Nesta atividade, proponha que as crianças pensem sobre o gênero receita e que montem um livro com as instruções para fazer os pratos favoritos de cada uma.
A proposta de um livro de receitas
Apresente a proposta
Nesta atividade, as crianças serão convidadas a pensarem em um livro de receitas dos pratos favoritos de cada pessoa da família. Grave um vídeo e envie para as famílias, através de Whatsapp ou outra plataforma de comunicação que a rede esteja utilizando, explicando a atividade.
No vídeo, mostre para as crianças alguns tipos de portadores de textos que você tem em casa: livros infantis de narrativa e de poesia, revistas, cartas, catálogos de supermercado, panfletos de propaganda etc. Apresente cada um com o objetivo de encontrar alguma informação, de modo que as crianças vejam o que você encontra em cada um dos portadores. Depois de apresentá-los, sugira que elas procurem em casa os portadores disponíveis e vejam se encontram algum livro de receitas.
Adaptações necessárias
Podem ser utilizados os portadores de textos que as famílias dispuserem em casa, como os citados acima ou outros, como listas e jornais. Se tiverem um livro de receitas, deverão explorá-lo junto com os outros portadores. Caso não tenham, oriente-os a conversarem com as crianças sobre a produção de um.
Sugira às famílias
Sugira às famílias que disponibilizem para as crianças os portadores de textos que tiverem em casa, permitindo que elas os explorem à vontade. Convide os familiares a explorarem junto com as crianças, provocando a percepção delas para o que há de diferente entre eles. Para isso, uma sugestão é partir das imagens. Se tiverem o livro de receitas em casa, sugira que os familiares dêem ênfase a ele, deixando as crianças o observarem atentamente, percebendo, através das imagens, os elementos que compõem o livro.
Caso algumas famílias não tenham um livro de receitas, poderão sugerir às crianças a produção de um. Convide-os a falarem sobre os pratos preferidos, bem como perguntarem quais são os das crianças, fazendo uma lista com os pratos de todos.
No momento de montarem a lista, explique que é interessante que o adulto seja o escriba e a criança o observe fazendo. Se preferirem, a lista também pode ser feita com desenhos ou imagens dos pratos, encontradas na internet.
Para compartilhar com o grupo
Sugira que os familiares tirem uma foto das listas com os pratos das famílias e enviem os registros via Whatsapp ou outra plataforma de comunicação que a rede esteja utilizando. Ao receber os registros, dê devolutivas para as crianças e famílias, dizendo que gostou de conhecer as preferências alimentares delas e as incentive, a partir da lista, a produzirem o livro de receitas.
Sugestão Enviada Por: Vládia Pires
Código: EDI2_26UND01
(EI02ET05) Classificar objetos, considerando determinado atributo (tamanho, peso, cor, forma etc.).
(EI02EF01) Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões.
(EI02ET08) Registrar com números a quantidade de crianças (meninas e meninos, presentes e ausentes) e a quantidade de objetos da mesma natureza (bonecas, bolas, livros etc.).
Apoiador Técnico
ATIVIDADE 02
ATIVIDADE 03
ATIVIDADE 04
ATIVIDADE 05
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes