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Plano de aula > Língua Portuguesa > 1º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Escrita de cantigas de roda

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do Fundamental sobre escrita em cantigas de roda

Plano 02 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Claudia Novais Lima

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor(a), possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a 2ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é o desenvolvimento da fluência leitora e da compreensão do sistema de escrita através do trabalho com cantigas de roda.

Materiais necessários: Computador com internet, projetor multimídia, caixas de som, papel metro ou cartolina, tesoura, cola, fita adesiva e cópias dos materiais listados nas orientações.

Vídeo das cantiga de roda. Disponivel em: https://lunetas.com.br/45-cantigas-folcloricas-para-brincar-de-roda-com-as-criancas/. Acesso em 08 de outubro de 2018.

Dificuldades antecipadas: Durante a escrita das cantigas de roda, as crianças que se encontram nas hipóteses silábica-alfabética e alfabéticos, por exemplo, poderão apresentar dificuldades para manter a sequência escrita do texto (versos e estrofes), segmentar as palavras e fazer uso da pontuação. As crianças que estão nas hipóteses SSV e SCV podem apresentar dificuldade para localizar palavras dentro do texto, pois ainda não compreendem a estrutura da sílaba dentro das palavras, podendo uma criança na hipótese SCV, por exemplo, para a palavra VIVO escrever IO, pois ainda não percebem que para formar a sílaba VI é necessário a consoante (V) + a vogal (I), achando que cada sílaba deve ser escrita com uma única letra.

Referências sobre o assunto:

CHARTIER, A. M. Práticas de leitura e escrita: história e atualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

MORAIS, A. G. de. Sistema de escrita. São Paulo: Melhoramentos, 2012.

https://novaescola.org.br/conteudo/2486/leitura-feita-pelo-aluno-antes-de-saber-ler-convencionalmente. Acesso em 30 de agosto de 2018. https://gestaoescolar.org.br/conteudo/1362/alfabetizacao-por-que-fazer-agrupamentos-produtivos. Acesso em 04 de outubro de 2018.

https://www.infoescola.com/folclore/cantigas-de-roda/. Acesso em 02 de outubro de 2018.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Explique para as crianças que nesta aula irão cantar duas cantigas de roda conhecidas e em seguida, completar as cantigas encaixando os versos que faltam.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: A finalidade da aula é ler e escrever cantigas de roda, mantendo suas características e voltando para o texto sempre que houver dúvidas sobre sua distribuição gráfica.

Atenção: Segundo MORAIS (2012, pp.93-94), a experiência didática acumulada nos últimos anos, em diferentes países, tem mostrado os benefícios de explorarmos os textos poéticos da tradição oral como as cantigas de roda, as quadrinhas e as parlendas, pois as crianças conhecem e aprendem de cor uma vez que são parte da cultura do brincar infantil. O fato desses textos contarem com uma série de rimas, aliterações, repetições e outros recursos que produzem efeitos sonoros, aliado ao fato de as crianças as terem na memória, permite uma rica exploração dos efeitos sonoros, acompanhada da escrita das palavras.

  • Retome com as crianças as atividades trabalhadas na aula anterior. Pergunte:
  • Quem lembra qual a cantiga de roda que trabalhamos na aula passada?
  • O que aprendemos nessa aula?
  • Explique para a turma que hoje iremos conhecer e cantar mais duas cantigas de roda muito conhecidas.
  • Motive as crianças para assistirem aos vídeos das cantigas de roda e assim as recordarem.
  • Exiba os vídeos das cantigas de roda: Meu limão, meu limoeiro e peixe vivo, acessando: https://lunetas.com.br/45-cantigas-folcloricas-para-brincar-de-roda-com-as-criancas/. Cada vídeo tem a duração aproximada de 1 minuto e quarenta segundos.

Caso não seja possível exibir os vídeos, ou baixar a música para as crianças ouvirem, cante para a turma as duas canções.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos (primeira parte).

Orientações:

  • Depois de assistir aos vídeos, pergunte às crianças:
  • Gostaram dos vídeos?
  • De qual vocês gostaram mais? Por quê?
  • Vocês já conheciam essas cantigas de roda?
  • Vamos cantar novamente essas cantigas de roda?
  • Escolha uma das cantigas de roda apresentada no vídeo e cole no quadro um cartaz com a letra da canção (Sugiro que você comece com a cantiga de roda: Peixe vivo). Clique aqui para acessar uma proposta de cartaz das cantigas de roda.
  • Pergunte para turma:
  • Que cantiga de roda é essa? Como ela se chama? (espera-se que as crianças reconheçam algumas palavras repetidas na canção e digam qual a canção)
  • Como vocês descobriram?

Se as crianças não identificarem que o título traz o nome da canção, chame a atenção delas para isso.

  • Convide uma criança para junto com você realizar os procedimentos de leitura de ajuste da cantiga de roda, enquanto toda a turma canta.

Atenção, a leitura de ajuste vai ajudar as crianças a construírem as relações entre o que se fala e a escrita correspondente, portanto, ela é de fundamental importância no processo de alfabetização. Para realizar a leitura de ajuste, proceda da seguinte forma:

*Ao cantar a cantiga de roda com toda a turma, a criança convidada, com ajuda do(a) professor(a), vai acompanhando o texto escrito, apontando com o dedo e fazendo o ajuste do falado com o escrito enquanto canta a música.

*Caso necessário acesse o link abaixo para maiores esclarecimentos acerca dos procedimentos em relação à atividade de leitura de ajuste: https://novaescola.org.br/conteudo/2486/leitura-feita-pelo-aluno-antes-de-saber-ler-convencionalmente

  • Depois dos procedimentos de leitura de ajuste, pergunte:
  • Onde está a palavra peixe?
  • Com que letra começa? (p)
  • Qual a segunda letra? (e)
  • O P com o E faz…? (pe)
  • Qual a terceira letra? (i)
  • Quando acrescentamos o I que som temos? (pei)
  • E depois quais as letras que completam a palavra? (x - e)
  • Que som forma? (xe)
  • Pergunte para a turma:
  • Como escrevemos a palavra peixe?
  • Enquanto eles forem ditando as letra escreva no quadro a palavra.
  • Pergunte à turma:
  • Onde está a palavra SEM?
  • Qual a letra inicial? (s)
  • E a letra final? (m)
  • Quantas letras tem essa palavra? (3 letras)
  • E quantas sílabas? (1 sílaba)
  • E a palavra PODEREI, onde está?.
  • Qual o som inicial dessa palavra? (po)
  • E o som do meio? (de)
  • Qual o som final?(rei)
  • Quantas sílabas tem essa palavra? (3 sílabas)
  • Convide mais uma criança para fazer a leitura de ajuste, enquanto toda a turma canta mais uma vez a cantiga.
  • Pergunte à turma:
  • Onde está a palavra COMPANHIA?
  • Vamos ler devagar essa palavra? (com-pa-nhi-a)
  • Quantos sons essa palavra tem? (4 sons)
  • Qual o som inicial dessa palavra? (com)
  • Vocês saberiam me dizer outras palavras com o mesmo som inicial da palavra companhia? (computador, comprador, combinado)

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 22 minutos (segunda parte)

Orientações:

  • Afixe o cartaz com a cantiga de roda: “Meu limão, meu limoeiro.”
  • Convide uma criança para realizar os procedimentos de leitura de ajuste, enquanto a turma canta a cantiga.

Atenção, a leitura de ajuste vai ajudar as crianças a construírem as relações entre o que se fala e a escrita correspondente, portanto, ela é de fundamental importância no processo de alfabetização. Para realizar a leitura de ajuste proceda da seguinte forma:

*Ao cantar a cantiga de roda com toda a turma, a criança convidada, com ajuda do(a) professor(a), vai acompanhando o texto escrito, apontando com o dedo e fazendo o ajuste do falado com o escrito enquanto canta a música.

Pergunte:

  • Mostre para mim a palavra limão?
  • Qual o som inicial da palavra limão? (li)
  • Qual o som final? (mão)
  • Quantos sons tem essa palavra? (2 sons)
  • Se tirarmos as letras LI, que palavra teremos? (mão)
  • Pergunte para a turma:
  • Que outras palavras vocês conhecem com o mesmo som final dessa palavra? (mamão, melão, anão, vilão)

Pergunte:

  • Onde está palavrinha PÉ?
  • com que letra começa? (p)
  • Com que letra termina? (e)
  • Quantas letra tem a palavra pé? (2 letras)
  • E a palavra TINDOLELÊ?
  • Vamos ler lentamente esta palavra? (tin-do-le-lê)
  • Qual o som inicial? (tin)
  • Quais os sons do meio? (do-le)
  • Qual o som final? (lê)
  • Quantos sons tem essa palavra? (4 sons)
  • Convide mais uma criança para fazer a leitura de ajuste, enquanto a turma canta mais uma vez a cantiga de roda.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientações:

No fechamento da aula, as crianças, em grupos, irão cantar e identificar os versos que completam a canção, em seguida, completar o texto, encaixando os versos que faltam na cantiga de roda e foram por elas identificados.

Atenção, esta atividade será realizada com agrupamentos produtivos, porque as crianças aprendem na interação com os colegas. Clique aqui para aprofundar um pouco mais sobre o assunto.

  • Organize a turma em grupos segundo o nível de escrita de cada criança. Por exemplo: Crianças com escrita silábica sem valor sonoro convencional junto com crianças com escrita silábica com valor sonoro convencional. Crianças com escrita silábica com valor sonoro convencional junto com crianças com escrita silábico alfabética. Crianças com escrita silábico alfabética junto com crianças de escrita alfabética.
  • Distribua os textos lacunados e as fichas com os versos das cantigas. Cada dupla deve receber esse material, e cada grupo deve ter também cola para que as crianças possam colar os versos nos locais correspondentes.
  • Combine com as crianças que elas trabalharão com um texto lacunado de cada vez, por isso, primeiro entregue as fichas com os versos da cantiga de roda Peixe vivo e só depois desse texto completo entregue as fichas da cantiga de roda Meu limão, meu limoeiro. Clique aqui para acessar o material para impressão.
  • Explique para as crianças que irão ouvir e cantar as cantigas de roda e, quando a canção for interrompida, os grupos devem identificar, entre as fichas, os versos que faltam para completar a música. Depois do texto estar completo, cada criança irá copiar a cantiga de roda em seu caderno.
  • Oriente as crianças para que estejam atentas à música que será tocada, para identificar, na hora que ela for interrompida, os versos que a completam.
  • Coloque a cantiga de roda para tocar e convide a turma a cantar junto.
  • Quando acabar a primeira estrofe, interrompa a música e pergunte às crianças:
  • Qual o próximo verso da cantiga?
  • Localizem o verso que está faltando e colem no espaço em branco.
  • Ande pela sala observando as discussões dos grupos. Caso você observe que algum grupo está tendo dificuldade para identificar qual o verso que completa a cantiga de roda, faça as seguintes intervenções:
  • Que palavra inicia essa parte da cantiga? (como)
  • Com que letra começa? (c)
  • E com que letra termina? (o)
  • Vamos ler lentamente essa palavra? (co-mo)
  • Qual a palavra que vem depois dessa? (poderei)
  • Qual o som inicial? (po)
  • E o som do meio? (de)
  • Qual o som final? (rei)
  • Vamos ler lentamente essa palavra? (po-de-rei)
  • A palavra viver encerra esse verso da cantiga. Mostre ela para mim.
  • Qual o som inicial? (vi)
  • E o som final? (ver)
  • Vamos ler o verso completo? (Como poderei viver,)
  • Peça às crianças para irem apontando com o dedo as palavras enquanto lê.
  • Solicite que o grupo cole o verso que falta no espaço em branco.
  • Dê continuidade à cantiga de onde você interrompeu. Toque os dois versos seguintes, pare e pergunte:
  • Qual o próximo verso da cantiga?
  • Localizem o verso que está faltando e colem no espaço em branco.
  • Circule pela sala e observe os grupos. Para o grupo que apresentar dificuldade você pode fazer as seguintes intervenções:
  • Que palavra inicia essa parte da cantiga? (Sem)
  • Com que letra começa? (s)
  • Qual a letra que vem depois do s? (e)
  • E depois do e? (m)
  • Vamos ler essa palavra? (Sem)
  • Qual a palavra que vem depois dessa? (a)
  • E a terceira palavra qual é? (tua)
  • Qual o som inicial dessa palavra? (tu)
  • E o som final? (a)
  • Vamos ler lentamente essa palavra? (tu-a)
  • O que acontece com o restante do verso? (ele se repete). Mostre para mim.
  • Vamos ler o verso completo? (Sem a tua, sem a tua,)
  • Peça às crianças para irem apontando com o dedo as palavras enquanto lê.
  • Solicite que o grupo cole o verso que falta no espaço em branco.
  • Dê continuidade à cantiga de onde você interrompeu. Toque os três versos seguintes, pare e pergunte:
  • Qual o próximo verso da cantiga?
  • Localizem o verso que está faltando e colem no espaço em branco.
  • Circule pela sala e observe os grupos. Se houver algum grupo apresentando dificuldade você pode fazer as seguintes intervenções:
  • Que palavra inicia essa parte da cantiga? (já)
  • Com que letra começa? (j)
  • Qual a letra que vem depois do J? (á)
  • Vamos ler essa palavra? (já)
  • Qual a palavra que vem depois dessa? (me)
  • Com que letra começa? (m)
  • Qual a letra que vem depois do m? (e)
  • Vamos ler essa palavra? (me)
  • E a terceira palavra qual é? (fazem)
  • Qual o som inicial dessa palavra? (fa)
  • E o som final? (zem)
  • Vamos ler lentamente essa palavra? (fa-zem)
  • A última palavra desse verso é zombaria. Mostre-a para mim.
  • Vamos ler lentamente essa palavra? (zom-ba-ri-a)
  • Vamos ler o verso completo? (já me fazem zombaria)
  • Peça às crianças para irem apontando com o dedo as palavras enquanto lê.
  • Solicite que o grupo cole o verso que falta no espaço em branco.
  • Dê continuidade à cantiga de onde você parou. Toque os três versos seguintes, pare e pergunte:

Como este é o último verso lacunado da cantiga, sugiro que você faça as intervenções abaixo para toda a turma:

  • Qual o próximo verso da cantiga? Cantem para mim.
  • Que palavra inicia essa parte da cantiga? (por)
  • Com que letra começa? (p)
  • Qual a letra que vem depois do P? (o)
  • E depois do O que letra vem? (r)
  • Vamos ler essa palavra? (por)
  • Qual a palavra que vem depois dessa? (me)
  • Com que letra começa? (m)
  • Qual a letra que vem depois do M? (e)
  • Vamos ler essa palavra? (me)
  • E a terceira palavra, qual é? (verem)
  • Qual o som inicial dessa palavra? (ve)
  • E o som final? (rem)
  • Vamos ler lentamente essa palavra? (ve-rem)
  • A próxima palavra desse verso é ASSIM. Mostre ela para mim.
  • Vamos ler lentamente essa palavra? (as-sim)
  • Qual a última palavra desse verso? (chorando)
  • Qual o som inicial dessa palavra? (cho)
  • E o som do meio? (ran)
  • Qual o som final? (do)
  • Vamos ler essa palavra lentamente? (cho-ran-do)
  • Vamos ler o verso completo? (Por me verem assim chorando)
  • Peça às crianças para irem apontando com o dedo as palavras enquanto lê.
  • Solicite que os grupos colem a estrofe que falta no espaço em branco.
  • Concluído o trabalho com a cantiga de roda Peixe vivo, inicie o trabalho com a cantiga de roda Meu limão, meu limoeiro.
  • Peça às crianças para ouvirem a cantiga com atenção e, quando a canção for interrompida, elas devem completar o texto com os versos que estão faltando.
  • Depois de tocar o primeiro verso da cantiga de roda, interrompa a música e pergunte:
  • Qual o verso que vem agora?
  • Localizem e colem no espaço em branco.
  • Proceda como na cantiga anterior, circulando pela sala e observando as discussões dos grupos. Para o grupo que apresentar dificuldade você pode fazer as seguintes intervenções:
  • Com que palavra começa esse verso da música? (meu)
  • Com que letra começa esta palavra? (m)
  • Que letra vem depois do M? (e)
  • E qual a última letra? (u)
  • Vamos ler essa palavra? (meu)
  • Depois que palavra vem? (pé)
  • Com que letra começa? (p)
  • E com que letra termina? (é)
  • Vamos ler essa palavra? (pé)
  • A próxima palavra desse verso é DE. Mostre ela para mim.
  • Com que letra começa? (d)
  • Com que letra termina? (e)
  • Qual a última palavra desse verso? (jacarandá)
  • Vamos ler lentamente essa palavra? (ja-ca-ran-dá)
  • Agora que já conhecemos as palavras que formam o verso, vamos ler o verso completo? (Meu pé de jacarandá)
  • Acompanhe a leitura apontando as palavras lidas com o dedinho.
  • Cole o verso que falta no espaço em branco.
  • Dê continuidade à cantiga de onde você parou. Toque os três versos seguintes, pare e pergunte:

Como este é o último verso lacunado da cantiga, sugiro que você faça as intervenções abaixo para toda a turma.

  • Qual o próximo verso da cantiga? Cantem para mim.
  • Com que palavra começa esse verso da música? (outra)
  • Qual o som inicial? (ou)
  • E o som final? (tra)
  • Vamos ler lentamente essa palavra? (ou-tra)
  • Depois que palavra vem? (vez)
  • Com que letra começa? (v)
  • Que letra vem depois do V? (e)
  • E com que letra termina? (z)
  • Vamos ler essa palavra? (vez)
  • A próxima palavra desse verso é TINDOLALÁ. Mostre ela para mim.
  • Qual o som inicial dessa palavra? (tin)
  • E os sons do meio? (do-la)
  • Qual o som final? (lá)
  • Vamos ler lentamente essa palavra? (tin-do-la-lá)
  • Quantas sílabas tem essa palavra? (4 sílabas)
  • Agora que já conhecemos as palavras que formam esse verso, vamos ler o verso completo? (Outra vez, tindolalá)
  • Acompanhe a leitura apontando as palavras lidas com o dedinho.
  • Cole o verso que faltam no espaço em branco.
  • Depois de completos os textos, oriente as crianças a copiarem uma das cantigas de roda em seus cadernos.

As crianças com mais dificuldades podem copiar a cantiga de roda menor.

  • Oriente as crianças para que copiem em seus cadernos a cantiga de roda que elas acabaram de completar. Diga para elas:
  • Copie o título afastado da margem, ou seja, mais para o meio da linha.
  • Pule uma linha do título para o corpo do texto.
  • Copie cada verso numa linha do seu caderno.
  • Atenção para os espaços que existem entre as palavras e os sinais de pontuação que existem no texto.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor(a), possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a 2ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é o desenvolvimento da fluência leitora e da compreensão do sistema de escrita através do trabalho com cantigas de roda.

Materiais necessários: Computador com internet, projetor multimídia, caixas de som, papel metro ou cartolina, tesoura, cola, fita adesiva e cópias dos materiais listados nas orientações.

Vídeo das cantiga de roda. Disponivel em: https://lunetas.com.br/45-cantigas-folcloricas-para-brincar-de-roda-com-as-criancas/. Acesso em 08 de outubro de 2018.

Dificuldades antecipadas: Durante a escrita das cantigas de roda, as crianças que se encontram nas hipóteses silábica-alfabética e alfabéticos, por exemplo, poderão apresentar dificuldades para manter a sequência escrita do texto (versos e estrofes), segmentar as palavras e fazer uso da pontuação. As crianças que estão nas hipóteses SSV e SCV podem apresentar dificuldade para localizar palavras dentro do texto, pois ainda não compreendem a estrutura da sílaba dentro das palavras, podendo uma criança na hipótese SCV, por exemplo, para a palavra VIVO escrever IO, pois ainda não percebem que para formar a sílaba VI é necessário a consoante (V) + a vogal (I), achando que cada sílaba deve ser escrita com uma única letra.

Referências sobre o assunto:

CHARTIER, A. M. Práticas de leitura e escrita: história e atualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

MORAIS, A. G. de. Sistema de escrita. São Paulo: Melhoramentos, 2012.

https://novaescola.org.br/conteudo/2486/leitura-feita-pelo-aluno-antes-de-saber-ler-convencionalmente. Acesso em 30 de agosto de 2018. https://gestaoescolar.org.br/conteudo/1362/alfabetizacao-por-que-fazer-agrupamentos-produtivos. Acesso em 04 de outubro de 2018.

https://www.infoescola.com/folclore/cantigas-de-roda/. Acesso em 02 de outubro de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Explique para as crianças que nesta aula irão cantar duas cantigas de roda conhecidas e em seguida, completar as cantigas encaixando os versos que faltam.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: A finalidade da aula é ler e escrever cantigas de roda, mantendo suas características e voltando para o texto sempre que houver dúvidas sobre sua distribuição gráfica.

Atenção: Segundo MORAIS (2012, pp.93-94), a experiência didática acumulada nos últimos anos, em diferentes países, tem mostrado os benefícios de explorarmos os textos poéticos da tradição oral como as cantigas de roda, as quadrinhas e as parlendas, pois as crianças conhecem e aprendem de cor uma vez que são parte da cultura do brincar infantil. O fato desses textos contarem com uma série de rimas, aliterações, repetições e outros recursos que produzem efeitos sonoros, aliado ao fato de as crianças as terem na memória, permite uma rica exploração dos efeitos sonoros, acompanhada da escrita das palavras.

  • Retome com as crianças as atividades trabalhadas na aula anterior. Pergunte:
  • Quem lembra qual a cantiga de roda que trabalhamos na aula passada?
  • O que aprendemos nessa aula?
  • Explique para a turma que hoje iremos conhecer e cantar mais duas cantigas de roda muito conhecidas.
  • Motive as crianças para assistirem aos vídeos das cantigas de roda e assim as recordarem.
  • Exiba os vídeos das cantigas de roda: Meu limão, meu limoeiro e peixe vivo, acessando: https://lunetas.com.br/45-cantigas-folcloricas-para-brincar-de-roda-com-as-criancas/. Cada vídeo tem a duração aproximada de 1 minuto e quarenta segundos.

Caso não seja possível exibir os vídeos, ou baixar a música para as crianças ouvirem, cante para a turma as duas canções.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos (primeira parte).

Orientações:

  • Depois de assistir aos vídeos, pergunte às crianças:
  • Gostaram dos vídeos?
  • De qual vocês gostaram mais? Por quê?
  • Vocês já conheciam essas cantigas de roda?
  • Vamos cantar novamente essas cantigas de roda?
  • Escolha uma das cantigas de roda apresentada no vídeo e cole no quadro um cartaz com a letra da canção (Sugiro que você comece com a cantiga de roda: Peixe vivo). Clique aqui para acessar uma proposta de cartaz das cantigas de roda.
  • Pergunte para turma:
  • Que cantiga de roda é essa? Como ela se chama? (espera-se que as crianças reconheçam algumas palavras repetidas na canção e digam qual a canção)
  • Como vocês descobriram?

Se as crianças não identificarem que o título traz o nome da canção, chame a atenção delas para isso.

  • Convide uma criança para junto com você realizar os procedimentos de leitura de ajuste da cantiga de roda, enquanto toda a turma canta.

Atenção, a leitura de ajuste vai ajudar as crianças a construírem as relações entre o que se fala e a escrita correspondente, portanto, ela é de fundamental importância no processo de alfabetização. Para realizar a leitura de ajuste, proceda da seguinte forma:

*Ao cantar a cantiga de roda com toda a turma, a criança convidada, com ajuda do(a) professor(a), vai acompanhando o texto escrito, apontando com o dedo e fazendo o ajuste do falado com o escrito enquanto canta a música.

*Caso necessário acesse o link abaixo para maiores esclarecimentos acerca dos procedimentos em relação à atividade de leitura de ajuste: https://novaescola.org.br/conteudo/2486/leitura-feita-pelo-aluno-antes-de-saber-ler-convencionalmente

  • Depois dos procedimentos de leitura de ajuste, pergunte:
  • Onde está a palavra peixe?
  • Com que letra começa? (p)
  • Qual a segunda letra? (e)
  • O P com o E faz…? (pe)
  • Qual a terceira letra? (i)
  • Quando acrescentamos o I que som temos? (pei)
  • E depois quais as letras que completam a palavra? (x - e)
  • Que som forma? (xe)
  • Pergunte para a turma:
  • Como escrevemos a palavra peixe?
  • Enquanto eles forem ditando as letra escreva no quadro a palavra.
  • Pergunte à turma:
  • Onde está a palavra SEM?
  • Qual a letra inicial? (s)
  • E a letra final? (m)
  • Quantas letras tem essa palavra? (3 letras)
  • E quantas sílabas? (1 sílaba)
  • E a palavra PODEREI, onde está?.
  • Qual o som inicial dessa palavra? (po)
  • E o som do meio? (de)
  • Qual o som final?(rei)
  • Quantas sílabas tem essa palavra? (3 sílabas)
  • Convide mais uma criança para fazer a leitura de ajuste, enquanto toda a turma canta mais uma vez a cantiga.
  • Pergunte à turma:
  • Onde está a palavra COMPANHIA?
  • Vamos ler devagar essa palavra? (com-pa-nhi-a)
  • Quantos sons essa palavra tem? (4 sons)
  • Qual o som inicial dessa palavra? (com)
  • Vocês saberiam me dizer outras palavras com o mesmo som inicial da palavra companhia? (computador, comprador, combinado)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 22 minutos (segunda parte)

Orientações:

  • Afixe o cartaz com a cantiga de roda: “Meu limão, meu limoeiro.”
  • Convide uma criança para realizar os procedimentos de leitura de ajuste, enquanto a turma canta a cantiga.

Atenção, a leitura de ajuste vai ajudar as crianças a construírem as relações entre o que se fala e a escrita correspondente, portanto, ela é de fundamental importância no processo de alfabetização. Para realizar a leitura de ajuste proceda da seguinte forma:

*Ao cantar a cantiga de roda com toda a turma, a criança convidada, com ajuda do(a) professor(a), vai acompanhando o texto escrito, apontando com o dedo e fazendo o ajuste do falado com o escrito enquanto canta a música.

Pergunte:

  • Mostre para mim a palavra limão?
  • Qual o som inicial da palavra limão? (li)
  • Qual o som final? (mão)
  • Quantos sons tem essa palavra? (2 sons)
  • Se tirarmos as letras LI, que palavra teremos? (mão)
  • Pergunte para a turma:
  • Que outras palavras vocês conhecem com o mesmo som final dessa palavra? (mamão, melão, anão, vilão)

Pergunte:

  • Onde está palavrinha PÉ?
  • com que letra começa? (p)
  • Com que letra termina? (e)
  • Quantas letra tem a palavra pé? (2 letras)
  • E a palavra TINDOLELÊ?
  • Vamos ler lentamente esta palavra? (tin-do-le-lê)
  • Qual o som inicial? (tin)
  • Quais os sons do meio? (do-le)
  • Qual o som final? (lê)
  • Quantos sons tem essa palavra? (4 sons)
  • Convide mais uma criança para fazer a leitura de ajuste, enquanto a turma canta mais uma vez a cantiga de roda.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientações:

No fechamento da aula, as crianças, em grupos, irão cantar e identificar os versos que completam a canção, em seguida, completar o texto, encaixando os versos que faltam na cantiga de roda e foram por elas identificados.

Atenção, esta atividade será realizada com agrupamentos produtivos, porque as crianças aprendem na interação com os colegas. Clique aqui para aprofundar um pouco mais sobre o assunto.

  • Organize a turma em grupos segundo o nível de escrita de cada criança. Por exemplo: Crianças com escrita silábica sem valor sonoro convencional junto com crianças com escrita silábica com valor sonoro convencional. Crianças com escrita silábica com valor sonoro convencional junto com crianças com escrita silábico alfabética. Crianças com escrita silábico alfabética junto com crianças de escrita alfabética.
  • Distribua os textos lacunados e as fichas com os versos das cantigas. Cada dupla deve receber esse material, e cada grupo deve ter também cola para que as crianças possam colar os versos nos locais correspondentes.
  • Combine com as crianças que elas trabalharão com um texto lacunado de cada vez, por isso, primeiro entregue as fichas com os versos da cantiga de roda Peixe vivo e só depois desse texto completo entregue as fichas da cantiga de roda Meu limão, meu limoeiro. Clique aqui para acessar o material para impressão.
  • Explique para as crianças que irão ouvir e cantar as cantigas de roda e, quando a canção for interrompida, os grupos devem identificar, entre as fichas, os versos que faltam para completar a música. Depois do texto estar completo, cada criança irá copiar a cantiga de roda em seu caderno.
  • Oriente as crianças para que estejam atentas à música que será tocada, para identificar, na hora que ela for interrompida, os versos que a completam.
  • Coloque a cantiga de roda para tocar e convide a turma a cantar junto.
  • Quando acabar a primeira estrofe, interrompa a música e pergunte às crianças:
  • Qual o próximo verso da cantiga?
  • Localizem o verso que está faltando e colem no espaço em branco.
  • Ande pela sala observando as discussões dos grupos. Caso você observe que algum grupo está tendo dificuldade para identificar qual o verso que completa a cantiga de roda, faça as seguintes intervenções:
  • Que palavra inicia essa parte da cantiga? (como)
  • Com que letra começa? (c)
  • E com que letra termina? (o)
  • Vamos ler lentamente essa palavra? (co-mo)
  • Qual a palavra que vem depois dessa? (poderei)
  • Qual o som inicial? (po)
  • E o som do meio? (de)
  • Qual o som final? (rei)
  • Vamos ler lentamente essa palavra? (po-de-rei)
  • A palavra viver encerra esse verso da cantiga. Mostre ela para mim.
  • Qual o som inicial? (vi)
  • E o som final? (ver)
  • Vamos ler o verso completo? (Como poderei viver,)
  • Peça às crianças para irem apontando com o dedo as palavras enquanto lê.
  • Solicite que o grupo cole o verso que falta no espaço em branco.
  • Dê continuidade à cantiga de onde você interrompeu. Toque os dois versos seguintes, pare e pergunte:
  • Qual o próximo verso da cantiga?
  • Localizem o verso que está faltando e colem no espaço em branco.
  • Circule pela sala e observe os grupos. Para o grupo que apresentar dificuldade você pode fazer as seguintes intervenções:
  • Que palavra inicia essa parte da cantiga? (Sem)
  • Com que letra começa? (s)
  • Qual a letra que vem depois do s? (e)
  • E depois do e? (m)
  • Vamos ler essa palavra? (Sem)
  • Qual a palavra que vem depois dessa? (a)
  • E a terceira palavra qual é? (tua)
  • Qual o som inicial dessa palavra? (tu)
  • E o som final? (a)
  • Vamos ler lentamente essa palavra? (tu-a)
  • O que acontece com o restante do verso? (ele se repete). Mostre para mim.
  • Vamos ler o verso completo? (Sem a tua, sem a tua,)
  • Peça às crianças para irem apontando com o dedo as palavras enquanto lê.
  • Solicite que o grupo cole o verso que falta no espaço em branco.
  • Dê continuidade à cantiga de onde você interrompeu. Toque os três versos seguintes, pare e pergunte:
  • Qual o próximo verso da cantiga?
  • Localizem o verso que está faltando e colem no espaço em branco.
  • Circule pela sala e observe os grupos. Se houver algum grupo apresentando dificuldade você pode fazer as seguintes intervenções:
  • Que palavra inicia essa parte da cantiga? (já)
  • Com que letra começa? (j)
  • Qual a letra que vem depois do J? (á)
  • Vamos ler essa palavra? (já)
  • Qual a palavra que vem depois dessa? (me)
  • Com que letra começa? (m)
  • Qual a letra que vem depois do m? (e)
  • Vamos ler essa palavra? (me)
  • E a terceira palavra qual é? (fazem)
  • Qual o som inicial dessa palavra? (fa)
  • E o som final? (zem)
  • Vamos ler lentamente essa palavra? (fa-zem)
  • A última palavra desse verso é zombaria. Mostre-a para mim.
  • Vamos ler lentamente essa palavra? (zom-ba-ri-a)
  • Vamos ler o verso completo? (já me fazem zombaria)
  • Peça às crianças para irem apontando com o dedo as palavras enquanto lê.
  • Solicite que o grupo cole o verso que falta no espaço em branco.
  • Dê continuidade à cantiga de onde você parou. Toque os três versos seguintes, pare e pergunte:

Como este é o último verso lacunado da cantiga, sugiro que você faça as intervenções abaixo para toda a turma:

  • Qual o próximo verso da cantiga? Cantem para mim.
  • Que palavra inicia essa parte da cantiga? (por)
  • Com que letra começa? (p)
  • Qual a letra que vem depois do P? (o)
  • E depois do O que letra vem? (r)
  • Vamos ler essa palavra? (por)
  • Qual a palavra que vem depois dessa? (me)
  • Com que letra começa? (m)
  • Qual a letra que vem depois do M? (e)
  • Vamos ler essa palavra? (me)
  • E a terceira palavra, qual é? (verem)
  • Qual o som inicial dessa palavra? (ve)
  • E o som final? (rem)
  • Vamos ler lentamente essa palavra? (ve-rem)
  • A próxima palavra desse verso é ASSIM. Mostre ela para mim.
  • Vamos ler lentamente essa palavra? (as-sim)
  • Qual a última palavra desse verso? (chorando)
  • Qual o som inicial dessa palavra? (cho)
  • E o som do meio? (ran)
  • Qual o som final? (do)
  • Vamos ler essa palavra lentamente? (cho-ran-do)
  • Vamos ler o verso completo? (Por me verem assim chorando)
  • Peça às crianças para irem apontando com o dedo as palavras enquanto lê.
  • Solicite que os grupos colem a estrofe que falta no espaço em branco.
  • Concluído o trabalho com a cantiga de roda Peixe vivo, inicie o trabalho com a cantiga de roda Meu limão, meu limoeiro.
  • Peça às crianças para ouvirem a cantiga com atenção e, quando a canção for interrompida, elas devem completar o texto com os versos que estão faltando.
  • Depois de tocar o primeiro verso da cantiga de roda, interrompa a música e pergunte:
  • Qual o verso que vem agora?
  • Localizem e colem no espaço em branco.
  • Proceda como na cantiga anterior, circulando pela sala e observando as discussões dos grupos. Para o grupo que apresentar dificuldade você pode fazer as seguintes intervenções:
  • Com que palavra começa esse verso da música? (meu)
  • Com que letra começa esta palavra? (m)
  • Que letra vem depois do M? (e)
  • E qual a última letra? (u)
  • Vamos ler essa palavra? (meu)
  • Depois que palavra vem? (pé)
  • Com que letra começa? (p)
  • E com que letra termina? (é)
  • Vamos ler essa palavra? (pé)
  • A próxima palavra desse verso é DE. Mostre ela para mim.
  • Com que letra começa? (d)
  • Com que letra termina? (e)
  • Qual a última palavra desse verso? (jacarandá)
  • Vamos ler lentamente essa palavra? (ja-ca-ran-dá)
  • Agora que já conhecemos as palavras que formam o verso, vamos ler o verso completo? (Meu pé de jacarandá)
  • Acompanhe a leitura apontando as palavras lidas com o dedinho.
  • Cole o verso que falta no espaço em branco.
  • Dê continuidade à cantiga de onde você parou. Toque os três versos seguintes, pare e pergunte:

Como este é o último verso lacunado da cantiga, sugiro que você faça as intervenções abaixo para toda a turma.

  • Qual o próximo verso da cantiga? Cantem para mim.
  • Com que palavra começa esse verso da música? (outra)
  • Qual o som inicial? (ou)
  • E o som final? (tra)
  • Vamos ler lentamente essa palavra? (ou-tra)
  • Depois que palavra vem? (vez)
  • Com que letra começa? (v)
  • Que letra vem depois do V? (e)
  • E com que letra termina? (z)
  • Vamos ler essa palavra? (vez)
  • A próxima palavra desse verso é TINDOLALÁ. Mostre ela para mim.
  • Qual o som inicial dessa palavra? (tin)
  • E os sons do meio? (do-la)
  • Qual o som final? (lá)
  • Vamos ler lentamente essa palavra? (tin-do-la-lá)
  • Quantas sílabas tem essa palavra? (4 sílabas)
  • Agora que já conhecemos as palavras que formam esse verso, vamos ler o verso completo? (Outra vez, tindolalá)
  • Acompanhe a leitura apontando as palavras lidas com o dedinho.
  • Cole o verso que faltam no espaço em branco.
  • Depois de completos os textos, oriente as crianças a copiarem uma das cantigas de roda em seus cadernos.

As crianças com mais dificuldades podem copiar a cantiga de roda menor.

  • Oriente as crianças para que copiem em seus cadernos a cantiga de roda que elas acabaram de completar. Diga para elas:
  • Copie o título afastado da margem, ou seja, mais para o meio da linha.
  • Pule uma linha do título para o corpo do texto.
  • Copie cada verso numa linha do seu caderno.
  • Atenção para os espaços que existem entre as palavras e os sinais de pontuação que existem no texto.
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