16174
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 4º ano > Circulação de pessoas, produtos e culturas

Plano de aula - Meios de Comunicação ontem e hoje

Plano de aula de História com atividades para 4º ano do EF sobre Meios de Comunicação ontem e hoje

Plano 01 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Paula Afonso De Borborema

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos. Ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04HI08 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

  • Fontes imagéticas impressas ou para projetar,
  • Objetos antigos que tornaram-se obsoletos (caso você tenha acesso a algum exemplo),
  • Uma bola ou objeto para ser arremessado na atividade de sistematização
  • Folha de papel branca A4
  • Lápis
  • Um celular, dependendendo de suas escolhas durante a aula.

Material complementar:

1 - Contexto (imagem)

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RDystGPr3jhJ6K3ny2xVvKtHtS53kG6J7JFeEa6WJFVmnAgV2bPJG9vswUaY/his4-08und01-contexto-imagens.pdf

2 - Problematização (imagem 1)

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/J5wv8eVDhWqEtqZSYN5UnGwQspxS3fERvTADvGF6suHax3pRSvCFucAnHdBt/his4-08und01-problematizacao-imagens-1.pdf

3 - Problematização (imagem 2)

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/298tWVUc2fKJJkRJzmypgf37ReTrD4Y8sjm7xUqWvXMTqmpFPtRkjY8YHKg7/his4-08und01-problematizacao-imagem-2.pdf

4 - Problematização (diálogo)

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4KWCdFNheausaNk7hFCSpJ5GbMJtD9PQYhZC4WFKDKJjZfQMj6tbkqez5Tn4/his4-08und01-problematizacao-dialogo.pdf

  • Sistematização: Regras do jogo da sistematização: disponha a turma em círculo e entregue a um dos alunos uma bola ou qualquer objeto que possa ser arremessado. Este aluno deve responder à proposta do slide da atividade em 30 segundos e arremessar a bola/objeto para um colega. O aluno que receber a bola/objeto deverá responder também à proposta do slide em 30 segundos e arremessá-la(o) para outro colega. E assim por diante, até que todos os alunos do círculo participem.

Para você saber mais:

A matéria apresenta uma relação de datas do surgimento dos principais meios de comunicação e atividades em sala de aula sobre o tema: Comunicação virou objeto de estudo. De Paula Peres e Bruna Nicolielo, disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/3462/a-comunicacao-virou-objeto-de-estudo . Acesso em 3 de novembro de 2018.

É uma animação muda que demonstra as transformações sofridas pelos meios de comunicação ao longo do tempo. Pode, inclusive, acessar junto com a turma em outro momento como complemento da aula. A evolução dos meios de comunicação, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=R4FNszkxFYY . Acesso em 3 de novembro de 2018.

É uma animação muda que acompanha a história das telecomunicações do telégrafo até o smartphone. A história das telecomunicações, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=F7KH3oR6Kdo. Acesso em 3 de novembro de 2018.

A crônica narra o assombro de duas crianças ao descobrirem uma máquina de escrever entre as coisas da tia falecida. A máquina de Canabrava (uma crônica sobre a máquina de escrever). De Mario Prata, disponível em: https://marioprata.net/cronicas/a-maquina-da-canabrava/. Acesso em 20 de novembro de 2018.

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Disponha a turma em semicírculo e projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para os alunos.

Comece com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam o que farão e compreendam onde se quer chegar ao fim da aula. Contudo, tome cuidado para que, ao fazer isso, não antecipar respostas desde o começo. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria. Inicie indagando sobre o que sabem sobre tecnologia e o que são meios de comunicação. Peça alguns exemplos.

Pode ocorrer da turma associar tecnologia somente aos aparelhos atuais e modernos. É importante que o aluno compreenda que tecnologia não são apenas aparelhos tecnológicos analógicos ou digitais, mas toda técnica, método e instrumento criado para atividades humanas.

Para você saber mais: Sobre meios de comunicação, leia o artigo de José Roberto Marques https://www.ibccoaching.com.br/portal/o-que-sao-meios-de-comunicacao/.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Projete ou escreva no quadro as questões do slide e em seguida leia em voz alta ambas as perguntas. Esse slide deve despertar a curiosidade dos alunos sobre o que vem a seguir. Deixe que a turma crie expectativa, aguarde um pouco e insira o próximo slide.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Projete ou entregue aos alunos imagens de meios de comunicação que tornaram-se obsoletos. Caso você tenha algum exemplo de objetos que possam ser manuseados, incorpore a este momento para enriquecimento da aula.

Deixe que os alunos explorem as figuras apresentadas. Algumas devem causar mais curiosidade que outras. Espera-se que o aluno demonstre surpresa ao analisar as figuras, por isso, durante a atividade, nomeie e esclareça as dúvidas sobre alguns objetos, não com o intuito de conceder todas as respostas, mas de aumentar a estranheza do aluno.

Após esse primeiro momento com o mínimo de intervenção do professor, questione os alunos com o objetivo de direcionar a atividade: Quais objetos eles conhecem? Quais utilidades eles imaginam que tiveram (os objetos desconhecidos)? Por que quase não os vemos mais? O aluno deve criar suas próprias hipóteses.

Fontes das imagens:

commons.wimedia, disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/Telephone#/media/File:Telefon_VHM_ubt.jpeg Acesso em 3 de novembro de 2018.

Historiana, disponível em: https://sas.historiana.eu/objects/adecc10a-37af-42da-8317-4f17872031b6/images/007_001_image.jpg Acesso em 3 de novembro de 2018.

Historiana, disponível em: https://sas.historiana.eu/objects/58fb0c1f-3741-4b46-9c2b-8ae858b936d8/images/013_002_image.jpg Acesso em 3 de novembro de 2018.

Historiana, disponível em: https://sas.historiana.eu/objects/58fb0c1f-3741-4b46-9c2b-8ae858b936d8/images/002_002_image.jpg Acesso em 3 de novembro de 2018.

Como adequar à sua realidade: Você pode utilizar também imagens de outros meios de comunicação mais próximos da realidade dos alunos como a passagem do assobio para o apito dentro do meio de comunicação indígena; ou da pintura em diversos materiais para a escrita em papel.

Para você saber mais:

A Rolleiflex foi desenvolvida e comercializada em 1929. Era inovadora por ser uma máquina profissional mais leve.

O toca-discos, radiola, vitrola é um aparelho eletrônico ou aparelho de som para tocar discos de vinil.

Os primeiros telefones celulares pesavam cerca de 1 kg.

A máquina de escrever moderna, criada em 1900, era bem menor do que as demais.

O gramofone é uma invenção do alemão Emil Berliner de 1888, que servia para reproduzir som gravado utilizando um disco plano.

Telefone antigo de parede. Os primeiros telefonemas eram direcionados para uma central, onde telefonistas atendiam às solicitações dos usuários e as encaminhavam manualmente

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Os alunos devem permanecer em meio-círculo. Leia em voz alta o texto do slide e aguarde para projetar o próximo.

Os slides da problematização devem ser projetado com a seguinte duração:

1° slide - 2 minutos

2° slide - 6 minutos

3°slide - 2 minutos

4° slide - 5 minutos

5° slide - 4 minutos

6° slide - 6 minutos

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Os alunos devem associar as novas imagens às que viram anteriormente, respondendo a questão do slide anterior, identificando que houve uma transformação a partir destes objetos.

Espera-se que o aluno associe todas as imagens, porém existe a possibilidade, devido ao distanciamento temporal de algumas delas, do aluno questionar o que é um cd player, a máquina fotográfica digital ou até mesmo o Cd. Nestes casos, conduza as questões para a velocidade das transformações, sem aprofundar-se na questão, somente para dar subsídios para o debate do quarto momento da problematização.

Como adequar à sua realidade: Caso tenha utilizado outros exemplos, complete o quadro com estas novas imagens.

Para você saber mais:

O Cd Player começou a ser comercializado em 1982 nos Estados Unidos para reproduzir o compact disc ou Cd, que substituiria o disco de vinil.

Blackberry é um telefone celular com foco nos editores do Office, portanto era um telefone que começava a substituir o computador e por consequência a máquina de escrever.

O computador pessoal substituiu, na década de 1970, os computadores de grande porte, que podiam ocupar uma sala ou até mesmo um andar inteiro.

Os telefones analógicos receberam teclado na década de 1960 para substituir os discos de chamada, as chamadas ligações discadas.

Apesar das câmeras digitais serem comercializadas desde o final década de 1960, o formato jpeg foi introduzido 1997, possibilitando o fácil manuseio e armazenamento no computador por usar imagens de boa resolução e fácil transmissão.

Fontes das imagens:

Commons.wikimedia, disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/Telephone#/media/File:WTel_01_LX.jpg Acesso em 3 de novembro de 2018.

Commons.wikimedia, disponível em:

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/4/43/%D8%AD%D8%A7%D8%B3%D9%88%D8%A8_%D8%AC%D8%AF%D9%8A%D8%AF.PNG Acesso em 3 de novembro de 2018.

Historiana, disponível em: https://sas.historiana.eu/objects/58fb0c1f-3741-4b46-9c2b-8ae858b936d8/images/015_002_image.jpg Acesso em 3 de novembro de 2018.

Commons.wikimedia disponível em https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Canon_powershot_a300_5mm_camera.png Acesso em 15 de novembro de 2018.

Historiana, disponível em: https://historiana.eu/#/historical-content/source-collections/mobile-phones Acesso em 3 de novembro de 2018.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete ou escreva este conteúdo no quadro e leia em voz alta. O professor deve incentivar as respostas dos alunos. O esperado é que o aluno responda que eles continuam em transformação, mas pode ser que ele não associe algum objeto com a atualidade ou ainda que lhe seja familiar e responda negativamente. Em ambos os casos, as respostas não devem sofrer a interferência do professor.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Oriente os alunos a falarem sobre a imagem do smartphone. É esperado que falem sobre as diversas funções que são acumuladas em um só aparelho, além dos já apresentados. Em seguida, peça para que citem outros aparelhos que também possam ser substituídos pelo celular como calculadora, agenda, filmadora, despertador, álbum de fotos, calendário, rádio, televisão, jornal e etc.

Se estiver imprimindo os slides, o documento referente a esta imagem tem a possibilidade de escrever o nome dos aparelhos na folha como atividade complementar.

Instigue os alunos a debater sobre como as mudanças demoravam mais para ocorrer no tempo de seus avós ou de seus pais do que ocorrem atualmente. Oriente o debate com questões como: Quem usa mais tecnologia? Seus avós, seus pais ou a sua geração? Será que a tecnologia interfere no nosso dia a dia? De que maneira? Podemos dizer que a rapidez do nosso cotidiano está relacionada à rapidez da transformação dos meios de comunicação apresentados?

Pergunte se os objetos antigos desapareceram quando os novos chegaram e passe para o próximo slide sem precisar que a turma responda.

Como adequar à sua realidade: Caso os alunos não tenham acesso à tecnologia do smartphone, este slide pode retirado da aula.

Fonte da imagem: Acervo pessoal Ana Paula Borborema.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Projete ou leia o slide em voz alta. Deixe que os alunos respondam livremente à pergunta. Espera-se que deem exemplos de objetos eletrônicos devido a orientação da aula, porém não interfira em citações como vestuários, utensílios, móveis e etc. Este momento não possui debate, os alunos devem somente inventariar objetos de sua casa.

O elo com o próximo slide é questionar o que seria mais duradouro. O mais antigo ou o moderno? Novamente, não é necessária a interação com o aluno. É apenas um gancho para o momento posterior.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Peça para dois alunos lerem os twittes como se fosse um diálogo - o que realmente são. Incentive os alunos a responder a pergunta do slide. Espera-se que os alunos respondam sobre a durabilidade dos objetos.

Oriente os alunos a comparar objetos mais antigos e que ainda existem em suas casas, muitas vezes mais velhos do que eles, com os modernos que foram apresentados ou outros que eles conheçam. Questione sobre a duração desses aparelhos antiga e atualmente. Espera-se que o aluno conclua que os aparelhos antigos duravam mais.

Oriente o debate para a questão da obsolescência programada. Utilize a estranheza e a curiosidade que essa palavra causará aos alunos. Questione: por que os aparelhos duram menos atualmente?

Instigue mais os alunos questionando sobre o que é feito com tantos objetos inutilizados. Os alunos devem associar com os problemas do descarte, caso não associem oriente-os questionando sobre o que eles fazem com seus aparelhos e objetos inutilizados.

Para finalizar essa atividade, pergunte aos alunos: Se os meios de comunicação estão em constante transformação, o que podemos fazer com eles quando são inutilizados? É esperado que o aluno responda a respeito da reciclagem e pode, inclusive, citar objetos oriundos de reciclagem.

Caso haja tempo, direcione o debate para a questão do ter e o ser, da necessidade da ostentação. Quem não pode ter? Como fica? As desigualdades sociais criam esse abismo dentro da sociedade capitalista.

Como adequar à sua realidade: Caso haja um problema local de aterro sanitário ou a escola, ou prefeitura, possuírem projetos de coleta seletiva, esses assuntos podem ser mencionados neste momento.

Para você saber mais:

Obsolescência programada https://super.abril.com.br/mundo-estranho/o-que-e-obsolescencia-programada/

O descarte e reciclagem do lixo eletrônico https://istoe.com.br/422443_O+NEGOCIO+BILIONARIO+DO+LIXO+ELETRONICO/

“A História das Coisas”, narra a história crítica da produção até o descarte do lixo. https://www.youtube.com/watch?v=7qFiGMSnNjw

Fonte da imagem: https://twitter.com/RitaLobo/status/1061670483643584513 Acesso em 14 de novembro de 2018.

Resposta fictícia, criada exclusivamente para este plano de aula Nova Escola.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Projete ou leia o slide em voz alta para os alunos e oriente as regras do jogos. Disponha a turma em círculo e selecione dois alunos para fazer o registro das informações que elegerem mais significativas durante a atividade. O registro deverá ser feito no quadro.

Para fechar a atividade, o registro deve ser fotografado, remetendo à tecnologia mencionada na aula.

Como adequar à sua realidade: Caso você não possua meios para fotografar, utilize uma folha de papel para o registro das informações e posteriormente ela poderá ser copiada.

Caso a turma ou escola possua grupos de rede social e a tecnologia digital para fotografar, um aluno/fotógrafo deverá ser escolhido para registrar não só o quadro de registro construído pelos alunos, assim como momentos da própria atividade e estas imagens podem ser compartilhadas nas redes sociais escolhidas.

Não esqueça de adequar o uso de celulares e o compartilhamento virtual aos regulamentos da escola e ao direito de imagem do aluno.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos. Ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04HI08 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

  • Fontes imagéticas impressas ou para projetar,
  • Objetos antigos que tornaram-se obsoletos (caso você tenha acesso a algum exemplo),
  • Uma bola ou objeto para ser arremessado na atividade de sistematização
  • Folha de papel branca A4
  • Lápis
  • Um celular, dependendendo de suas escolhas durante a aula.

Material complementar:

1 - Contexto (imagem)

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RDystGPr3jhJ6K3ny2xVvKtHtS53kG6J7JFeEa6WJFVmnAgV2bPJG9vswUaY/his4-08und01-contexto-imagens.pdf

2 - Problematização (imagem 1)

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/J5wv8eVDhWqEtqZSYN5UnGwQspxS3fERvTADvGF6suHax3pRSvCFucAnHdBt/his4-08und01-problematizacao-imagens-1.pdf

3 - Problematização (imagem 2)

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/298tWVUc2fKJJkRJzmypgf37ReTrD4Y8sjm7xUqWvXMTqmpFPtRkjY8YHKg7/his4-08und01-problematizacao-imagem-2.pdf

4 - Problematização (diálogo)

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4KWCdFNheausaNk7hFCSpJ5GbMJtD9PQYhZC4WFKDKJjZfQMj6tbkqez5Tn4/his4-08und01-problematizacao-dialogo.pdf

  • Sistematização: Regras do jogo da sistematização: disponha a turma em círculo e entregue a um dos alunos uma bola ou qualquer objeto que possa ser arremessado. Este aluno deve responder à proposta do slide da atividade em 30 segundos e arremessar a bola/objeto para um colega. O aluno que receber a bola/objeto deverá responder também à proposta do slide em 30 segundos e arremessá-la(o) para outro colega. E assim por diante, até que todos os alunos do círculo participem.

Para você saber mais:

A matéria apresenta uma relação de datas do surgimento dos principais meios de comunicação e atividades em sala de aula sobre o tema: Comunicação virou objeto de estudo. De Paula Peres e Bruna Nicolielo, disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/3462/a-comunicacao-virou-objeto-de-estudo . Acesso em 3 de novembro de 2018.

É uma animação muda que demonstra as transformações sofridas pelos meios de comunicação ao longo do tempo. Pode, inclusive, acessar junto com a turma em outro momento como complemento da aula. A evolução dos meios de comunicação, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=R4FNszkxFYY . Acesso em 3 de novembro de 2018.

É uma animação muda que acompanha a história das telecomunicações do telégrafo até o smartphone. A história das telecomunicações, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=F7KH3oR6Kdo. Acesso em 3 de novembro de 2018.

A crônica narra o assombro de duas crianças ao descobrirem uma máquina de escrever entre as coisas da tia falecida. A máquina de Canabrava (uma crônica sobre a máquina de escrever). De Mario Prata, disponível em: https://marioprata.net/cronicas/a-maquina-da-canabrava/. Acesso em 20 de novembro de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Disponha a turma em semicírculo e projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para os alunos.

Comece com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam o que farão e compreendam onde se quer chegar ao fim da aula. Contudo, tome cuidado para que, ao fazer isso, não antecipar respostas desde o começo. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria. Inicie indagando sobre o que sabem sobre tecnologia e o que são meios de comunicação. Peça alguns exemplos.

Pode ocorrer da turma associar tecnologia somente aos aparelhos atuais e modernos. É importante que o aluno compreenda que tecnologia não são apenas aparelhos tecnológicos analógicos ou digitais, mas toda técnica, método e instrumento criado para atividades humanas.

Para você saber mais: Sobre meios de comunicação, leia o artigo de José Roberto Marques https://www.ibccoaching.com.br/portal/o-que-sao-meios-de-comunicacao/.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Projete ou escreva no quadro as questões do slide e em seguida leia em voz alta ambas as perguntas. Esse slide deve despertar a curiosidade dos alunos sobre o que vem a seguir. Deixe que a turma crie expectativa, aguarde um pouco e insira o próximo slide.

Slide Plano Aula

Orientações: Projete ou entregue aos alunos imagens de meios de comunicação que tornaram-se obsoletos. Caso você tenha algum exemplo de objetos que possam ser manuseados, incorpore a este momento para enriquecimento da aula.

Deixe que os alunos explorem as figuras apresentadas. Algumas devem causar mais curiosidade que outras. Espera-se que o aluno demonstre surpresa ao analisar as figuras, por isso, durante a atividade, nomeie e esclareça as dúvidas sobre alguns objetos, não com o intuito de conceder todas as respostas, mas de aumentar a estranheza do aluno.

Após esse primeiro momento com o mínimo de intervenção do professor, questione os alunos com o objetivo de direcionar a atividade: Quais objetos eles conhecem? Quais utilidades eles imaginam que tiveram (os objetos desconhecidos)? Por que quase não os vemos mais? O aluno deve criar suas próprias hipóteses.

Fontes das imagens:

commons.wimedia, disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/Telephone#/media/File:Telefon_VHM_ubt.jpeg Acesso em 3 de novembro de 2018.

Historiana, disponível em: https://sas.historiana.eu/objects/adecc10a-37af-42da-8317-4f17872031b6/images/007_001_image.jpg Acesso em 3 de novembro de 2018.

Historiana, disponível em: https://sas.historiana.eu/objects/58fb0c1f-3741-4b46-9c2b-8ae858b936d8/images/013_002_image.jpg Acesso em 3 de novembro de 2018.

Historiana, disponível em: https://sas.historiana.eu/objects/58fb0c1f-3741-4b46-9c2b-8ae858b936d8/images/002_002_image.jpg Acesso em 3 de novembro de 2018.

Como adequar à sua realidade: Você pode utilizar também imagens de outros meios de comunicação mais próximos da realidade dos alunos como a passagem do assobio para o apito dentro do meio de comunicação indígena; ou da pintura em diversos materiais para a escrita em papel.

Para você saber mais:

A Rolleiflex foi desenvolvida e comercializada em 1929. Era inovadora por ser uma máquina profissional mais leve.

O toca-discos, radiola, vitrola é um aparelho eletrônico ou aparelho de som para tocar discos de vinil.

Os primeiros telefones celulares pesavam cerca de 1 kg.

A máquina de escrever moderna, criada em 1900, era bem menor do que as demais.

O gramofone é uma invenção do alemão Emil Berliner de 1888, que servia para reproduzir som gravado utilizando um disco plano.

Telefone antigo de parede. Os primeiros telefonemas eram direcionados para uma central, onde telefonistas atendiam às solicitações dos usuários e as encaminhavam manualmente

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Os alunos devem permanecer em meio-círculo. Leia em voz alta o texto do slide e aguarde para projetar o próximo.

Os slides da problematização devem ser projetado com a seguinte duração:

1° slide - 2 minutos

2° slide - 6 minutos

3°slide - 2 minutos

4° slide - 5 minutos

5° slide - 4 minutos

6° slide - 6 minutos

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Os alunos devem associar as novas imagens às que viram anteriormente, respondendo a questão do slide anterior, identificando que houve uma transformação a partir destes objetos.

Espera-se que o aluno associe todas as imagens, porém existe a possibilidade, devido ao distanciamento temporal de algumas delas, do aluno questionar o que é um cd player, a máquina fotográfica digital ou até mesmo o Cd. Nestes casos, conduza as questões para a velocidade das transformações, sem aprofundar-se na questão, somente para dar subsídios para o debate do quarto momento da problematização.

Como adequar à sua realidade: Caso tenha utilizado outros exemplos, complete o quadro com estas novas imagens.

Para você saber mais:

O Cd Player começou a ser comercializado em 1982 nos Estados Unidos para reproduzir o compact disc ou Cd, que substituiria o disco de vinil.

Blackberry é um telefone celular com foco nos editores do Office, portanto era um telefone que começava a substituir o computador e por consequência a máquina de escrever.

O computador pessoal substituiu, na década de 1970, os computadores de grande porte, que podiam ocupar uma sala ou até mesmo um andar inteiro.

Os telefones analógicos receberam teclado na década de 1960 para substituir os discos de chamada, as chamadas ligações discadas.

Apesar das câmeras digitais serem comercializadas desde o final década de 1960, o formato jpeg foi introduzido 1997, possibilitando o fácil manuseio e armazenamento no computador por usar imagens de boa resolução e fácil transmissão.

Fontes das imagens:

Commons.wikimedia, disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/Telephone#/media/File:WTel_01_LX.jpg Acesso em 3 de novembro de 2018.

Commons.wikimedia, disponível em:

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/4/43/%D8%AD%D8%A7%D8%B3%D9%88%D8%A8_%D8%AC%D8%AF%D9%8A%D8%AF.PNG Acesso em 3 de novembro de 2018.

Historiana, disponível em: https://sas.historiana.eu/objects/58fb0c1f-3741-4b46-9c2b-8ae858b936d8/images/015_002_image.jpg Acesso em 3 de novembro de 2018.

Commons.wikimedia disponível em https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Canon_powershot_a300_5mm_camera.png Acesso em 15 de novembro de 2018.

Historiana, disponível em: https://historiana.eu/#/historical-content/source-collections/mobile-phones Acesso em 3 de novembro de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete ou escreva este conteúdo no quadro e leia em voz alta. O professor deve incentivar as respostas dos alunos. O esperado é que o aluno responda que eles continuam em transformação, mas pode ser que ele não associe algum objeto com a atualidade ou ainda que lhe seja familiar e responda negativamente. Em ambos os casos, as respostas não devem sofrer a interferência do professor.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Oriente os alunos a falarem sobre a imagem do smartphone. É esperado que falem sobre as diversas funções que são acumuladas em um só aparelho, além dos já apresentados. Em seguida, peça para que citem outros aparelhos que também possam ser substituídos pelo celular como calculadora, agenda, filmadora, despertador, álbum de fotos, calendário, rádio, televisão, jornal e etc.

Se estiver imprimindo os slides, o documento referente a esta imagem tem a possibilidade de escrever o nome dos aparelhos na folha como atividade complementar.

Instigue os alunos a debater sobre como as mudanças demoravam mais para ocorrer no tempo de seus avós ou de seus pais do que ocorrem atualmente. Oriente o debate com questões como: Quem usa mais tecnologia? Seus avós, seus pais ou a sua geração? Será que a tecnologia interfere no nosso dia a dia? De que maneira? Podemos dizer que a rapidez do nosso cotidiano está relacionada à rapidez da transformação dos meios de comunicação apresentados?

Pergunte se os objetos antigos desapareceram quando os novos chegaram e passe para o próximo slide sem precisar que a turma responda.

Como adequar à sua realidade: Caso os alunos não tenham acesso à tecnologia do smartphone, este slide pode retirado da aula.

Fonte da imagem: Acervo pessoal Ana Paula Borborema.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Projete ou leia o slide em voz alta. Deixe que os alunos respondam livremente à pergunta. Espera-se que deem exemplos de objetos eletrônicos devido a orientação da aula, porém não interfira em citações como vestuários, utensílios, móveis e etc. Este momento não possui debate, os alunos devem somente inventariar objetos de sua casa.

O elo com o próximo slide é questionar o que seria mais duradouro. O mais antigo ou o moderno? Novamente, não é necessária a interação com o aluno. É apenas um gancho para o momento posterior.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Peça para dois alunos lerem os twittes como se fosse um diálogo - o que realmente são. Incentive os alunos a responder a pergunta do slide. Espera-se que os alunos respondam sobre a durabilidade dos objetos.

Oriente os alunos a comparar objetos mais antigos e que ainda existem em suas casas, muitas vezes mais velhos do que eles, com os modernos que foram apresentados ou outros que eles conheçam. Questione sobre a duração desses aparelhos antiga e atualmente. Espera-se que o aluno conclua que os aparelhos antigos duravam mais.

Oriente o debate para a questão da obsolescência programada. Utilize a estranheza e a curiosidade que essa palavra causará aos alunos. Questione: por que os aparelhos duram menos atualmente?

Instigue mais os alunos questionando sobre o que é feito com tantos objetos inutilizados. Os alunos devem associar com os problemas do descarte, caso não associem oriente-os questionando sobre o que eles fazem com seus aparelhos e objetos inutilizados.

Para finalizar essa atividade, pergunte aos alunos: Se os meios de comunicação estão em constante transformação, o que podemos fazer com eles quando são inutilizados? É esperado que o aluno responda a respeito da reciclagem e pode, inclusive, citar objetos oriundos de reciclagem.

Caso haja tempo, direcione o debate para a questão do ter e o ser, da necessidade da ostentação. Quem não pode ter? Como fica? As desigualdades sociais criam esse abismo dentro da sociedade capitalista.

Como adequar à sua realidade: Caso haja um problema local de aterro sanitário ou a escola, ou prefeitura, possuírem projetos de coleta seletiva, esses assuntos podem ser mencionados neste momento.

Para você saber mais:

Obsolescência programada https://super.abril.com.br/mundo-estranho/o-que-e-obsolescencia-programada/

O descarte e reciclagem do lixo eletrônico https://istoe.com.br/422443_O+NEGOCIO+BILIONARIO+DO+LIXO+ELETRONICO/

“A História das Coisas”, narra a história crítica da produção até o descarte do lixo. https://www.youtube.com/watch?v=7qFiGMSnNjw

Fonte da imagem: https://twitter.com/RitaLobo/status/1061670483643584513 Acesso em 14 de novembro de 2018.

Resposta fictícia, criada exclusivamente para este plano de aula Nova Escola.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Projete ou leia o slide em voz alta para os alunos e oriente as regras do jogos. Disponha a turma em círculo e selecione dois alunos para fazer o registro das informações que elegerem mais significativas durante a atividade. O registro deverá ser feito no quadro.

Para fechar a atividade, o registro deve ser fotografado, remetendo à tecnologia mencionada na aula.

Como adequar à sua realidade: Caso você não possua meios para fotografar, utilize uma folha de papel para o registro das informações e posteriormente ela poderá ser copiada.

Caso a turma ou escola possua grupos de rede social e a tecnologia digital para fotografar, um aluno/fotógrafo deverá ser escolhido para registrar não só o quadro de registro construído pelos alunos, assim como momentos da própria atividade e estas imagens podem ser compartilhadas nas redes sociais escolhidas.

Não esqueça de adequar o uso de celulares e o compartilhamento virtual aos regulamentos da escola e ao direito de imagem do aluno.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Circulação de pessoas, produtos e culturas do 4º ano :

MAIS AULAS DE História do 4º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04HI08 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano