Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).
Tema
Envie, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula.
Introdução
Em um vídeo ou áudio, faça a problematização que está no slide, apresentando o tema da redução da maioridade penal. Convide a sala a pensar sobre a organização e o tema de um debate para a próxima aula. Ainda no mesmo arquivo de vídeo/áudio, diga aos alunos que eles devem se dividir em duas equipes com número parecido de participantes, sendo que uma equipe defenderá a redução da maioridade penal e a outra defenderá a não redução (para isso, crie dois grupos no WhatsApp – um a favor e o outro contra a redução – e envie os convites para que os alunos se inscrevam nos grupos).
Desenvolvimento
Envie um áudio ou um vídeo aos alunos pedindo aos dois grupos que definam um nome para a equipe e quem será o representante do debate. Oriente, então, que cada equipe se reúna e discuta, via grupo de WhatsApp criado para isso, que argumentos podem utilizar para defender seus pontos de vista.
Fechamento
Envie, no grupo de WhatsApp da turma, um áudio ou mensagem de texto combinando o dia mais adequado para realizar o debate de forma remota. Disponibilize aos grupos a tabela do último slide e peça que, em grupo, preencham um exemplar e o enviem ao professor.
Convite às famílias
A família pode ajudar a discutir e levantar argumentos buscando informações persistentes para fundamentar o debate dos alunos.
Sugestão Enviada Por: Matheus Seiji Bazaglia Kuroda
Código: LPO9_05SQA11
(EF69LP13) Engajar-se e contribuir com a busca de conclusões comuns relativas a problemas, temas ou questões polêmicas de interesse da turma e/ou de relevância social.
(EF69LP14) Formular perguntas e decompor, com a ajuda dos colegas e dos professores, tema/questão polêmica, explicações e ou argumentos relativos ao objeto de discussão para análise mais minuciosa e buscar em fontes diversas informações ou dados que permitam analisar partes da questão e compartilhá-los com a turma.
AULA 09
AULA 10
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes