Atividade para impressão - Oxítonas
Plano de Aula
Plano de aula: Oxítonas: quando acentuá-las?
Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Acentuação de oxítonas
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é revisar a escrita de palavras segundo sua classificação quanto a sílaba tônica, com foco nas oxítonas.
Materiais necessários: Atividades impressa, quadro ou painel para anotações, materiais para confecção de cartazes, projetor.
Dificuldades antecipadas: Não se apropriou da identificação da sílaba tônica e não sabe o que são oxítonas.
Referências sobre o assunto:
NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013.
SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade II – Palavra cantada : Desvios dos padrões de escrita : interferência da variedade linguística falada – Livro do Professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 80p. : il. Disponílvel em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16462.pdf, pp. 24-27. Acesso em 15 de novembro de 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Reproduza o título em projetor, escrito em cartaz ou no quadro.
- Apresente aos alunos o tema da aula.
- Questione os alunos se sabem explicar quando é preciso acentuar as oxítonas.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA