14064
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - Conhecendo o soneto e seus autores

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do Ensino Fundamental sobre estratégias de leitura. Apreciação e réplica.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Danielle Lima De Vasconcelos

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).

- Opcionais: canais para aulas online - como o Google Meets ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui). 

Tema
Envie, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, um áudio ou um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula. Também é possível encaminhar essas orientações por escrito.

Introdução
No mesmo vídeo, peça que os alunos façam previamente uma pesquisa sobre um soneto e seu autor, registrando o poema e os dados biográficos do autor. Em um momento síncrono (via Zoom ou Google Meet, por exemplo), peça que os alunos contem, um de cada vez, o poema selecionado junto com os dados biográficos coletados, para que a sala aprecie os poemas e conheça brevemente os autores. Peça que os textos sejam enviados por um canal de comunicação, para que todos tenham acesso a eles depois. Caso essa opção não seja viável, peça que os alunos enviem áudios recitando o poema (ou o poema escrito) no meio de comunicação que for mais viável para todos.

Desenvolvimento
Depois do compartilhamento dos poemas, em um áudio (ou de forma síncrona, caso você tenha optado por esse recurso na introdução), peça que os alunos escolham um soneto recitado por algum colega. Após isso, oriente-os a preencher individualmente o formulário disponível no slide Desenvolvimento.

Fechamento
Por meio de um áudio ou uma mensagem de texto, peça que os alunos registrem as suas opiniões, em forma de síntese, sobre as análises do poema escolhido. Se possível, faça as perguntas que foram sugeridas no final do plano e peça que os alunos enviem as suas respostas pelo canal de comunicação estabelecido para esta aula.

Convite às famílias
Toda a família pode se reunir para um momento de contação de sonetos, apreciando juntos esse tipo de texto. Além disso, a família pode analisar em conjunto os textos da aula.

Sugestão Enviada Por: Matheus Seiji Bazaglia Kuroda


Código: LPO9_02SQA03

(EF89LP33) Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes – romances, contos contemporâneos, minicontos, fábulas contemporâneas, romances juvenis, biografias romanceadas, novelas, crônicas visuais, narrativas de ficção científica, narrativas de suspense, poemas de forma livre e fixa (como haicai), poema concreto, ciberpoema, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 9º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas