15701
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Produção de textos

Plano de aula - A publicação do Artigo de Divulgação Científica

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do Fundamental sobre publicação de artigos científicos

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Daniel Loureiro Gomes

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).

- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).

Tema
Envie, por WhatsApp ou por outro canal de comunicação, um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula. Para a realização desta aula de produção, é necessário que os alunos tenham realizado as etapas do plano de aula 14 desta sequência de atividades.

Introdução
Em um áudio, peça que os alunos se organizem em grupo (mesmos grupos formados anteriormente, na execução do plano de aula 14) para que discutam em conjunto. Ainda no áudio destinado a eles, peça que os grupos troquem os textos produzidos na aula passada e façam a revisão do texto dos colegas, deixando dicas, fazendo correções e apontando o que pode ser melhorado. Quando finalizarem, peça que devolvam os textos e que cada grupo verifique as revisões que seus textos receberam.

Desenvolvimento
Envie aos alunos, por áudio, uma nova orientação: peça que, se necessário, corrijam seus textos de acordo com as anotações dos colegas do outro grupo que fez a revisão. Oriente também que os grupos criem um blog e postem o texto produzido. Os alunos podem criar um blog no Wix, disponível aqui, ou em outra página gratuita da internet.

Fechamento
Para fechar, em um áudio ou por escrito, solicite que os alunos compartilhem, em suas próprias redes sociais, o que foi produzido (o blog), incentivando sempre os amigos a ler e tecer comentários sobre a produção. Disponibilize também os links de todos os blogs produzidos aos alunos, para que todos possam apreciar os trabalhos realizados.

Convite às famílias
A família pode auxiliar revisando os textos produzidos, verificando se estão de acordo com as exigências da aula. Além disso, convide as famílias a ler os textos feitos nos blogs, incentivando que também compartilhem, em suas redes sociais, os blogs dos alunos.

Sugestão Enviada Por: Matheus Seiji Bazaglia Kuroda


Código: LPO9_07SQA15

(EF69LP04) Identificar e analisar os efeitos de sentido que fortalecem a persuasão nos textos publicitários, relacionando as estratégias de persuasão e apelo ao consumo com os recursos linguístico-discursivos utilizados, como imagens, tempo verbal, jogos de palavras, figuras de linguagem etc., com vistas a fomentar práticas de consumo conscientes.

(EF69LP36) Produzir, revisar e editar textos voltados para a divulgação do conhecimento e de dados e resultados de pesquisas, tais como artigos de divulgação científica, verbete de enciclopédia, infográfico, infográfico animado, podcast ou vlog científico, relato de experimento, relatório, relatório multimidiático de campo, dentre outros, considerando o contexto de produção e as regularidades dos gêneros em termos de suas construções composicionais e estilos.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 9º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas