Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp.
- Compartilhamento das atividades: Facebook da Unidade Escolar ou da turma.
Optativas: caso a turma disponha de tempo e de conexão síncrona de qualidade, os alunos podem construir a cadeia virtualmente, com o professor compartilhando as imagens em arquivos do Google Drive.
Contexto e questão disparadora
Peça para os estudantes lerem os slides "Contexto" e anotarem o que sabem sobre o Sol da meia-noite. Peça para refletirem sobre a questão disparadora:
- Por que a sombra projetada pelo gnômon muda de tamanho ao longo do ano?
Mão na massa
Divida a turma em grupos com cinco integrantes e envie a imagem via Whatsapp:
Peça aos estudantes para elaborarem:
- Uma explicação do porquê da sombra dos objetos variarem de tamanho.
- Um texto expositivo informativo sobre o movimento anual do Sol e a sombra projetada pelo gnômon.
Explique que eles podem trabalhar individualmente e, depois, se reunir com o grupo pelo Zoom ou pelo próprio Whatsapp.
Marque uma data para que os representantes dos grupos possam enviar a atividade.
Material de apoio:
Link 1 (disponível aqui).
Link 2 (disponível aqui).
Sistematização
Faça uma vídeoconferência pelo Google Meet. Comente que no Equador, nos equinócios, o Sol faz a passagem meridiana pelo zênite (ponto da esfera celeste que se situa na vertical do observador, sobre a cabeça), atingindo a altura de 90° no meio-dia verdadeiro. Portanto, não haverá sombra alguma ao meio dia destes dias. Nas outras datas do ano, o Sol passa o meridiano ao norte do zênite, entre os equinócios de março e de setembro, ou ao sul do zênite, entre os equinócios de setembro e de março.
Tutorial Google Meet (disponível aqui).
Convite às famílias
Os membros da família podem colaborar estimulando os filhos nas atividades.
Sugestão Enviada Por: Roseday Santos Nascimento
Código: CIE8_11T&U07
(EF08CI13) Representar os movimentos de rotação e translação da Terra e analisar o papel da inclinação do eixo de rotação da Terra em relação à sua órbita na ocorrência das estações do ano, com a utilização de modelos tridimensionais.
AULA 04
AULA 05
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes