14777
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Creche - Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Atividade - Recorte e colagem de Henri Matisse

Inspiradas nas obras do artista Henri Matisse, as crianças irão compor colagens com papéis de diversos tamanhos e cores

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Renata Braga Fonseca

Apresente a proposta
Nestas atividades, a criança terá a oportunidade de ampliar o seu repertório cultural por meio de diversos artistas e obras. Grave um vídeo para as crianças e o envie via WhatsApp ou outra plataforma de comunicação que a rede esteja utilizando, apresentando a elas algumas obras da artista Niki de Saint Phalle, como “Tiro grande”, “Metade mulher, metade anjo” e “Jardim do Tarô das Nanás”, e do artista Henri Matisse, como “Interior vermelho”, “Janela aberta”, “O palhaço”, “Tristeza do rei” e “O caracol”. Apresente os trabalhos, falando os nomes dos artistas e de cada uma de suas obras, e sugira atividades artísticas a partir deles e de acordo com as adaptações de cada plano, como descrito abaixo.

Adaptações necessárias
Para realizar o plano “Conhecendo a artista Niki e sua obra”, caso a família não tenha como imprimir as imagens apresentadas por você no vídeo, poderá apresentar as obras por meio de celular, tablet ou computador. No caso do plano “Confecção de Nanás”, oriente ao adulto que, se não tiver os materiais sugeridos – jornais, fita crepe, pincel de pêlo, bacias de plástico pequenas, 500g de cola branca, três colheres grandes, copo com 200ml de água e recipientes pequenos de plástico –, outra possibilidade para essa produção seria um desenho compartilhado, em que criança e adulto pensam juntos sobre como reproduzir a Naná. No plano “Conhecendo a vida e obra de Henri Matisse”, encaminhe o texto sobre a história da vida e obra do artista (disponível aqui), e oriente que a família leia aos poucos, de modo que a criança o compreenda. Para realizar o mosaico proposto nesta atividade para a criança brincar, caso não tenha à disposição os papéis coloridos específicos, oriente que os confeccione pintando papéis comuns e recortando-os. Depois que a criança brincar com os papéis recortados junto com os familiares, o material poderá ser utilizado para desenvolver a atividade referente ao plano “Recorte e colagem de Henri Matisse”, que se refere a uma colagem inspirada em uma das obras do artista. O plano “Oficina de artes inspirada em Niki e Matisse” poderá ser um momento para envolver os outros membros da família para realizar obras também, permitindo que a criança possa expor, se quiser, os conhecimentos sobre os artistas.

Sugira às famílias
1) Conhecendo a artista Niki e sua obra - Oriente aos familiares que deixem que as crianças brinquem e se relacionem com as imagens, sejam impressas ou digitais, à maneira delas, respeitando seus interesses. Convide os familiares a interagir e brincar também, seguindo as iniciativas das crianças. Sugira que o familiares criem uma brincadeira de imitar com o corpo a posição das Nanás, explorando as possibilidades expressivas.

2) Confecção de Nanás - Oriente aos familiares que, independente da forma como escolherem produzir as Nanás, deem tempo para que as crianças observem os materiais disponíveis e planejem como fazer suas próprias produções. Convide os familiares a participar desse momento de produção, apoiando as ações criativas das crianças.

3) Conhecendo vida e obra de Henri Matisse - Oriente aos familiares que acolham as iniciativas das crianças e brinquem com ela. Sugira que participem da atividade escolhendo alguns recortes e inventando um personagem, criando um diálogo entre eles – o personagem e a criança –, e apoiando as crianças na criação de outras narrativas com o recorte que ela tiverem em mão.

4) Recorte e colagem de Henri Matisse - Oriente aos familiares que observem como a criança se organiza e interage com as tesouras e papéis. Oriente sobre alguns cuidados que se deve ter para manusear a tesoura. Sugira que façam alguns acordos de segurança, como utilizar a tesoura para cortar apenas os materiais oferecidos na atividade, recomendando que devem manejá-la com cuidado e atenção. Convide os familiares a potencializar a imaginação e a criatividade das crianças conversando e brincando com elas enquanto produzem, e apontando para as imagens, se necessário.

5) Oficina de artes inspirada em Niki e Matisse - Oriente aos familiares que observem as iniciativas da criança para que decidam juntos em qual artista irão se inspirar: eles podem realizar recortes e colagens inspirados no Matisse, criar esculturas de papel imitando as Nanás ou outras esculturas que não sejam de mulheres (como animais, objetos e brinquedos), ou ainda explorar as duas técnicas, se desejarem. É imprescindível que os pequenos e seus responsáveis possam criar, explorar e construir com liberdade e autonomia.

Para compartilhar com o grupo
Como sugestão, a família poderá guardar as obras realizadas e enviá-las para a escola, no retorno às atividades escolares, junto a algumas fotos das outras atividades realizadas.

Sugestão Enviada Por: Vládia Pires


Código: EDI2_19UND04

(EI02EF01) Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões.

(EI02CG05) Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros.

(EI02ET01) Explorar e descrever semelhanças e diferenças entre as características e propriedades dos objetos (textura, massa, tamanho).

Apoiador Técnico


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses):

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas