15232
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Creche - Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Atividade - A proposta de um livro de receitas

Nesta atividade, proponha que as crianças pensem sobre o gênero receita e que montem um livro com as instruções para fazer os pratos favoritos de cada uma.

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Helena Cristina Cintra Eher

A proposta de um livro de receitas

Apresente a proposta
Nesta atividade, as crianças serão convidadas a pensarem em um livro de receitas dos pratos favoritos de cada pessoa da família. Grave um vídeo e envie para as famílias, através de Whatsapp ou outra plataforma de comunicação que a rede esteja utilizando, explicando a atividade.

No vídeo, mostre para as crianças alguns tipos de portadores de textos que você tem em casa: livros infantis de narrativa e de poesia, revistas, cartas, catálogos de supermercado, panfletos de propaganda etc. Apresente cada um com o objetivo de encontrar alguma informação, de modo que as crianças vejam o que você encontra em cada um dos portadores. Depois de apresentá-los, sugira que elas procurem em casa os portadores disponíveis e vejam se encontram algum livro de receitas.

Adaptações necessárias
Podem ser utilizados os portadores de textos que as famílias dispuserem em casa, como os citados acima ou outros, como listas e jornais. Se tiverem um livro de receitas, deverão explorá-lo junto com os outros portadores. Caso não tenham, oriente-os a conversarem com as crianças sobre a produção de um.

Sugira às famílias
Sugira às famílias que disponibilizem para as crianças os portadores de textos que tiverem em casa, permitindo que elas os explorem à vontade. Convide os familiares a explorarem junto com as crianças, provocando a percepção delas para o que há de diferente entre eles. Para isso, uma sugestão é partir das imagens. Se tiverem o livro de receitas em casa, sugira que os familiares dêem ênfase a ele, deixando as crianças o observarem atentamente, percebendo, através das imagens, os elementos que compõem o livro.

Caso algumas famílias não tenham um livro de receitas, poderão sugerir às crianças a produção de um. Convide-os a falarem sobre os pratos preferidos, bem como perguntarem quais são os das crianças, fazendo uma lista com os pratos de todos.

No momento de montarem a lista, explique que é interessante que o adulto seja o escriba e a criança o observe fazendo. Se preferirem, a lista também pode ser feita com desenhos ou imagens dos pratos, encontradas na internet.

Para compartilhar com o grupo
Sugira que os familiares tirem uma foto das listas com os pratos das famílias e enviem os registros via Whatsapp ou outra plataforma de comunicação que a rede esteja utilizando. Ao receber os registros, dê devolutivas para as crianças e famílias, dizendo que gostou de conhecer as preferências alimentares delas e as incentive, a partir da lista, a produzirem o livro de receitas.

Sugestão Enviada Por: Vládia Pires


Código: EDI2_26UND01

(EI02ET05) Classificar objetos, considerando determinado atributo (tamanho, peso, cor, forma etc.).

(EI02EF01) Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões.

(EI02ET08) Registrar com números a quantidade de crianças (meninas e meninos, presentes e ausentes) e a quantidade de objetos da mesma natureza (bonecas, bolas, livros etc.).

Apoiador Técnico


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses):

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas