Sobre esta aula
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Materiais necessários para a aula: uma caixa de papelão ou um saco de pano; tesoura e uma faca para recortar um círculo na caixa ou uma fita para fechar o saco. Cópia do material complementar para cada grupo. Diferentes utensílios da cozinha feitos de diferentes materiais, como: copo de plástico; garfo de metal; xicara de vidro; colher de madeira; esponja de prato, palha de aço; pano de prato e panela de metal. Cartolinas para trabalhar em grupos de três a quatro alunos (1 cartolina para cada grupo). Levar itens antigos e novos da cozinha, como panela de barro, de cerâmica para compará-las com as panelas de aço inox, por exemplo.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: leia o título da aula e explique que faremos uma atividade em grupo utilizando a caixa dos mistérios. Exponha a caixa em uma mesa com os objetos/materiais dentro.
CONTEXTO
Tempo sugerido: 13 minutos
Orientações: Organize a turma em grupos de até 5 integrantes, separe os materiais que serão utilizados na atividade e, em tempo cronometrado, solicite que cada grupo tenha contato com os materiais disponíveis na caixa. Os grupos devem manter sigilo com relação às suas hipóteses e descobertas dos objetos/materiais da caixa.
Caixa dos Mistérios
1) Uma caixa de papelão ou um saco de pano;
2) 5 (cinco) ou mais objetos bem diferentes uns dos outros.
Sugestão de objetos que são utensílios da cozinha: copo de plástico; garfo de metal; xicara de vidro; colher de madeira e panela de metal. Tesoura e uma faca para recortar um círculo na caixa ou uma fita para fechar o saco. Para construir a Caixa dos Mistérios faça dois furos em uma caixa de papelão com tampa. Os furos devem ser feitos de um tamanho suficiente para passarem às mãos das crianças.
QUESTÃO DISPARADORA
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Leia a questão disparadora para turma e explique que os objetos/materiais da caixa serão revelados ao final da aula.
Sugestões de materiais para inserir na caixa: Diferentes objetos (utensílios da cozinha) feitos de diferentes materiais, como: copo de plástico; garfo de metal; xicara de vidro; colher de madeira; esponja de prato, palha de aço; pano de prato e panela de metal.
Material complementar:
MÃO NA MASSA
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Distribua uma cartolina para cada grupo e leia as informações do slide. Explique que o cartaz pode ser feito a partir de desenhos e textos. Em grupo, os alunos deverão discutir sobre as questões indicadas no slide e levantar hipóteses.
SISTEMATIZAÇÃO
Tempo sugerido: 13 minutos
Orientações: Realizar junto aos alunos a leitura do material complementar, disponível em:
https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VhbqQzKpnXGFAhT3gPRRXT8jrUydT5pGgUjr9HdeGHwakfutKY4XqbqTxn72/atividade-para-impressao-texto-cie1-01me02.pdf
Enfatize os materiais que eram feito os utensílios da culinária/cozinha antigamente, comparando com os materiais que temos hoje e que compõe os objetos presentes na caixa dos mistérios. Apresentar itens antigos da cozinha, como panela de barro, de cerâmica e compará-los a panelas de aço inox, por exemplo. Nomear os materiais e explicar que com a evolução dos hábitos alimentares do homem, gradativamente, os materiais que compunham os objetos utilizados na sua alimentação também foram se modificando.
Materiais de apoio:
Um novo livro mostra a evolução dos utensílios de cozinha: http://revistaepoca.globo.com/Sociedade/noticia/2012/12/um-novo-livro-mostra-evolucao-dos-utensilios-de-cozinha.html
A história das panelas:
https://paladar.estadao.com.br/noticias/comida,a-historia-das-panelas,10000099259
A evolução do design da cozinha:
http://www.moyo.pt/blog-de-design-moyo/a-evolucao-do-design-de-cozinha.html?lang=pt
Após, revelar os objetos/ materiais contidos na caixa dos mistérios.