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Plano de aula > Ciências > 9º ano > Matéria e Energia

Plano de aula - Lei das Proporções Constantes (Lei de Proust)

Plano de aula de Ciências com atividades para 8º ano do Fundamental sobre a lei das proporções constantes e comparar dados de massas tabelados em reações químicas.

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Juliana Bressani Figueiredo Mascarenhas

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Para o pleno desenvolvimento desse plano, é essencial que os alunos tenham construído e desenvolvido habilidades

referente ao 2º plano desta unidade, sobre Lei da Conservação das Massas e análise de dados tabelados de reações químicas.

Este plano tem como objetivo possibilitar que os alunos analisem e identifiquem a Lei das Proporções Constantes (Lei de Proust) em reações químicas, através da análise de dados tabelados e a partir de um desafio que irá inserir os alunos em um contexto investigativo.

O professor deverá contar uma história, na qual os alunos (divididos em equipes) estarão concorrendo a uma vaga no maior laboratório nacional em produção de gás carbônico. Nesse contexto, o professor, que interpretará o supervisor do laboratório, realizará alguns testes e questões eliminatórias para cada equipe (sorteio de dados tabelados).

Para estudar mais sobre o tema, o professor pode acessar a seguinte referência:

FOGAÇA, Jennifer Rocha Vargas. "Lei de Proust ou Lei das Proporções Constantes"; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/quimica/lei-proust-ou-lei-das-proporcoes-constantes.htm>. Acesso em 30 de agosto de 2018.

Materiais necessários para a aula: Balões (bexigas de aniversário), garrafinha plástica de 250 mL ou 125 mL, colher (ou espátula), vinagre e bicarbonato de sódio. Além disso, também serão necessários materiais para impressão nesta aula, disponíveis nos link abaixo:

Sorteio de tabelas: .

Atividade para impressão: .

Gabarito da atividade para impressão: < https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fZtDvvmq7mkhhxM9E6uPEngDxzEvZAbRDeWChnZNTn2Sckd9khKS633u8knP/cie9-02me03--gabarito-da-atividade.pdf>.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o título da aula para os alunos e faça as seguintes perguntas:

  • O que vocês entendem pela leitura do título?
  • O que é uma lei científica?
  • O que significa proporção?
  • O que significa dizer que algo é constante?

Instigue os alunos a desenvolverem suas hipóteses e argumentos com relação ao título da aula, com o objetivo de analisar seus conhecimentos prévios.

Os alunos devem lembrar da aula anterior (Lei da Conservação das Massas): uma lei é caracterizada como a observação de um fenômeno que ocorre com determinado padrão e regularidade, ou seja, uma lei implica que algo ocorrerá da forma prevista por ela, não podendo ser refutada.

Com relação a palavra “proporção”, os alunos devem concluir que ela diz respeito a uma relação de grandeza entre diversas partes. O professor pode dar o seguinte exemplo:

  • Para fazer um bolo são necessários 3 ovos, 3 xícaras de farinha, 2 xícaras de açúcar, etc. Para fazer o dois bolos, é preciso aumentar as quantidades de ingredientes na mesma proporção (dobrando), ou seja, são usados 6 ovos, 6 xícaras de farinha e 4 xícaras de açúcar.

Ou seja, proporção está diretamente ligada à relação entre as quantidades, como no caso do bolo, em receitas em geral, e na Química em particular. A palavra proporção também pode estar relacionada com a relação entre as dimensões, por exemplo, em uma escultura, mas não é este o sentido atribuído à palavra quando estudamos transformações químicas e os aspectos quantitativos das mesmas.

Sobre a palavra “constante”, os alunos devem chegar à conclusão de que é algo que permanece invariável e fixo. O professor pode dar o exemplo:

  • Aquele carro está viajando a uma velocidade constante de 10 m/s.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete o slide para a turma, leia as orientações e siga as instruções a seguir para o desenvolvimento do contexto:

1º) Após a leitura das orientações do slide, divida os alunos em 5 grupos, classificando-os como equipe 1, 2, 3, 4 e 5.

2º) Comente que os alunos deverão incorporar personagens, interpretando estagiários de Química que desejam uma oportunidade de trabalho no laboratório.

3º) O professor deve interpretar o supervisor do laboratório, fazendo as seguintes perguntas para cada equipe:

  • O que é o dióxido do carbono?
  • Podemos obtê-lo a partir de alguma reação química? Qual?
  • Onde o dióxido de carbono é usado?

4º) O supervisor deve complementar os argumentos dos alunos, comentando que o dióxido de carbono (CO2), mais conhecido como gás carbônico, é uma molécula gasosa, composta de um átomo de carbono e dois átomos de oxigênio.

O dióxido de carbono pode ser obtido a partir da reação química entre o bicarbonato de sódio e o vinagre, e também ao adicionar pastilhas de sal de frutas em água, observando, nos dois casos, uma efervescência durante a reação. O gás carbônico também é produzido na respiração celular de todos os seres vivos. Na maioria dos animais, é nos pulmões que ocorrem as trocas gasosas entre o organismo e o ambiente: na inspiração temos a entrada de oxigênio do ar, e na expiração, a saída do gás carbônico, que foi produzido dentro das células.

5º) Para responder a terceira pergunta, o supervisor deve informar às equipes que o laboratório em questão compromete-se com a qualidade na coleta de dióxido de carbono com alto grau de pureza. O gás coletado é vendido para empresas que fabricam bebidas gaseificadas (água e refrigerantes). Ou seja, o gás carbônico é a substância que está presente em todas as bebidas gaseificadas. É possível que algum aluno também diga que o gás carbônico é usado em extintores de incêndio, já que é um gás mais denso que o ar e, por isso, impede o oxigênio do ar, mais leve, de continuar alimentando a reação de combustão e, portanto, apagando o fogo.

6º) A obtenção do gás carbônico, nesse laboratório, é obtida a partir da reação entre bicarbonato de sódio e vinagre.

7º) O supervisor deve sortear para cada equipe, uma tabela contendo dados de massa da reação química entre bicarbonato de sódio e vinagre. As tabelas impressas podem ser acessadas através do link: t>. As instruções e o gabarito da atividade se encontram no final do documento.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete o slide e leia a questão disparadora para as equipes. Permita que os grupos criem hipóteses e desenvolvam seus argumentos sobre como eles podem calcular a quantidade necessária, em massa, de bicarbonato de sódio e vinagre para produzir gás carbônico. Talvez eles lembrem da Lei de Conservação das Massas, que neste caso é insuficiente.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 31 minutos

Orientações: Projete o slide ou escreva a tabela (com seus respectivos dados) no quadro. Após, forneça a cada equipe uma cópia do material a ser impresso, podendo ser acessado através do link: . Diga a eles que esta etapa é fundamental para que eles consigam resolver o desafio e, portanto, devem prestar atenção e responder as questões com cuidado.

Peça para que as equipes observem os dados apresentados, discutam entre o grupo e respondam as questões contidas no material impresso (tempo sugerido: 15 minutos para essa atividade).

O professor encontra um gabarito para orientá-lo na discussão entre os grupos aqui:

É importante discutir e analisar as respostas para que eles possam continuar a atividade referente ao segundo plano desta unidade, sobre Lei da Conservação das Massas e análise de dados tabelados de reações químicas.

Este plano tem como objetivo possibilitar que os alunos analisem e identifiquem a Lei das Proporções Constantes (Lei de Proust) em reações químicas, através da análise de dados tabelados e a partir de um desafio que irá inserir os alunos em um contexto investigativo.

O professor deverá contar uma história, na qual os alunos (divididos em equipes) estarão concorrendo a uma vaga no maior laboratório nacional em produção de gás carbônico. Nesse contexto, o professor, que interpretará o supervisor do laboratório, realizará alguns testes e questões eliminatórias para cada equipe (sorteio de dados tabelados).

Para estudar mais sobre o tema, o professor pode acessar a seguinte referência:

FOGAÇA, Jennifer Rocha Vargas. "Lei de Proust ou Lei das Proporções Constantes"; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/quimica/lei-proust-ou-lei-das-proporcoes-constantes.htm>. Acesso em 30 de agosto de 2018.

Materiais necessários para a aula: Balões (bexigas de aniversário), garrafinha plástica de 250 mL ou 125 mL, colher (ou espátula), vinagre e bicarbonato de sódio. Além disso, também serão necessários materiais para impressão nesta aula, disponíveis nos link abaixo:

Sorteio de tabelas: .

Atividade para impressão: .

Gabarito da atividade para impressão:< https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fZtDvvmq7mkhhxM9E6uPEngDxzEvZAbRDeWChnZNTn2Sckd9khKS633u8knP/cie9-02me03--gabarito-da-atividade.pdf>.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Neste momento, as equipes devem analisar as tabelas sorteadas pelo professor (o supervisor do laboratório que contratará os estagiários), no início da aula, e utilizar dos conhecimentos e habilidades desenvolvidas na atividade anterior para calcular a massa de bicarbonato de sódio e vinagre necessários para produzir a massa de gás carbônico solicitada pelo laboratório. (tempo sugerido para esta etapa: 10 minutos)

Novamente, o link da atividade, junto com as instruções e gabarito, pode ser acessada através do link: .

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Projete o slide e proponha o desafio para as equipes. Nesta etapa, o professor deve disponibilizar para cada grupo os materiais descritos no slide, para que os alunos desenvolvam hipóteses e investiguem a melhor maneira de coletar o gás carbônico durante a reação química. (tempo sugerido para esta etapa: 6 minutos)

Os alunos devem perceber que o balão será o reservatório de coleta, e que as etapas a serem seguidas são:

1º) Adicionar determinada quantidade de vinagre na garrafinha (os alunos deverão escolher o volume).

2º) Adicionar determinada quantidade de bicarbonato de sódio na garrafinha contendo vinagre.

3º) Imediatamente, os alunos devem conectar a boca do balão na garrafinha, montando o sistema de coleta do gás carbônico, que deverá inflar o balão.

É importante observar que, nessa etapa, o balão deverá ficar cada vez mais inflado quanto maior a quantidade de reagentes utilizados. Ou seja, quanto maior a quantidades de bicarbonato de sódio e vinagre empregados, maior será a quantidade de gás carbônico produzido e coletado.

Apenas se ninguém conseguir chegar a essa sequência é que o professor deve dar as instruções aos alunos.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Neste momento, peça para que os integrantes de cada equipe escrevam seus dados no quadro, colocando as massas necessárias de cada reagente para produzir a quantidade de gás carbônico referente a sua equipe. O professor pode orientar a discussão fazendo as seguintes perguntas para cada equipe:

  • Como vocês chegaram nesses valores de massa?
  • Como realizaram os cálculos?
  • Como foi o passo a passo?
  • Como vocês interpretam esses dados?

Lembre que você interpreta o supervisor do laboratório que está contratando os estagiários e, portanto, precisa saber como cada equipe chegou aos seus resultados.

As equipes devem concluir que, ao aplicar a Lei das Proporções Constantes em diferentes experimentos de uma reação química, as massas de reagentes e produtos devem ser proporcionalmente as mesmas, ou seja, se for utilizado o dobro de algum reagente, é necessário dobrar a quantidade em massa dos outros reagentes que compõem a reação química para, consequentemente, produzir o dobro de produto.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Para o pleno desenvolvimento desse plano, é essencial que os alunos tenham construído e desenvolvido habilidades

referente ao 2º plano desta unidade, sobre Lei da Conservação das Massas e análise de dados tabelados de reações químicas.

Este plano tem como objetivo possibilitar que os alunos analisem e identifiquem a Lei das Proporções Constantes (Lei de Proust) em reações químicas, através da análise de dados tabelados e a partir de um desafio que irá inserir os alunos em um contexto investigativo.

O professor deverá contar uma história, na qual os alunos (divididos em equipes) estarão concorrendo a uma vaga no maior laboratório nacional em produção de gás carbônico. Nesse contexto, o professor, que interpretará o supervisor do laboratório, realizará alguns testes e questões eliminatórias para cada equipe (sorteio de dados tabelados).

Para estudar mais sobre o tema, o professor pode acessar a seguinte referência:

FOGAÇA, Jennifer Rocha Vargas. "Lei de Proust ou Lei das Proporções Constantes"; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/quimica/lei-proust-ou-lei-das-proporcoes-constantes.htm>. Acesso em 30 de agosto de 2018.

Materiais necessários para a aula: Balões (bexigas de aniversário), garrafinha plástica de 250 mL ou 125 mL, colher (ou espátula), vinagre e bicarbonato de sódio. Além disso, também serão necessários materiais para impressão nesta aula, disponíveis nos link abaixo:

Sorteio de tabelas: .

Atividade para impressão: .

Gabarito da atividade para impressão: < https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fZtDvvmq7mkhhxM9E6uPEngDxzEvZAbRDeWChnZNTn2Sckd9khKS633u8knP/cie9-02me03--gabarito-da-atividade.pdf>.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o título da aula para os alunos e faça as seguintes perguntas:

  • O que vocês entendem pela leitura do título?
  • O que é uma lei científica?
  • O que significa proporção?
  • O que significa dizer que algo é constante?

Instigue os alunos a desenvolverem suas hipóteses e argumentos com relação ao título da aula, com o objetivo de analisar seus conhecimentos prévios.

Os alunos devem lembrar da aula anterior (Lei da Conservação das Massas): uma lei é caracterizada como a observação de um fenômeno que ocorre com determinado padrão e regularidade, ou seja, uma lei implica que algo ocorrerá da forma prevista por ela, não podendo ser refutada.

Com relação a palavra “proporção”, os alunos devem concluir que ela diz respeito a uma relação de grandeza entre diversas partes. O professor pode dar o seguinte exemplo:

  • Para fazer um bolo são necessários 3 ovos, 3 xícaras de farinha, 2 xícaras de açúcar, etc. Para fazer o dois bolos, é preciso aumentar as quantidades de ingredientes na mesma proporção (dobrando), ou seja, são usados 6 ovos, 6 xícaras de farinha e 4 xícaras de açúcar.

Ou seja, proporção está diretamente ligada à relação entre as quantidades, como no caso do bolo, em receitas em geral, e na Química em particular. A palavra proporção também pode estar relacionada com a relação entre as dimensões, por exemplo, em uma escultura, mas não é este o sentido atribuído à palavra quando estudamos transformações químicas e os aspectos quantitativos das mesmas.

Sobre a palavra “constante”, os alunos devem chegar à conclusão de que é algo que permanece invariável e fixo. O professor pode dar o exemplo:

  • Aquele carro está viajando a uma velocidade constante de 10 m/s.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete o slide para a turma, leia as orientações e siga as instruções a seguir para o desenvolvimento do contexto:

1º) Após a leitura das orientações do slide, divida os alunos em 5 grupos, classificando-os como equipe 1, 2, 3, 4 e 5.

2º) Comente que os alunos deverão incorporar personagens, interpretando estagiários de Química que desejam uma oportunidade de trabalho no laboratório.

3º) O professor deve interpretar o supervisor do laboratório, fazendo as seguintes perguntas para cada equipe:

  • O que é o dióxido do carbono?
  • Podemos obtê-lo a partir de alguma reação química? Qual?
  • Onde o dióxido de carbono é usado?

4º) O supervisor deve complementar os argumentos dos alunos, comentando que o dióxido de carbono (CO2), mais conhecido como gás carbônico, é uma molécula gasosa, composta de um átomo de carbono e dois átomos de oxigênio.

O dióxido de carbono pode ser obtido a partir da reação química entre o bicarbonato de sódio e o vinagre, e também ao adicionar pastilhas de sal de frutas em água, observando, nos dois casos, uma efervescência durante a reação. O gás carbônico também é produzido na respiração celular de todos os seres vivos. Na maioria dos animais, é nos pulmões que ocorrem as trocas gasosas entre o organismo e o ambiente: na inspiração temos a entrada de oxigênio do ar, e na expiração, a saída do gás carbônico, que foi produzido dentro das células.

5º) Para responder a terceira pergunta, o supervisor deve informar às equipes que o laboratório em questão compromete-se com a qualidade na coleta de dióxido de carbono com alto grau de pureza. O gás coletado é vendido para empresas que fabricam bebidas gaseificadas (água e refrigerantes). Ou seja, o gás carbônico é a substância que está presente em todas as bebidas gaseificadas. É possível que algum aluno também diga que o gás carbônico é usado em extintores de incêndio, já que é um gás mais denso que o ar e, por isso, impede o oxigênio do ar, mais leve, de continuar alimentando a reação de combustão e, portanto, apagando o fogo.

6º) A obtenção do gás carbônico, nesse laboratório, é obtida a partir da reação entre bicarbonato de sódio e vinagre.

7º) O supervisor deve sortear para cada equipe, uma tabela contendo dados de massa da reação química entre bicarbonato de sódio e vinagre. As tabelas impressas podem ser acessadas através do link: t>. As instruções e o gabarito da atividade se encontram no final do documento.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete o slide e leia a questão disparadora para as equipes. Permita que os grupos criem hipóteses e desenvolvam seus argumentos sobre como eles podem calcular a quantidade necessária, em massa, de bicarbonato de sódio e vinagre para produzir gás carbônico. Talvez eles lembrem da Lei de Conservação das Massas, que neste caso é insuficiente.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 31 minutos

Orientações: Projete o slide ou escreva a tabela (com seus respectivos dados) no quadro. Após, forneça a cada equipe uma cópia do material a ser impresso, podendo ser acessado através do link: . Diga a eles que esta etapa é fundamental para que eles consigam resolver o desafio e, portanto, devem prestar atenção e responder as questões com cuidado.

Peça para que as equipes observem os dados apresentados, discutam entre o grupo e respondam as questões contidas no material impresso (tempo sugerido: 15 minutos para essa atividade).

O professor encontra um gabarito para orientá-lo na discussão entre os grupos aqui:

É importante discutir e analisar as respostas para que eles possam continuar a atividade referente ao segundo plano desta unidade, sobre Lei da Conservação das Massas e análise de dados tabelados de reações químicas.

Este plano tem como objetivo possibilitar que os alunos analisem e identifiquem a Lei das Proporções Constantes (Lei de Proust) em reações químicas, através da análise de dados tabelados e a partir de um desafio que irá inserir os alunos em um contexto investigativo.

O professor deverá contar uma história, na qual os alunos (divididos em equipes) estarão concorrendo a uma vaga no maior laboratório nacional em produção de gás carbônico. Nesse contexto, o professor, que interpretará o supervisor do laboratório, realizará alguns testes e questões eliminatórias para cada equipe (sorteio de dados tabelados).

Para estudar mais sobre o tema, o professor pode acessar a seguinte referência:

FOGAÇA, Jennifer Rocha Vargas. "Lei de Proust ou Lei das Proporções Constantes"; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/quimica/lei-proust-ou-lei-das-proporcoes-constantes.htm>. Acesso em 30 de agosto de 2018.

Materiais necessários para a aula: Balões (bexigas de aniversário), garrafinha plástica de 250 mL ou 125 mL, colher (ou espátula), vinagre e bicarbonato de sódio. Além disso, também serão necessários materiais para impressão nesta aula, disponíveis nos link abaixo:

Sorteio de tabelas: .

Atividade para impressão: .

Gabarito da atividade para impressão:< https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fZtDvvmq7mkhhxM9E6uPEngDxzEvZAbRDeWChnZNTn2Sckd9khKS633u8knP/cie9-02me03--gabarito-da-atividade.pdf>.

Slide Plano Aula

Orientações: Neste momento, as equipes devem analisar as tabelas sorteadas pelo professor (o supervisor do laboratório que contratará os estagiários), no início da aula, e utilizar dos conhecimentos e habilidades desenvolvidas na atividade anterior para calcular a massa de bicarbonato de sódio e vinagre necessários para produzir a massa de gás carbônico solicitada pelo laboratório. (tempo sugerido para esta etapa: 10 minutos)

Novamente, o link da atividade, junto com as instruções e gabarito, pode ser acessada através do link: .

Slide Plano Aula

Orientações: Projete o slide e proponha o desafio para as equipes. Nesta etapa, o professor deve disponibilizar para cada grupo os materiais descritos no slide, para que os alunos desenvolvam hipóteses e investiguem a melhor maneira de coletar o gás carbônico durante a reação química. (tempo sugerido para esta etapa: 6 minutos)

Os alunos devem perceber que o balão será o reservatório de coleta, e que as etapas a serem seguidas são:

1º) Adicionar determinada quantidade de vinagre na garrafinha (os alunos deverão escolher o volume).

2º) Adicionar determinada quantidade de bicarbonato de sódio na garrafinha contendo vinagre.

3º) Imediatamente, os alunos devem conectar a boca do balão na garrafinha, montando o sistema de coleta do gás carbônico, que deverá inflar o balão.

É importante observar que, nessa etapa, o balão deverá ficar cada vez mais inflado quanto maior a quantidade de reagentes utilizados. Ou seja, quanto maior a quantidades de bicarbonato de sódio e vinagre empregados, maior será a quantidade de gás carbônico produzido e coletado.

Apenas se ninguém conseguir chegar a essa sequência é que o professor deve dar as instruções aos alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Neste momento, peça para que os integrantes de cada equipe escrevam seus dados no quadro, colocando as massas necessárias de cada reagente para produzir a quantidade de gás carbônico referente a sua equipe. O professor pode orientar a discussão fazendo as seguintes perguntas para cada equipe:

  • Como vocês chegaram nesses valores de massa?
  • Como realizaram os cálculos?
  • Como foi o passo a passo?
  • Como vocês interpretam esses dados?

Lembre que você interpreta o supervisor do laboratório que está contratando os estagiários e, portanto, precisa saber como cada equipe chegou aos seus resultados.

As equipes devem concluir que, ao aplicar a Lei das Proporções Constantes em diferentes experimentos de uma reação química, as massas de reagentes e produtos devem ser proporcionalmente as mesmas, ou seja, se for utilizado o dobro de algum reagente, é necessário dobrar a quantidade em massa dos outros reagentes que compõem a reação química para, consequentemente, produzir o dobro de produto.

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