Objetivo principal
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Juliana Portella de Freitas
Mentor: Cibele Diogo Kimura
Especialista de área: Pricilla Cristina Mendes Cerqueira
Habilidade da BNCC
(EF01MA11) - Descrever a localização de pessoas e de objetos no espaço em relação à sua própria posição, utilizando termos como à direita, à esquerda, em frente, atrás.
(EF01MA12) - Descrever a localização de pessoas e de objetos no espaço segundo um dado ponto de referência, compreendendo que, para a utilização de termos que se referem à posição, como direita, esquerda, em cima, em baixo, é necessário explicitar-se o referencial.
Objetivos específicos:
Fazer uso da linguagem posicional dentro e fora para dar instruções.
Conceito-chave:
Dentro e fora
Materiais Necessários:
- Bambolês ou giz para desenhar um círculo no chão
- Folha de impressão da folha de instruções
- Folha de impressão da atividade do raio x
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projetar ou ler o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: O professor pode projetar o slide e ler o seu contexto, se não for possível pode simular a situação utilizando objetos correspondentes ou desenhando no quadro.
Conversar com as crianças que para determinar a posição dentro e fora é importante ter em mente a pergunta: Dentro e fora do que?
Fazer a pergunta contida no slide.
De forma rápida o professor pode propor uma brincadeira simples.
Professor: Agora prestem atenção!
Mão dentro da blusa.
Mão fora da mesa.
Mão dentro da mochila.
Propósito: Retomar os conceitos dentro e fora
Solução: Bolas dentro da caixa: azul, rosa e vermelha.
Bolas fora da caixa: verde, laranja e amarela.
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos (4 e 5)
Orientações:
Para brincar da “Brincadeira dentro e fora” é necessário espaço para as crianças se movimentarem e bambolês (um para cada aluno). Na falta do bambolê, o professor pode desenhar com o giz um círculo no chão.
Projetar o slide e fazer o desafio para os alunos.
O professor deve explicar e ou retomar que é uma brincadeira que envolve instruções e que hoje são eles que irão criá-las.
Conversar com a turma que existem algumas regras na elaboração das instruções.
Regras (as regras devem ser colocadas em um local visível)
É necessário utilizar as posições dentro ou fora do bambolê.
O que ficará dentro ou fora do bambolê são as partes do corpo.
Cada grupo criará 5 instruções para o outro brincar.
Propósito: Criar instruções para se posicionar dentro e fora.
Materiais Complementares:
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos (4 e 5)
Orientações:
É importante que o professor projete o slide para poder conversar como será a folha de instruções, se não for possível colar uma folha em um local visível, para isso acessar o modelo de impressão das instruções.
Ler com os alunos o quadro de apoio e mostrar o local da escrita das instruções.
O professor deve separar a turma em grupos e tentar garantir que e tenha pelo menos um aluno para ser o escriba.
Em seguida distribuir uma folha de instruções para cada grupo.
Estratégia diferenciada
Se houver dificuldade na escrita o professor pode combinar com os alunos que poderão desenhar as partes do corpo.
Perguntar para os alunos:
O que é necessário para escrever as instruções?
Quais conceitos de posição devem aparecer para que o outro grupo entenda a instrução?
Além de utilizar as palavras dentro e fora o que mais é necessário para que o outro entenda as instruções?
Após a resposta dos alunos o professor deve definir com eles o que não pode faltar na hora de elaborar as instruções.
Não pode faltar: a localização (dentro ou fora) a referência (que é o bambolê) e a parte do corpo.
Pedir para que os alunos comecem a conversar sobre as escolhas das instruções e em seguida as registrem.
Durante a construção das instruções o professor deve circular pelos grupos observando as dificuldades.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações:
O professor deve conversar com a turma que agora é hora de colocar em prática as instruções que eles construíram.
Cada aluno pegará o seu bambolê e ficará ao lado de fora do mesmo.
O professor deve chamar um grupo de cada vez e deixar que eles falem as instruções que criaram para que o resto da turma atenda as comandas. Assim deve proceder até o último grupo.
O professor deve recolher as instruções de cada grupo e montar um painel com todas. Ler novamente cada folha.
Conversar com os alunos que agora irão comparar as instruções dos grupos e refletir sobre as semelhanças e as diferenças de cada grupo.
Sugestão de perguntas:
Todo mundo conseguiu atender à todas as instruções?
Ficou difícil de entender a instrução de algum grupo? Por que?
Faltou algum elemento na hora de elaborar a instrução? Qual?
O que podemos fazer para melhorar a instrução de difícil entendimento?
Durante o confronto das ideias é importante o professor perguntar aos grupos como pensaram na hora de elaborar suas instruções.
Propósito: Refletir sobre a construção das instruções de posição.
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: O professor deve projetar o slide, se não for possível ler o contexto e fazer pergunta.
O professor deve retomar os conceitos dentro e fora e abrir um rápido espaço para os alunos tirarem possíveis dúvidas.
Propósito: Retomar o conceito da aula dentro e fora.
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Essa atividade será individual, cada aluno receberá uma folha para registrar suas observações.
O professor deve ler o contexto da atividade (se possível projetar o slide).
Após a leitura o professor deve conversar com os alunos que a referência é o espaço que eles estão (a sala de aula). Pedir para que eles observem ao seu redor e em seguida registrar o que tem dentro da sala e o que tem do lado de fora de sala.
Ao final da atividade o professor pode pedir que os alunos comentem o que desenharam.
Propósito: Perceber se o aluno consegue identificar o que há dentro de um espaço e fora dele.
O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram atingir o conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um, bem como, as suas observações para futuras ações.
Materiais Complementares: