Guia de intervenções
Plano de Aula
Plano de aula: Aprendendo com a calculadora
Plano 5 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre As quatro operações, seus significados e aplicações
Por: Lucas Henrique Viana
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Lucas Henrique Viana
Mentor: Rodrigo Morozetti Blanco
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF06MA03) Resolver e elaborar problemas que envolvam cálculos (mentais ou escritos, exatos ou aproximados) com números naturais, por meio de estratégias variadas, com compreensão dos processos neles envolvidos com e sem uso de calculadora.
Objetivos específicos
Resolver situações-problemas com o uso da calculadora na realização de operações com números naturais
Conceito-chave
Utilização da calculadora e suas funções de memória para realizar operações
Recursos necessários
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
- Calculadoras clássicas
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Resolver situações-problemas com o uso da calculadora na realização de operações com números naturais
Resumo da aula
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação:
Professor, é de grande importância que, antes de iniciar a abordagem dos conteúdos de sua aula, os alunos estejam situados sobre o que irão aprender. Desta forma, expor aos estudantes no início da aula, seu objetivo é uma prática essencial no processo de ensino e aprendizagem, que pode impactar positivamente em suas aulas, situando e despertando o interesse, curiosidade, empenho e motivação dos alunos.
Projete ou leia o objetivo com seus alunos
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada (slides de 3 a 7)
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
Caso a escola não disponha de calculadoras, você pode solicitar em aulas anteriores que os alunos tragam de casa e utilizem também a de seus dispositivos móveis.
Você pode encontrar um aplicativo de calculadora que funciona em sistemas android e disponibiliza as funções de memória, que pode ser baixado e instalado em casa pelos alunos.
Inicie a aula perguntando aos alunos se eles já usaram a calculadora alguma vez na vida e para que ela serve. Você pode perguntar também quais os tipos de calculadora que eles conhecem e em que locais encontrá-las.
Logo após, distribua as calculadoras entre os alunos, ou solicite que eles as peguem caso tenham trazido de casa.
Antes de conversar sobre as funções de memória da calculadora, é importante que você note que cada tipo de calculadora pode apresentar nomenclaturas diferentes para as funções, veja alguns exemplos:
MRC = MR = M (a função M em determinados modelos de calculadoras científicas só é ativada quando a tecla Alpha é pressionada anteriormente).
M- (em determinados modelos de calculadoras científicas essa função só é ativada quando a tecla shift é pressionada anteriormente)
MC = limpar a memória (em algumas calculadoras, a memória pode ser limpa simplesmente desligando-a. Já em algumas calculadoras científicas é necessário fazer um procedimento indicado no guia de intervenções).
C = On = AC (limpa o visor da calculadora, cancelando também alguma operação em desenvolvimento)
Você pode anotar essas informações no quadro, pois podem ser cruciais no desenvolvimento das próximas atividades, devido a possibilidade de existência de diferentes tipos de calculadora na aula. Apesar de a calculadora científica não ser tão indicada nesse nível de ensino, pode ocorrer de algum aluno trazê-la. Mais informações sobre seu uso podem ser obtidas aqui.
Tendo essas informações, inicie as discussões sobre as funções da calculadora.
Na primeira atividade de retomada, peça que os alunos tentem fazer os procedimentos solicitados, informando seus resultados e comparando com os de seus colegas. Por fim, informe que a resposta correta seria 350 e deixe, caso ainda haja tempo, que os alunos que erraram verifiquem em qual parte o erro ocorreu.
Na segunda atividade, deixe que eles tentem fazer as operações solicitadas sem usar papel para anotar resultados, recorrendo às funções de memória.
Propósito: Proporcionar aos alunos o contato com a calculadora e suas funções de memória, além do esclarecimento de eventuais dúvidas sobre teclas com nomenclaturas diferentes.
Materiais complementares para impressão:
Retomada (slides de 3 a 7)
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
Caso a escola não disponha de calculadoras, você pode solicitar em aulas anteriores que os alunos tragam de casa e utilizem também a de seus dispositivos móveis.
Você pode encontrar um aplicativo de calculadora que funciona em sistemas android e disponibiliza as funções de memória, que pode ser baixado e instalado em casa pelos alunos.
Inicie a aula perguntando aos alunos se eles já usaram a calculadora alguma vez na vida e para que ela serve. Você pode perguntar também quais os tipos de calculadora que eles conhecem e em que locais encontrá-las.
Logo após, distribua as calculadoras entre os alunos, ou solicite que eles as peguem caso tenham trazido de casa.
Antes de conversar sobre as funções de memória da calculadora, é importante que você note que cada tipo de calculadora pode apresentar nomenclaturas diferentes para as funções, veja alguns exemplos:
MRC = MR = M (a função M em determinados modelos de calculadoras científicas só é ativada quando a tecla Alpha é pressionada anteriormente).
M- (em determinados modelos de calculadoras científicas essa função só é ativada quando a tecla shift é pressionada anteriormente)
MC = limpar a memória (em algumas calculadoras, a memória pode ser limpa simplesmente desligando-a. Já em algumas calculadoras científicas é necessário fazer um procedimento indicado no guia de intervenções).
C = On = AC (limpa o visor da calculadora, cancelando alguma operação em desenvolvimento)
Você pode anotar essas informações no quadro, pois podem ser cruciais no desenvolvimento das próximas atividades, devido a possibilidade de existência de diferentes tipos de calculadora na aula. Apesar de a calculadora científica não ser tão indicada nesse nível de ensino, pode ocorrer de algum aluno trazê-la. Mais informações sobre seu uso podem ser obtidas aqui.
Tendo essas informações, inicie as discussões sobre as funções da calculadora.
Na primeira atividade de retomada, peça que os alunos tentem fazer os procedimentos solicitados, informando seus resultados e comparando com os de seus colegas. Por fim, informe que a resposta correta seria 350 e deixe, caso ainda haja tempo, que os alunos que erraram verifiquem em qual parte o erro ocorreu.
Na segunda atividade, deixe que eles tentem fazer as operações solicitadas sem usar papel para anotar resultados, recorrendo às funções de memória.
Propósito: Proporcionar aos alunos o contato com a calculadora e suas funções de memória, além do esclarecimento de eventuais dúvidas sobre teclas com nomenclaturas diferentes.
Materiais complementares para impressão:
Retomada (slides de 3 a 7)
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
Caso a escola não disponha de calculadoras, você pode solicitar em aulas anteriores que os alunos tragam de casa e utilizem também a de seus dispositivos móveis.
Você pode encontrar um aplicativo de calculadora que funciona em sistemas android e disponibiliza as funções de memória, que pode ser baixado e instalado em casa pelos alunos.
Inicie a aula perguntando aos alunos se eles já usaram a calculadora alguma vez na vida e para que ela serve. Você pode perguntar também quais os tipos de calculadora que eles conhecem e em que locais encontrá-las.
Logo após, distribua as calculadoras entre os alunos, ou solicite que eles as peguem caso tenham trazido de casa.
Antes de conversar sobre as funções de memória da calculadora, é importante que você note que cada tipo de calculadora pode apresentar nomenclaturas diferentes para as funções, veja alguns exemplos:
MRC = MR = M (a função M em determinados modelos de calculadoras científicas só é ativada quando a tecla Alpha é pressionada anteriormente).
M- (em determinados modelos de calculadoras científicas essa função só é ativada quando a tecla shift é pressionada anteriormente)
MC = limpar a memória (em algumas calculadoras, a memória pode ser limpa simplesmente desligando-a. Já em algumas calculadoras científicas é necessário fazer um procedimento indicado no guia de intervenções).
C = On = AC (limpa o visor da calculadora, cancelando alguma operação em desenvolvimento)
Você pode anotar essas informações no quadro, pois podem ser cruciais no desenvolvimento das próximas atividades, devido a possibilidade de existência de diferentes tipos de calculadora na aula. Apesar de a calculadora científica não ser tão indicada nesse nível de ensino, pode ocorrer de algum aluno trazê-la.
Tendo essas informações, inicie as discussões sobre as funções da calculadora.
Na primeira atividade de retomada, peça que os alunos tentem fazer os procedimentos solicitados, informando seus resultados e comparando com os de seus colegas. Por fim, informe que a resposta correta seria 350 e deixe, caso ainda haja tempo, que os alunos que erraram verifiquem em qual parte o erro ocorreu.
Na segunda atividade, deixe que eles tentem fazer as operações solicitadas sem usar papel para anotar resultados, recorrendo às funções de memória.
Propósito: Proporcionar aos alunos o contato com a calculadora e suas funções de memória, além do esclarecimento de eventuais dúvidas sobre teclas com nomenclaturas diferentes.
Materiais complementares para impressão:
Retomada (slides de 3 a 7)
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
Caso a escola não disponha de calculadoras, você pode solicitar em aulas anteriores que os alunos tragam de casa e utilizem também a de seus dispositivos móveis.
Você pode encontrar um aplicativo de calculadora que funciona em sistemas android e disponibiliza as funções de memória, que pode ser baixado e instalado em casa pelos alunos.
Inicie a aula perguntando aos alunos se eles já usaram a calculadora alguma vez na vida e para que ela serve. Você pode perguntar também quais os tipos de calculadora que eles conhecem e em que locais encontrá-las.
Logo após, distribua as calculadoras entre os alunos, ou solicite que eles as peguem caso tenham trazido de casa.
Antes de conversar sobre as funções de memória da calculadora, é importante que você note que cada tipo de calculadora pode apresentar nomenclaturas diferentes para as funções, veja alguns exemplos:
MRC = MR = M (a função M em determinados modelos de calculadoras científicas só é ativada quando a tecla Alpha é pressionada anteriormente).
M- (em determinados modelos de calculadoras científicas essa função só é ativada quando a tecla shift é pressionada anteriormente)
MC = limpar a memória (em algumas calculadoras, a memória pode ser limpa simplesmente desligando-a. Já em algumas calculadoras científicas é necessário fazer um procedimento indicado no guia de intervenções).
C = On = AC (limpa o visor da calculadora, cancelando alguma operação em desenvolvimento)
Você pode anotar essas informações no quadro, pois podem ser cruciais no desenvolvimento das próximas atividades, devido a possibilidade de existência de diferentes tipos de calculadora na aula. Apesar de a calculadora científica não ser tão indicada nesse nível de ensino, pode ocorrer de algum aluno trazê-la.
Tendo essas informações, inicie as discussões sobre as funções da calculadora.
Na primeira atividade de retomada, peça que os alunos tentem fazer os procedimentos solicitados, informando seus resultados e comparando com os de seus colegas. Por fim, informe que a resposta correta seria 350 e deixe, caso ainda haja tempo, que os alunos que erraram verifiquem em qual parte o erro ocorreu.
Na segunda atividade, deixe que eles tentem fazer as operações solicitadas sem usar papel para anotar resultados, recorrendo às funções de memória.
Propósito: Proporcionar aos alunos o contato com a calculadora e suas funções de memória, além do esclarecimento de eventuais dúvidas sobre teclas com nomenclaturas diferentes.
Materiais complementares para impressão:
Atividade principal (slides 7 e 8)
Tempo sugerido: 16 minutos.
Orientação:
Nesta atividade, pretende-se levar os alunos à aprendizagem por meio da calculadora. Com o uso desse recurso, será possível desenvolver momentos de investigação e colaboração sobre a temática das quatro operações.
Para responder essa atividade, o aluno deverá estar ciente a respeito do funcionamento de sua calculadora e sobre a atividade, onde as teclas apagadas em cada caso de calculadora quebrada não deverão ser utilizadas para encontrar as respostas das atividades.
É importante também que o aluno compreenda que as quatro primeiras calculadoras quebradas consistem em encontrar as respostas para as operações indicadas e as duas últimas consistem em realizar operações para chegar ao valor desejado.
Assim, deixe-os responderem a atividade sem fazer intervenções. Caso seja necessário, você pode encontrar algumas orientações e perguntas que levarão os alunos a refletirem sobre seus erros ou a evitarem procedimentos inadequados.
Propósito: Trabalhar com os alunos as quatro operações com o uso da calculadora enquanto ferramenta de aprendizagem.
Materiais complementares para impressão:
Atividade principal (slides 7 e 8)
Tempo sugerido: 16 minutos.
Orientação:
Nesta atividade, pretende-se levar os alunos à aprendizagem por meio da calculadora. Com o uso desse recurso, será possível desenvolver momentos de investigação e colaboração sobre a temática das quatro operações.
Para responder essa atividade, o aluno deverá estar ciente a respeito do funcionamento de sua calculadora e sobre a atividade, onde as teclas apagadas em cada caso de calculadora quebrada não deverão ser utilizadas para encontrar as respostas das atividades.
É importante também que o aluno compreenda que as quatro primeiras calculadoras quebradas consistem em encontrar as respostas para as operações indicadas e as duas últimas consistem em realizar operações para chegar ao valor desejado.
Assim, deixe-os responderem a atividade sem fazer intervenções. Caso seja necessário, você pode encontrar algumas orientações e perguntas que levarão os alunos a refletirem sobre seus erros ou a evitarem procedimentos inadequados.
Propósito: Trabalhar com os alunos as quatro operações com o uso da calculadora enquanto ferramenta de aprendizagem.
Materiais complementares para impressão:
Resolução da Atividade Principal
Discussão da solução (slides de 10 a 11)
Tempo sugerido: 13 minutos.
Orientação:
Inicie esse momento solicitando que alguns alunos compartilhem suas soluções de cada caso. Peça também para que eles expliquem quais teclas apertaram, quais números formaram e quais operações realizaram, para que possam juntos conhecer as mais diferentes formas de resolução, compartilhar dúvidas e identificar erros.
Logo em seguida, apresente soluções do slide para a turma, solicitando que verifiquem se as respostas exibidas estão de acordo com suas resoluções e se indicam os mesmos resultados que eles obtiveram. Peça também para que os alunos testem a resolução apresentada nos slides, para que verifiquem juntos o resultado final.
Aproveite esse momento e peça para que alguns alunos que erraram anotem no quadro as sequências de teclas que utilizaram, para que todos possam juntos analisar a resolução de cada caso e discutir como os erros poderiam ser evitados.
Você pode encontrar no arquivo de resolução desta atividade algumas diferentes respostas para cada caso de calculadora quebrada e também no guia de intervenções possíveis dúvidas e erros dos alunos, com as respectivas orientações de como lhes fazer pensar e encontrar a resposta correta.
Com essa abordagem será possível se estabelecer um importante momento de aprendizagem e compartilhamento de conhecimentos entre você e seus alunos, de modo que através do erro cometido, seja construída uma aprendizagem significativa e eficaz.
Ao utilizar esta estratégia, você estará motivando seus alunos a participarem da aula, a exporem seus erros sem medo de serem punidos em sala de aula e a aprenderem de forma colaborativa.
Nas atividades complementares, você encontra mais problemas relacionados ao conteúdo estudado e também um desafio, que levará os alunos a aprofundarem ainda mais seus conhecimentos. Todas essas atividades complementares estão prontas para impressão. Há também a resolução das atividades complementares, que contém diferentes resoluções para cada atividade complementar.
Propósito: Motivar os alunos a compartilharem suas respostas, dúvidas e estratégias de resolução da atividade proposta, para que aprendam de maneira colaborativa e eficaz.
Discuta com a turma:
- Quais os diferentes caminhos possíveis para se resolver esta atividade?
- Qual o caminho mais prático?
Materiais complementares para impressão:
Discussão da solução (slides de 10 a 11)
Tempo sugerido: 13 minutos.
Orientação:
Inicie esse momento solicitando que alguns alunos compartilhem suas soluções de cada caso. Peça também para que eles expliquem quais teclas apertaram, quais números formaram e quais operações realizaram, para que possam juntos conhecer as mais diferentes formas de resolução, compartilhar dúvidas e identificar erros.
Logo em seguida, apresente soluções do slide para a turma, solicitando que verifiquem se as respostas exibidas estão de acordo com suas resoluções e se indicam os mesmos resultados que eles obtiveram. Peça também para que os alunos testem a resolução apresentada nos slides, para que verifiquem juntos o resultado final.
Aproveite esse momento e peça para que alguns alunos que erraram anotem no quadro as sequências de teclas que utilizaram, para que todos possam juntos analisar a resolução de cada caso e discutir como os erros poderiam ser evitados.
Você pode encontrar no arquivo de resolução desta atividade algumas diferentes respostas para cada caso de calculadora quebrada e também no guia de intervenções possíveis dúvidas e erros dos alunos, com as respectivas orientações de como lhes fazer pensar e encontrar a resposta correta.
Com essa anordagem será possível se estabelecer um importante momento de aprendizagem e compartilhamento de conhecimentos entre você e seus alunos, de modo que através do erro cometido, seja construída uma aprendizagem significativa e eficaz.
Ao utilizar esta estratégia, você estará motivando seus alunos a participarem da aula, a exporem seus erros sem medo de serem punidos em sala de aula e a aprenderem de forma colaborativa.
Nas atividades complementares, você encontra mais problemas relacionados ao conteúdo estudado e também um desafio, que levará os alunos a aprofundarem ainda mais seus conhecimentos. Todas essas atividades complementares estão prontas para impressão. Há também a resolução das atividades complementares, que contém diferentes resoluções para cada atividade complementar.
Propósito: Motivar os alunos a compartilharem suas respostas, dúvidas e estratégias de resolução da atividade proposta, para que aprendam de maneira colaborativa e eficaz.
Discuta com a turma:
- Quais os diferentes caminhos possíveis para se resolver esta atividade?
- Qual o caminho mais prático?
Materiais complementares para impressão:
Resolução da Atividade Principal
Discussão da solução (slides de 10 a 11)
Tempo sugerido: 13 minutos.
Orientação:
Inicie esse momento solicitando que alguns alunos compartilhem suas soluções de cada caso. Peça também para que eles expliquem quais teclas apertaram, quais números formaram e quais operações realizaram, para que possam juntos conhecer as mais diferentes formas de resolução, compartilhar dúvidas e identificar erros.
Logo em seguida, apresente soluções do slide para a turma, solicitando que verifiquem se as respostas exibidas estão de acordo com suas resoluções e se indicam os mesmos resultados que eles obtiveram. Peça também para que os alunos testem a resolução apresentada nos slides, para que verifiquem juntos o resultado final.
Aproveite esse momento e peça para que alguns alunos que erraram anotem no quadro as sequências de teclas que utilizaram, para que todos possam juntos analisar a resolução de cada caso e discutir como os erros poderiam ser evitados.
Você pode encontrar no arquivo de resolução desta atividade algumas diferentes respostas para cada caso de calculadora quebrada e também no guia de intervenções possíveis dúvidas e erros dos alunos, com as respectivas orientações de como lhes fazer pensar e encontrar a resposta correta.
Com essa anordagem será possível se estabelecer um importante momento de aprendizagem e compartilhamento de conhecimentos entre você e seus alunos, de modo que através do erro cometido, seja construída uma aprendizagem significativa e eficaz.
Ao utilizar esta estratégia, você estará motivando seus alunos a participarem da aula, a exporem seus erros sem medo de serem punidos em sala de aula e a aprenderem de forma colaborativa.
Nas atividades complementares, você encontra mais problemas relacionados ao conteúdo estudado e também um desafio, que levará os alunos a aprofundarem ainda mais seus conhecimentos. Todas essas atividades complementares estão prontas para impressão. Há também a resolução das atividades complementares, que contém diferentes resoluções para cada atividade complementar.
Propósito: Motivar os alunos a compartilharem suas respostas, dúvidas e estratégias de resolução da atividade proposta, para que aprendam de maneira colaborativa e eficaz.
Discuta com a turma:
- Quais os diferentes caminhos possíveis para se resolver esta atividade?
- Qual o caminho mais prático?
Materiais complementares para impressão:
Resolução da Atividade Principal
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Encerre a atividade ressaltando a importância do uso da calculadora no dia a dia e como ferramenta de aprendizagem.
Levante questionamentos que os instigue a pensar a respeito das diferentes formas de utilização desse conhecimento, como:
- Vocês conseguem imaginar situações do seu dia a dia onde é possível utilizar a calculadora para auxiliar na realização de operações de soma, subtração, multiplicação ou divisão?
- Você conhece pessoas que usam a calculadora no trabalho? Quais? De que forma?
- Você sentiu alguma dificuldade durante a aula? Qual?
Propósito: Retomar e reforçar as aprendizagens da aula, pensando-se também nas possíveis aplicações cotidianas do conteúdo estudado.
Raio x (slides 13 e 14)
Tempo sugerido: 6 minutos.
Orientações:
Inicialmente, peça para que os alunos descubram os números da calculadora que se assemelham com letras quando ela é virada de cabeça para baixo e escreva-os no quadro.
Esses números são: 0, 1, 3, 4, 5, 7 e 9 que correspondem, respectivamente, as letras O, I, H, S, L e G.
Logo após, apresente a nova situação e peça que os estudantes a resolvam sozinhos, levando em consideração o que aprenderam na aula. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto.
É importante que os alunos percebam que as palavras precisam ser escritas de trás para frente para que possam ser lidas quando a calculadora é virada de cabeça para baixo, essa informação é dada no enunciado da atividade, mas vale a pena ser ressaltada e se possível exemplificada com algumas palavras que podem ser representadas pelos números descritos anteriormente.
Você pode procurar identificar as estratégias de resoluções de cada aluno e também se eles estão conseguindo resolver a situação apresentada.
Propósito: Verificar o progresso dos alunos na aprendizagem dos conteúdos estudados.
Discuta com a turma:
- Como vocês fizeram as operações com as teclas de + e - quebradas?
- Você consegue formar mais palavras com a calculadora? Mostre aos seus colegas.
Materiais complementares para impressão:
Raio x (slides 13 e 14)
Tempo sugerido: 6 minutos.
Orientações:
Inicialmente, peça para que os alunos descubram os números da calculadora que se assemelham com letras quando ela é virada de cabeça para baixo e escreva-os no quadro.
Esses números são: 0, 1, 3, 4, 5, 7 e 9 que correspondem, respectivamente, as letras O, I, H, S, L e G.
Logo após, apresente a nova situação e peça que os estudantes a resolvam sozinhos, levando em consideração o que aprenderam na aula. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto.
É importante que os alunos percebam que as palavras precisam ser escritas de trás para frente para que possam ser lidas quando a calculadora é virada de cabeça para baixo, essa informação é dada no enunciado da atividade, mas vale a pena ser ressaltada e se possível exemplificada com algumas palavras que podem ser representadas pelos números descritos anteriormente.
Você pode procurar identificar as estratégias de resoluções de cada aluno e também se eles estão conseguindo resolver a situação apresentada.
Propósito: Verificar o progresso dos alunos na aprendizagem dos conteúdos estudados.
Discuta com a turma:
- Como vocês fizeram as operações com as teclas de + e - quebradas?
- Você consegue formar mais palavras com a calculadora? Mostre aos seus colegas.
Materiais complementares para impressão:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos
- Necessários: grupo de Whatsapp, calculadora ou a própria calculadora dos dispositivos móveis.
- Opcionais: Google Meet, Google docs. Para saber mais: Usar ou não a calculadora em sala de aula (disponível aqui).
Para este plano, foque na etapa Atividade Principal.
Atividade Principal
Esse plano tem dois momento de atividades principais. Vamos focar no segundo. Garanta que todos os alunos saibam usar as funções da calculadora para que a atividade seja possível. Caso contrário, você precisa vivenciar a retomada com eles.
O uso da calculadora é um recurso para que eles investiguem e busquem estratégias para responder as questões propostas por meio das quatro operações, com o obstáculo das teclas quebradas. É importante que os alunos escrevam no caderno a sequência de teclas que usaram para chegar ao resultado.
Discussão das Soluções
Se a aula for síncrona, compartilhe a tela do computador com os alunos e dê um tempo para que eles pensem nas possíveis soluções para os desafios propostos. Em seguida, abra o áudio do celular ou do Google Meet e converse com eles sobre as descobertas. Abra uma nova tela e vá anotando as possibilidades de resoluções. Os estudantes podem fotografar e enviar pelo Whataspp para que você organize um painel de soluções com as possíveis descobertas.
Em seguida, converse com os alunos sobre as conclusões, possíveis dificuldades e como pensaram para chegar ao resultado. Se a aula for assíncrona, grave um áudio e envie para os alunos contando e compartilhando alguns caminhos. Você também pode enviar alguns registros de alunos e pedir para comentarem os caminhos escolhidos e compararem com os que fizeram. Eles podem colar no caderno e criar um repertório com soluções de um mesmo problema.
Convite às famílias
Sugira aos alunos que envolvam as pessoas que estão ao redor nas discussões das estratégias matemáticas. Uma preocupação que alguns familiares possuem é quanto ao uso da calculadora nas aulas de matemática. Quem sabe esse não seria um bom momento para uma conversa?
Sugira que os alunos convide algum familiar para resolver a situação proposta na atividade principal e depois ler o artigo sugerido (disponível aqui). Será que, mesmo com as teclas quebradas e utilizando a calculadora, a situação seria resolvida? Boa hora para saber!
Ressaltamos sempre a importância da interação nesse momento remoto e dos alunos contarem aos familiares o que estão estudando. Oriente que essa não é uma obrigação e sim uma sugestão, pois sabemos que os familiares estão com uma demanda de trabalho e tempo bem comprometidas.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Lucas Henrique Viana
Mentor: Rodrigo Morozetti Blanco
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF06MA03) Resolver e elaborar problemas que envolvam cálculos (mentais ou escritos, exatos ou aproximados) com números naturais, por meio de estratégias variadas, com compreensão dos processos neles envolvidos com e sem uso de calculadora.
Objetivos específicos
Resolver situações-problemas com o uso da calculadora na realização de operações com números naturais
Conceito-chave
Utilização da calculadora e suas funções de memória para realizar operações
Recursos necessários
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
- Calculadoras clássicas