16214
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 6º ano > A invenção do mundo clássico e o contraponto com outras sociedades

Plano de aula - Mitos e lendas dos povos indígenas americanos

Plano de aula de História com atividades para 6º ano do EF sobre Mitos e lendas dos povos indígenas americanos

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Diogo Pimenta Pereira Leite

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: fontes históricas (em PDF, imagem ou link), Whatsapp, e-mail ou Google sala de aula.
- Optativas: Hangouts, Youtube, Mentimeter, Padlet.

Contexto
O objetivo desta aula é conhecer a diversidade dos povos indígenas americanos por meio de mitos de criação. Para desenvolvê-la com seus alunos, você poderá trabalhar de forma:
- Assíncrona, disponibilizando por meio do Whatsapp ou email os materiais e orientações necessários. Os retornos dos alunos podem ocorrem da mesma forma, ou com agendamento de um momento síncrono.
- Síncrona, apresentando os materiais (projetando-os na tela) e orientações enquanto realiza uma videoconferência por meio do Hangouts (veja aqui como criar uma reunião online).

Disponibilize o trecho da Carta do Cacique Seattle. Direcione algumas questões para que respondam no caderno:
- O que mais te chamou atenção na carta?
- Qual a importância da terra para o povo duwamish?
- Como ele e seu povo se contrapõem ao “homem branco”? Cite exemplos.

Para alunos com deficiência visual, indique a escuta da carta do Cacique Seattle (disponível aqui). 

Problematização
Disponibilize os textos sobre os mitos de criação dos guaranis e os xavantes. Os alunos devem analisar e registrar no caderno:
- Quais são as diferenças e as semelhanças entre os mitos?
- Quais pontos em comum entre estes mitos de criação e a carta de Seattle?

Com base nestas análises, eles devem refletir e elaborar uma conclusão para a questão:
- Se todos estes povos indígenas são diferentes entre si, o que eles têm em comum?

Incentive a interação entre os alunos a respeito das reflexões nesta etapa. É interessante que você os convide a participar de um quiz sobre os mitos indígenas (o Mentimeter é uma boa ferramenta para isso, veja como usá-lo aqui - ative a tradução da página).

Sistematização
Oriente-os a elaborar mitos baseados nas concepções indígenas, localizando a criação de elementos como a Terra, o sol, a lua, os rios, as florestas e os seres humanos. Incentive-os a promover rodas de leitura em casa sobre os mitos criacionistas indígenas estudados e elaborados nesta aula. Os alunos podem produzir áudios ou vídeos curtos com registros destas leituras.
O compartilhamento dos trabalhos com os colegas pode ser feito por meio do Whatsapp ou de um mural virtual colaborativo, o Padlet é uma boa ferramenta para isso (veja aqui como usá-lo).

Convite às famílias
Convide as famílias a entender mais a respeito de mitologias indígenas. Assistam a um vídeo com indicações comentadas a respeito de literatura indígena contemporânea: “Histórias da Humanidade - mitos de origem indígenas”. Youtube, 17/04/2020. Disponível aqui.

 

 

 

 

 

 

Sugestão Enviada Por: Bianca Carolina Pereira da Silva


Código: HIS6_08UND02

(EF06HI08) Identificar os espaços territoriais ocupados e os aportes culturais, científicos, sociais e econômicos dos astecas, maias e incas e dos povos indígenas de diversas regiões brasileiras.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE A invenção do mundo clássico e o contraponto com outras sociedades do 6º ano:

6º ano / História / A invenção do mundo clássico e o contraponto com outras sociedades

6º ano / História / A invenção do mundo clássico e o contraponto com outras sociedades

6º ano / História / A invenção do mundo clássico e o contraponto com outras sociedades

6º ano / História / A invenção do mundo clássico e o contraponto com outras sociedades

MAIS AULAS DE História do 6º ano:

6º ano / História / História: tempo, espaço e formas de registros

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas