Plano de aula: Pureza de reagentes e produtos

Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Aspectos quantitativos das transformações químicas

Sobre esta aula: Para o pleno desenvolvimento desse plano, é essencial que os alunos tenham construído e desenvolvido habilidades

referente aos quatro planos anteriores, desta unidade, sobre as leis ponderais (Conservação das Massas e das Proporções Constantes), reações de combustão (rearranjo dos átomos durante uma reação química) e interpretação e balanceamento de equações químicas. Este plano é uma síntese das habilidades e conceitos desenvolvidos e aplicados para o fechamento desta unidade.

Este plano tem por objetivo possibilitar aos alunos que observem, a partir de tabelas e gráficos, a composição percentual dos componentes que são encontrados em materiais, substâncias e regentes de uma reação químicas. Ao fim deste planos os alunos deverão ser capazes de interpretar e identificar impurezas como componentes indesejados em uma amostra, comprometendo suas propriedades e, consequentemente, suas aplicações.

Para o desenvolvimento deste plano, serão realizadas duas atividades para impressão, que podem ser acessadas através dos links a seguir:

Atividade 1: .

Atividade 2: .

O gabarito das atividades pode ser acessado através dos links:

Gabarito da atividade 1: .

Gabarito da atividade 2: .

Para estudar mais sobre o assunto, o professor pode acessar as seguintes referências:

FOGAÇA, Jennifer Rocha Vargas. “Cálculos estequiométricos com reagentes impuros. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/calculos-estequiometricos-com-reagentes-impuros.htm>. Acesso em 12 de agosto de 2018.

FOGAÇA, Jennifer Rocha Vargas."Aço"; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/quimica/aco.htm>. Acesso em 12 de setembro de 2018.

MIODOWNIK, Mark. De que são feitas as coisas. Tradução de Marcelo Barbão. Editora Edgard Blücher Ltda., 2015. 34 p.

Materiais necessários para a aula: Apenas materiais para impressão serão utilizados para esta aula:

Atividade 1: .

Atividade 2: .

Gabarito da atividade 1: .

Gabarito da atividade 2: .

Título da aula

Orientações: Leia o título da aula para a turma, fazendo as seguintes perguntas para relembrar conceitos de aulas anteriores:

• O que são reagentes?
  • O que são produtos?
  • O que significa pureza de reagentes e produtos?

Como já trabalhado em planos anteriores, os alunos devem responder que reagentes são as substâncias que são misturadas em uma reação química para formar uma nova substância, o produto, através do rearranjo de seus átomos.

A pureza de um reagente ou do produto indica o quanto deste reagente (porcentagem) é realmente a substância em questão. Na Natureza, é muito raro encontrar alguma substância na sua forma pura. A maioria dos produtos é encontrada na forma de misturas. Quando falamos que determinada substância tem 80% de pureza em massa, significa que 80% da massa do produto é da substância em questão e 20% de impurezas.