Mão na massa – Atividade para impressão (vales)
Plano de Aula
Plano de aula: Fatores ambientais intrínsecos à qualidade de vida
Plano 1 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Impactos de catástrofes e mudanças em ecossistemas
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Este plano faz parte da sequência didática CIE7_09VE, referente às habilidades EF07CI09 e EF07CI11 da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Materiais necessários para a aula: Disponibilize materiais que seriam descartados, como:
Caixas em geral (fósforo, remédios etc), copos plásticos, palitos de sorvete, algodão, papel crepom, cartolina etc.
Material para impressão:
Link para as cédulas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pZmbMF74ekgXfzyeTjxawxrmZNNCGxyJyyDZnBmh8FYHefJASuY6ab333XsW/cie7-09ve01--mao-na-massa--atividade-para-impressao-vales.pdf
Link para as plaquinhas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WEnVKYRZgvnRtE9XgMEVDDmQ4WKXyrrjg5qJffU7XSZfNxmMH2TtKUgMaJQh/cie7-09ve01--mao-na-massa--atividade-para-impressao-servicos.pdf
Link para as fichas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/K4cu5q3MYJTBkE9SadDQ8pjBfqMCTHRY27syqsvkX4arytMMcEtHuAESd8M9/cie7-09ve01--mao-na-massa--atividade-para-impressao-ficha-de-apoio.pdf
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Introduza o tema da aula.
Contexto
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Apresente imagens de algumas cidades e/ou locais diferentes e questione os alunos sobre qual seria o ambiente ideal para se viver. Independentemente das imagens, questione o que eles consideram importante haver em uma cidade para se ter qualidade de vida. Peça para que levantem hipóteses sobre como seria a vida de uma pessoa em diferentes locais e em qual(is) essas pessoas poderiam viver melhor, segundo os fatores que eles consideram importantes para a qualidade de vida. Você pode levantar alguns fatores presentes nas imagens, como: “Você gostaria de viver em um local que utilizasse energia eólica?”, “Você gostaria de viver em um local agitado, com muito som e muitas pessoas?” e/ou “A água parada da imagem, pode conter algo ruim? Como ter acesso a água limpa?”
Questão disparadora
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Leia a questão disparadora e a relacione com a contextualização realizada anteriormente. Diga que, para responderem melhor essa questão, realizarão a atividade a seguir.
Mão na massa
Tempo sugerido: 32 minutos
Orientações: A sala será dividida em grupos para essa atividade, que será realizada em 3 etapas:
Etapa 1: Projetando sua cidade ideal (4 minutos)
Na região frontal da sala, monte uma “loja de vendas” de materiais de construção. Para essa loja, você deve disponibilizar materiais como caixinhas diversas (fósforo, remédios, creme dental, entre outras), cartolina, papel crepom colorido, palitos de sorvete, entre outros materiais que seriam descartados, e você controlará a compra de materiais. Os alunos poderão comprar tudo de uma vez, ou guardar dinheiro para irem comprando conforme necessidade. Também poderão realizar troca de materiais na loja ou entre os grupos. Divida os diferentes materiais em setores. Por exemplo, as caixinhas ficam no setor onde qualquer material custará 10 reais cada. Faça um setor somente com plaquinhas que indicam locais da cidade. Oriente que poderão usar os materiais para construir casas, setores da prefeitura, privados e etc, que estão relacionados com o funcionamento da cidade. Diga que a cidade possui em torno de 10 mil habitantes (uma pequena cidade).
Link para impressão de plaquinhas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WEnVKYRZgvnRtE9XgMEVDDmQ4WKXyrrjg5qJffU7XSZfNxmMH2TtKUgMaJQh/cie7-09ve01--mao-na-massa--atividade-para-impressao-servicos.pdf
Coloque um valor em cada material disponibilizado. Distribua notas no valor total de 400 reais para cada grupo e peça para que projetem a cidade ideal que pensaram na contextualização, utilizando o orçamento que possuem. É importante estipular um valor para que todos alunos tenham que escolher o que acham mais importante na cidade. Enfatize a importância de não ter somente casas na cidade, mas setores relacionados à saúde e bem-estar da população que ali viverá. Link para a impressão das cédulas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pZmbMF74ekgXfzyeTjxawxrmZNNCGxyJyyDZnBmh8FYHefJASuY6ab333XsW/cie7-09ve01--mao-na-massa--atividade-para-impressao-vales.pdf
Etapa 2: Montando a cidade ideal (20 minutos)
Em posse dos materiais comprados, eles montarão as cidades planejadas. Mantenha-se caminhando por entre os grupos para auxiliá-los na construção de fatores importantes para o funcionamento da cidade. Por exemplo, vá questionando como será fornecida a energia para as casas e quais as atrações que a cidade possui.
Distribua uma ficha de apoio que servirá como material norteador para a construção.
Link para impressão da ficha:https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/K4cu5q3MYJTBkE9SadDQ8pjBfqMCTHRY27syqsvkX4arytMMcEtHuAESd8M9/cie7-09ve01--mao-na-massa--atividade-para-impressao-ficha-de-apoio.pdf
Caso os alunos e/ou a escola tenham acesso a internet (celulares ou sala de informática), permita que os grupos utilizem para pesquisa. Incentive que os grupos troquem materiais entre si.
Etapa 3: Apresentando a cidade (8 minutos)
Cada grupo apresentará sua cidade aos demais grupos da sala, enfatizando os fatores escolhidos para a construção. Para facilitar a apresentação, peça para que utilizem as anotações realizadas no material de apoio.
Sistematização
Tempo sugerido: 11 minutos
Orientações: Questione os grupos se houve alguma mudança nas hipóteses levantadas na contextualização, após a construção e apresentação das cidades ideais de cada um. Após a discussão, faça questionamentos direcionados:
- Caso ocorra uma epidemia de alguma doença relacionada a saneamento básico, como a ascaridíase (lombriga), sua cidade possui tratamento de água e esgoto para resolver ou minimizar isso?
- Em sua cidade, os moradores possuem empregos que possibilitam viver dignamente?
- Para o bem-estar e lazer da população, sua cidade oferece opções?
- Caso ocorra uma doença específica em crianças, sua cidade possui hospitais para o tratamento?
- E em casos de urgência, sua cidade oferece serviços de saúde?
- O que sua cidade possui de sustentável?
Você pode retirar ou acrescentar questões que forem pertinentes aos trabalhos realizados pelos alunos na montagem das cidades. O importante é que essas questões levantem fatores relacionados com a qualidade de vida. Deixe que os grupos respondam cada questão e vá direcionando para que percebam a ligação de cada uma delas com qualidade de vida. Retome a questão disparadora: “O que influencia na qualidade de vida de uma população?” e vá listando no quadro os fatores por eles citados.
Ao final, leia para eles a definição de qualidade de vida segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) e relacione com o que levantaram na aula, enfatizando a importância de fatores ligados à saúde e bem-estar da população, tanto físicos quanto psicológicos e condições dignas de sobrevivência.
Material complementar ao professor:
Qualidade de vida: http://each.uspnet.usp.br/edicoes-each/qualidade_vida.pdf
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
Optativas: caso a turma disponha de tempo e de conexão síncrona de qualidade, os alunos podem construir a cadeia virtualmente, com o professor compartilhando as imagens em arquivos do Google Drive.
Contexto e questão disparadora
Marque uma videochamada com a turma, apresente os slides “contexto” e motive uma breve discussão sobre a questão apresentada.
Apresente a questão disparadora aos estudantes:
- O que influencia a qualidade de vida de uma população?
Peça a eles que reflitam sobre.
Mão na massa
Oriente os estudantes a pensarem em como seria a cidade ideal. Peça para eles a projetarem.
Envie aos estudantes a ficha de apoio, disponível na aba “materiais e atividades”, e peça que preencham de acordo com o projeto de cada um da cidade ideal.
Sistematização
Marque outra videochamada, reserve um tempo para que os estudantes compartilhem os projetos e siga as orientações do plano para sistematização.
Convite às famílias
As famílias podem contribuir com uma reflexão sobre qualidade de vida e viabilidade das propostas dos estudantes para a construção de uma cidade ideal.
Fatores ambientais intrínsecos à qualidade de vida
7º ano
Objetivos de aprendizagem
Identificar, por meio de investigação, quais são os fatores ambientais que propiciam ou prejudicam a qualidade de vida de uma população.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF07CI09) Interpretar as condições de saúde da comunidade, cidade ou estado, com base na análise e comparação de indicadores de saúde (como taxa de mortalidade infantil, cobertura de saneamento básico e incidência de doenças de veiculação hídrica, atmosférica entre outras) e dos resultados de políticas públicas destinadas à saúde.
Professora-autora: Denise Aparecida Chiconato
Mentora: Rossana Ishii Chida
Especialista: Juliane Marques de Souza
Sobre esta aula: Este plano faz parte da sequência didática CIE7_09VE, referente às habilidades EF07CI09 e EF07CI11 da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).