Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Para esta aula espera-se que os professores já tenham trabalhado a seguinte habilidade: EF06CI11. Assim, possivelmente já foram discutidas com os alunos questões, como: identificar as diferentes camadas que estruturam o planeta Terra (da estrutura interna à atmosfera) e suas principais características. Nesta aula, após uma retomada de conceitos introdutórios sobre o tema, será proposto aos alunos uma pesquisa sobre o histórico de representações planificadas do planeta Terra e a montagem de uma linha do tempo. Deverão também pesquisar qual a forma mais adequada de representar o planeta: planisfério ou globo terrestre. Você observará que a habilidade trabalhada neste plano (EF06CI13) não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários para a aula: papel pardo (de rolo) e canetinhas.
Recomendo as leituras a seguir para melhorar a qualidade de sua aula:
- http://sogeografia.com.br/Conteudos/GeografiaFisica/Cartografia/?pg=3
- https://brasilescola.uol.com.br/geografia/projecoes-cartograficas.htm
- https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/conceitos-basicos-cartografia.htm
- http://rodinia.com.br/a-evolucao-do-mapa-mundi-ano-a-ano-desde-o-surgimento-da-humanidade/
Título da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão discutir sobre as representações do nosso planeta, um planeta esférico. Pergunte a eles o que seria esférico e explique-os que na realidade o nosso planeta é aproximadamente esférico pois é levemente achatado nos pólos. Pergunte então o que seria uma representação.
Contexto
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Projete o slide e peça para os alunos analisarem o planisfério. Pergunte a eles se essa é uma representação que segue fielmente à realidade. Provavelmente eles responderão que sim, já que é esta imagem que eles podem encontrar nos atlas escolares. Pergunte aos alunos se eles já presenciaram uma bola rasgada e o que aconteceu quando tentaram planificar ela, ou então quando tentam colocar em um plano uma casca de mexerica.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Apresente para os alunos os seguintes dados: 1- A Antártida possui uma forma quase circular de 4.500 km de diâmetro; 2 - A Rússia é o maior país do Mundo, com um comprimento máximo de 7.700 quilômetros. Pergunte a eles qual destas regiões citadas é a maior. Projete a questão disparadora e peça aos alunos para que proponham hipóteses de por que, no mapa-múndi, a Antártida parece ser mais comprida do que a Rússia. Se for preciso, volte ao slide anterior para eles observarem novamente o planisfério. Não se preocupe em responder nada neste momento, apenas ouça as hipóteses.
Mão na massa
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações: Divida os alunos em grupos de no máximo 5 integrantes. Projete o slide e explique que eles farão uma pesquisa sobre o histórico de representações planificadas do planeta Terra. Com as informações encontradas deverão montar uma linha do tempo. Para isto, você pode levar os alunos à sala de informática e pedir para que digitem no Google o termo: “evolução do mapa-múndi” (caso sua escola não tenha esta possibilidade, imprima o conteúdo disponível em: https://www.magnusmundi.com/a-evolucao-do-mapa-mundi/ ). Peça para que pesquisem também qual é a representação mais adequada: planisfério ou globo terrestre, justificando as respostas. Caso necessário, defina o que é planisfério: representação de um globo ou de uma esfera em superfície plana. Posteriormente fixe as linhas do tempo na sala de aula para que os grupos possam analisar as dos colegas. Peça para cada grupo compartilhar os prós e contras das representações escolhidas como a mais adequada.
Sistematização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Como forma de sistematizar esta aula, faça uma retomada da questão disparadora para que eles deem suas respostas. Espera-se que os alunos tenham percebido que o mapa-múndi da forma que conhecemos é algo relativamente recente e que ainda apresenta imprecisões, isto é, o mapa-múndi que os alunos usam na escola e consta no Atlas não corresponde exatamente à realidade. Há muito tempo isso é um desafio da humanidade: representar sem distorções nosso planeta esférico de forma plana. Por isso ainda vemos planisférios com a Antártida, por exemplo, parecendo mais alongada do que realmente é. Explique que podemos representar nosso planeta de diversas formas dependendo da finalidade que desejamos: militar, aeronáutico, rotas de navegação aérea ou marítima, mapeamento global etc.
Como questionamento final, para contemplar mais ainda a habilidade deste plano, questione os alunos se esta dificuldade de representação existiria caso a Terra fosse plana. Projete o slide e explique aos alunos que a busca por um mapa que mostre o mundo como realmente é ainda ocorre. Se desejar, leia para eles a matéria da qual esta manchete foi retirada: https://www.bbc.com/portuguese/curiosidades-37864328
Caso haja mais tempo disponível para esta aula, sugiro a realização da atividade proposta em: https://novaescola.org.br/conteudo/3304/todo-mundo-com-seu-globo
Recomendo as seguintes leituras para aprofundar sua discussão: