15235
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Pré Escola - Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Atividade - Descobrindo Invenções

Nesta atividade, as crianças irão pesquisar sobre uma invenção escolhida por elas e montar um mapa visual sobre ela.

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Fabiana Bechara da Fonseca

Apresente a proposta
Envie, por WhatsApp ou outra plataforma de comunicação com as famílias, uma imagem bem curiosa de um telefone antigo, e instigue as famílias a pesquisar mais sobre a invenção do telefone. Faça o convite: “Que tal descobrirmos mais sobre essa invenção?”

Adaptações necessárias
As famílias serão convidadas a pesquisar sobre a invenção do telefone e sua evolução no tempo.

Sugira às famílias
Convide pais e responsáveis a fazer uma pesquisa com familiares sobre como o telefone evoluiu no decorrer do tempo e quem o inventou. Nesse contexto, podem fazer uma entrevista com familiares mais velhos e conversar com as crianças sobre esse aparelho. Por exemplo, uma pessoa idosa da família pode contar como eram e como usavam os telefones antigamente. Sugira que ampliem a pesquisa por meio de imagens da internet numa busca monitorada com as crianças. Proponha que tragam questões e acolham as expressões das crianças, estimulando-as a relatar vivências e experiências com o telefone, e a falar de suas descobertas sobre como esse aparelho era usado antigamente.

Para compartilhar com o grupo
Sugira que as famílias compartilhem suas descobertas sobre a invenção do telefone, de modo que você possa agrupá-las em um arquivo digital e compartilhá-lo com todo o grupo via WhatsApp, por exemplo. É esperado que, conforme você compartilhar essas ações, mais famílias se sintam estimuladas a realizar a atividade. Por isso, continue recebendo e encaminhando os resultados para o restante do grupo, criando um compilado das descobertas da turma.

Sugestão Enviada Por: Nilcileni Brambilla


Código: EDI3_26UND03

(EI03ET04) Registrar observações, manipulações e medidas, usando múltiplas linguagens (desenho, registro por números ou escrita espontânea), em diferentes suportes.

(EI03EF08) Selecionar livros e textos de gêneros conhecidos para a leitura de um adulto e/ou para sua própria leitura (partindo de seu repertório sobre esses textos, como a recuperação pela memória, pela leitura das ilustrações etc.).

Apoiador Técnico


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses):

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas