nas residências. Além disso, 6 em cada 10 pessoas carecem de saneamento básico adequado. De acordo com a entidade, mais de 260 milhões de pessoas no mundo ainda precisam viajar mais de 30 minutos diários para coletar água (nem sempre de qualidade) em mananciais. Além disso, mais de 150 milhões de pessoas consomem água não tratada retirada diretamente de rios, lagos e córregos.
Desde 2000, a OMS registra o aumento do acesso à água e aos serviços básicos de saneamento, todavia, isso não significou o acesso à água potável e serviço de saneamento adequado à saúde. Muitas casas, hospitais e escolas carecem de estrutura básica, como água e sabão, para a lavagem das mãos, o que coloca as pessoas – sobretudo as crianças – em exposição aos riscos de contrair doenças.
- O mapa é uma representação gráfica reduzida da realidade e possui alguns elementos que facilitam a sua leitura e análise: título, fonte, orientação, escala e legenda. Todos os elementos são importantes para a correta interpretação dos fenômenos realizados, todavia, é a legenda que decodifica os recursos visuais representados no mapa.
A correta leitura da legenda é de fundamental importância para o entendimento dos fenômenos representados pelos mapas temáticos e cartogramas, uma vez que a Cartografia Temática faz uso de uma série de símbolos, cores, códigos, linhas e formas (de diversos tamanhos) para mostrar a variação visual das informações acerca do fenômeno que se deseja representar.
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