Nesta proposta, as crianças tentam realizar estimativas e depois confirmam se suas hipóteses estavam corretas.
Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Leiry Kelly Oliveira
Mentor: Camila Bon
Especialista do subgrupo etário: Karina Rizek
Campos de Experiência: Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações. O eu, o outro e o nós.
Objetivos e códigos da Base:
(EI03ET04) Registrar observações, manipulações e medidas, usando múltiplas linguagens (desenho, registro por número ou escrita espontânea) em diferentes suportes.
(EI03ET07) Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência.
(EI03EO07) Usar estratégias pautadas no respeito mútuo para lidar com conflitos nas interações com crianças e adultos.
Abordagem didática:
Colecionar objetos é uma maneira lúdica de promover diversas aprendizagens relativas às relações interpessoais, ao conhecimento matemático e às atitudes de cuidado e preservação. Enquanto colecionam, as crianças se deparam com situações problematizadoras contextualizadas, relativas à noção de quantidade, identificação e sequência numérica, contagem, soma, divisão, etc. Elas também aprendem a ser cooperativas e responsabilizar-se por suas coleções. Esta é uma abordagem que potencializa as aprendizagens, a partir do protagonismo da criança em interações diversas.
Código: EDI3_24UND04
(EI03ET04) Registrar observações, manipulações e medidas, usando múltiplas linguagens (desenho, registro por números ou escrita espontânea), em diferentes suportes.
(EI03ET07) Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência.
(EI03EO07) Usar estratégias pautadas no respeito mútuo para lidar com conflitos nas interações com crianças e adultos.
Apoiador Técnico
ATIVIDADE 01
ATIVIDADE 02
ATIVIDADE 03
ATIVIDADE 05
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes