Plano de Aula
Plano de aula: Quanto tempo o tempo tem?
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Medidas
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Qualidade com economia de tempo
Aula
O que fazer antes?
Contextos prévios:
Este plano faz parte de uma sequências de cinco. Preveja para esta atividade um contexto que considere a temática do tempo como ideia central. Você pode considerar, por exemplo, o poema O relógio, de Vinícius de Moraes, a música Vovô, da Palavra Cantada, a parlenda Tempo, ou o livro O Tempo, de Ivo Minkovicius, publicado pela Editora Cultura.
Este plano faz parte de uma sequência de cinco. São eles:
Conhecendo outras formas de medidas
Materiais:
Organize o portador textual para o encadeamento da atividade. Caso tenha feito a escolha de um poema ou música, organize a escrita do texto em um cartaz, considerando um tamanho em que seja possível ao grupo estabelecer o contato visual com a leitura que irá fazer. Você vai precisar também de papel e caneta para tomar notas de falas e expressões diversas das crianças.
Espaços:
Planeje que a atividade acontecerá com o grande grupo reunido em roda, em um lugar confortável, para a escuta e a conversa sobre o texto. Você pode considerar a disposição de cangas, almofadas ou puffs, como forma de oferecer ao ambiente características mais aconchegantes e convidativas à escuta da história.
Tempo sugerido:
Aproximadamente 30 minutos.
Perguntas para guiar suas observações:
1. Quais relações as crianças fizeram ao entrar em contato com o texto? Fizeram comparações com o cotidiano? Citaram instrumentos e formas de medição do tempo, como ponte ao que foi lido?
2. Que hipóteses levantaram em relação aos questionamentos das formas subjetivas de vivenciar o tempo? Quais foram os questionamentos?
3. Como o grupo se posicionou frente a pontos e contrapontos que permearam o diálogo?
Para incluir todos:
Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender às necessidades e às diferenças de cada criança ou do grupo. É importante considerar que as crianças pequenas ainda estão construindo formas de comunicação em que consideram o ouvinte e o falante. Sendo assim, atente-se paraacolher as diversas formas de participação do grupo, sejam elas orais e não orais. Dessa forma, observe olhares, gestos e expressões corporais que emergem do grupo, ao se relacionar com o texto de diálogos do contexto. Atue de forma que as crianças que preferem não se expressar de forma verbal estejam sendo consideradas por você e pela turma.
O que fazer durante?
1
Convide as crianças para se acomodarem no espaço que preparou. Conte que hoje você trouxe uma história para que conheçam e depois conversem sobre ela. Inicie contando o título e a autoria do texto, com o intuito de já estabelecer pensamentos que convidam à investigação e tragam uma reflexão sobre o título da história, Tempo. Sonde junto a elas, por meio de boas perguntas, as primeiras impressões quanto à palavra. Estimule a conversa de tal forma que todas sintam vontade de participar. Considere as diversas expressões das crianças, colha-as e relance-as ao grupo para ampliar e fortalecer as primeiras teorias que aparecerem. Caso tenha optado por um poema, uma música ou uma parlenda, considere o diálogo pela ideia de tempo presente em todos os textos.
Possíveis falas das crianças neste momento: Minha mãe sempre fala, eu não tenho tempo menina! Vamos, senão não vai dar tempo. Nesse caso, você pode acolher as falas das crianças e formular questões ao grupo, para que ampliem hipóteses. Considere questionamentos, tais como, quando sua mãe fala que não tem tempo, o que ela está fazendo? O que você está querendo fazer, quando ela fala que não dá, por que não tem tempo? Vocês já ficaram sem tempo? Como a gente fica sem tempo?
2
Após a conversa, leia a história ou o texto que escolheu. Atente-se para o fato de que, como você representa um modelo leitor para as crianças, é necessário que sua leitura seja apresentada com foco na forma de linguagem que o texto sugere. Sendo assim, considere pausas, ritmos e entonações presentes na obra.
3
Ao concluir a leitura, promova um novo diálogo, investigando junto às crianças, que novos pensamentos a narrativa oportunizou sobre o tempo. Nesse momento, considere que os diálogos infantis ultrapassam a expressão verbal e que os pequenos possuem múltiplas formas de expressar suas impressões, dessa forma, considere acolhê-las, revelando ao grupo que as diferentes expressões são ouvidas, consideradas e interpretadas, fazendo assim, parte do diálogo proposto.
Considere anotar hipóteses e teorias iniciais que as crianças revelam sobre o tempo, a fim de aprofundar as investigações do grupo e de pautar seu próximo planejamento a partir de escutas e interpretações que seus registros proporcionam.
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Retorne ao texto do livro, trazendo para o contexto que o autor sugere que nossas histórias e lembranças contam o tempo dentro da gente. Busque junto ao grupo, o que pensam e emprestam ao contexto sobre lembranças e passagem do tempo vivido. Considere perguntas que convidem ao retorno de lembranças, podendo contextualizar a fase em que as crianças eram bebês, por exemplo.
Para finalizar:
Ao observar que as hipóteses do diálogo se esgotaram, considere ainda levantar os sentimentos do tempo vivido, perguntando se o tempo de conversa sobre a história foi rápido ou lento e por que. Após a conversa, diga que vocês investigarão mais sobre o tempo ao longo de novas atividades da semana e convide o grupo para vivenciar a próxima atividade do dia.