Retomada
Plano de Aula
Plano de aula: Somando e subtraindo com o cálculo mental
Plano 6 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre As quatro operações, seus significados e aplicações
Por: Lucas Henrique Viana
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Lucas Henrique Viana
Mentor: Rodrigo Morozetti Blanco
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF06MA03) Resolver e elaborar problemas que envolvam cálculos (mentais ou escritos, exatos ou aproximados) com números naturais, por meio de estratégias variadas, com compreensão dos processos neles envolvidos com e sem uso de calculadora.
Objetivos específicos
Utilizar a estratégia do cálculo mental com eficiência para resolver situações-problemas de adição e subtração
Conceito-chave
Utilização do cálculo mental para efetuar operações de soma e subtração
Recursos necessários
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não
- Folhas em branco para registro das estratégias de cálculo mental
- Dados físicos (ou feitos a partir do modelo disponibilizado)
- Moedas
- Calculadoras
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Utilizar a estratégia do cálculo mental com eficiência para resolver situações-problemas de adição e subtração
Resumo da aula
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete ou leia o objetivo com seus alunos
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada (slides de 3 a 9)
Tempo sugerido: 12 minutos.
Orientações:
Inicie a aula comentando sobre a importância das operações de soma e subtração na nossa vida e em que momentos elas se fazem presentes. Peça que os alunos também contribuam, comentando sobre situações em que as utilizamos.
Explique para eles a mensagem do slide 3 e solicite que comentem as principais formas que eles fazem somas e subtrações, sejam elas palitinhos, com os dedos, algoritmos, cálculo mental entre outras. Questione o que eles pensam sobre o cálculo mental e em que pode ser útil.
Nos próximos slides (4 a 8), serão apresentadas algumas propriedades das operações de soma e subtração e do próprio sistema de numeração decimal que podem facilitar o cálculo mental. É de grande importância que os alunos relembrem e compreendam cada uma dessas propriedades, se possível, mostre diferentes exemplos e também solicite que eles digam exemplos para cada uma das propriedades.
Note que nos slides 4 , 6, 7 e 8 são utilizados parênteses nas expressões. Apesar de ser um conteúdo ainda a ser visto pelos alunos, os parênteses exercem uma função fundamental para sua compreensão nesses exemplos, pois sem eles, expressões como (51 - 1) - (23 - 1) se tornariam totalmente confusas, principalmente quando se pensa no conjunto dos inteiros (ainda não conhecido pela maioria dos alunos).
É importante que você indique aos alunos detalhadamente o que ocorre em cada passo das operações mais complexas, como no slide 7 por exemplo. Neste slide, há uma série de procedimentos que contemplam os vistos nos slides anteriores, a comutatividade e associatividade da adição, além do uso dos parênteses que, como já foi ressaltado, será explorado posteriormente.
Busque certificar-se de que os procedimentos estão sendo bem compreendidos, peça sugestões, dúvidas e outros exemplos por parte dos alunos, pois assim, eles poderão mostrar o que entenderam e eventuais dúvidas podem ser esclarecidas. Se possível, mostre esses e outros exemplos no quadro, usando setas, desenhos, frases, entre outras ideias que facilitem a compreensão de o que está acontecendo em cada procedimento.
Por fim, solicite aos alunos que respondam a atividade do slide 9.
Propósito: Proporcionar aos alunos a retomada de importantes propriedades das operações de adição e subtração e do sistema de numeração decimal que são utilizadas com frequência no cálculo mental de operações com números naturais.
Materiais complementares para impressão:
Retomada (slides de 3 a 9)
Tempo sugerido: 12 minutos.
Orientações:
Inicie a aula comentando sobre a importância das operações de soma e subtração na nossa vida e em que momentos elas se fazem presentes. Peça que os alunos também contribuam, comentando sobre situações em que as utilizamos.
Explique para eles a mensagem do slide 3 e solicite que comentem as principais formas que eles fazem somas e subtrações, sejam elas palitinhos, com os dedos, algoritmos, cálculo mental entre outras. Questione o que eles pensam sobre o cálculo mental e em que pode ser útil.
Nos próximos slides (4 a 8), serão apresentadas algumas propriedades das operações de soma e subtração e do próprio sistema de numeração decimal que podem facilitar o cálculo mental. É de grande importância que os alunos relembrem e compreendam cada uma dessas propriedades, se possível, mostre diferentes exemplos e também solicite que eles digam exemplos para cada uma das propriedades.
Note que nos slides 4 , 6, 7 e 8 são utilizados parênteses nas expressões. Apesar de ser um conteúdo ainda a ser visto pelos alunos, os parênteses exercem uma função fundamental para sua compreensão nesses exemplos, pois sem eles, expressões como (51 - 1) - (23 - 1) se tornariam totalmente confusas, principalmente quando se pensa no conjunto dos inteiros (ainda não conhecido pela maioria dos alunos).
É importante que você indique aos alunos detalhadamente o que ocorre em cada passo das operações mais complexas, como no slide 7 por exemplo. Neste slide, há uma série de procedimentos que contemplam os vistos nos slides anteriores, a comutatividade e associatividade da adição, além do uso dos parênteses que, como já foi ressaltado, será explorado posteriormente.
Busque certificar-se de que os procedimentos estão sendo bem compreendidos, peça sugestões, dúvidas e outros exemplos por parte dos alunos, pois assim, eles poderão mostrar o que entenderam e eventuais dúvidas podem ser esclarecidas. Se possível, mostre esses e outros exemplos no quadro, usando setas, desenhos, frases, entre outras ideias que facilitem a compreensão de o que está acontecendo em cada procedimento.
Por fim, solicite aos alunos que respondam a atividade do slide 8.
Propósito: Proporcionar aos alunos a retomada de importantes propriedades das operações de adição e subtração e do sistema de numeração decimal que são utilizadas com frequência no cálculo mental de operações com números naturais.
Retomada (slides de 3 a 9)
Tempo sugerido: 12 minutos.
Orientações:
Inicie a aula comentando sobre a importância das operações de soma e subtração na nossa vida e em que momentos elas se fazem presentes. Peça que os alunos também contribuam, comentando sobre situações em que as utilizamos.
Explique para eles a mensagem do slide 3 e solicite que comentem as principais formas que eles fazem somas e subtrações, sejam elas palitinhos, com os dedos, algoritmos, cálculo mental entre outras. Questione o que eles pensam sobre o cálculo mental e em que pode ser útil.
Nos próximos slides (4 a 8), serão apresentadas algumas propriedades das operações de soma e subtração e do próprio sistema de numeração decimal que podem facilitar o cálculo mental. É de grande importância que os alunos relembrem e compreendam cada uma dessas propriedades, se possível, mostre diferentes exemplos e também solicite que eles digam exemplos para cada uma das propriedades.
Note que nos slides 4 , 6, 7 e 8 são utilizados parênteses nas expressões. Apesar de ser um conteúdo ainda a ser visto pelos alunos, os parênteses exercem uma função fundamental para sua compreensão nesses exemplos, pois sem eles, expressões como (51 - 1) - (23 - 1) se tornariam totalmente confusas, principalmente quando se pensa no conjunto dos inteiros (ainda não conhecido pela maioria dos alunos).
É importante que você indique aos alunos detalhadamente o que ocorre em cada passo das operações mais complexas, como no slide 7 por exemplo. Neste slide, há uma série de procedimentos que contemplam os vistos nos slides anteriores, a comutatividade e associatividade da adição, além do uso dos parênteses que, como já foi ressaltado, será explorado posteriormente.
Busque certificar-se de que os procedimentos estão sendo bem compreendidos, peça sugestões, dúvidas e outros exemplos por parte dos alunos, pois assim, eles poderão mostrar o que entenderam e eventuais dúvidas podem ser esclarecidas. Se possível, mostre esses e outros exemplos no quadro, usando setas, desenhos, frases, entre outras ideias que facilitem a compreensão de o que está acontecendo em cada procedimento.
Por fim, solicite aos alunos que respondam a atividade do slide 8.
Propósito: Proporcionar aos alunos a retomada de importantes propriedades das operações de adição e subtração e do sistema de numeração decimal que são utilizadas com frequência no cálculo mental de operações com números naturais.
Retomada (slides de 3 a 9)
Tempo sugerido: 12 minutos.
Orientações:
Inicie a aula comentando sobre a importância das operações de soma e subtração na nossa vida e em que momentos elas se fazem presentes. Peça que os alunos também contribuam, comentando sobre situações em que as utilizamos.
Explique para eles a mensagem do slide 3 e solicite que comentem as principais formas que eles fazem somas e subtrações, sejam elas palitinhos, com os dedos, algoritmos, cálculo mental entre outras. Questione o que eles pensam sobre o cálculo mental e em que pode ser útil.
Nos próximos slides (4 a 8), serão apresentadas algumas propriedades das operações de soma e subtração e do próprio sistema de numeração decimal que podem facilitar o cálculo mental. É de grande importância que os alunos relembrem e compreendam cada uma dessas propriedades, se possível, mostre diferentes exemplos e também solicite que eles digam exemplos para cada uma das propriedades.
Note que nos slides 4 , 6, 7 e 8 são utilizados parênteses nas expressões. Apesar de ser um conteúdo ainda a ser visto pelos alunos, os parênteses exercem uma função fundamental para sua compreensão nesses exemplos, pois sem eles, expressões como (51 - 1) - (23 - 1) se tornariam totalmente confusas, principalmente quando se pensa no conjunto dos inteiros (ainda não conhecido pela maioria dos alunos).
É importante que você indique aos alunos detalhadamente o que ocorre em cada passo das operações mais complexas, como no slide 7 por exemplo. Neste slide, há uma série de procedimentos que contemplam os vistos nos slides anteriores, a comutatividade e associatividade da adição, além do uso dos parênteses que, como já foi ressaltado, será explorado posteriormente.
Busque certificar-se de que os procedimentos estão sendo bem compreendidos, peça sugestões, dúvidas e outros exemplos por parte dos alunos, pois assim, eles poderão mostrar o que entenderam e eventuais dúvidas podem ser esclarecidas. Se possível, mostre esses e outros exemplos no quadro, usando setas, desenhos, frases, entre outras ideias que facilitem a compreensão de o que está acontecendo em cada procedimento.
Por fim, solicite aos alunos que respondam a atividade do slide 8.
Propósito: Proporcionar aos alunos a retomada de importantes propriedades das operações de adição e subtração e do sistema de numeração decimal que são utilizadas com frequência no cálculo mental de operações com números naturais.
Retomada (slides de 3 a 9)
Tempo sugerido: 12 minutos.
Orientações:
Inicie a aula comentando sobre a importância das operações de soma e subtração na nossa vida e em que momentos elas se fazem presentes. Peça que os alunos também contribuam, comentando sobre situações em que as utilizamos.
Explique para eles a mensagem do slide 3 e solicite que comentem as principais formas que eles fazem somas e subtrações, sejam elas palitinhos, com os dedos, algoritmos, cálculo mental entre outras. Questione o que eles pensam sobre o cálculo mental e em que pode ser útil.
Nos próximos slides (4 a 8), serão apresentadas algumas propriedades das operações de soma e subtração e do próprio sistema de numeração decimal que podem facilitar o cálculo mental. É de grande importância que os alunos relembrem e compreendam cada uma dessas propriedades, se possível, mostre diferentes exemplos e também solicite que eles digam exemplos para cada uma das propriedades.
Note que nos slides 4 , 6, 7 e 8 são utilizados parênteses nas expressões. Apesar de ser um conteúdo ainda a ser visto pelos alunos, os parênteses exercem uma função fundamental para sua compreensão nesses exemplos, pois sem eles, expressões como (51 - 1) - (23 - 1) se tornariam totalmente confusas, principalmente quando se pensa no conjunto dos inteiros (ainda não conhecido pela maioria dos alunos).
É importante que você indique aos alunos detalhadamente o que ocorre em cada passo das operações mais complexas, como no slide 7 por exemplo. Neste slide, há uma série de procedimentos que contemplam os vistos nos slides anteriores, a comutatividade e associatividade da adição, além do uso dos parênteses que, como já foi ressaltado, será explorado posteriormente.
Busque certificar-se de que os procedimentos estão sendo bem compreendidos, peça sugestões, dúvidas e outros exemplos por parte dos alunos, pois assim, eles poderão mostrar o que entenderam e eventuais dúvidas podem ser esclarecidas. Se possível, mostre esses e outros exemplos no quadro, usando setas, desenhos, frases, entre outras ideias que facilitem a compreensão de o que está acontecendo em cada procedimento.
Por fim, solicite aos alunos que respondam a atividade do slide 8.
Propósito: Proporcionar aos alunos a retomada de importantes propriedades das operações de adição e subtração e do sistema de numeração decimal que são utilizadas com frequência no cálculo mental de operações com números naturais.
Retomada (slides de 3 a 9)
Tempo sugerido: 12 minutos.
Orientações:
Inicie a aula comentando sobre a importância das operações de soma e subtração na nossa vida e em que momentos elas se fazem presentes. Peça que os alunos também contribuam, comentando sobre situações em que as utilizamos.
Explique para eles a mensagem do slide 3 e solicite que comentem as principais formas que eles fazem somas e subtrações, sejam elas palitinhos, com os dedos, algoritmos, cálculo mental entre outras. Questione o que eles pensam sobre o cálculo mental e em que pode ser útil.
Nos próximos slides (4 a 8), serão apresentadas algumas propriedades das operações de soma e subtração e do próprio sistema de numeração decimal que podem facilitar o cálculo mental. É de grande importância que os alunos relembrem e compreendam cada uma dessas propriedades, se possível, mostre diferentes exemplos e também solicite que eles digam exemplos para cada uma das propriedades.
Note que nos slides 4 , 6, 7 e 8 são utilizados parênteses nas expressões. Apesar de ser um conteúdo ainda a ser visto pelos alunos, os parênteses exercem uma função fundamental para sua compreensão nesses exemplos, pois sem eles, expressões como (51 - 1) - (23 - 1) se tornariam totalmente confusas, principalmente quando se pensa no conjunto dos inteiros (ainda não conhecido pela maioria dos alunos).
É importante que você indique aos alunos detalhadamente o que ocorre em cada passo das operações mais complexas, como no slide 7 por exemplo. Neste slide, há uma série de procedimentos que contemplam os vistos nos slides anteriores, a comutatividade e associatividade da adição, além do uso dos parênteses que, como já foi ressaltado, será explorado posteriormente.
Busque certificar-se de que os procedimentos estão sendo bem compreendidos, peça sugestões, dúvidas e outros exemplos por parte dos alunos, pois assim, eles poderão mostrar o que entenderam e eventuais dúvidas podem ser esclarecidas. Se possível, mostre esses e outros exemplos no quadro, usando setas, desenhos, frases, entre outras ideias que facilitem a compreensão de o que está acontecendo em cada procedimento.
Por fim, solicite aos alunos que respondam a atividade do slide 8.
Propósito: Proporcionar aos alunos a retomada de importantes propriedades das operações de adição e subtração e do sistema de numeração decimal que são utilizadas com frequência no cálculo mental de operações com números naturais.
Retomada (slides de 3 a 9)
Tempo sugerido: 12 minutos.
Orientações:
Inicie a aula comentando sobre a importância das operações de soma e subtração na nossa vida e em que momentos elas se fazem presentes. Peça que os alunos também contribuam comentando sobre essas situações em que as utilizamos.
Explique para eles a mensagem do slide 3 e solicite que comentem as principais formas que eles fazem somas e subtrações, sejam elas palitinhos, com os dedos, algoritmos, cálculo mental entre outras. Questione o que eles pensam sobre o cálculo mental e em que pode ser útil.
Nos próximos slides (4 a 8), serão apresentadas algumas propriedades das operações de soma e subtração e do próprio sistema de numeração decimal que podem facilitar o cálculo mental. É de grande importância que os alunos relembrem e compreendam cada uma dessas propriedades, se possível, mostre diferentes exemplos e também solicite que eles digam exemplos para cada uma das propriedades.
Note que nos slides 4 , 6, 7 e 8 são utilizados parênteses nas expressões. Apesar de ser um conteúdo ainda a ser visto pelos alunos, os parênteses exercem uma função fundamental para sua compreensão nesses exemplos, pois sem eles, expressões como (51 - 1) - (23 - 1) se tornariam totalmente confusas, principalmente quando se pensa no conjunto dos inteiros (ainda não conhecido pela maioria dos alunos).
É importante que você indique aos alunos detalhadamente o que ocorre em cada passo das operações mais complexas, como no slide 7 por exemplo. Neste slide, há uma série de procedimentos que contemplam os vistos nos slides anteriores, a comutatividade e associatividade da adição, além do uso dos parênteses que, como já foi ressaltado, será explorado posteriormente.
Busque certificar-se de que os procedimentos estão sendo bem compreendidos, peça sugestões, dúvidas e outros exemplos por parte dos alunos, pois assim, eles poderão mostrar o que entenderam e eventuais dúvidas podem ser esclarecidas. Se possível, mostre esses e outros exemplos no quadro, usando setas, desenhos, frases, entre outras ideias que facilitem a compreensão de o que está acontecendo em cada procedimento.
Propósito: Proporcionar aos alunos a retomada de importantes propriedades das operações de adição e subtração e do sistema de numeração decimal que são utilizadas com frequência no cálculo mental de operações com números naturais.
Atividade principal (slides 10 a 12)
Tempo sugerido: 18 minutos.
Orientações:
Professor, o objetivo desta aula está centrado na utilização da estratégia do cálculo mental para resolver situações-problemas de adição e subtração, para isto, foi elaborado o jogo SomaSub que permitirá aos alunos utilizarem e desenvolverem estratégias para somar e subtrair números da ordem das dezenas e das centenas.
Inicie esta parte da aula convidando os alunos a jogarem e solicitando-os que formem grupos de 3 a 5 pessoas e organizem-se em círculos (se a sala de aula possuir carteiras, peça que cada grupo aproximem uma ou duas e sentem-se ao seu redor, caso não possua, os alunos podem sentar-se no chão, também em forma de círculo ou ainda juntarem suas cadeiras e colocarem um caderno sob as pernas de um integrante que servirá como tabuleiro para rolar os dados e lançar a moeda).
Peça então para que eles ponham uma moeda sobre as mesas e caso não seja possível, peguem uma borracha e marquem um dos lados, que indicará que o vencedor da partida será o que tiver maior pontuação, enquanto o lado não marcado indicará que o ganhador será aquele com menor pontuação.
Após isso, entregue para cada grupo dois dados, uma calculadora e folhas para que registrem suas estratégias de cálculo mental. Acesse nos materiais complementares modelos para confeccionar os dados com tesoura, cola e papel. É importante que todos os materiais já estejam prontos antes da aula, de modo a economizar-se tempo. Caso a instituição não possua calculadoras para uso em sala de aula, solicite aos alunos que tragam de casa ou ainda que utilizem a de seus smartphones.
Apresente então as regras do jogo e certifique-se que os alunos as compreenderam, especialmente as regras do slide 11.
Tendo em vista a característica específica de cada aluno pensar e expressar suas ideias e estratégias de maneiras distintas ou até mesmo semelhantes, será necessário e de grande importância o registro das estratégias de cálculo mental utilizadas em cada jogada do SomaSub, pois elas serão discutidas na próxima etapa da aula.
Explique para a turma também que caso existam empates após 5 rodadas de jogo, ele deverá ser continuado por mais duas rodadas, seguindo o que foi estabelecido no início da partida sobre a pontuação do vencedor.
Caso os alunos apresentem dificuldades e dúvidas durante o jogo, você pode consultar o guia de intervenções, que contém possíveis erros dos alunos e como agir diante deles de modo a conduzir o aluno à compreensão e êxito em seus cálculos mentais.
Propósito: Estimular os alunos a utilizarem de maneira lúdica suas estratégias de cálculo mental relacionadas às operações de adição e subtração de números naturais.
Materiais complementares para impressão:
Atividade principal (slides 10 a 12)
Tempo sugerido: 18 minutos.
Orientações:
Professor, o objetivo desta aula está centrado na utilização da estratégia do cálculo mental para resolver situações-problemas de adição e subtração, para isto, foi elaborado o jogo SomaSub que permitirá aos alunos utilizarem e desenvolverem estratégias para somar e subtrair números da ordem das dezenas e das centenas.
Inicie esta parte da aula convidando os alunos a jogarem e solicitando-os que formem grupos de 3 a 5 pessoas e organizem-se em círculos (se a sala de aula possuir carteiras, peça que cada grupo aproximem uma ou duas e sentem-se ao seu redor, caso não possua, os alunos podem sentar-se no chão, também em forma de círculo ou ainda juntarem suas cadeiras e colocarem um caderno sob as pernas de um integrante que servirá como tabuleiro para rolar os dados e lançar a moeda).
Peça então para que eles ponham uma moeda sobre as mesas e caso não seja possível, peguem uma borracha e marquem um dos lados, que indicará que o vencedor da partida será o que tiver maior pontuação, enquanto o lado não marcado indicará que o ganhador será aquele com menor pontuação.
Após isso, entregue para cada grupo dois dados, uma calculadora e folhas para que registrem suas estratégias de cálculo mental. Acesse nos materiais complementares modelos para confeccionar os dados com tesoura, cola e papel. É importante que todos os materiais já estejam prontos antes da aula, de modo a economizar-se tempo. Caso a instituição não possua calculadoras para uso em sala de aula, solicite aos alunos que tragam de casa ou ainda que utilizem a de seus smartphones.
Apresente então as regras do jogo e certifique-se que os alunos as compreenderam, especialmente as regras do slide 11.
Tendo em vista a característica específica de cada aluno pensar e expressar suas ideias e estratégias de maneiras distintas ou até mesmo semelhantes, será necessário e de grande importância o registro das estratégias de cálculo mental utilizadas em cada jogada do SomaSub, pois elas serão discutidas na próxima etapa da aula.
Explique para a turma também que caso existam empates após 5 rodadas de jogo, ele deverá ser continuado por mais duas rodadas, seguindo o que foi estabelecido no início da partida sobre a pontuação do vencedor.
Caso os alunos apresentem dificuldades e dúvidas durante o jogo, você pode consultar o guia de intervenções, que contém possíveis erros dos alunos e como agir diante deles de modo a conduzir o aluno à compreensão e êxito em seus cálculos mentais.
Propósito: Estimular os alunos a utilizarem de maneira lúdica suas estratégias de cálculo mental relacionadas às operações de adição e subtração de números naturais.
Atividade principal (slides 10 a 12)
Tempo sugerido: 18 minutos.
Orientações:
Professor, o objetivo desta aula está centrado na utilização da estratégia do cálculo mental para resolver situações-problemas de adição e subtração, para isto, foi elaborado o jogo SomaSub que permitirá aos alunos utilizarem e desenvolverem estratégias para somar e subtrair números da ordem das dezenas e das centenas.
Inicie esta parte da aula convidando os alunos a jogarem e solicitando-os que formem grupos de 3 a 5 pessoas e organizem-se em círculos (se a sala de aula possuir carteiras, peça que cada grupo aproximem uma ou duas e sentem-se ao seu redor, caso não possua, os alunos podem sentar-se no chão, também em forma de círculo ou ainda juntarem suas cadeiras e colocarem um caderno sob as pernas de um integrante que servirá como tabuleiro para rolar os dados e lançar a moeda).
Peça então para que eles ponham uma moeda sobre as mesas e caso não seja possível, peguem uma borracha e marquem um dos lados, que indicará que o vencedor da partida será o que tiver maior pontuação, enquanto o lado não marcado indicará que o ganhador será aquele com menor pontuação.
Após isso, entregue para cada grupo dois dados, uma calculadora e folhas para que registrem suas estratégias de cálculo mental. Acesse nos materiais complementares modelos para confeccionar os dados com tesoura, cola e papel. É importante que todos os materiais já estejam prontos antes da aula, de modo a economizar-se tempo. Caso a instituição não possua calculadoras para uso em sala de aula, solicite aos alunos que tragam de casa ou ainda que utilizem a de seus smartphones.
Apresente então as regras do jogo e certifique-se que os alunos as compreenderam, especialmente as regras do slide 11.
Tendo em vista a característica específica de cada aluno pensar e expressar suas ideias e estratégias de maneiras distintas ou até mesmo semelhantes, será necessário e de grande importância o registro das estratégias de cálculo mental utilizadas em cada jogada do SomaSub, pois elas serão discutidas na próxima etapa da aula.
Explique para a turma também que caso existam empates após 5 rodadas de jogo, ele deverá ser continuado por mais duas rodadas, seguindo o que foi estabelecido no início da partida sobre a pontuação do vencedor.
Caso os alunos apresentem dificuldades e dúvidas durante o jogo, você pode consultar o guia de intervenções, que contém possíveis erros dos alunos e como agir diante deles de modo a conduzir o aluno à compreensão e êxito em seus cálculos mentais.
Propósito: Estimular os alunos a utilizarem de maneira lúdica suas estratégias de cálculo mental relacionadas às operações de adição e subtração de números naturais.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 7 minutos.
Orientações:
Inicie este momento solicitando que os alunos respondam a cada questionamento que você fizer e que compartilhem suas dúvidas, estratégias, observações e sugestões de como vencer o jogo.
Aproveite esse momento e peça para que alguns alunos que erraram anotem no quadro as estratégias utilizadas, para que todos possam juntos analisar a resolução de cada caso e discutir como os erros poderiam ser evitados.
Você pode encontrar no guia de intervenções as possíveis dúvidas e erros dos alunos, com as respectivas orientações de como lhes fazer pensar e encontrar a resposta correta.
Com essa abordagem será possível se estabelecer um importante momento de aprendizagem e compartilhamento de conhecimentos entre você e seus alunos, de modo que através do erro cometido, seja construída uma aprendizagem significativa e eficaz.
Ao utilizar esta estratégia, você estará motivando seus alunos a participarem da aula, a exporem seus erros sem medo de serem punidos em sala de aula e a aprenderem de forma colaborativa.
Propósito: Motivar os alunos a compartilharem suas respostas, dúvidas e estratégias de resolução da atividade proposta, para que aprendam de maneira colaborativa e eficaz.
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Encerre a atividade ressaltando a importância do uso do cálculo mental no dia a dia.
Levante questionamentos que instiguem seus alunos a pensarem a respeito das diferentes formas de utilização desse conhecimento, como:
- Vocês conseguem imaginar situações do seu dia a dia onde é possível utilizar o cálculo mental para auxiliar na realização de operações de soma e subtração?
- Você conhece pessoas que conseguem fazer cálculos mentais com facilidade?
- Há pessoas que trabalham fazendo cálculos mentais? (Caso os alunos não comentem, você pode mencionar o exemplo de vendedores e alguns feirantes.).
- Você sentiu alguma dificuldade durante a aula? Qual?
Propósito: Retomar e reforçar as aprendizagens da aula, pensando-se também nas possíveis aplicações cotidianas do conteúdo estudado.
Raio x
Tempo sugerido: 6 minutos.
Orientações:
Peça que os alunos respondam a atividade de raio-x utilizando diferentes representações, conforme solicitado no slide.
Após eles responderem, peça para que alguns alunos compartilhem suas representações e pensamentos utilizados para resolver as operações.
O raio-x é um importante momento de aprendizagem e avaliação dos discentes., você pode aproveitá-lo para verificar se ainda restam dúvidas ou dificuldades entre eles e também sugerir ou incentivar a busca e utilização de estratégias descobertas pelos alunos, desde que sejam válidas.
Você pode procurar identificar as estratégias de resoluções de cada aluno e também se eles estão conseguindo resolver a situação apresentada.
Propósito: Verificar o progresso dos alunos na aprendizagem dos conteúdos estudados.
Materiais complementares para impressão:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos
- Necessários: grupo de Whatsapp, caderno, lápis.
- Opcionais: Google Meet.
Para saber mais:
- Cálculo mental: quanto mais diversos os caminhos, melhor (disponível aqui).
- Estratégia de subtração (disponível aqui).
Para este plano, foque na etapa Retomada.
Retomada
Esse plano tem como objetivo utilizar o cálculo mental para efetuar operações com soma e subtração. Sugerimos começar por esse slide de retomada:
Se a aula for síncrona, compartilhe a tela do computador com os alunos e dê um tempo para que eles pensem nas possíveis soluções para os desafios propostos. Em seguida, abra o áudio do celular ou do Meet e converse sobre as descobertas. Oriente e deixe claro que não é para fazer pelo algoritmo formal. Se achar necessário, relembre com alguns números a composição e decomposição de números naturais ou faça os slides da retomada anterior relembrando algumas propriedades do sistema de numeração decimal.
Lembre-se que o objetivo é os alunos acharem o resultado usando o cálculo mental. Diga para eles registrarem no caderno as soluções. Abra uma nova tela e anote as possibilidades levantadas. Os alunos podem fotografar as soluções e enviar pelo Whataspp, para que você organize um painel de soluções com as possíveis descobertas. Em seguida, converse com os eles sobre as conclusões, possíveis dificuldades e como pensaram para chegar ao resultado.
Se a aula for assíncrona, grave um áudio e envie para os alunos contando e compartilhando alguns caminhos. Você também pode enviar alguns registros de alunos e pedir para eles comentarem os caminhos escolhidos e compararem com os que fizeram. Podem colar no caderno e criar um repertório com soluções de um mesmo problema.
Convite às famílias
Sugira aos alunos que envolvam as pessoas que estão ao redor nas discussões das estratégias matemáticas. Uma preocupação que alguns familiares possuem é quanto ao uso da calculadora nas aulas de matemática. Quem sabe esse não seria um bom momento para uma conversa?
Sugira que os alunos convidem algum familiar para que resolva a situação proposta na atividade principal e depois assistam juntos à aula da professora (disponível aqui).
Resolver uma conta de somar e subtrair sem armar? Para muitos familiares pode ser uma novidade!
Ressaltamos sempre a importância da interação nesse momento remoto e dos alunos contarem aos familiares o que estão estudando. Oriente que essa não é uma obrigação e sim uma sugestão, pois sabemos que os familiares estão com uma demanda de trabalho e tempo bem comprometidas.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Lucas Henrique Viana
Mentor: Rodrigo Morozetti Blanco
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF06MA03) Resolver e elaborar problemas que envolvam cálculos (mentais ou escritos, exatos ou aproximados) com números naturais, por meio de estratégias variadas, com compreensão dos processos neles envolvidos com e sem uso de calculadora.
Objetivos específicos
Utilizar a estratégia do cálculo mental com eficiência para resolver situações-problemas de adição e subtração
Conceito-chave
Utilização do cálculo mental para efetuar operações de soma e subtração
Recursos necessários
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não
- Folhas em branco para registro das estratégias de cálculo mental
- Dados físicos (ou feitos a partir do modelo disponibilizado)
- Moedas
- Calculadoras