14503
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Aspectos de etapas da exposição oral

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do Fundamental sobre aspectos de etapa da leitura oral

Plano 05 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Carla Carine Gerhardt

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero exposição oral e no campo de atuação práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Computador e datashow para apresentação de vídeo de exposição oral; computador ou tablets com o programa Padlet (https://pt-br.padlet.com/) para alunos fazerem anotações das análises.

Informações sobre o gênero: Forma oralizada de transmissão de conhecimentos. Ocorre de modo inteligível, pois é um gênero organizado previamente pelo orador, com fins específicos. Ao produzir exposições orais, os alunos devem planejar sua exposição de maneira coerente e explícita e, por isso, esquemas (conceituais ou diagramas, por exemplo) tornam-se aliados para organizar os conteúdos a serem apresentados.

Dificuldades antecipadas: Reconhecer etapas da estrutura composicional de apresentações orais. Esse reconhecimento é comum aos alunos geralmente apenas na análise de textos verbais escritos.

Referências sobre o assunto:

SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. São Paulo: Mercado de Letras, 2004.

MARCUSCHI, L. A. (2001) Da fala para a escrita: atividades de retextualização. 2ª. ed. São Paulo: Cortez, 2000.

Linguagens e códigos ”Práticas e gêneros orais na escola”. Disponível em:

<https://midia.atp.usp.br/impressos/redefor/GestaoCoordenadores/GCVC_LiCo_2011_2012/GCVCLico_v2_Tema3.pdf>. Acesso em: 29 ago. 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Fale para os alunos que a aula será sobre o gênero exposição oral e suas etapas.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Solicite a leitura da pergunta por um aluno. A pergunta pode ser projetada pelo data show para a turma, ou, se a escola não tiver recursos tecnológicos à disposição, escrevê-la no quadro. Os alunos devem discutir sobre ela e propor respostas coletivamente de forma oral. O objetivo dessa pergunta é retomar o gênero exposição oral de forma geral, a partir do que já conhecem sobre sua estrutura composicional.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 min

Orientações:

  • Apresente à turma, por meio de projeção no data show, os vídeos das exposições orais “O inverno dos animais”, disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=8o9IdLsUxwc> e “A força do som”, disponível em <https://www.youtube.com/watch?time_continue=14&v=0eB-Vx_lr1M>, ambos da página Ciência Hoje das Crianças, da Revista Ciência Hoje. Ta,bém podem ser exibidos outros vídeos de exposições orais da página (<http://chc.org.br/videos/>) ou de outros sites. O vídeo deve ser apemas uma exposição oral de algum conteúdo de ensino e aprendizagem escolar. Se a escola não tiver recursos tecnológicos à disposição, realizar a exposição oral de algum conteúdo ou, até mesmo, convidar um professor de outra área para fazê-la. Em Materiais Complementares é possível encontrar uma sugestão de como elaborar essa exposição oral. Sugere-se 10 minutos para esta etapa

Materiais complementares: Neste link você encontra uma sugestão de texto-base e orientações para produzir e apresentar uma exposição oral, caso a escola não tenha recursos tecnológicos à disposição para exibição de vídeo.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 min

Orientações:

  • Solicite aos alunos que identifiquem elementos composicionais das duas exposições. Eles devem identificar essas características fazendo anotações, em conjunto, em um tablet ou notebook, utilizando o programa virtual de bloco de notas PadLet (https://pt-br.padlet.com/).Neste link <https://pt.wikihow.com/Usar-o-Padlet> é possível encontrar informações de como o programa gratuito funciona.
  • Pedir que manuseiem os vídeos, assistindo-os novamente, conforme for necessário para identificação das etapas. Caso a escola não tenha acesso a esses recursos tecnológicos, solicite que anotem nos cadernos ou em dois diferentes cartazes a análise da exposição. Em Materiais Complementares há uma sugestão de respostas. É essencial, no entanto, que eles descubram a natureza dos aspectos de cada etapa da exposição oral.
  • Auxiliá-los fornecendo algumas dicas para que possam pensar nas respostas, como o fato de que o desfecho pode ser mais pessoal e flexível do que o desenvolvimento do tema, que é mais científico. É possível, por exemplo, que eles identifiquem no vídeo outros elementos que não são sugeridos no Material Complementar. Nesta etapa, também, os alunos poderão identificar que cada exposição oral pode ter uma estrutura diferenciada, evidenciando a flexibilidade do gênero. Essa identificação facilitará o entendimento de outras apresentações e também tornará mais claro o processo de produção desse gênero.

Materiais complementares: Neste link é possível encontrar o quadro para impressão, caso não tenho recursos tecnológicos à disposição na escola. Neste outro link encontra-se uma sugestão de respostas possíveis, a fim de que os alunos identifiquem tais aspectos em discussões com os colegas.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Solicite a leitura da questão por um aluno e a discussão da resposta pela turma, com base nas atividades realizadas durante a aula. Essa reflexão tem como propósito recuperar aspectos de exploração das etapas composicionais do gênero feita na aula.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero exposição oral e no campo de atuação práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Computador e datashow para apresentação de vídeo de exposição oral; computador ou tablets com o programa Padlet (https://pt-br.padlet.com/) para alunos fazerem anotações das análises.

Informações sobre o gênero: Forma oralizada de transmissão de conhecimentos. Ocorre de modo inteligível, pois é um gênero organizado previamente pelo orador, com fins específicos. Ao produzir exposições orais, os alunos devem planejar sua exposição de maneira coerente e explícita e, por isso, esquemas (conceituais ou diagramas, por exemplo) tornam-se aliados para organizar os conteúdos a serem apresentados.

Dificuldades antecipadas: Reconhecer etapas da estrutura composicional de apresentações orais. Esse reconhecimento é comum aos alunos geralmente apenas na análise de textos verbais escritos.

Referências sobre o assunto:

SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. São Paulo: Mercado de Letras, 2004.

MARCUSCHI, L. A. (2001) Da fala para a escrita: atividades de retextualização. 2ª. ed. São Paulo: Cortez, 2000.

Linguagens e códigos ”Práticas e gêneros orais na escola”. Disponível em:

<https://midia.atp.usp.br/impressos/redefor/GestaoCoordenadores/GCVC_LiCo_2011_2012/GCVCLico_v2_Tema3.pdf>. Acesso em: 29 ago. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Fale para os alunos que a aula será sobre o gênero exposição oral e suas etapas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Solicite a leitura da pergunta por um aluno. A pergunta pode ser projetada pelo data show para a turma, ou, se a escola não tiver recursos tecnológicos à disposição, escrevê-la no quadro. Os alunos devem discutir sobre ela e propor respostas coletivamente de forma oral. O objetivo dessa pergunta é retomar o gênero exposição oral de forma geral, a partir do que já conhecem sobre sua estrutura composicional.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 min

Orientações:

  • Apresente à turma, por meio de projeção no data show, os vídeos das exposições orais “O inverno dos animais”, disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=8o9IdLsUxwc> e “A força do som”, disponível em <https://www.youtube.com/watch?time_continue=14&v=0eB-Vx_lr1M>, ambos da página Ciência Hoje das Crianças, da Revista Ciência Hoje. Ta,bém podem ser exibidos outros vídeos de exposições orais da página (<http://chc.org.br/videos/>) ou de outros sites. O vídeo deve ser apemas uma exposição oral de algum conteúdo de ensino e aprendizagem escolar. Se a escola não tiver recursos tecnológicos à disposição, realizar a exposição oral de algum conteúdo ou, até mesmo, convidar um professor de outra área para fazê-la. Em Materiais Complementares é possível encontrar uma sugestão de como elaborar essa exposição oral. Sugere-se 10 minutos para esta etapa

Materiais complementares: Neste link você encontra uma sugestão de texto-base e orientações para produzir e apresentar uma exposição oral, caso a escola não tenha recursos tecnológicos à disposição para exibição de vídeo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 min

Orientações:

  • Solicite aos alunos que identifiquem elementos composicionais das duas exposições. Eles devem identificar essas características fazendo anotações, em conjunto, em um tablet ou notebook, utilizando o programa virtual de bloco de notas PadLet (https://pt-br.padlet.com/).Neste link <https://pt.wikihow.com/Usar-o-Padlet> é possível encontrar informações de como o programa gratuito funciona.
  • Pedir que manuseiem os vídeos, assistindo-os novamente, conforme for necessário para identificação das etapas. Caso a escola não tenha acesso a esses recursos tecnológicos, solicite que anotem nos cadernos ou em dois diferentes cartazes a análise da exposição. Em Materiais Complementares há uma sugestão de respostas. É essencial, no entanto, que eles descubram a natureza dos aspectos de cada etapa da exposição oral.
  • Auxiliá-los fornecendo algumas dicas para que possam pensar nas respostas, como o fato de que o desfecho pode ser mais pessoal e flexível do que o desenvolvimento do tema, que é mais científico. É possível, por exemplo, que eles identifiquem no vídeo outros elementos que não são sugeridos no Material Complementar. Nesta etapa, também, os alunos poderão identificar que cada exposição oral pode ter uma estrutura diferenciada, evidenciando a flexibilidade do gênero. Essa identificação facilitará o entendimento de outras apresentações e também tornará mais claro o processo de produção desse gênero.

Materiais complementares: Neste link é possível encontrar o quadro para impressão, caso não tenho recursos tecnológicos à disposição na escola. Neste outro link encontra-se uma sugestão de respostas possíveis, a fim de que os alunos identifiquem tais aspectos em discussões com os colegas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Solicite a leitura da questão por um aluno e a discussão da resposta pela turma, com base nas atividades realizadas durante a aula. Essa reflexão tem como propósito recuperar aspectos de exploração das etapas composicionais do gênero feita na aula.
Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 6º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP40 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP42 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano