15286
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Roda de notícias

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do Fundamental sobre roda de notícias

Plano 01 de 1 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Francielle Silva Santos

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é uma proposta de atividade permanente para trabalhar no 8º ano do Ensino Fundamental. O campo de atuação priorizado nessa atividade é Campo jornalístico/midiático.

Justificativa: A atividade Roda de notícias costuma suscitar boas situações para desenvolver habilidades relacionadas ao espaço social, crítico e intelectual dos estudantes na sala de aula por meio da curadoria de matérias que permitam a atualização sobre temas e a construção de comentários a partir do conteúdo que circula em diferentes jornais. Além disso, a vivência com os gêneros da esfera jornalística permitem formar leitores que desenvolvam habilidades que implicam a articulação da linguagem verbal com a não verbal. Nesse ciclo, a roda de notícias está pautada na contextualização, na comparação e no julgamento de informações que circulam em diferentes fontes, analisando sua confiabilidade e inferindo suas intencionalidades específicas, atribuindo assim sentido particular e para o grupo sobre as notícias lidas. Espera-se que, nessa etapa da escolaridade, o aluno já tenha desenvolvido algumas capacidades necessárias para justificar suas interpretações.

Materiais necessários: Jornais, caderno, caneta, papel, lápis e internet.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldade em identificar o assunto noticiado, em diferenciar o contexto e o objetivo de produzir notícias em diferentes jornais e encontrar os recursos do gêneros jornalístico no contexto em que a notícia foi produzida.

Referências sobre o assunto:

FIORI. Bruna da Silva. Jornalismo e Sensacionalismo: o fato a notícia e o show. Revista UNOESTE, São Paulo, v.2, n. 2, jul./dez. 2011. Disponível em: <http://www.unoeste.br/facopp/revista_facopp/IC4/IC47.pdf >. Acesso em: 15 nov. 2018.

KLEIMAN, Angela. Oficina de leitura: teoria e prática. Campinas - SP: Pontes, 1996.

Nexo jornal. Disponível em: <www.nexojornal.com.br/edu/>. Acesso em: 15 nov 2018.

Dinâmica da atividade select-down

Slide Plano Aula

Preparação:

  • Essa etapa antecede a roda de notícias e acontece apenas uma vez.
  • Pergunte aos alunos:
  • Como você se atualiza a respeito dos acontecimentos de sua cidade, estado, país e mundo?
  • Quais são os assuntos lhe interessam? Esporte, política, cultura, cidade?
  • Em que veículos você se informa? Pelo rádio, TV, internet, jornais e revistas?
  • O conteúdo das notícias que circulam em diferentes mídias é o mesmo? Já constatou alguma diferença no tratamento?
  • A partir da discussão das questões acima, esclareça que o jornal é uma empresa que, além de ser um veículo de informação, é também um formador de opinião.
  • Ressalte que a notícia não pode ser considerada neutra, pois evidencia posicionamento sócio-ideológico de quem escreve ou da própria instituição.
  • Explique que há jornal sensacionalista que visa a emocionar sem muitos critérios de apuração ou organização dos fatos, enquanto há o jornal mais investigativo que, apesar de não ser imparcial, busca mais detalhamento nas informações.
  • Para exemplificar as diferenças de uma notícia ser publicada em diferentes jornais, apresente algumas para que os alunos procurem essas diferenças.
  • Busque notícias com o mesmo tema.
  • Faça uma leitura compartilhada das notícias e analise, junto com os alunos, as características da notícia nos diferentes jornais: o que aconteceu? como? quando? onde? há ilustração? qual a importância da notícia para a população? como cada jornal abordou o tema? houve aprofundamento das informações? houve exagero ou o jornalista foi brando?

Dinâmica da atividade select-down

Slide Plano Aula

Preparação:

  • Esta etapa acontece durante a semana que antecede a roda de notícia.
  • Desafie os alunos, em dupla, a pesquisarem notícias de seu interesse com o mesmo assunto em diferentes jornais nos cadernos de grande circulação local ou nacional. Desta forma, a opção pelas duplas na sala de aula pode facilitar as aprendizagens, promover a construção das competências estabelecidas para a Roda de Notícia, e garantir um relacionamento cooperativo e construtivo entre os alunos.
  • O jornal pode ser impresso ou virtual.
  • Se a notícia for retirada de um jornal impresso, solicite que os alunos tragam-na impresso.
  • Cada dupla ficará responsável por apresentar a sua notícia durante a roda de notícia.

Tempo sugerido: 10 min

Orientações:

  • Para iniciar a roda de notícia, pergunte aos alunos qual o assunto e o motivo que orientou a escolha.
  • Peça também que informem à turma onde a notícia foi publicada e data em que isso aconteceu?
  • Levando em conta os assuntos das notícias, agrupe, para a próxima etapa, as duplas que tenham o mesmo tema.

Dinâmica da atividade select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20min

Preparação:

Nesta etapa, os alunos, em dupla, na sala de aula, irão dialogar e expor suas impressões sobre as notícias escolhidas e lidas.

Orientações:

  • Peça aos alunos que observem como o mesmo passo foi reportado nas duas notícias. Que diferenças e semelhanças há entre elas?
  • Direcione o diálogo entre eles por meio das perguntas presentes no slide.
  • Solicite a cada dupla que grife os aspectos encontrados no texto que demarcam as diferenças.
  • Caminhe entre os alunos para auxiliá-los a perceber algumas diferenças que podem ser relativas às escolhas das palavras na manchete, ao título, ao corpo da notícia, às imagens e ao aprofundamento das informações.
  • Leve os alunos a identificar os efeitos de sentido devidos à escolha de léxicas, imagéticas e de direcionamento dos fatos que estão presentes nas duas notícias. Essa identificação poderá ser feita pelos elementos que complementam a função da notícia (as cores, o formato das letras, fotografias, a manchete, a linha-fina, entre outros).

Dinâmica da atividade select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20min

Orientações:

  • Esta é a etapa de socialização das comparações entre as notícias.
  • Os alunos deverão apresentar brevemente o assunto das notícias, explicitando os aspectos semelhantes e diferentes no tratamento dado ao fato noticiado discutidos na etapa anterior.
  • Para encerrar a roda de notícia, pergunte:
  • Existe maior confiabilidade em qual das duas? Por quê?
  • Há alguma informação que vocês consideram importante e querem compartilhar com o grupo?

Variação da atividade select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Nesta variação, os alunos escolhem um tema para a turma que será pesquisado nos diferentes cadernos temáticos de diferentes jornais. Essa pesquisa também poderá ser feita por navegação na internet, com a técnica do hipertexto (ou hiperlink) que também pode ser levada para as salas de aula para gerar uma aula mais interativa.
  • Durante a pesquisa, oriente os alunos a explorar sobre o assunto ou localizar uma informação por meio dos hiperlinks que operam como conectivos lógicos e contribuem para a continuidade e a progressão referencial do texto. Por exemplo: fotos, sons, vídeos, notícias ou mesmo pesquisas online podem ser configuradas como um hipertexto para a aula. Além de servirem como exemplos para os temas abordados, permitem suscitar discussões, gerar dúvidas ou até aguçar o interesse dos alunos em sala.
  • Após a escolha do tema, os alunos discutem possíveis recortes temáticos que podem ser encontrados nos espaços consultados.
  • No laboratório de informática, os alunos pesquisam sobre o recorte temático de sua escolha em diferentes jornais virtuais e compartilham com a turma a partir das perguntas abaixo:
  • A notícia escolhida é inédita?
  • A manchete criou alguma expectativa? Ao ler a notícia, a expectativa foi comprovada?
  • Você teve alguma dificuldade em compreender a notícia? Por quê?
  • Houve algum apelo? Os acontecimentos provocam comoção pública?
  • Você consegue identificar os recursos argumentativos que foram escolhidos para convencer o leitor sobre o que ele está lendo?
  • Qual o grau de improbabilidade?
  • Além da notícia, você observou se há algum outro gênero que trata da temática escolhida, por exemplo, um artigo de opinião, uma crônica, uma charge?

Variação da atividade select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Proponha páginas jornalísticas no instagram ou facebook como meios para pesquisas. Seguem algumas sugestões: Mídia Ninja, Jornalistas Livres, Jornal A tarde, Quebrando o Tabu, Folha de São Paulo, Folha de Pernambuco, Jornal O Globo, entre outros. Essas páginas publicam várias reportagens sobre questões sociais e discussões contemporâneas sobre o cotidiano dos brasileiros, o mundo, cultura, gênero, classe social, educação, entre outros.
  • Solicite aos alunos que elejam um tema e procurem em diferentes jornais.
  • Para formação do leitor crítico, é fundamental abordar temáticas sociais ou transversais nos jornais.
  • É importante que todos os alunos tenham uma escuta qualificada para que consigam compreender, discutir, refletir, argumentar, avaliar o tema. Discuta com os alunos a partir das questões abaixo:
  • Qual é o assunto da notícia?
  • Onde e quando aconteceu?
  • Qual o sentido que ela provocou em você?
  • Quais pessoas estão envolvidas no fato?
  • Quantas pessoas são afetadas pelo fato?
  • Você é afetado pelo fato?
  • Há uma proposta de solução? Qual?
  • Você consegue propor uma solução? Qual?

Variação da atividade select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Nesta variação, os alunos deverão realizar leituras de artigos de opiniões.
  • Solicite aos alunos que pesquisem artigos de opinião ou entrevistas sobre o tema escolhido na roda de notícia.
  • Esclareça que tanto no artigo de opinião quanto na entrevista há uma posição defendida, por isso, é importante que eles contrastem diferentes artigos e entrevistas.
  • Ressalte que o artigo de opinião e a entrevista são gêneros que ajudam o aluno a investigar a credibilidade das notícias, principalmente nos jornais sensacionalistas.
  • Solicite que os alunos usem o artigo de opinião e a entrevista como suporte para discutir a veracidade e aprofundamento das notícias escolhidas para a roda de notícias.
  • Discuta sobre a relação de sentido das informações presente no artigo e na revista quando os fatos são expostos na 1ª ou na 3ª pessoa.
  • Solicite que os alunos pesquisem as caixas de diálogos disponíveis nos sites para os leitores, nas quais são inseridas as opiniões sobre dos mesmos sobre o texto lido. Peça para que os alunos leiam os comentários e se posicionem de maneira crítica sobre as leituras apresentadas.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é uma proposta de atividade permanente para trabalhar no 8º ano do Ensino Fundamental. O campo de atuação priorizado nessa atividade é Campo jornalístico/midiático.

Justificativa: A atividade Roda de notícias costuma suscitar boas situações para desenvolver habilidades relacionadas ao espaço social, crítico e intelectual dos estudantes na sala de aula por meio da curadoria de matérias que permitam a atualização sobre temas e a construção de comentários a partir do conteúdo que circula em diferentes jornais. Além disso, a vivência com os gêneros da esfera jornalística permitem formar leitores que desenvolvam habilidades que implicam a articulação da linguagem verbal com a não verbal. Nesse ciclo, a roda de notícias está pautada na contextualização, na comparação e no julgamento de informações que circulam em diferentes fontes, analisando sua confiabilidade e inferindo suas intencionalidades específicas, atribuindo assim sentido particular e para o grupo sobre as notícias lidas. Espera-se que, nessa etapa da escolaridade, o aluno já tenha desenvolvido algumas capacidades necessárias para justificar suas interpretações.

Materiais necessários: Jornais, caderno, caneta, papel, lápis e internet.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldade em identificar o assunto noticiado, em diferenciar o contexto e o objetivo de produzir notícias em diferentes jornais e encontrar os recursos do gêneros jornalístico no contexto em que a notícia foi produzida.

Referências sobre o assunto:

FIORI. Bruna da Silva. Jornalismo e Sensacionalismo: o fato a notícia e o show. Revista UNOESTE, São Paulo, v.2, n. 2, jul./dez. 2011. Disponível em: <http://www.unoeste.br/facopp/revista_facopp/IC4/IC47.pdf >. Acesso em: 15 nov. 2018.

KLEIMAN, Angela. Oficina de leitura: teoria e prática. Campinas - SP: Pontes, 1996.

Nexo jornal. Disponível em: <www.nexojornal.com.br/edu/>. Acesso em: 15 nov 2018.

Slide Plano Aula

Preparação:

  • Essa etapa antecede a roda de notícias e acontece apenas uma vez.
  • Pergunte aos alunos:
  • Como você se atualiza a respeito dos acontecimentos de sua cidade, estado, país e mundo?
  • Quais são os assuntos lhe interessam? Esporte, política, cultura, cidade?
  • Em que veículos você se informa? Pelo rádio, TV, internet, jornais e revistas?
  • O conteúdo das notícias que circulam em diferentes mídias é o mesmo? Já constatou alguma diferença no tratamento?
  • A partir da discussão das questões acima, esclareça que o jornal é uma empresa que, além de ser um veículo de informação, é também um formador de opinião.
  • Ressalte que a notícia não pode ser considerada neutra, pois evidencia posicionamento sócio-ideológico de quem escreve ou da própria instituição.
  • Explique que há jornal sensacionalista que visa a emocionar sem muitos critérios de apuração ou organização dos fatos, enquanto há o jornal mais investigativo que, apesar de não ser imparcial, busca mais detalhamento nas informações.
  • Para exemplificar as diferenças de uma notícia ser publicada em diferentes jornais, apresente algumas para que os alunos procurem essas diferenças.
  • Busque notícias com o mesmo tema.
  • Faça uma leitura compartilhada das notícias e analise, junto com os alunos, as características da notícia nos diferentes jornais: o que aconteceu? como? quando? onde? há ilustração? qual a importância da notícia para a população? como cada jornal abordou o tema? houve aprofundamento das informações? houve exagero ou o jornalista foi brando?

Slide Plano Aula

Preparação:

  • Esta etapa acontece durante a semana que antecede a roda de notícia.
  • Desafie os alunos, em dupla, a pesquisarem notícias de seu interesse com o mesmo assunto em diferentes jornais nos cadernos de grande circulação local ou nacional. Desta forma, a opção pelas duplas na sala de aula pode facilitar as aprendizagens, promover a construção das competências estabelecidas para a Roda de Notícia, e garantir um relacionamento cooperativo e construtivo entre os alunos.
  • O jornal pode ser impresso ou virtual.
  • Se a notícia for retirada de um jornal impresso, solicite que os alunos tragam-na impresso.
  • Cada dupla ficará responsável por apresentar a sua notícia durante a roda de notícia.

Tempo sugerido: 10 min

Orientações:

  • Para iniciar a roda de notícia, pergunte aos alunos qual o assunto e o motivo que orientou a escolha.
  • Peça também que informem à turma onde a notícia foi publicada e data em que isso aconteceu?
  • Levando em conta os assuntos das notícias, agrupe, para a próxima etapa, as duplas que tenham o mesmo tema.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20min

Preparação:

Nesta etapa, os alunos, em dupla, na sala de aula, irão dialogar e expor suas impressões sobre as notícias escolhidas e lidas.

Orientações:

  • Peça aos alunos que observem como o mesmo passo foi reportado nas duas notícias. Que diferenças e semelhanças há entre elas?
  • Direcione o diálogo entre eles por meio das perguntas presentes no slide.
  • Solicite a cada dupla que grife os aspectos encontrados no texto que demarcam as diferenças.
  • Caminhe entre os alunos para auxiliá-los a perceber algumas diferenças que podem ser relativas às escolhas das palavras na manchete, ao título, ao corpo da notícia, às imagens e ao aprofundamento das informações.
  • Leve os alunos a identificar os efeitos de sentido devidos à escolha de léxicas, imagéticas e de direcionamento dos fatos que estão presentes nas duas notícias. Essa identificação poderá ser feita pelos elementos que complementam a função da notícia (as cores, o formato das letras, fotografias, a manchete, a linha-fina, entre outros).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20min

Orientações:

  • Esta é a etapa de socialização das comparações entre as notícias.
  • Os alunos deverão apresentar brevemente o assunto das notícias, explicitando os aspectos semelhantes e diferentes no tratamento dado ao fato noticiado discutidos na etapa anterior.
  • Para encerrar a roda de notícia, pergunte:
  • Existe maior confiabilidade em qual das duas? Por quê?
  • Há alguma informação que vocês consideram importante e querem compartilhar com o grupo?
Slide Plano Aula

Orientações:

  • Nesta variação, os alunos escolhem um tema para a turma que será pesquisado nos diferentes cadernos temáticos de diferentes jornais. Essa pesquisa também poderá ser feita por navegação na internet, com a técnica do hipertexto (ou hiperlink) que também pode ser levada para as salas de aula para gerar uma aula mais interativa.
  • Durante a pesquisa, oriente os alunos a explorar sobre o assunto ou localizar uma informação por meio dos hiperlinks que operam como conectivos lógicos e contribuem para a continuidade e a progressão referencial do texto. Por exemplo: fotos, sons, vídeos, notícias ou mesmo pesquisas online podem ser configuradas como um hipertexto para a aula. Além de servirem como exemplos para os temas abordados, permitem suscitar discussões, gerar dúvidas ou até aguçar o interesse dos alunos em sala.
  • Após a escolha do tema, os alunos discutem possíveis recortes temáticos que podem ser encontrados nos espaços consultados.
  • No laboratório de informática, os alunos pesquisam sobre o recorte temático de sua escolha em diferentes jornais virtuais e compartilham com a turma a partir das perguntas abaixo:
  • A notícia escolhida é inédita?
  • A manchete criou alguma expectativa? Ao ler a notícia, a expectativa foi comprovada?
  • Você teve alguma dificuldade em compreender a notícia? Por quê?
  • Houve algum apelo? Os acontecimentos provocam comoção pública?
  • Você consegue identificar os recursos argumentativos que foram escolhidos para convencer o leitor sobre o que ele está lendo?
  • Qual o grau de improbabilidade?
  • Além da notícia, você observou se há algum outro gênero que trata da temática escolhida, por exemplo, um artigo de opinião, uma crônica, uma charge?
Slide Plano Aula

Orientações:

  • Proponha páginas jornalísticas no instagram ou facebook como meios para pesquisas. Seguem algumas sugestões: Mídia Ninja, Jornalistas Livres, Jornal A tarde, Quebrando o Tabu, Folha de São Paulo, Folha de Pernambuco, Jornal O Globo, entre outros. Essas páginas publicam várias reportagens sobre questões sociais e discussões contemporâneas sobre o cotidiano dos brasileiros, o mundo, cultura, gênero, classe social, educação, entre outros.
  • Solicite aos alunos que elejam um tema e procurem em diferentes jornais.
  • Para formação do leitor crítico, é fundamental abordar temáticas sociais ou transversais nos jornais.
  • É importante que todos os alunos tenham uma escuta qualificada para que consigam compreender, discutir, refletir, argumentar, avaliar o tema. Discuta com os alunos a partir das questões abaixo:
  • Qual é o assunto da notícia?
  • Onde e quando aconteceu?
  • Qual o sentido que ela provocou em você?
  • Quais pessoas estão envolvidas no fato?
  • Quantas pessoas são afetadas pelo fato?
  • Você é afetado pelo fato?
  • Há uma proposta de solução? Qual?
  • Você consegue propor uma solução? Qual?

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Nesta variação, os alunos deverão realizar leituras de artigos de opiniões.
  • Solicite aos alunos que pesquisem artigos de opinião ou entrevistas sobre o tema escolhido na roda de notícia.
  • Esclareça que tanto no artigo de opinião quanto na entrevista há uma posição defendida, por isso, é importante que eles contrastem diferentes artigos e entrevistas.
  • Ressalte que o artigo de opinião e a entrevista são gêneros que ajudam o aluno a investigar a credibilidade das notícias, principalmente nos jornais sensacionalistas.
  • Solicite que os alunos usem o artigo de opinião e a entrevista como suporte para discutir a veracidade e aprofundamento das notícias escolhidas para a roda de notícias.
  • Discuta sobre a relação de sentido das informações presente no artigo e na revista quando os fatos são expostos na 1ª ou na 3ª pessoa.
  • Solicite que os alunos pesquisem as caixas de diálogos disponíveis nos sites para os leitores, nas quais são inseridas as opiniões sobre dos mesmos sobre o texto lido. Peça para que os alunos leiam os comentários e se posicionem de maneira crítica sobre as leituras apresentadas.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

AULAS DE Produção de textos do 8º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF67LP01 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF67LP02 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF67LP03 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF67LP04 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF67LP05 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF67LP06 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF67LP07 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF67LP08 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP03 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano