16160
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 2º ano > Conexões e escalas

Plano de aula - Lugares de vivência

Plano de aula de Geografia com atividades para 2º ano do Fundamental sobre Identificar as diferenças no modo de viver em diferentes lugares (cidade, campo, praia,etc), bem como suas características

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Marina Campos Do Nascimento Paulino

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF02GE04) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Equipamento necessário para projeção ou impressão dos textos caso não haja disponibilidade de projeção dos slides. Impressão das cartas para o jogo da memória, disponível para impressão no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/uQyh5YHdpZqzRCfV9RSgW4nKUh8WSMKgZazNpwAZnfsK8Sy48rChUZqRqXCJ/ge02-04und02-acao-propositiva-jogo-da-memoria.pdf

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o tema para os alunos e explique que durante essa aula eles irão conhecer alguns tipos de lugares de vivência.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Projete ou distribua as imagens aos alunos e peça para as observarem. Em seguida, levante os seguintes questionamentos:

  • Quais as diferenças entre esses lugares?
  • Você acha que a vida das pessoas é igual em cada um desses lugares?
  • Qual das imagens ilustra melhor o local onde vivemos?

Outros aspectos relevantes podem aparecer na fala das crianças que devem ser considerados na discussão.

Como adequar à sua realidade: Caso o local onde você vive não se encaixe em nenhuma das imagens do slide, é importante que você inicie uma conversa com os alunos e peça para que eles façam uma breve definição de como é o local. As imagens podem ser adequadas de acordo com o contexto regional para aprofundar as discussões.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Projete ou distribua as imagens aos alunos e peça para as observarem. Em seguida, levante os seguintes questionamentos:

  • Quais as diferenças entre esses lugares?
  • Você acha que a vida das pessoas é igual em cada um desses lugares?
  • Qual das imagens ilustra melhor o local onde vivemos?

Outros aspectos relevantes podem aparecer na fala das crianças que devem ser considerados na discussão.

Como adequar à sua realidade: Caso o local onde você vive não se encaixe em nenhuma das imagens do slide, é importante que você inicie uma conversa com os alunos e peça para que eles façam uma breve definição de como é o local. As imagens podem ser adequadas de acordo com o contexto regional para aprofundar as discussões.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Projete ou distribua as imagens aos alunos e peça para as observarem. Em seguida, levante os seguintes questionamentos:

  • Quais as diferenças entre esses lugares?
  • Você acha que a vida das pessoas é igual em cada um desses lugares?
  • Qual das imagens ilustra melhor o local onde vivemos?

Outros aspectos relevantes podem aparecer na fala das crianças que devem ser considerados na discussão.

Como adequar à sua realidade: Caso o local onde você vive não se encaixe em nenhuma das imagens do slide, é importante que você inicie uma conversa com os alunos e peça para que eles façam uma breve definição de como é o local. As imagens podem ser adequadas de acordo com o contexto regional para aprofundar as discussões.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Leia para os alunos as informações do slide e faça o questionamento proposto. Em seguida, questione-os sobre onde provavelmente cada pessoa que aparece no slide vive.

Nesse momento, é muito importante que os alunos entendam que cada local possui características próprias. Para isso, continue questionando-os da seguinte forma:

  • Uma pessoa que vive no campo consegue ir a praia com a mesma frequência de quem vive no litoral?
  • Uma pessoa que vive na cidade tem o mesmo contato com a natureza de quem vive no campo?
  • Os tipos de lazer de uma pessoa que vive no campo são os mesmos de quem vive na cidade? Que exemplos podemos dar para cada um desses lugares?

Esse momento tem como objetivo levar os alunos a entenderem que os hábitos das pessoas estão ligados diretamente ao local onde vivem, bem como a relação com a natureza que cada local proporciona.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Organize os alunos em duplas e proponha uma brincadeira com um jogo da memória (disponível para impressão no link https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/uQyh5YHdpZqzRCfV9RSgW4nKUh8WSMKgZazNpwAZnfsK8Sy48rChUZqRqXCJ/ge02-04und02-acao-propositiva-jogo-da-memoria.pdf). O jogo conta com imagens de situações cotidianas que são específicas de locais diferentes (campo, cidade e litoral), onde os alunos deverão associar a imagem ao nome do local onde elas acontecem com grande frequência. O objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos um momento em que eles possam relacionar os conteúdos que foram abordados nos slides anteriores.

Regras do jogo:

Cada dupla receberá as cartas do Jogo da memória. Em seguida eles deverão organizá-las em uma superfície, deixando as imagens viradas para baixo. Um aluno por vez deverá escolher duas cartas e virá-las. Se formar um par, elas são eliminadas. Caso o contrário, elas deverão ser viradas novamente no mesmo lugar em que estavam. O objetivo do jogo é encontrar todas os pares e eliminar todas as cartas.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Promova uma discussão com os alunos sobre os lugares que apareceram durante o jogo da memória. Nesse momento é importante levar os alunos a refletirem sobre como o local de vivência interfere no modo de vida, bem como o contato com a natureza que esse local proporciona. Em seguida, construa uma tabela no quadro e, coletivamente, preencha com os locais que apareceram no jogo da memória. Após esse momento, solicite que os alunos copiem os dados da tabela no caderno. Entretanto, dependendo de nível de alfabetização da sala, você pode substituir o registro escrito por uma representação com desenhos.

Durante essa etapa é muito importante levar o aluno a refletir sobre o local onde vive e no que esse local se difere dos restantes.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF02GE04) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Equipamento necessário para projeção ou impressão dos textos caso não haja disponibilidade de projeção dos slides. Impressão das cartas para o jogo da memória, disponível para impressão no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/uQyh5YHdpZqzRCfV9RSgW4nKUh8WSMKgZazNpwAZnfsK8Sy48rChUZqRqXCJ/ge02-04und02-acao-propositiva-jogo-da-memoria.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o tema para os alunos e explique que durante essa aula eles irão conhecer alguns tipos de lugares de vivência.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Projete ou distribua as imagens aos alunos e peça para as observarem. Em seguida, levante os seguintes questionamentos:

  • Quais as diferenças entre esses lugares?
  • Você acha que a vida das pessoas é igual em cada um desses lugares?
  • Qual das imagens ilustra melhor o local onde vivemos?

Outros aspectos relevantes podem aparecer na fala das crianças que devem ser considerados na discussão.

Como adequar à sua realidade: Caso o local onde você vive não se encaixe em nenhuma das imagens do slide, é importante que você inicie uma conversa com os alunos e peça para que eles façam uma breve definição de como é o local. As imagens podem ser adequadas de acordo com o contexto regional para aprofundar as discussões.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Projete ou distribua as imagens aos alunos e peça para as observarem. Em seguida, levante os seguintes questionamentos:

  • Quais as diferenças entre esses lugares?
  • Você acha que a vida das pessoas é igual em cada um desses lugares?
  • Qual das imagens ilustra melhor o local onde vivemos?

Outros aspectos relevantes podem aparecer na fala das crianças que devem ser considerados na discussão.

Como adequar à sua realidade: Caso o local onde você vive não se encaixe em nenhuma das imagens do slide, é importante que você inicie uma conversa com os alunos e peça para que eles façam uma breve definição de como é o local. As imagens podem ser adequadas de acordo com o contexto regional para aprofundar as discussões.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Projete ou distribua as imagens aos alunos e peça para as observarem. Em seguida, levante os seguintes questionamentos:

  • Quais as diferenças entre esses lugares?
  • Você acha que a vida das pessoas é igual em cada um desses lugares?
  • Qual das imagens ilustra melhor o local onde vivemos?

Outros aspectos relevantes podem aparecer na fala das crianças que devem ser considerados na discussão.

Como adequar à sua realidade: Caso o local onde você vive não se encaixe em nenhuma das imagens do slide, é importante que você inicie uma conversa com os alunos e peça para que eles façam uma breve definição de como é o local. As imagens podem ser adequadas de acordo com o contexto regional para aprofundar as discussões.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Leia para os alunos as informações do slide e faça o questionamento proposto. Em seguida, questione-os sobre onde provavelmente cada pessoa que aparece no slide vive.

Nesse momento, é muito importante que os alunos entendam que cada local possui características próprias. Para isso, continue questionando-os da seguinte forma:

  • Uma pessoa que vive no campo consegue ir a praia com a mesma frequência de quem vive no litoral?
  • Uma pessoa que vive na cidade tem o mesmo contato com a natureza de quem vive no campo?
  • Os tipos de lazer de uma pessoa que vive no campo são os mesmos de quem vive na cidade? Que exemplos podemos dar para cada um desses lugares?

Esse momento tem como objetivo levar os alunos a entenderem que os hábitos das pessoas estão ligados diretamente ao local onde vivem, bem como a relação com a natureza que cada local proporciona.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Organize os alunos em duplas e proponha uma brincadeira com um jogo da memória (disponível para impressão no link https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/uQyh5YHdpZqzRCfV9RSgW4nKUh8WSMKgZazNpwAZnfsK8Sy48rChUZqRqXCJ/ge02-04und02-acao-propositiva-jogo-da-memoria.pdf). O jogo conta com imagens de situações cotidianas que são específicas de locais diferentes (campo, cidade e litoral), onde os alunos deverão associar a imagem ao nome do local onde elas acontecem com grande frequência. O objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos um momento em que eles possam relacionar os conteúdos que foram abordados nos slides anteriores.

Regras do jogo:

Cada dupla receberá as cartas do Jogo da memória. Em seguida eles deverão organizá-las em uma superfície, deixando as imagens viradas para baixo. Um aluno por vez deverá escolher duas cartas e virá-las. Se formar um par, elas são eliminadas. Caso o contrário, elas deverão ser viradas novamente no mesmo lugar em que estavam. O objetivo do jogo é encontrar todas os pares e eliminar todas as cartas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Promova uma discussão com os alunos sobre os lugares que apareceram durante o jogo da memória. Nesse momento é importante levar os alunos a refletirem sobre como o local de vivência interfere no modo de vida, bem como o contato com a natureza que esse local proporciona. Em seguida, construa uma tabela no quadro e, coletivamente, preencha com os locais que apareceram no jogo da memória. Após esse momento, solicite que os alunos copiem os dados da tabela no caderno. Entretanto, dependendo de nível de alfabetização da sala, você pode substituir o registro escrito por uma representação com desenhos.

Durante essa etapa é muito importante levar o aluno a refletir sobre o local onde vive e no que esse local se difere dos restantes.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Conexões e escalas do 2º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 2º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02GE04 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano