16216
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 6º ano > A invenção do mundo clássico e o contraponto com outras sociedades

Plano de aula - A organização social no Império Inca

Plano de aula de História com atividades para 6º ano do EF sobre A organização social no Império Inca

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Diogo Pimenta Pereira Leite

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: fontes históricas (em PDF, imagem ou link), Whatsapp, e-mail ou Google sala de aula.
- Optativas: Hangouts, Mentimeter.

Contexto
O objetivo desta aula é identificar a organização social do Império Inca.
Para desenvolvê-la com seus alunos, você poderá trabalhar de forma:
- Assíncrona, disponibilizando por meio do Whatsapp ou email os materiais e orientações necessários. Os retornos dos alunos podem ocorrem da mesma forma, ou com agendamento de um momento síncrono.
- Síncrona, apresentando os materiais (projetando-os na tela) e orientações enquanto realiza uma videoconferência por meio do Hangouts (veja aqui como criar uma reunião online).

Disponibilize as imagens e a reportagem sobre o centenário de redescobrimento de Machu Picchu. Oriente-os a localizar a cidade no mapa e fazer uma leitura atenta do texto para responder:
- As linhas azuis e marrons representam as estradas que ligavam as cidades incas. Qual sua hipótese para que os incas fizesses essas estradas?
- Qual animal está representado no mapa? Quais suas características?
- Por que você acha que esse animal era importante para o Império Inca?
- Porque Machu Picchu foi considerada uma das 7 maravilhas do mundo?

Este momento de introdução do tema pode ser realizado também por meio de interação em um quiz, no qual os alunos respondem as questões propostas. O Mentimeter é uma boa ferramenta para isso (veja como usá-la aqui - ative a tradução da página).

Problematização
O objetivo desta etapa é de que os estudantes identifiquem aspectos da estrutura de funcionamento da sociedade inca. A atividade contém 4 documentos com textos, imagens e questões específicas para a análise. Neste sentido, você pode eleger a melhor forma de abordagem com a sua turma:
Opção 1: Caso os alunos realizem a atividade individualmente, oriente-os a escolher, pelo menos, 2 dos documentos para estudo.
Opção 2: Caso haja possibilidade dos alunos interagirem por meio de troca de mensagens no Whatsapp, ou de outras ferramentas. Oriente-os a formar grupos de até 4 pessoas e disponibilize o conjunto de documentos para que realizem o estudo.

Nos dois casos, devem chegar a uma conclusão sobre o nível de organização do Império inca e redigi-la no caderno ou em mídias que já fazem uso, como o Google sala de aula, por exemplo.

Sistematização
Esta etapa está centrada em relacionar os motivos pelos quais os incas conseguiram manter um extenso Império. Para promovê-la, sugere-se:
Opção 1: Nesta etapa, o ideal é que você organize um momento de videoconferência, para promover a troca de percepções entre os alunos quanto às estruturas do Império Inca. Eles poderão participar em rodadas de comentários de cada temática estudada e, ao fim, apresentar uma conclusão quanto a extensão do poder incaico.

Opção 2: Disponibilize aos alunos o “Modelo síntese de respostas”. Solicite que o reproduzam no caderno e completem com informações encontradas individualmente ou por seu grupo. Os alunos podem interagir com outros grupos pelo Whatsapp, até que consigam completar todo o esquema que responde a questão sobre a extensão do poder incaico.

Convite às famílias
Convide-as a conhecer mais a respeito do Império Inca, assistindo ao vídeo educativo: “Incas e Peru: Gravada em Machu Picchu”. Débora Aladim, 24/01/2018. Disponível aqui

Sugestão Enviada Por: Bianca Carolina Pereira da Silva


Código: HIS6_08UND03

(EF06HI08) Identificar os espaços territoriais ocupados e os aportes culturais, científicos, sociais e econômicos dos astecas, maias e incas e dos povos indígenas de diversas regiões brasileiras.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE A invenção do mundo clássico e o contraponto com outras sociedades do 6º ano:

6º ano / História / A invenção do mundo clássico e o contraponto com outras sociedades

6º ano / História / A invenção do mundo clássico e o contraponto com outras sociedades

6º ano / História / A invenção do mundo clássico e o contraponto com outras sociedades

6º ano / História / A invenção do mundo clássico e o contraponto com outras sociedades

MAIS AULAS DE História do 6º ano:

6º ano / História / História: tempo, espaço e formas de registros

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas