Atividade para impressão- tabela de registro- EDI3_25UND05
Plano de Aula
Plano de aula: Conhecendo outras formas e instrumentos de medidas
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Medidas
Aula
O que fazer antes?
Contextos prévios:
Para realizar essa atividade é necessário que as crianças já tenham tido experiências anteriores com registros em tabelas.
Este plano faz parte de uma sequência de cinco. São eles:
Conhecendo outras formas de medidas
Materiais:
*
A proposta é um convite para as crianças investigarem as diversas unidades de medidas. Sendo assim, considere selecionar ferramentas de medidas e materiais que instiguem e provoquem a curiosidade delas. Para medidas de comprimento, selecione réguas, fitas métricas, trenas e objetos em tamanhos diversificados. Para medidas de massa, reserve brinquedos com pesos diferenciados, como por exemplo, bichos de pelúcia, carrinhos, bolas maciças e bolas de borrachas e balanças de diversas formas e possibilidades de uso. Para medidas de volume, jarras medidoras em tamanhos e formatos diversificados, copos de medida, xícaras e jarras com água.
Preveja também uma máquina fotográfica para registrar a atividade.
Para os registros do grupo, sugerimos a impressão de uma tabela para cada unidade de medida, ou seja, para cada ambiente que organizou para as investigações das crianças. Você pode acessar uma sugestão de tabela aqui.
… .
Espaços:
Considere um espaço em que seja possível preparar ambientes diversificados e provocadores para as investigações das crianças. Busque organizá-los levando em consideração a estética ao dispor os materiais selecionados e observe se a exploração autônoma das crianças está garantida. Atente-se ainda para que cada ambiente criado provoque a investigação acerca de uma unidade de medida. Sendo assim, considere um ambiente para as provocações quanto à medidas de comprimento, um para investigações com medidas de massa e outro para as medidas de volume.
Como as crianças serão convidadas a vivenciar com autonomia os ambientes que você organizou, é fundamental que o espaço selecionado para esta atividade permita a livre circulação delas entre os ambientes, bem como a organização do grande grupo em roda, para que, ao final da vivência, todos compartilhem descobertas e impressões.
Tempo sugerido:
Aproximadamente uma hora.
Perguntas para guiar suas observações:
1. Quais relações as crianças estabeleceram ao entrar em contato com os materiais dispostos? Como fizeram as comparações e testaram as diversas unidades de medidas?
2. Que hipóteses levantaram em relação às características e funcionalidades das ferramentas de medidas? As crianças testaram diferentes possibilidades? Quais informações trocaram entre elas? Uma ajudou a outra?
3. Como as crianças expressavam suas descobertas? Quais vocabulários trouxeram ao encontrarem as medidas?
Para incluir todos:
Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender às necessidades e às diferenças de cada criança ou do grupo. Potencialize para que todos explorem e expressem suas impressões, estimule-os a conversar, compartilhando as sensações que emergem ao se relacionarem com os materiais dispostos para a vivência. Se observar que alguma criança prefere não expressar verbalmente suas impressões, considere que essa não é a única forma de investigar e tangibilizar suas construções de sentidos acerca do que é vivenciado. Sendo assim, busque observar quais relações ela estabelece com o material e com os pares. O que seus olhares, expressões faciais e corporais revelam? Considere ainda assumir mediações que incentivem a parceria e a ajuda entre as crianças.
O que fazer durante?
1
Reúna as crianças e conte que hoje você organizou a sala com ambientes diversificados, trazendo em cada canto objetos e ferramentas que são utilizados para realizar medidas diversas no cotidiano. Revele ao grupo que a proposta da atividade é que explorem esses ambientes, buscando investigar as formas de utilização das ferramentas dispostas, por meio de experimentações, considerando os objetos dispostos. Conte ainda que você organizou uma tabela para cada ambiente, para o registro dos experimentos, e que cada uma delas possui uma cor específica.
o
c
2
Ainda na roda, apresente as tabelas para as crianças. Descreva as unidades de medida, investigando com o grupo quais ferramentas são utilizadas para cada uma.
Possíveis falas do professor neste momento: Vejam, esta tabela na cor verde irá acolher as descobertas que vocês farão sobre o comprimento dos objetos. Nesta primeira linha está escrito a seguinte pergunta: (considere ler, apontando com o dedo sua leitura) "QUAL É O COMPRIMENTO?" Na linha abaixo está escrito: OBJETO (considere ler, apontando com o dedo sua leitura) E aqui ao lado, nesta coluna, está escrito COMPRIMENTO. Observem que não há nada escrito nas linhas e colunas abaixo delas. Este espaço (referindo-se a terceira linha da primeira coluna), é para que vocês registrem o nome ou o desenho do objeto que investigaram. A medida, vocês registram aqui ao lado (referindo-se a segunda coluna). Que ferramentas temos aqui nos ambientes que nos ajuda a encontrar o comprimento dos objetos?
3
Considere fazer a leitura de cada tabela que você organizou, investigando juntos às crianças quais ferramentas apoiarão as descobertas delas sobre cada unidade de medida. Ainda na conversa, combine com o grupo que os pequenos podem se ajudar nas investigações e na hora de registrar o nome e medidas dos objetos. Deixe claro que o registro também poderá ser feito em desenho, caso preferiram. Disponibilize-se também para ser escriba ou ajude-as a pensar sobre quais letras compõem o nome do objeto. Quanto à medida encontrada, considere instigá-las a utilizar os numerais revelados por cada instrumento. Proponha ainda que façam coletivamente uma medida de cada tipo e registrem-nas na tabela como forma de exemplo, sendo você ou alguma criança o escriba.
4
Após a leitura das tabelas, acorde com o grupo o tempo da atividade e convide-o para iniciar a investigação. Enquanto as crianças exploram os ambientes, circule pela sala, a fim de observaras relações que elas estão estabelecendo no contexto da proposta. Considere ainda provocar o aprofundamento das relações, por meio de mediações que convidem as crianças a revelar seus pensamentos ao grupo, ao explorarem as ferramentas e objetos, ao ajudarem uns aos outros, ao surpreenderem-se, ao depararem-se com desafios, ao encontrarem soluções, entre tantas outras relações que os pequenos estabelecem em suas buscas.
Considere registrar parte das experiências que estão construíndo, anotando seus relatos e fotografando as expressões e encontros com ferramentas, materiais e pares.R,
5
Continue a observar as relações que estão estabelecendo, busque acolher as ideias das crianças de como medir e faça mediações apenas se julgar necessário. Neste momento, potencialize a investigação, encorajando a comparação dos objetos e estimulando os registros. Aproveite para revelar o vocabulário específico das unidades de medida em cada ambiente.
6
Observe a interação das crianças e, ao perceber que todas já circularam pelos ambientes, fizeram trocas entre si e que começaram a se dispersar, sinalize que em dois minutos vocês organizarão a sala e, depois disso, se reunirão em roda para conversarem sobre as descobertas que fizeram. Dado o tempo e após organizarem o ambiente, reúna as crianças e convide-as e expressarem quais impressões trazem a partir da vivência. Procure iniciar este momento instigando-as a contar suas experiências e descobertas de forma espontânea. Depois você pode se apoiar nas observações que fez, a fim de aprofundar e de sistematizar as experiências do grupo.
?
Para finalizar:
Ainda na roda, diga que pensou em criar um espaço de investigação permanente, com alguns instrumentos de medida, para que possam continuar as investigações. Pergunte aos pequenos o que eles acham da proposta e peça para ajudarem na execução dela, coletando ferramentas de medidas com seus familiares.Em seguida, convide as crianças para a próxima atividade do dia.
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS