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Plano de aula > Língua Portuguesa > 3º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Classificação da sílaba tônica quanto a sua posição na palavra

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 3º ano do EF sobre Classificação da sílaba tônica quanto a sua posição na palavra

Plano 02 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Francislene Aparecida Guglielmo Vilela Dourado

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é localizar nas palavras a sílaba tônica e classificá-la de acordo com sua posição na palavra.

Materiais necessários: Cartaz com registros de descobertas feito na primeira aula. Caso não tenha feito, acesse aqui. Projetor, quadro ou painel de anotações.

Dificuldades antecipadas: O aluno não saber o que é sílaba. Não compreender que a junção das sílabas formam a palavra (exceto em monossílaba) e que uma delas se sobressai entre as demais (tônica). Trocar os nomes da classificação da sílaba tônica com a classificação quanto ao número de sílabas.

Referências sobre o assunto:

1- NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap1. Acesso em 14 de outubro de 2018.

2- BRASIL.Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Currículo na alfabetização: concepções e princípios. Ano 1 : unidade 1. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Brasília: MEC, SEB, 2012.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minutos

Orientações:

  • Apresente o tema da aula e o que será trabalhado, projete o slide, exponha um cartaz ou escreva no quadro.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Proponha a análise das palavras do slide, considerando a sílaba tônica.
  • Coletivamente, analisem uma a uma as palavras do slide.
  • Peça que alguns alunos leiam as palavras em voz alta.
  • Ressalte a importância de identificarem a sílaba tônica e a posição em que ela se encontra na palavra.
  • Explore os termos utilizados para nomear a classificação das sílabas tônicas:
  • Oxítona: palavras em que a sílaba tônica é a última
  • Paroxítona: palavras em que a sílaba tônica é a penúltima.
  • Proparoxítona: palavras em que a sílaba tônica é a antepenúltima. Todas as palavras proparoxítonas são acentuadas.
  • Retome o cartaz de registro da primeira aula, caso não a tenha feito consulte-a aqui.
  • Se não for aplicar a primeira aula, providencie previamente um cartaz com os seguintes registros:
  • Sílaba: As sílabas são fonemas ou grupo de fonemas pronunciados por meio de uma única emissão de voz.
  • Sílaba tônica: É a sílaba pronunciada com maior intensidade na palavra.
  • Regularidades da classificação das sílabas tônicas quanto a sua posição:
  • Oxítona: palavras em que a sílaba tônica é a última. As palavras oxítonas, geralmente, são terminadas em: a, as, e, es, o, os, em, ens.
  • Paroxítona: palavras em que a sílaba tônica é a penúltima. As palavras paroxítonas, geralmente, são terminadas em: i, is, n, um, uns, r, x, ã, ãs, ãos, ditongo.
  • Proparoxítona: palavras em que a sílaba tônica é a antepenúltima. Todas as palavras proparoxítonas são acentuadas.
  • Questione:
  • Como identificamos a sílaba tônica? (Espera-se que o aluno responda que é preciso prestar bastante atenção no modo como as palavras são pronunciadas, observar o modo como as sílabas são pronunciadas, percebe-se que algumas são pronunciadas com mais força, outras com menos.
  • O acento gráfico facilita classificar a sílaba tônica quanto a sua posição na palavras? Por quê? (Sim, porque o acento está relacionado com a intensidade dos fonemas, e o acento gráfico, como o agudo e o circunflexo, marca a sílaba tônica).
  • Nas palavras sem acento gráfico, muitos alunos ficam na dúvida quanto à sílaba tônica, você como faz para identificar a sílaba tônica da palavra? (Espera-se que oa alunos digam que é pela pronúncia em voz alta da palavra que conseguem identificar a sílaba tônica).

Materiais complementares:

  • Projetor ou cartaz com as imagens e palavras do slide, ou as escreva no quadro.
  • O texto a seguir é uma leitura complementar para auxiliar o trabalho com gramática em sala de aula Desvendando o ensino de gramática com textos.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 24 minutos

Orientações:

  • Pergunte aos alunos se já conhecem o jogo STOP, caso não conheçam acesse aqui para saber mais.
  • Socialize a proposta, ou seja, deixe claro o que os alunos precisam fazer. Forme duplas que possibilite discussões e oriente-os a estabelecer quem será o escriba. É preciso atenção na formação dessas duplas. No jogo STOP, o foco é ser rápido, deixe claro que nessa atividade o foco é preencher as quatro colunas, a dupla que acabar primeiro é um resultado, mas o principal é preencher corretamente analisando a palavra. Será utilizado o modelo do jogo STOP, mas não com o foco em ser o rápido.
  • Apresente as regras do jogo descritas no slide.
  • É importante que deixe claro como funcionará o jogo. É preciso escrever a palavra, identificar a sílaba tônica e a classificá-la.
  • Cada bloco de palavra será dito uma única vez (três palavras), as duplas precisam estar atentas.
  • Imprima a tabela (uma por dupla) e socialize a forma de preenchê-la, ou seja, a dupla precisa preencher os quatro campos antes de dizer stop, assim que uma das duplas disser, todos param e vão conferir as respostas validando a forma como foi preenchida e marcando as pontuações.
  • Sugestão dos blocos de palavras: (poderá utilizar outras da sua escolha)
  • Primeiro bloco
  • árvore
  • computador
  • armário
  • Segundo bloco
  • peixe
  • filé
  • cardume
  • Terceiro bloco
  • fórmula
  • mulher
  • farmácia

Materiais complementares:

  • Para impressão das tabelas, clique aqui
  • Resolução você encontra aqui
  • Leia Como agrupo meus alunos? para saber um pouco mais sobre agrupamentos em sala de aula.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Imprima as tabelas, uma por dupla. Orientações no slide 4.

Materiais complementares:

  • Para impressão das tabelas clique aqui.
  • A resolução você encontra aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Explique que ao final de cada bloco de palavras em que a dupla diz STOP, haverá o momento de validação da tabela, ou seja, verificar se estão corretas e marcar pontuações.
  • Todas as duplas precisam participar desse momento, pois haverá possibilidade de trocar ideias, resolver dúvidas ainda existentes e socializar hipóteses.
  • Coletivamente, discuta as resoluções dos alunos.
  • Apresente um tabela no quadro ou em cartaz e peça que a dupla que disse STOP primeiro, na sua tabela o primeiro bloco e palavras e coletivamente validem a resposta da dupla marcando a pontuação adequada. Na última coluna, som-se os pontos de cada linha da tabela. Na primeira coluna será considerado 10 pontos se a palavra estiver escrita sem erros ortográficos.
  • Nesse momento de validação, questione os alunos sobre como identificar a sílaba tônica e que procedimento utilizam para classificá-la.
  • Observe os procedimentos que as duplas apresentam e faça sua intervenções no momento da validação da tabela preenchida. Incentive as discussões em duplas e a consulta ao cartaz da primeira aula ou apresentado inicialmente.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Organize a sala em semicírculo, proponha a sistematização dos conhecimentos adquiridos com a aula.
  • Conduza os alunos a perceberem e registrar o que a aula proporcionou em relação ao trabalho com a classificação das sílaba tônicas.
  • Possibilite a troca de informações entre as duplas e questione:
  • O que são oxítona?
  • O que são paroxítona?
  • O que são proparoxítonas?

(Espera-se que os alunos apresentem as seguintes respostas para as questões acima: Oxítona: palavras em que a sílaba tônica é a última. As palavras oxítonas, geralmente, são terminadas em: a, as, e, es, o, os, em, ens. Paroxítona: palavras em que a sílaba tônica é a penúltima. As palavras paroxítonas, geralmente, são terminadas em: i, is, n, um, uns, r, x, ã, ãs, ãos, ditongo. Proparoxítona: palavras em que a sílaba tônica é a antepenúltima. Todas as palavras proparoxítonas são acentuadas).

  • Oriente os alunos a registrarem a conclusão da aula no caderno.

Materiais complementares:

  • Projetor, cartaz do slide 7 ou questões escrito no quadro.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é localizar nas palavras a sílaba tônica e classificá-la de acordo com sua posição na palavra.

Materiais necessários: Cartaz com registros de descobertas feito na primeira aula. Caso não tenha feito, acesse aqui. Projetor, quadro ou painel de anotações.

Dificuldades antecipadas: O aluno não saber o que é sílaba. Não compreender que a junção das sílabas formam a palavra (exceto em monossílaba) e que uma delas se sobressai entre as demais (tônica). Trocar os nomes da classificação da sílaba tônica com a classificação quanto ao número de sílabas.

Referências sobre o assunto:

1- NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap1. Acesso em 14 de outubro de 2018.

2- BRASIL.Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Currículo na alfabetização: concepções e princípios. Ano 1 : unidade 1. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Brasília: MEC, SEB, 2012.

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Tempo sugerido: 1 minutos

Orientações:

  • Apresente o tema da aula e o que será trabalhado, projete o slide, exponha um cartaz ou escreva no quadro.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Proponha a análise das palavras do slide, considerando a sílaba tônica.
  • Coletivamente, analisem uma a uma as palavras do slide.
  • Peça que alguns alunos leiam as palavras em voz alta.
  • Ressalte a importância de identificarem a sílaba tônica e a posição em que ela se encontra na palavra.
  • Explore os termos utilizados para nomear a classificação das sílabas tônicas:
  • Oxítona: palavras em que a sílaba tônica é a última
  • Paroxítona: palavras em que a sílaba tônica é a penúltima.
  • Proparoxítona: palavras em que a sílaba tônica é a antepenúltima. Todas as palavras proparoxítonas são acentuadas.
  • Retome o cartaz de registro da primeira aula, caso não a tenha feito consulte-a aqui.
  • Se não for aplicar a primeira aula, providencie previamente um cartaz com os seguintes registros:
  • Sílaba: As sílabas são fonemas ou grupo de fonemas pronunciados por meio de uma única emissão de voz.
  • Sílaba tônica: É a sílaba pronunciada com maior intensidade na palavra.
  • Regularidades da classificação das sílabas tônicas quanto a sua posição:
  • Oxítona: palavras em que a sílaba tônica é a última. As palavras oxítonas, geralmente, são terminadas em: a, as, e, es, o, os, em, ens.
  • Paroxítona: palavras em que a sílaba tônica é a penúltima. As palavras paroxítonas, geralmente, são terminadas em: i, is, n, um, uns, r, x, ã, ãs, ãos, ditongo.
  • Proparoxítona: palavras em que a sílaba tônica é a antepenúltima. Todas as palavras proparoxítonas são acentuadas.
  • Questione:
  • Como identificamos a sílaba tônica? (Espera-se que o aluno responda que é preciso prestar bastante atenção no modo como as palavras são pronunciadas, observar o modo como as sílabas são pronunciadas, percebe-se que algumas são pronunciadas com mais força, outras com menos.
  • O acento gráfico facilita classificar a sílaba tônica quanto a sua posição na palavras? Por quê? (Sim, porque o acento está relacionado com a intensidade dos fonemas, e o acento gráfico, como o agudo e o circunflexo, marca a sílaba tônica).
  • Nas palavras sem acento gráfico, muitos alunos ficam na dúvida quanto à sílaba tônica, você como faz para identificar a sílaba tônica da palavra? (Espera-se que oa alunos digam que é pela pronúncia em voz alta da palavra que conseguem identificar a sílaba tônica).

Materiais complementares:

  • Projetor ou cartaz com as imagens e palavras do slide, ou as escreva no quadro.
  • O texto a seguir é uma leitura complementar para auxiliar o trabalho com gramática em sala de aula Desvendando o ensino de gramática com textos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 24 minutos

Orientações:

  • Pergunte aos alunos se já conhecem o jogo STOP, caso não conheçam acesse aqui para saber mais.
  • Socialize a proposta, ou seja, deixe claro o que os alunos precisam fazer. Forme duplas que possibilite discussões e oriente-os a estabelecer quem será o escriba. É preciso atenção na formação dessas duplas. No jogo STOP, o foco é ser rápido, deixe claro que nessa atividade o foco é preencher as quatro colunas, a dupla que acabar primeiro é um resultado, mas o principal é preencher corretamente analisando a palavra. Será utilizado o modelo do jogo STOP, mas não com o foco em ser o rápido.
  • Apresente as regras do jogo descritas no slide.
  • É importante que deixe claro como funcionará o jogo. É preciso escrever a palavra, identificar a sílaba tônica e a classificá-la.
  • Cada bloco de palavra será dito uma única vez (três palavras), as duplas precisam estar atentas.
  • Imprima a tabela (uma por dupla) e socialize a forma de preenchê-la, ou seja, a dupla precisa preencher os quatro campos antes de dizer stop, assim que uma das duplas disser, todos param e vão conferir as respostas validando a forma como foi preenchida e marcando as pontuações.
  • Sugestão dos blocos de palavras: (poderá utilizar outras da sua escolha)
  • Primeiro bloco
  • árvore
  • computador
  • armário
  • Segundo bloco
  • peixe
  • filé
  • cardume
  • Terceiro bloco
  • fórmula
  • mulher
  • farmácia

Materiais complementares:

  • Para impressão das tabelas, clique aqui
  • Resolução você encontra aqui
  • Leia Como agrupo meus alunos? para saber um pouco mais sobre agrupamentos em sala de aula.

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Orientações:

  • Imprima as tabelas, uma por dupla. Orientações no slide 4.

Materiais complementares:

  • Para impressão das tabelas clique aqui.
  • A resolução você encontra aqui.
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Orientações:

  • Explique que ao final de cada bloco de palavras em que a dupla diz STOP, haverá o momento de validação da tabela, ou seja, verificar se estão corretas e marcar pontuações.
  • Todas as duplas precisam participar desse momento, pois haverá possibilidade de trocar ideias, resolver dúvidas ainda existentes e socializar hipóteses.
  • Coletivamente, discuta as resoluções dos alunos.
  • Apresente um tabela no quadro ou em cartaz e peça que a dupla que disse STOP primeiro, na sua tabela o primeiro bloco e palavras e coletivamente validem a resposta da dupla marcando a pontuação adequada. Na última coluna, som-se os pontos de cada linha da tabela. Na primeira coluna será considerado 10 pontos se a palavra estiver escrita sem erros ortográficos.
  • Nesse momento de validação, questione os alunos sobre como identificar a sílaba tônica e que procedimento utilizam para classificá-la.
  • Observe os procedimentos que as duplas apresentam e faça sua intervenções no momento da validação da tabela preenchida. Incentive as discussões em duplas e a consulta ao cartaz da primeira aula ou apresentado inicialmente.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Organize a sala em semicírculo, proponha a sistematização dos conhecimentos adquiridos com a aula.
  • Conduza os alunos a perceberem e registrar o que a aula proporcionou em relação ao trabalho com a classificação das sílaba tônicas.
  • Possibilite a troca de informações entre as duplas e questione:
  • O que são oxítona?
  • O que são paroxítona?
  • O que são proparoxítonas?

(Espera-se que os alunos apresentem as seguintes respostas para as questões acima: Oxítona: palavras em que a sílaba tônica é a última. As palavras oxítonas, geralmente, são terminadas em: a, as, e, es, o, os, em, ens. Paroxítona: palavras em que a sílaba tônica é a penúltima. As palavras paroxítonas, geralmente, são terminadas em: i, is, n, um, uns, r, x, ã, ãs, ãos, ditongo. Proparoxítona: palavras em que a sílaba tônica é a antepenúltima. Todas as palavras proparoxítonas são acentuadas).

  • Oriente os alunos a registrarem a conclusão da aula no caderno.

Materiais complementares:

  • Projetor, cartaz do slide 7 ou questões escrito no quadro.

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