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Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Conhecendo o verbete enciclopédico em detalhes: A construção composicional

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do Fundamental sobre verbetes enciclopédicos e sua função

Plano 05 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Gleiciane Rosa Vinote Rocha

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero verbete de enciclopédia e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Dois verbetes enciclopédicos digitais de estilos diferentes, de acordo com o público e o contexto de circulação:
a) Selfie. Wikipedia: a enciclopédia livre. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Selfie>. Acesso em: 9 set. 2018.
b) Selfie. Dicionário Popular. Disponível em: <https://www.dicionariopopular.com/selfie/>. Acesso em: 9 set. 2018.

Internet , datashow/computador ou celulares ou laboratório de informática ou, em último caso, textos impressos com os hiperlinks marcados.

Vídeo-minuto: BLK Mídia. Dicas Para Selfie e Vídeo. Disponível em: . Acesso em: 7 set. 2018.

Informações sobre o gênero: Verbete enciclopédico é um gênero textual de natureza expositiva, encontrado, como o nome já diz, em enciclopédias. Elas são organizadas em verbetes. Eles têm como objetivo apresentar definições e informações sobre um determinado assunto, utilizando linguagem objetiva e impessoal. Podem conter gráficos, ilustrações e subdivisões para complementar as informações. Atualmente, há mais uso das enciclopédias virtuais, sendo a WIKIPÉDIA a mais conhecida. Ela é colaborativa, ou seja, todos podem editar e fornecer conteúdo, criando ou modificando um verbete, tornando, assim, o texto dinâmico. A leitura em um verbete enciclopédico impresso e virtual também muda, uma vez que virtualmente ela não é linear e os hipertextos permitem que o leitor opte por diferentes caminhos e textos, aprofundando o tema.
O vídeo-minuto tem como objetivo homenagear, criticar, informar ou gerar humor, tendo um tempo determinado em torno de 1 minuto.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldades de perceber as irregularidades composicionais.

Referências sobre o assunto:

ABREU, Márcia Luiza; MURTA, Cláudia Almeida R.; SILVA, Flávio Martins. Enciclopédia x Wikipedia: igualdade na diversidade?. Revista Letra Magna. Disponível em: <http://www.letramagna.com/artigo13_XII.pdf>. Acesso em: 03 jul. 2018.

BARBOSA, Jacqueline P. As práticas de linguagem contemporâneas e a BNCC. Na Ponta do Lápis, n.31, jul 2018. Disponível em: <https://www.escrevendoofuturo.org.br/arquivos/7589/npl31.pdf>. Acesso em: 04 set. 2018.

COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de gêneros textuais. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
DIONÍSIO, Angela P. Verbetes: um gênero além do dicionário. In: DIONÍSIO, Angela P.; MACHADO, Anna R.; BEZERRA, M. Auxiliadora. Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002.
DUQUE, Ana Paula. Redação hipertextual coletiva na Wikipedia. Estudos Linguísticos, São Paulo, n.38, set-dez 2009.Disponível em: <http://www.gel.org.br/estudoslinguisticos/volumes/38/EL_V38N3_02.pdf>. Acesso em: 03 jul. 2018.

LIMA, Vanessa. Verbete digital: análise de gênero na Wikipedia. Revista L@el em (Dis- Revista L@el em (Dis-)curso, vol.4, n.2, 2011.Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/revlael/article/view/2991>. Acesso em: 03 jul.2018.
NERY, Alfredina. Escrita de verbetes enciclopédicos. Revista Nova Escola, 2017. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/6043/escrita-de-verbetes-enciclopedicos> Acesso em: 03 jul.2018.
PORSCHE, Sandra Cristina. et al. O gênero verbete no ensino . In: Simpósio Internacional de Gêneros Textuais, 2009, Caxias do Sul-RS. Disponível em: <https://www.ucs.br/ucs/extensao/agenda/eventos/vsiget/portugues/anais/arquivos/o_genero_verbete_no_ensino.pdf>. Acesso em: 03 jul. 2018.
TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gêneros orais: conceituação e caracterização. Anais do SILEL. Volume 3, Número 1. Uberlândia: EDUFU, 2013.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Apresente o tema da aula para os alunos. Não dê maiores informações para não prejudicar o andamento da atividade realizada na introdução.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações:

  • Pergunte aos alunos se eles conhecem um verbete de enciclopédia e se sabem qual a finalidade dele.
  • Por meio de uma conversação espontânea com os alunos, destaque para os estudantes que um verbete de dicionário tem como finalidade principal explicar o conceito de uma palavra e que o verbete de enciclopédia traz mais informações além da definição, utilizando linguagem objetiva e impessoal. Ele pode conter gráficos, ilustrações e subdivisões para complementar os dados. Comente também que, hoje em dia, a versão mais utilizada é a digital.
  • Não ultrapasse dois minutos nessa questão. Ela é apenas um levantamento de informações prévias sobre o gênero.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Projete os slides acima com os dois textos que o compõem para que os alunos possam diferenciá-los.
  • Caso não seja possível a projeção, imprima os textos clicando aqui e os distribua para cada aluno. Foi escolhido este tema por despertar o interesse dos jovens e também por ser algo que faz parte do cotidiano deles, logo a necessidade de alertá-los quanto aos riscos do uso descontrolado. Caso queira usar outra temática devido ao perfil da turma, pesquise na Internet ou em livros didáticos.
  • Solicite a um aluno que leia, primeiramente o texto 1 e, depois, a outro que leia o texto 2.
  • Em seguida, numa conversa espontânea, peça aos alunos que observem a forma dos dois textos e respondam, oralmente, à seguinte questão:
    Como é possível afirmar que o texto 1 é uma propaganda sobre selfie e o 2 é um verbete de enciclopédia do termo selfie?
  • Peça a dois alunos que, voluntariamente, de forma oral, respondam à questão. Depois, conduza os alunos a refletirem que o texto 1 possui repetição de imagens e um designer gráfico que valoriza a estética visual. Também tem um título que vende um serviço. Além disso, traz uma frase, abaixo das imagens, que se inicia com um verbo no imperativo e induz o cliente a fazer uma selfie para obter descontos num serviço. Ademais, traz a cor rosa em destaque por se dirigir ao público feminino. Sendo assim, trata-se de uma propaganda.
    Já o texto 2 traz como título a palavra “Selfie”, logo abaixo uma definição e, em seguida, uma explicação que amplia as informações. Ainda destaque que a fotografia que o texto traz é informativa e é acompanhada de legenda. Sobre as cores, destaque que são neutras, pois o objetivo maior é a informação.
  • Esta atividade é importante para que os alunos compreendam que cada gênero tem uma estrutura/características que o diferencia dos demais. Essa concepção se faz necessária para esta aula que tratará justamente da estrutura composicional de um verbete de enciclopédia.
  • Fique atento ao tempo de execução desta atividade. Você terá até 7 minutos para realizá-la.

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Orientações:

  • Projete os slides acima com os dois textos que o compõem para que os alunos possam diferenciá-los.
  • Caso não seja possível a projeção, imprima os textos clicando aqui e os distribua para cada aluno. Foi escolhido este tema por despertar o interesse dos jovens e também por ser algo que faz parte do cotidiano deles, logo a necessidade de alertá-los quanto aos riscos do uso descontrolado. Caso queira usar outra temática devido ao perfil da turma, pesquise na Internet ou em livros didáticos.
  • Solicite a um aluno que leia, primeiramente o texto 1 e, depois, a outro que leia o texto 2.
  • Em seguida, numa conversa espontânea, peça aos alunos que observem a forma dos dois textos e respondam, oralmente, à seguinte questão:
    Como é possível afirmar que o texto 1 é uma propaganda sobre selfie e o 2 é um verbete de enciclopédia do termo selfie?
  • Peça a dois alunos que, voluntariamente, de forma oral, respondam à questão. Depois, conduza os alunos a refletirem que o texto 1 possui repetição de imagens e um designer gráfico que valoriza a estética visual. Também tem um título que vende um serviço. Além disso, traz uma frase, abaixo das imagens, que se inicia com um verbo no imperativo e induz o cliente a fazer uma selfie para obter descontos num serviço. Ademais, traz a cor rosa em destaque por se dirigir ao público feminino. Sendo assim, trata-se de uma propaganda.
    Já o texto 2 traz como título a palavra “Selfie”, logo abaixo uma definição e, em seguida, uma explicação que amplia as informações. Ainda destaque que a fotografia que o texto traz é informativa e é acompanhada de legenda. Sobre as cores, destaque que são neutras, pois o objetivo maior é a informação.
  • Esta atividade é importante para que os alunos compreendam que cada gênero tem uma estrutura/características que o diferencia dos demais. Essa concepção se faz necessária para esta aula que tratará justamente da estrutura composicional de um verbete de enciclopédia.
  • Fique atento ao tempo de execução desta atividade. Você terá até 7 minutos para realizá-la.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Os alunos do oitavo ano nasceram na era intitulada “tecnológica”, em que a transmissão de conteúdo se dá de forma mais dinâmica. Um gênero que se aproxima do verbete de enciclopédia na função de transmitir conteúdos e em aspectos estruturais é o vídeo-minuto. Para analisar em que os gêneros se assemelham na estrutura, exiba este vídeo-minuto aqui.
  • Peça aos alunos que reflitam sobre as seguintes questões:

O vídeo-minuto é uma forma mais moderna de transmitir conteúdo e trabalha bastante com imagens e o verbete enciclopédico também traz imagens. Elas têm a mesma função nesses tipos de textos?

O verbete enciclopédico usa a modalidade escrita da língua e já o vídeo-minuto a oral. Logo, o vídeo-minuto usa recursos extralinguísticos como entonação e imagens. Que diferença esses elementos trazem para a transmissão das informação?

  • Conduza os alunos a refletirem que num vídeo-minuto as imagens têm a função de criar um estímulo visual e ilustrar o texto falado de forma dinâmica. Já no verbete enciclopédico, elas são usadas de forma estática para ilustrar um dado ou informação que o texto traz.
  • Por último, saliente que o uso de elementos extralinguísticos aproxima o receptor da mensagem ao conteúdo dela por ser uma forma mais dinâmica de transmitir informações.
  • Fique atento para não ultrapassar 7 minutos nesta atividade.


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Slide Plano Aula

Orientações:

  • Projete os seguintes verbetes do termo selfie.
  • Peça a alguns alunos para lerem os textos para a turma.
  • Como não dá para projetar os textos e a tabela ao mesmo tempo, imprima os textos e os distribua para cada aluno, a fim de facilitar a realização da atividade.

Material complementar: Clique aqui para imprimir o verbete da Wikipédia.

Clique aqui para imprimir o verbete do Dicionário popular.

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Slide Plano Aula

Orientações:

  • Projete esta tabela na tela e peça ao alunos que respondam aos itens que a compõem no caderno.
  • Caso não seja possível projetar a tabela, imprima-a, clicando aqui, e a distribua para cada aluno.
  • Faça uma correção participativa, pedindo aos alunos que respondam de forma espontânea e voluntária às questões. Faça as intervenções que julgar necessárias de modo que os alunos compreendam a estrutura de um verbete de enciclopédia.
  • Para acessar a resolução da atividade, clique aqui.
  • Fique atento para não ultrapassar 20 minutos na realização das atividades 1 e 2.
  • Feita a correção, peça aos alunos que, oralmente, citem pelo menos uma diferença entre os textos lidos, em relação à estrutura, além das marcadas na tabela.
    Possíveis respostas: O texto 2 traz mais subtítulos que o texto 1, sendo assim mais amplo. E também mais fotografias, sendo estas de personalidades, dando ao texto um aspecto mais informal.
  • Em seguida, solicite que os alunos reflitam sobre as seguintes questões:
    Há mais regularidades do que irregularidades entre os textos. Levando em consideração o gênero a que pertencem, por que isso ocorre?
  • Não ultrapassar 8 minutos na realização das atividades 3 e 4.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Peça que alguns alunos socializem a resposta dada na questão 4 do slide anterior.
  • Leve-os a perceberem que os dois textos têm mais regularidades por serem do mesmo gênero: verbete de enciclopédia.
  • Comente que todo o gênero textual possui uma estrutura que o diferencia um dos outros, sendo possível, assim particularizar, por exemplo, uma notícia de uma receita e uma propaganda de um verbete. Ou seja, quando nos deparamos com textos, percebemos certas características que nos sinalizam que pertencem a um gênero ou outro, e ainda procuram realizar certo tipo de interação conosco.
    Porém, há o que se chama de intergenericidade, que misturam formas de outros gêneros, por exemplo: Um convite de casamento em forma de notícia de jornal. Além disso, com a era digital, novos gêneros surgem constantemente, é o caso do vídeo-minuto: um gênero que também pode transmitir informações como o verbete enciclopédico, porém possui recursos de animação e gráficos e linguagem oral. Logo, além da estrutura de composição, é importante também observar a função do texto.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero verbete de enciclopédia e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Dois verbetes enciclopédicos digitais de estilos diferentes, de acordo com o público e o contexto de circulação:
a) Selfie. Wikipedia: a enciclopédia livre. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Selfie>. Acesso em: 9 set. 2018.
b) Selfie. Dicionário Popular. Disponível em: <https://www.dicionariopopular.com/selfie/>. Acesso em: 9 set. 2018.

Internet , datashow/computador ou celulares ou laboratório de informática ou, em último caso, textos impressos com os hiperlinks marcados.

Vídeo-minuto: BLK Mídia. Dicas Para Selfie e Vídeo. Disponível em: . Acesso em: 7 set. 2018.

Informações sobre o gênero: Verbete enciclopédico é um gênero textual de natureza expositiva, encontrado, como o nome já diz, em enciclopédias. Elas são organizadas em verbetes. Eles têm como objetivo apresentar definições e informações sobre um determinado assunto, utilizando linguagem objetiva e impessoal. Podem conter gráficos, ilustrações e subdivisões para complementar as informações. Atualmente, há mais uso das enciclopédias virtuais, sendo a WIKIPÉDIA a mais conhecida. Ela é colaborativa, ou seja, todos podem editar e fornecer conteúdo, criando ou modificando um verbete, tornando, assim, o texto dinâmico. A leitura em um verbete enciclopédico impresso e virtual também muda, uma vez que virtualmente ela não é linear e os hipertextos permitem que o leitor opte por diferentes caminhos e textos, aprofundando o tema.
O vídeo-minuto tem como objetivo homenagear, criticar, informar ou gerar humor, tendo um tempo determinado em torno de 1 minuto.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldades de perceber as irregularidades composicionais.

Referências sobre o assunto:

ABREU, Márcia Luiza; MURTA, Cláudia Almeida R.; SILVA, Flávio Martins. Enciclopédia x Wikipedia: igualdade na diversidade?. Revista Letra Magna. Disponível em: <http://www.letramagna.com/artigo13_XII.pdf>. Acesso em: 03 jul. 2018.

BARBOSA, Jacqueline P. As práticas de linguagem contemporâneas e a BNCC. Na Ponta do Lápis, n.31, jul 2018. Disponível em: <https://www.escrevendoofuturo.org.br/arquivos/7589/npl31.pdf>. Acesso em: 04 set. 2018.

COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de gêneros textuais. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
DIONÍSIO, Angela P. Verbetes: um gênero além do dicionário. In: DIONÍSIO, Angela P.; MACHADO, Anna R.; BEZERRA, M. Auxiliadora. Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002.
DUQUE, Ana Paula. Redação hipertextual coletiva na Wikipedia. Estudos Linguísticos, São Paulo, n.38, set-dez 2009.Disponível em: <http://www.gel.org.br/estudoslinguisticos/volumes/38/EL_V38N3_02.pdf>. Acesso em: 03 jul. 2018.

LIMA, Vanessa. Verbete digital: análise de gênero na Wikipedia. Revista L@el em (Dis- Revista L@el em (Dis-)curso, vol.4, n.2, 2011.Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/revlael/article/view/2991>. Acesso em: 03 jul.2018.
NERY, Alfredina. Escrita de verbetes enciclopédicos. Revista Nova Escola, 2017. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/6043/escrita-de-verbetes-enciclopedicos> Acesso em: 03 jul.2018.
PORSCHE, Sandra Cristina. et al. O gênero verbete no ensino . In: Simpósio Internacional de Gêneros Textuais, 2009, Caxias do Sul-RS. Disponível em: <https://www.ucs.br/ucs/extensao/agenda/eventos/vsiget/portugues/anais/arquivos/o_genero_verbete_no_ensino.pdf>. Acesso em: 03 jul. 2018.
TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gêneros orais: conceituação e caracterização. Anais do SILEL. Volume 3, Número 1. Uberlândia: EDUFU, 2013.

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Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Apresente o tema da aula para os alunos. Não dê maiores informações para não prejudicar o andamento da atividade realizada na introdução.

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Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações:

  • Pergunte aos alunos se eles conhecem um verbete de enciclopédia e se sabem qual a finalidade dele.
  • Por meio de uma conversação espontânea com os alunos, destaque para os estudantes que um verbete de dicionário tem como finalidade principal explicar o conceito de uma palavra e que o verbete de enciclopédia traz mais informações além da definição, utilizando linguagem objetiva e impessoal. Ele pode conter gráficos, ilustrações e subdivisões para complementar os dados. Comente também que, hoje em dia, a versão mais utilizada é a digital.
  • Não ultrapasse dois minutos nessa questão. Ela é apenas um levantamento de informações prévias sobre o gênero.
Slide Plano Aula

Orientações:

  • Projete os slides acima com os dois textos que o compõem para que os alunos possam diferenciá-los.
  • Caso não seja possível a projeção, imprima os textos clicando aqui e os distribua para cada aluno. Foi escolhido este tema por despertar o interesse dos jovens e também por ser algo que faz parte do cotidiano deles, logo a necessidade de alertá-los quanto aos riscos do uso descontrolado. Caso queira usar outra temática devido ao perfil da turma, pesquise na Internet ou em livros didáticos.
  • Solicite a um aluno que leia, primeiramente o texto 1 e, depois, a outro que leia o texto 2.
  • Em seguida, numa conversa espontânea, peça aos alunos que observem a forma dos dois textos e respondam, oralmente, à seguinte questão:
    Como é possível afirmar que o texto 1 é uma propaganda sobre selfie e o 2 é um verbete de enciclopédia do termo selfie?
  • Peça a dois alunos que, voluntariamente, de forma oral, respondam à questão. Depois, conduza os alunos a refletirem que o texto 1 possui repetição de imagens e um designer gráfico que valoriza a estética visual. Também tem um título que vende um serviço. Além disso, traz uma frase, abaixo das imagens, que se inicia com um verbo no imperativo e induz o cliente a fazer uma selfie para obter descontos num serviço. Ademais, traz a cor rosa em destaque por se dirigir ao público feminino. Sendo assim, trata-se de uma propaganda.
    Já o texto 2 traz como título a palavra “Selfie”, logo abaixo uma definição e, em seguida, uma explicação que amplia as informações. Ainda destaque que a fotografia que o texto traz é informativa e é acompanhada de legenda. Sobre as cores, destaque que são neutras, pois o objetivo maior é a informação.
  • Esta atividade é importante para que os alunos compreendam que cada gênero tem uma estrutura/características que o diferencia dos demais. Essa concepção se faz necessária para esta aula que tratará justamente da estrutura composicional de um verbete de enciclopédia.
  • Fique atento ao tempo de execução desta atividade. Você terá até 7 minutos para realizá-la.
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Orientações:

  • Projete os slides acima com os dois textos que o compõem para que os alunos possam diferenciá-los.
  • Caso não seja possível a projeção, imprima os textos clicando aqui e os distribua para cada aluno. Foi escolhido este tema por despertar o interesse dos jovens e também por ser algo que faz parte do cotidiano deles, logo a necessidade de alertá-los quanto aos riscos do uso descontrolado. Caso queira usar outra temática devido ao perfil da turma, pesquise na Internet ou em livros didáticos.
  • Solicite a um aluno que leia, primeiramente o texto 1 e, depois, a outro que leia o texto 2.
  • Em seguida, numa conversa espontânea, peça aos alunos que observem a forma dos dois textos e respondam, oralmente, à seguinte questão:
    Como é possível afirmar que o texto 1 é uma propaganda sobre selfie e o 2 é um verbete de enciclopédia do termo selfie?
  • Peça a dois alunos que, voluntariamente, de forma oral, respondam à questão. Depois, conduza os alunos a refletirem que o texto 1 possui repetição de imagens e um designer gráfico que valoriza a estética visual. Também tem um título que vende um serviço. Além disso, traz uma frase, abaixo das imagens, que se inicia com um verbo no imperativo e induz o cliente a fazer uma selfie para obter descontos num serviço. Ademais, traz a cor rosa em destaque por se dirigir ao público feminino. Sendo assim, trata-se de uma propaganda.
    Já o texto 2 traz como título a palavra “Selfie”, logo abaixo uma definição e, em seguida, uma explicação que amplia as informações. Ainda destaque que a fotografia que o texto traz é informativa e é acompanhada de legenda. Sobre as cores, destaque que são neutras, pois o objetivo maior é a informação.
  • Esta atividade é importante para que os alunos compreendam que cada gênero tem uma estrutura/características que o diferencia dos demais. Essa concepção se faz necessária para esta aula que tratará justamente da estrutura composicional de um verbete de enciclopédia.
  • Fique atento ao tempo de execução desta atividade. Você terá até 7 minutos para realizá-la.

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Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Os alunos do oitavo ano nasceram na era intitulada “tecnológica”, em que a transmissão de conteúdo se dá de forma mais dinâmica. Um gênero que se aproxima do verbete de enciclopédia na função de transmitir conteúdos e em aspectos estruturais é o vídeo-minuto. Para analisar em que os gêneros se assemelham na estrutura, exiba este vídeo-minuto aqui.
  • Peça aos alunos que reflitam sobre as seguintes questões:

O vídeo-minuto é uma forma mais moderna de transmitir conteúdo e trabalha bastante com imagens e o verbete enciclopédico também traz imagens. Elas têm a mesma função nesses tipos de textos?

O verbete enciclopédico usa a modalidade escrita da língua e já o vídeo-minuto a oral. Logo, o vídeo-minuto usa recursos extralinguísticos como entonação e imagens. Que diferença esses elementos trazem para a transmissão das informação?

  • Conduza os alunos a refletirem que num vídeo-minuto as imagens têm a função de criar um estímulo visual e ilustrar o texto falado de forma dinâmica. Já no verbete enciclopédico, elas são usadas de forma estática para ilustrar um dado ou informação que o texto traz.
  • Por último, saliente que o uso de elementos extralinguísticos aproxima o receptor da mensagem ao conteúdo dela por ser uma forma mais dinâmica de transmitir informações.
  • Fique atento para não ultrapassar 7 minutos nesta atividade.


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Orientações:

  • Projete os seguintes verbetes do termo selfie.
  • Peça a alguns alunos para lerem os textos para a turma.
  • Como não dá para projetar os textos e a tabela ao mesmo tempo, imprima os textos e os distribua para cada aluno, a fim de facilitar a realização da atividade.

Material complementar: Clique aqui para imprimir o verbete da Wikipédia.

Clique aqui para imprimir o verbete do Dicionário popular.

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Orientações:

  • Projete esta tabela na tela e peça ao alunos que respondam aos itens que a compõem no caderno.
  • Caso não seja possível projetar a tabela, imprima-a, clicando aqui, e a distribua para cada aluno.
  • Faça uma correção participativa, pedindo aos alunos que respondam de forma espontânea e voluntária às questões. Faça as intervenções que julgar necessárias de modo que os alunos compreendam a estrutura de um verbete de enciclopédia.
  • Para acessar a resolução da atividade, clique aqui.
  • Fique atento para não ultrapassar 20 minutos na realização das atividades 1 e 2.
  • Feita a correção, peça aos alunos que, oralmente, citem pelo menos uma diferença entre os textos lidos, em relação à estrutura, além das marcadas na tabela.
    Possíveis respostas: O texto 2 traz mais subtítulos que o texto 1, sendo assim mais amplo. E também mais fotografias, sendo estas de personalidades, dando ao texto um aspecto mais informal.
  • Em seguida, solicite que os alunos reflitam sobre as seguintes questões:
    Há mais regularidades do que irregularidades entre os textos. Levando em consideração o gênero a que pertencem, por que isso ocorre?
  • Não ultrapassar 8 minutos na realização das atividades 3 e 4.
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Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Peça que alguns alunos socializem a resposta dada na questão 4 do slide anterior.
  • Leve-os a perceberem que os dois textos têm mais regularidades por serem do mesmo gênero: verbete de enciclopédia.
  • Comente que todo o gênero textual possui uma estrutura que o diferencia um dos outros, sendo possível, assim particularizar, por exemplo, uma notícia de uma receita e uma propaganda de um verbete. Ou seja, quando nos deparamos com textos, percebemos certas características que nos sinalizam que pertencem a um gênero ou outro, e ainda procuram realizar certo tipo de interação conosco.
    Porém, há o que se chama de intergenericidade, que misturam formas de outros gêneros, por exemplo: Um convite de casamento em forma de notícia de jornal. Além disso, com a era digital, novos gêneros surgem constantemente, é o caso do vídeo-minuto: um gênero que também pode transmitir informações como o verbete enciclopédico, porém possui recursos de animação e gráficos e linguagem oral. Logo, além da estrutura de composição, é importante também observar a função do texto.

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