10110
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 6º ano > Números

Plano de aula - Revisitando a Multiplicação

Plano de aula de Matemática com atividades para 7º ano do Fundamental sobre Ampliar o senso numérico e a compreensão da multiplicação em problemas envolvendo quantidades até a ordem dos milhares, utilizando cálculos que podem envolver algoritmos.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Lucas Henrique Viana

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos
- Necessários: grupo de Whatsapp.
- Opcionais: malha quadriculada.

Para este plano, foque na etapa Atividade principal.

Atividade principal
Para a realização da atividade principal os alunos precisam ter acesso ao problema proposto. Para isso, tire uma foto e disponibilize a imagem no grupo de Whatsapp, para que eles possam pensar.

Peça para tentarem resolver a atividade em dois momentos. No primeiro, eles deverão pensar sozinhos sobre a situação proposta e anotar todas as estratégias de cálculo no caderno. No segundo, você pode sugerir que o aluno tenha em mãos uma malha quadriculada, que pode ser física ou virtual.

Peça para eles recortarem partes da malha com a mesma área da figura representada na atividade principal. Ao final, oriente-os a fotografarem as estratégias e respostas para compartilhar com você e a turma no momento da discussão das soluções.

Discussão das soluções
Se sua aula for síncrona, pode realizar a discussão das soluções imediatamente após a resolução pelos alunos. Se conseguir promover um debate, será ótimo. Senão, procure apresentar mais de uma possibilidade para que os alunos comparem com as próprias soluções.

Analise as soluções enviadas por eles e, se possível, compartilhe algumas delas. Nesse momento, você pode questionar os alunos sobre o que há de semelhante ou diferente entre o piso verde e cinza e como eles poderiam verificar. Questione:
- Será que alguns alunos contaram todos os quadradinhos para verificar se possuem a mesma quantidade, ou seja, a mesma área, ou contaram a quantidade de quadradinhos na horizontal e na vertical?
- Que operação podemos realizar para não precisar contar ou somente usar a informação da quantidade de quadradinhos que possuímos na horizontal e vertical?

Depois de fazer essas intervenções e ouvir os alunos (por áudio do Whataspp ou Meet, por exemplo) peça para eles penssrem e compartilharem uma estratégia para saber o total de cerâmicas necessárias para cobrir 5 salas idênticas, utilizando a cerâmica verde e cinza.

Nesse momento podem surgir várias soluções e esse é o foco dessa aula remota. Peça para aquele aluno que recortou, deixou a cerâmica lado a lado e colocou a quantidade referente a cada uma, compartilhar a solução e socializar com a turma.

Lembre-se que diferentes percursos chegam à mesma solução.

Caso sua aula seja assíncrona, solicite que os alunos enviem as resoluções. Em seguida, encaminhe uma devolutiva com algumas possibilidades de soluções. Você poderá apresentá-las através de um vídeo gravado no próprio celular ou de forma impressa, no formato de comunicação que estabeleceram.

Convite às famílias
Sugira que os alunos envolvam as pessoas que estão ao redor nas discussões das estratégias matemáticas. Eles podem perceber que, em algum cômodo de casa, o piso é quadrado ou retangular e querer calcular a área do próprio quarto ou cozinha usando a mesma estratégia da atividade principal. Assim, podem dividir com a régua um único piso, se este for igual, e chamar algum familiar para compartilhar o que está aprendendo na aula remotamente.

Esse seria um momento rico para trocas e aprendizagens. Oriente explicando que essa não é uma obrigação e sim uma sugestão, pois sabemos que os familiares estão com uma demanda de trabalho e tempo bem comprometidas.

Sugestão Enviada Por: Pricilla Cerqueira


Código: MAT6_04NUM02

(EF06MA03) Resolver e elaborar problemas que envolvam cálculos (mentais ou escritos, exatos ou aproximados) com números naturais, por meio de estratégias variadas, com compreensão dos processos neles envolvidos com e sem uso de calculadora.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 6º ano:

Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem a comparar diferentes sistemas de numeração, identificar múltiplos e divisores de um número natural, números primos, compostos e quadrados perfeitos; resolver problemas e desenvolver fluência com as quatro operações com números naturais; conceituar frações (razão, quantidade e multiplicador), ordenar, adicionar e subtrair frações com denominadores diferentes, calcular porcentagens.

MAIS AULAS DE Matemática do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas