Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Danielle Vasconcelos
Mentor: Débora Aparecida Ianusz de Souza
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: Conhecendo o soneto e seus autores
Finalidade da aula: Ler e interpretar alguns sonetos, conhecendo seus autores, para partilhar a avaliação sobre o gênero, percebendo suas especificidades.
Ano:9º ano do Ensino Fundamental
Gênero:Soneto
Objeto(s) do conhecimento: Estratégias de leitura. Apreciação e réplica.
Prática de linguagem: Leitura
Habilidade(s) da BNCC: EF89LP33
Sobre esta aula: Esta é terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero soneto e no campo de atuação artístico-literário.
A aula faz parte do módulo de leitura.
Materiais necessários: Projetor ou quadro digital, tablets, classmates ou notebook e/ou os trabalhos confeccionados pelos alunos para exibição em sala, atividades impressas.
Informações sobre o gênero: Soneto, poema de forma fixa, com 14 versos, cuja formação mais usual é 4-4-3-3 ou 4-4-4-2. Normalmente o soneto apresenta rimas e suas sílabas poéticas são decassílabos ou versos alexandrinos.
Dificuldades antecipadas: Desinteresse pelo tema. Dificuldade em reconhecer o soneto. Dificuldade em verbalizar/escrever a interpretação do texto.
- Desinteresse pelo tema: estimular o aluno a comparar o gênero com outros escritos em versos, como a canção, para
compreender sua finalidade.
- Dificuldade em reconhecer o soneto: retomar as características identificadas na primeira aula sobre o gênero.
- Dificuldade em verbalizar/escrever a interpretação do texto: incentivar o aluno a refletir sobre o que foi aprendido e, por meio das trocas de ideias com os pares, textualizar sua compreensão sobre os textos e gênero trabalhados em aula.
Referências sobre o assunto:
ALVES, José Hélder Pinheiro. Caminhos da abordagem do poema em sala de aula. Graphos. João Pessoa, v. 10, n. 1, 2008 – ISSN 1516-1536. Disponível em: <http://www.periodicos.ufpb.br/index.php/graphos/article/viewFile/4299/3250>. Acesso em: 17 jul. 2018.
BRANDÃO, H.; MICHELETTI, G. Teoria e prática da leitura. Aprender e ensinar com textos didáticos e paradidáticos. Vol. 2. São Paulo: Cortez, 1997.
GERALDI, J. W. O texto na sala de aula. São Paulo: Ática, 2005.
KLEIMAN, A. Oficina da leitura: teoria & prática. Campinas, SP: Pontes, 2004.
SILVA, E.F.; DE JESUS, W.G. Como e por que trabalhar a poesia na sala de aula. Revista Graduando. Nº 2, jan./jun. 2011. Disponível em: <http://www2.uefs.br/dla/graduando/n2/n2.21-34.pdf>. Acesso em: 25 jul. 2018.
TEIXEIRA, Madalena Telles; REIS, Maria Filomena. A Organização do espaço em sala de aula e as suas implicações na aprendizagem cooperativa. Meta: Avaliação | Rio de Janeiro, v. 4, n. 11, p. 162-187, mai./ago. 2012. Disponível em : <http://www.adventista.edu.br/_imagens/area_academica/files/A%20organiza%C3%A7%C3%A3o%20do%20espa%C3%A7o%20em%20sala%20de%20aula.pdf>. Acesso em: 15 ago. 2018.
Código: LPO9_02SQA03
(EF89LP33) Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes – romances, contos contemporâneos, minicontos, fábulas contemporâneas, romances juvenis, biografias romanceadas, novelas, crônicas visuais, narrativas de ficção científica, narrativas de suspense, poemas de forma livre e fixa (como haicai), poema concreto, ciberpoema, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.
AULA 01
AULA 04
AULA 06
AULA 07
AULA 10
AULA 12
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes