14313
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 7º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - Fatores ambientais intrínsecos à qualidade de vida

Plano de aula de Ciências com atividades para 7º ano do Fundamental sobre os fatores ambientais que propiciam ou prejudicam a qualidade de vida de uma população.

Plano 01 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ayslan Carvalho de Melo

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano faz parte da sequência didática CIE7_09VE, referente às habilidades EF07CI09 e EF07CI11 da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Materiais necessários para a aula: Disponibilize materiais que seriam descartados, como:

Caixas em geral (fósforo, remédios etc), copos plásticos, palitos de sorvete, algodão, papel crepom, cartolina etc.

Material para impressão:

Link para as cédulas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pZmbMF74ekgXfzyeTjxawxrmZNNCGxyJyyDZnBmh8FYHefJASuY6ab333XsW/cie7-09ve01--mao-na-massa--atividade-para-impressao-vales.pdf

Link para as plaquinhas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WEnVKYRZgvnRtE9XgMEVDDmQ4WKXyrrjg5qJffU7XSZfNxmMH2TtKUgMaJQh/cie7-09ve01--mao-na-massa--atividade-para-impressao-servicos.pdf

Link para as fichas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/K4cu5q3MYJTBkE9SadDQ8pjBfqMCTHRY27syqsvkX4arytMMcEtHuAESd8M9/cie7-09ve01--mao-na-massa--atividade-para-impressao-ficha-de-apoio.pdf

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Introduza o tema da aula.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Apresente imagens de algumas cidades e/ou locais diferentes e questione os alunos sobre qual seria o ambiente ideal para se viver. Independentemente das imagens, questione o que eles consideram importante haver em uma cidade para se ter qualidade de vida. Peça para que levantem hipóteses sobre como seria a vida de uma pessoa em diferentes locais e em qual(is) essas pessoas poderiam viver melhor, segundo os fatores que eles consideram importantes para a qualidade de vida. Você pode levantar alguns fatores presentes nas imagens, como: “Você gostaria de viver em um local que utilizasse energia eólica?”, “Você gostaria de viver em um local agitado, com muito som e muitas pessoas?” e/ou “A água parada da imagem, pode conter algo ruim? Como ter acesso a água limpa?”

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Leia a questão disparadora e a relacione com a contextualização realizada anteriormente. Diga que, para responderem melhor essa questão, realizarão a atividade a seguir.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 32 minutos

Orientações: A sala será dividida em grupos para essa atividade, que será realizada em 3 etapas:

Etapa 1: Projetando sua cidade ideal (4 minutos)

Na região frontal da sala, monte uma “loja de vendas” de materiais de construção. Para essa loja, você deve disponibilizar materiais como caixinhas diversas (fósforo, remédios, creme dental, entre outras), cartolina, papel crepom colorido, palitos de sorvete, entre outros materiais que seriam descartados, e você controlará a compra de materiais. Os alunos poderão comprar tudo de uma vez, ou guardar dinheiro para irem comprando conforme necessidade. Também poderão realizar troca de materiais na loja ou entre os grupos. Divida os diferentes materiais em setores. Por exemplo, as caixinhas ficam no setor onde qualquer material custará 10 reais cada. Faça um setor somente com plaquinhas que indicam locais da cidade. Oriente que poderão usar os materiais para construir casas, setores da prefeitura, privados e etc, que estão relacionados com o funcionamento da cidade. Diga que a cidade possui em torno de 10 mil habitantes (uma pequena cidade).

Link para impressão de plaquinhas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WEnVKYRZgvnRtE9XgMEVDDmQ4WKXyrrjg5qJffU7XSZfNxmMH2TtKUgMaJQh/cie7-09ve01--mao-na-massa--atividade-para-impressao-servicos.pdf

Coloque um valor em cada material disponibilizado. Distribua notas no valor total de 400 reais para cada grupo e peça para que projetem a cidade ideal que pensaram na contextualização, utilizando o orçamento que possuem. É importante estipular um valor para que todos alunos tenham que escolher o que acham mais importante na cidade. Enfatize a importância de não ter somente casas na cidade, mas setores relacionados à saúde e bem-estar da população que ali viverá. Link para a impressão das cédulas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pZmbMF74ekgXfzyeTjxawxrmZNNCGxyJyyDZnBmh8FYHefJASuY6ab333XsW/cie7-09ve01--mao-na-massa--atividade-para-impressao-vales.pdf

Etapa 2: Montando a cidade ideal (20 minutos)

Em posse dos materiais comprados, eles montarão as cidades planejadas. Mantenha-se caminhando por entre os grupos para auxiliá-los na construção de fatores importantes para o funcionamento da cidade. Por exemplo, vá questionando como será fornecida a energia para as casas e quais as atrações que a cidade possui.

Distribua uma ficha de apoio que servirá como material norteador para a construção.

Link para impressão da ficha:https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/K4cu5q3MYJTBkE9SadDQ8pjBfqMCTHRY27syqsvkX4arytMMcEtHuAESd8M9/cie7-09ve01--mao-na-massa--atividade-para-impressao-ficha-de-apoio.pdf

Caso os alunos e/ou a escola tenham acesso a internet (celulares ou sala de informática), permita que os grupos utilizem para pesquisa. Incentive que os grupos troquem materiais entre si.

Etapa 3: Apresentando a cidade (8 minutos)

Cada grupo apresentará sua cidade aos demais grupos da sala, enfatizando os fatores escolhidos para a construção. Para facilitar a apresentação, peça para que utilizem as anotações realizadas no material de apoio.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 11 minutos

Orientações: Questione os grupos se houve alguma mudança nas hipóteses levantadas na contextualização, após a construção e apresentação das cidades ideais de cada um. Após a discussão, faça questionamentos direcionados:

  • Caso ocorra uma epidemia de alguma doença relacionada a saneamento básico, como a ascaridíase (lombriga), sua cidade possui tratamento de água e esgoto para resolver ou minimizar isso?
  • Em sua cidade, os moradores possuem empregos que possibilitam viver dignamente?
  • Para o bem-estar e lazer da população, sua cidade oferece opções?
  • Caso ocorra uma doença específica em crianças, sua cidade possui hospitais para o tratamento?
  • E em casos de urgência, sua cidade oferece serviços de saúde?
  • O que sua cidade possui de sustentável?

Você pode retirar ou acrescentar questões que forem pertinentes aos trabalhos realizados pelos alunos na montagem das cidades. O importante é que essas questões levantem fatores relacionados com a qualidade de vida. Deixe que os grupos respondam cada questão e vá direcionando para que percebam a ligação de cada uma delas com qualidade de vida. Retome a questão disparadora: “O que influencia na qualidade de vida de uma população?” e vá listando no quadro os fatores por eles citados.

Ao final, leia para eles a definição de qualidade de vida segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) e relacione com o que levantaram na aula, enfatizando a importância de fatores ligados à saúde e bem-estar da população, tanto físicos quanto psicológicos e condições dignas de sobrevivência.

Material complementar ao professor:

Qualidade de vida: http://each.uspnet.usp.br/edicoes-each/qualidade_vida.pdf

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano faz parte da sequência didática CIE7_09VE, referente às habilidades EF07CI09 e EF07CI11 da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Materiais necessários para a aula: Disponibilize materiais que seriam descartados, como:

Caixas em geral (fósforo, remédios etc), copos plásticos, palitos de sorvete, algodão, papel crepom, cartolina etc.

Material para impressão:

Link para as cédulas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pZmbMF74ekgXfzyeTjxawxrmZNNCGxyJyyDZnBmh8FYHefJASuY6ab333XsW/cie7-09ve01--mao-na-massa--atividade-para-impressao-vales.pdf

Link para as plaquinhas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WEnVKYRZgvnRtE9XgMEVDDmQ4WKXyrrjg5qJffU7XSZfNxmMH2TtKUgMaJQh/cie7-09ve01--mao-na-massa--atividade-para-impressao-servicos.pdf

Link para as fichas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/K4cu5q3MYJTBkE9SadDQ8pjBfqMCTHRY27syqsvkX4arytMMcEtHuAESd8M9/cie7-09ve01--mao-na-massa--atividade-para-impressao-ficha-de-apoio.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Introduza o tema da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Apresente imagens de algumas cidades e/ou locais diferentes e questione os alunos sobre qual seria o ambiente ideal para se viver. Independentemente das imagens, questione o que eles consideram importante haver em uma cidade para se ter qualidade de vida. Peça para que levantem hipóteses sobre como seria a vida de uma pessoa em diferentes locais e em qual(is) essas pessoas poderiam viver melhor, segundo os fatores que eles consideram importantes para a qualidade de vida. Você pode levantar alguns fatores presentes nas imagens, como: “Você gostaria de viver em um local que utilizasse energia eólica?”, “Você gostaria de viver em um local agitado, com muito som e muitas pessoas?” e/ou “A água parada da imagem, pode conter algo ruim? Como ter acesso a água limpa?”

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Leia a questão disparadora e a relacione com a contextualização realizada anteriormente. Diga que, para responderem melhor essa questão, realizarão a atividade a seguir.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 32 minutos

Orientações: A sala será dividida em grupos para essa atividade, que será realizada em 3 etapas:

Etapa 1: Projetando sua cidade ideal (4 minutos)

Na região frontal da sala, monte uma “loja de vendas” de materiais de construção. Para essa loja, você deve disponibilizar materiais como caixinhas diversas (fósforo, remédios, creme dental, entre outras), cartolina, papel crepom colorido, palitos de sorvete, entre outros materiais que seriam descartados, e você controlará a compra de materiais. Os alunos poderão comprar tudo de uma vez, ou guardar dinheiro para irem comprando conforme necessidade. Também poderão realizar troca de materiais na loja ou entre os grupos. Divida os diferentes materiais em setores. Por exemplo, as caixinhas ficam no setor onde qualquer material custará 10 reais cada. Faça um setor somente com plaquinhas que indicam locais da cidade. Oriente que poderão usar os materiais para construir casas, setores da prefeitura, privados e etc, que estão relacionados com o funcionamento da cidade. Diga que a cidade possui em torno de 10 mil habitantes (uma pequena cidade).

Link para impressão de plaquinhas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WEnVKYRZgvnRtE9XgMEVDDmQ4WKXyrrjg5qJffU7XSZfNxmMH2TtKUgMaJQh/cie7-09ve01--mao-na-massa--atividade-para-impressao-servicos.pdf

Coloque um valor em cada material disponibilizado. Distribua notas no valor total de 400 reais para cada grupo e peça para que projetem a cidade ideal que pensaram na contextualização, utilizando o orçamento que possuem. É importante estipular um valor para que todos alunos tenham que escolher o que acham mais importante na cidade. Enfatize a importância de não ter somente casas na cidade, mas setores relacionados à saúde e bem-estar da população que ali viverá. Link para a impressão das cédulas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pZmbMF74ekgXfzyeTjxawxrmZNNCGxyJyyDZnBmh8FYHefJASuY6ab333XsW/cie7-09ve01--mao-na-massa--atividade-para-impressao-vales.pdf

Etapa 2: Montando a cidade ideal (20 minutos)

Em posse dos materiais comprados, eles montarão as cidades planejadas. Mantenha-se caminhando por entre os grupos para auxiliá-los na construção de fatores importantes para o funcionamento da cidade. Por exemplo, vá questionando como será fornecida a energia para as casas e quais as atrações que a cidade possui.

Distribua uma ficha de apoio que servirá como material norteador para a construção.

Link para impressão da ficha:https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/K4cu5q3MYJTBkE9SadDQ8pjBfqMCTHRY27syqsvkX4arytMMcEtHuAESd8M9/cie7-09ve01--mao-na-massa--atividade-para-impressao-ficha-de-apoio.pdf

Caso os alunos e/ou a escola tenham acesso a internet (celulares ou sala de informática), permita que os grupos utilizem para pesquisa. Incentive que os grupos troquem materiais entre si.

Etapa 3: Apresentando a cidade (8 minutos)

Cada grupo apresentará sua cidade aos demais grupos da sala, enfatizando os fatores escolhidos para a construção. Para facilitar a apresentação, peça para que utilizem as anotações realizadas no material de apoio.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 11 minutos

Orientações: Questione os grupos se houve alguma mudança nas hipóteses levantadas na contextualização, após a construção e apresentação das cidades ideais de cada um. Após a discussão, faça questionamentos direcionados:

  • Caso ocorra uma epidemia de alguma doença relacionada a saneamento básico, como a ascaridíase (lombriga), sua cidade possui tratamento de água e esgoto para resolver ou minimizar isso?
  • Em sua cidade, os moradores possuem empregos que possibilitam viver dignamente?
  • Para o bem-estar e lazer da população, sua cidade oferece opções?
  • Caso ocorra uma doença específica em crianças, sua cidade possui hospitais para o tratamento?
  • E em casos de urgência, sua cidade oferece serviços de saúde?
  • O que sua cidade possui de sustentável?

Você pode retirar ou acrescentar questões que forem pertinentes aos trabalhos realizados pelos alunos na montagem das cidades. O importante é que essas questões levantem fatores relacionados com a qualidade de vida. Deixe que os grupos respondam cada questão e vá direcionando para que percebam a ligação de cada uma delas com qualidade de vida. Retome a questão disparadora: “O que influencia na qualidade de vida de uma população?” e vá listando no quadro os fatores por eles citados.

Ao final, leia para eles a definição de qualidade de vida segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) e relacione com o que levantaram na aula, enfatizando a importância de fatores ligados à saúde e bem-estar da população, tanto físicos quanto psicológicos e condições dignas de sobrevivência.

Material complementar ao professor:

Qualidade de vida: http://each.uspnet.usp.br/edicoes-each/qualidade_vida.pdf

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 7º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 7º ano:

7º ano / Ciências / Matéria e Energia

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07CI09 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano