Nesta proposta, apresente cantigas para as crianças e convide-as a dançá-las
Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Rozemar Messias Candido dos Santos
Mentor: Keli Patricia Luca
Especialista do subgrupo etário: Ana Teresa Gavião
Campos de Experiência: Traços, sons, cores e formas; Escuta, fala, pensamento e imaginação.
Objetivos e códigos da Base:
(EI01TS01) Explorar sons produzidos com o próprio corpo e com objetos do ambiente.
(EI01EF05) Imitar as variações de entonação e gestos realizados pelos adultos, ao ler histórias e ao cantar.
(EI01EF01) Reconhecer quando é chamado por seu nome e reconhecer os nomes de pessoas com quem convive.
Abordagem didática: As brincadeiras de rodas e cantigas são passadas de geração em geração e contribuem na construção de aprendizagens, além de gerar prazer. Sendo assim, é interessante rememorá-las e oferecer aos bebês esse patrimônio cultural que aproxima gerações, valores e afetos. A diversidade de ritmos, sonoridades, movimentos e coreografias das brincadeiras de rodas e cantigas, que configuram um tipo de folclore infantil, permitem aos bebês viver experiências culturais e sociais importantes e ampliar seu conhecimento de mundo.
Código: EDI1_17UND04
(EI01TS01) Explorar sons produzidos com o próprio corpo e com objetos do ambiente.
(EI01EF01) Reconhecer quando é chamado por seu nome e reconhecer os nomes de pessoas com quem convive.
(EI01EF05) Imitar as variações de entonação e gestos realizados pelos adultos, ao ler histórias e ao cantar.
Apoiador Técnico
ATIVIDADE 01
ATIVIDADE 02
ATIVIDADE 03
ATIVIDADE 05
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes