15727
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Oralidade

Plano de aula - A apresentação oral científica

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do EF sobre A apresentação oral científica

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Daniel Loureiro Gomes

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).

- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).

Tema
Envie, por WhatsApp ou por outro canal de comunicação, um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula. Para a realização desta aula (produção oral), é importante a execução do plano de aula 11 (de planejamento) desta sequência de atividades.

Introdução
Envie aos alunos as instruções do slide Introdução (você pode disponibilizá-las por meio de um grupo WhatsApp da turma, que pode ser criado para as aulas de Língua Portuguesa). Por meio de um áudio ou vídeo, reforçe as regras da apresentação oral.

Desenvolvimento
Envie aos alunos, por áudio, uma nova orientação: peça que, em vez de se apresentarem de forma síncrona, gravem em casa as suas apresentações produzindo vídeos de, no máximo, 10 minutos (a gravação pode ser um elemento facilitador, embora não seja usual nas apresentações orais, já que os alunos podem trabalhar de forma assíncrona). Peça que os grupos enviem as suas produções gravadas para o WhatsApp da turma, e oriente que todos assistam às apresentações e, para cada grupo, preencham uma ficha de avaliação (disponível em materiais complementares) para analisar a entonação, a fala, a organização dos tópicos etc. Por outro lado, se for possível e se a presença dos alunos for 100% garantida, faça as apresentações orais de forma síncrona, pelo Zoom ou Google Meet, e siga fielmente as orientações do plano de aula. Por fim, peça que os alunos apresentem as suas avaliações a cada grupo, para que eles tenham uma devolutiva do que foi exposto.

Fechamento
Para fechar, solicite que os alunos anotem no caderno o que foi pontuado como positivo e negativo nas suas apresentações, bem como as sugestões deixadas pelos colegas.

Convite às famílias
A família pode assistir às apresentações orais, apreciando o trabalho dos alunos e avaliando a exposição de acordo com os critérios estabelecidos durante a aula.

Sugestão Enviada Por: Matheus Seiji Bazaglia Kuroda


Código: LPO9_07SQA12

(EF69LP38) Organizar os dados e informações pesquisados em painéis ou slides de apresentação, levando em conta o contexto de produção, o tempo disponível, as características do gênero apresentação oral, a multissemiose, as mídias e tecnologias que serão utilizadas, ensaiar a apresentação, considerando também elementos paralinguísticos e cinésicos e proceder à exposição oral de resultados de estudos e pesquisas, no tempo determinado, a partir do planejamento e da definição de diferentes formas de uso da fala – memorizada, com apoio da leitura ou fala espontânea.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 9º ano:

9º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas