Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF02GE04) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Equipamento necessário para projeção ou impressão dos textos caso não haja disponibilidade de projeção dos slides. Impressão das cartas para o jogo da memória, disponível para impressão no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/uQyh5YHdpZqzRCfV9RSgW4nKUh8WSMKgZazNpwAZnfsK8Sy48rChUZqRqXCJ/ge02-04und02-acao-propositiva-jogo-da-memoria.pdf
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Leia o tema para os alunos e explique que durante essa aula eles irão conhecer alguns tipos de lugares de vivência.
Contextualização
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Projete ou distribua as imagens aos alunos e peça para as observarem. Em seguida, levante os seguintes questionamentos:
- Quais as diferenças entre esses lugares?
- Você acha que a vida das pessoas é igual em cada um desses lugares?
- Qual das imagens ilustra melhor o local onde vivemos?
Outros aspectos relevantes podem aparecer na fala das crianças que devem ser considerados na discussão.
Como adequar à sua realidade: Caso o local onde você vive não se encaixe em nenhuma das imagens do slide, é importante que você inicie uma conversa com os alunos e peça para que eles façam uma breve definição de como é o local. As imagens podem ser adequadas de acordo com o contexto regional para aprofundar as discussões.
Contextualização
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Projete ou distribua as imagens aos alunos e peça para as observarem. Em seguida, levante os seguintes questionamentos:
- Quais as diferenças entre esses lugares?
- Você acha que a vida das pessoas é igual em cada um desses lugares?
- Qual das imagens ilustra melhor o local onde vivemos?
Outros aspectos relevantes podem aparecer na fala das crianças que devem ser considerados na discussão.
Como adequar à sua realidade: Caso o local onde você vive não se encaixe em nenhuma das imagens do slide, é importante que você inicie uma conversa com os alunos e peça para que eles façam uma breve definição de como é o local. As imagens podem ser adequadas de acordo com o contexto regional para aprofundar as discussões.
Contextualização
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Projete ou distribua as imagens aos alunos e peça para as observarem. Em seguida, levante os seguintes questionamentos:
- Quais as diferenças entre esses lugares?
- Você acha que a vida das pessoas é igual em cada um desses lugares?
- Qual das imagens ilustra melhor o local onde vivemos?
Outros aspectos relevantes podem aparecer na fala das crianças que devem ser considerados na discussão.
Como adequar à sua realidade: Caso o local onde você vive não se encaixe em nenhuma das imagens do slide, é importante que você inicie uma conversa com os alunos e peça para que eles façam uma breve definição de como é o local. As imagens podem ser adequadas de acordo com o contexto regional para aprofundar as discussões.
Problematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Leia para os alunos as informações do slide e faça o questionamento proposto. Em seguida, questione-os sobre onde provavelmente cada pessoa que aparece no slide vive.
Nesse momento, é muito importante que os alunos entendam que cada local possui características próprias. Para isso, continue questionando-os da seguinte forma:
- Uma pessoa que vive no campo consegue ir a praia com a mesma frequência de quem vive no litoral?
- Uma pessoa que vive na cidade tem o mesmo contato com a natureza de quem vive no campo?
- Os tipos de lazer de uma pessoa que vive no campo são os mesmos de quem vive na cidade? Que exemplos podemos dar para cada um desses lugares?
Esse momento tem como objetivo levar os alunos a entenderem que os hábitos das pessoas estão ligados diretamente ao local onde vivem, bem como a relação com a natureza que cada local proporciona.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Organize os alunos em duplas e proponha uma brincadeira com um jogo da memória (disponível para impressão no link https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/uQyh5YHdpZqzRCfV9RSgW4nKUh8WSMKgZazNpwAZnfsK8Sy48rChUZqRqXCJ/ge02-04und02-acao-propositiva-jogo-da-memoria.pdf). O jogo conta com imagens de situações cotidianas que são específicas de locais diferentes (campo, cidade e litoral), onde os alunos deverão associar a imagem ao nome do local onde elas acontecem com grande frequência. O objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos um momento em que eles possam relacionar os conteúdos que foram abordados nos slides anteriores.
Regras do jogo:
Cada dupla receberá as cartas do Jogo da memória. Em seguida eles deverão organizá-las em uma superfície, deixando as imagens viradas para baixo. Um aluno por vez deverá escolher duas cartas e virá-las. Se formar um par, elas são eliminadas. Caso o contrário, elas deverão ser viradas novamente no mesmo lugar em que estavam. O objetivo do jogo é encontrar todas os pares e eliminar todas as cartas.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Promova uma discussão com os alunos sobre os lugares que apareceram durante o jogo da memória. Nesse momento é importante levar os alunos a refletirem sobre como o local de vivência interfere no modo de vida, bem como o contato com a natureza que esse local proporciona. Em seguida, construa uma tabela no quadro e, coletivamente, preencha com os locais que apareceram no jogo da memória. Após esse momento, solicite que os alunos copiem os dados da tabela no caderno. Entretanto, dependendo de nível de alfabetização da sala, você pode substituir o registro escrito por uma representação com desenhos.
Durante essa etapa é muito importante levar o aluno a refletir sobre o local onde vive e no que esse local se difere dos restantes.