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Plano de aula > Matemática > 4º ano > Geometria

Plano de aula - Relacionando números de lados e ângulos nos polígonos

Plano de aula de matemática com atividades para 4 do Fundamental sobre classificar polígonos quanto à quantidade de lados e ângulos.

Plano 02 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Paula Burkardt Moreira

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Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Paula Burkardt Moreira

Mentor: Paula Massi Reis Pires

Especialista de área: Priscilla Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

EF04MA18 - Reconhecer ângulos retos e não retos em figuras poligonais com o uso de dobraduras, esquadros ou softwares de geometria .

Objetivos específicos

Classificar polígonos quanto à quantidade de lados e ângulos.

Conceito-chave

Polígonos, ângulos e lados.

Recursos necessários

  • lousa
  • régua
  • papel A4

Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo: 5 minutos

Orientações: O professor projeta as imagens no quadro ou as desenha na lousa. Deixa que os alunos se coloquem e pode discutir as questões abaixo.Caso haja necessidade, pode recordar o conceito de polígono: polígono é uma figura plana, fechada, formada por segmentos de retas que não se cruzam.

Propósito: Rever o conceito de polígono.

Discuta com a turma:

  • Como vocês agrupariam essas figuras?
  • Quais são as semelhanças e diferenças entre elas?
  • Quais são as características de um polígono?

Atividade Principal. select-down

Slide Plano Aula

Tempo: 18 minutos.

Orientações: Recorte e distribua as imagens individualmente para que cada aluno possa fazer as suas próprias observações com relação às semelhanças e diferenças entre os polígonos. Depois de um tempo, proponha que a turma divida-se em grupos de 2 ou 3 alunos para que se inicie o jogo entre os grupos. Apenas será necessário um jogo para cada grupo. Entregue as fichas das imagens dos polígonos. As cartas devem ficar viradas para baixo. Cada aluno vira duas cartas e observa se elas combinam. Os pares de cartas não são iguais, o que são iguais são os números de vértices e o número de lados dos pares de polígonos. Existem dois polígonos de 3 lados, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10 e 11 lados. É esperado que os alunos tenham essa percepção. Você pode fazer o download da imagem para imprimir.

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Propósito: Estimular a percepção do aluno quanto ao número de lados e ângulos dos polígonos.

Discuta com a turma:

  • As figuras que vocês “casaram” são iguais na forma?
  • São iguais com relação a quantidade de ângulos e lados?
  • Todas essas figuras são polígonos? Explique.

Discussão das soluções. select-down

Slide Plano Aula

Tempo: 10 minutos.

Orientações: Peça para que cada grupo apresente os seus pares e verbalizem os critérios que os levaram a formá-los. Questione quantos segmentos de reta existem em cada polígono. No próximo slide, retome o conceito de ângulos e lados de um polígono para que os alunos possam relacionar o número de lados com o número de ângulos.

Propósito: Promover o debate sobre as maneiras de formar pares a partir de polígonos diferentes.

Discuta com a turma:

  • O que fez vocês formarem esses pares de figuras?
  • Será que existe outra maneira de formar pares?

Discussão das soluções. select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Sugira que os alunos contem os ângulos de cada polígono. Retome o conceito de que polígonos são formados por segmentos de reta e que cada segmento de reta que forma o polígono é denominado lado do polígono.

Propósito: Conceituar lados e relacionar quantidade de lados com quantidade de ângulos de um polígono.

Discuta com a turma:

  • Quantos lados tem cada polígono?
  • Quantos ângulos tem cada polígono?
  • Vocês observaram alguma relação entre a quantidade de lados e a quantidade de ângulos dos polígonos?

Sistematização do Conceito. select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Depois de realizada a atividade e discutidas as soluções, o professor faz a sistematização do conceito, relacionando a quantidade de lados com a quantidade de ângulos e nomeando alguns polígonos.

Discuta com a turma:

  • Quantos ângulos existem em um polígono de 13 lados?
  • Quantos lados existem em um polígono de 14 ângulos?

Encerramento. select-down

Slide Plano Aula

Tempo: 5 minutos.

Orientações: O professor encerra a aula fazendo uma recapitulação da atividade realizada, o jogo da memória, lembrando a discussão da solução da atividade e, por fim, retomando a relação entre a quantidade de lados e ângulos do polígono e nomeando alguns polígonos.

Discuta com a turma:

Raio X. select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos e avaliar os conhecimentos de cada um.

Orientações: O professor deve orientar aos alunos que, individualmente,criem um polígono composto por 7 lados e nomeiem esse polígono quanto ao número de lados e ângulos.

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

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Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Paula Burkardt Moreira

Mentor: Paula Massi Reis Pires

Especialista de área: Priscilla Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

EF04MA18 - Reconhecer ângulos retos e não retos em figuras poligonais com o uso de dobraduras, esquadros ou softwares de geometria .

Objetivos específicos

Classificar polígonos quanto à quantidade de lados e ângulos.

Conceito-chave

Polígonos, ângulos e lados.

Recursos necessários

  • lousa
  • régua
  • papel A4
Slide Plano Aula

Tempo: 5 minutos

Orientações: O professor projeta as imagens no quadro ou as desenha na lousa. Deixa que os alunos se coloquem e pode discutir as questões abaixo.Caso haja necessidade, pode recordar o conceito de polígono: polígono é uma figura plana, fechada, formada por segmentos de retas que não se cruzam.

Propósito: Rever o conceito de polígono.

Discuta com a turma:

  • Como vocês agrupariam essas figuras?
  • Quais são as semelhanças e diferenças entre elas?
  • Quais são as características de um polígono?

Slide Plano Aula

Tempo: 18 minutos.

Orientações: Recorte e distribua as imagens individualmente para que cada aluno possa fazer as suas próprias observações com relação às semelhanças e diferenças entre os polígonos. Depois de um tempo, proponha que a turma divida-se em grupos de 2 ou 3 alunos para que se inicie o jogo entre os grupos. Apenas será necessário um jogo para cada grupo. Entregue as fichas das imagens dos polígonos. As cartas devem ficar viradas para baixo. Cada aluno vira duas cartas e observa se elas combinam. Os pares de cartas não são iguais, o que são iguais são os números de vértices e o número de lados dos pares de polígonos. Existem dois polígonos de 3 lados, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10 e 11 lados. É esperado que os alunos tenham essa percepção. Você pode fazer o download da imagem para imprimir.

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Propósito: Estimular a percepção do aluno quanto ao número de lados e ângulos dos polígonos.

Discuta com a turma:

  • As figuras que vocês “casaram” são iguais na forma?
  • São iguais com relação a quantidade de ângulos e lados?
  • Todas essas figuras são polígonos? Explique.

Slide Plano Aula

Tempo: 10 minutos.

Orientações: Peça para que cada grupo apresente os seus pares e verbalizem os critérios que os levaram a formá-los. Questione quantos segmentos de reta existem em cada polígono. No próximo slide, retome o conceito de ângulos e lados de um polígono para que os alunos possam relacionar o número de lados com o número de ângulos.

Propósito: Promover o debate sobre as maneiras de formar pares a partir de polígonos diferentes.

Discuta com a turma:

  • O que fez vocês formarem esses pares de figuras?
  • Será que existe outra maneira de formar pares?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Sugira que os alunos contem os ângulos de cada polígono. Retome o conceito de que polígonos são formados por segmentos de reta e que cada segmento de reta que forma o polígono é denominado lado do polígono.

Propósito: Conceituar lados e relacionar quantidade de lados com quantidade de ângulos de um polígono.

Discuta com a turma:

  • Quantos lados tem cada polígono?
  • Quantos ângulos tem cada polígono?
  • Vocês observaram alguma relação entre a quantidade de lados e a quantidade de ângulos dos polígonos?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Depois de realizada a atividade e discutidas as soluções, o professor faz a sistematização do conceito, relacionando a quantidade de lados com a quantidade de ângulos e nomeando alguns polígonos.

Discuta com a turma:

  • Quantos ângulos existem em um polígono de 13 lados?
  • Quantos lados existem em um polígono de 14 ângulos?

Slide Plano Aula

Tempo: 5 minutos.

Orientações: O professor encerra a aula fazendo uma recapitulação da atividade realizada, o jogo da memória, lembrando a discussão da solução da atividade e, por fim, retomando a relação entre a quantidade de lados e ângulos do polígono e nomeando alguns polígonos.

Discuta com a turma:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos e avaliar os conhecimentos de cada um.

Orientações: O professor deve orientar aos alunos que, individualmente,criem um polígono composto por 7 lados e nomeiem esse polígono quanto ao número de lados e ângulos.

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

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