14735
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Pré Escola - Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Atividade - Planejando o tempo

Nesta atividade, as próprias crianças são convidadas a realizar o planejamento do dia, definindo qual atividade será feita em que momento.

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Lisa Lea Barki Minkovicius

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Para realizar essa atividade é necessário que as crianças já tenham tido conversas anteriores sobre o tempo, o calendário, a rotina do dia e o tempo que leva cada atividade.

Este plano faz parte de uma sequência de cinco. São eles:

Quanto tempo o tempo tem?

Como o tempo pode ser medido?

Marcas do tempo

Planejando o tempo

Conhecendo outras formas de medidas

Materiais:

Organize os materiais necessários para propostas que façam parte da rotina diárias das crianças. É fundamental que as propostas previstas por você sejam aquelas que as crianças vivenciem com autonomia. Sugerimos exemplos como quebra-cabeça, jogo de tabuleiro, brincadeira de faz de conta, jogos de construção etc. Providencie a impressão de uma tabela para cada grupo de crianças (você pode acessá-la aqui)

Ela irá acolher as escolhas de organização de tempo que o grupo fará.Preveja canetas coloridas, referente as cores de legendas de atividade da tabela, para que cada pequeno grupo utilize nos registros. Se possível, deixe um relógio a vista e considere usar uma máquina fotográfica, papel e caneta para fazer registros das relações das crianças ao longo do dia. Sugerimos que disponibilize fotos ou imagens que ilustrem as atividades da rotina para apoiar a construção das crianças em relação a organização da tabela de planejamento.

Espaços:

Preveja que a atividade começará com o grande grupo reunido em roda. Depois, as crianças serão organizadas em 4 pequenos grupos que farão escolhas de como vivenciarão a sequência de atividades do dia. No final, reúna todos em roda novamente.

Para compor os grupos, considere competência complementares entre as crianças, como, por exemplo, a diversidade de liderança, organização e conhecimentos relativos à leitura. Assim, uma criança apoiará a outra. Preveja que o ambiente deverá ser organizado de tal forma que as atividades ocorrerão simultaneamente e ficarão disponíveis ao longo do dia.

Tempo sugerido:

Aproximadamente 01 hora (40 minutos para a roda inicial e 20 minutos para roda final).

Perguntas para guiar suas observações:

1. Ao registrarem o planejamento das atividades escolhidas, o que as crianças expressaram? Quais trocas e apoios entre si foram sugeridos?

2. De que forma respeitaram suas decisões ao longo do dia? Como demonstraram perceber as implicações de escolher uma atividade ao invés da outra? O que revelou isso?

3. Como foram suas percepções relacionadas ao tempo durante o dia? Manifestaram perceber que alguma atividade estava demorando muito ou que acabou rapidamente?


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo. Disponibilize fotos ou imagens

das atividades para ajudar na visualização na hora de registrar na tabela. Incentive que uma criança ajude a outra na reflexão e decisão de como será o planejamento do dia.

O que fazer durante?

ilustracao

1

No começo do dia, convide as crianças a sentarem na roda com você e diga que a proposta é que elas, em pequenos grupos, façam um plano de atividades do dia, no qual selecionarão dentro do tempo como preferem vivenciar as atividades propostas. Diga que preparou uma tabela para que os grupos registrem suas escolhas. Entretanto, mostre que há alguns momentos fixos, já registrados na tabela, que serão aqueles em que todo o grupo estará junto, tais como roda inicial, lanche e parque.


2

Apresente a tabela e fixe-a na parede. Leia o que está escrito, as atividades que elas poderão escolher, a ordem com os horários e os momentos que estarão todos juntos. Revele a legenda, dizendo que as crianças seguirão as cores indicadas e pintarão na tabela o tempo e a atividade escolhidos. Fale que cada grupo receberá uma tabela e canetas referentes a legenda. Entretanto, considerando a melhor estratégia para o grupo, você pode adaptar este momento com imagens de atividades, fichas escritas com os nomes das atividades ou outras que julgar interessante para as crianças. Poderá também pedir que escrevam as atividades. Contudo, não perca de vista o objetivo de que o grupo faça a organização de tempo das vivências do dia.

Possíveis falas do professor neste momento: aqui está a tabela que vamos usar para organizar o nosso dia. No número 1 está escrito RODA (aponte), esta é a atividade que estamos vivenciando. No número 3 está escrito LANCHE (aponte), estaremos todos juntos, assim como no 4, que está escrito PARQUE (aponte) e no 7, que está escrito RODA (aponte). No número 2 (aponte), número 5 (aponte) e no número 6 (aponte) vocês decidirão as atividade que vão querer vivenciar. E aqui está a legenda. Em frente de cada cor está escrito as propostas de atividades do dia de hoje. Vejam, a cor vermelha representa jogos de tabuleiro. O grupo que escolher brincar primeiro com o jogo deve pintar este espaço aqui da tabela com a cor vermelha.


3

Ainda na roda, acorde que todas as atividades serão de 30 minutos e que você avisará 5 minutos antes de terminar, para que as crianças organizem os espaços e troquem de atividade.Sempre que forem iniciar uma proposta dentro da sala, e caso tenha um relógio de ponteiros acessível, mostre-o às crianças. Em especial, apresente o ponteiro que marca os minutos, mostrando onde ele está e onde ele deve estar quando a atividade for encerrada. Desta forma, o professor ajudará as crianças a notarem o movimento da passagem do tempo pelo relógio e a terem mais um indicador para se auto regularem em relação a duração das atividades.Chame-as individualmente para a composição dos pequenos grupos. Entregue a tabela e indique o local para acomodarem-se, conversarem e decidirem sobre como farão suas escolhas. Após todos os grupos acordarem sobre o planejamento de atividades do dia, convide as crianças para vivenciarem suas escolhas.

Possíveis falas do professor neste momento: ao observar que um grupo está enfrentando desafios para a escolha, pois algumas crianças preferem vivenciar mais uma proposta do que outra, você pode se aproximar e dizer: Pessoal, vejam que há mais tempo destinado aqui na tabela. Vocês não precisam escolher apenas uma atividade. Quem sabe vocês não podem entrar em acordo e no segundo tempo escolherem uma enquanto no terceiro, outra.


4

Enquanto as crianças estão realizando as propostas, circule entre os grupos a fim de observar, registrar e apoiar, quando necessário. Ao longo das vivências, instigue-as a perceberem que o tempo está passando. Quando perguntarem sobre quanto tempo falta, questione o grupo sobre onde podem obter essa informação. Caso ninguém lembre de olhar o relógio, consulte-o você mesmo na frente das crianças para dar a informação solicitada e incentive que consultem a tabela fixada para que se organizem. Observe as percepções de tempo das crianças e como lidam com as escolhas decididas no início do período. Ao observar que tem um grupo que não sabe o que tem que fazer na próxima atividade, você pode sugerir olhar o registro que fizeram na tabela.


5

Após vivenciarem seus planejamentos, reúnaas crianças na roda a fim de investigar junto ao grupo as percepções sobre a proposta.O que acharam? Gostaram de planejar o dia? O que não gostaram?Como se sentiram em poder decidir o que fazer? Ao longo do dia, ficaram com vontade de fazer outras coisas? Como resolveram essa questão? Retome as tabelas, pergunte se deu tudo certo. Se não deu, por que aconteceu? As propostas tinham todas o mesmo tempo, vocês sentiram diferenças de uma atividade para outra? Tiveram a sensação que algumas demoraram mais e outras menos? Por que será? Como foi consultar o relógio? Ajudou? Como?


Para finalizar:

Após a conversa, combine com as crianças que, caso queiram, podem repetir a atividade em um outro dia.

Desdobramentos

A percepção do tempo é uma construção gradativa e um desafio para as crianças. Sendo assim, elas precisam vivenciar situações potentes para que, dia a dia, encontrem maneiras de perceberem e se relacionarem com o tempo. Considere repetir algumas vezes esta proposta, ampliando os contextos de aprendizados e inserindo marcadores de tempo diversos. Aproveite o uso do relógio para cotidianamente utilizá-lo como meio de consulta e combinados com as crianças.Após vivenciar alguns planejamentos em pequenos grupos, você pode propor construções individuais, ou seja, cada criança com a sua própria tabela.

Engajando as famílias

Compartilhe em um mural os planos de atividades do grupo. Insira falas, expressões e fotografias que registrou das crianças ao longo do dia, convidando os familiares a apreciarem e entenderem mais sobre as conversas que estão realizando a respeito do tempo.

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses) :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI03ET04 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI03EO02 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano