14064
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Conhecendo o soneto e seus autores

POR: Danielle Lima De Vasconcelos 29/11/2018
Código: LPO9_02SQA03

9º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF89LP33) Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes – romances, contos contemporâneos, minicontos, fábulas contemporâneas, romances juvenis, biografias romanceadas, novelas, crônicas visuais, narrativas de ficção científica, narrativas de suspense, poemas de forma livre e fixa (como haicai), poema concreto, ciberpoema, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do Ensino Fundamental sobre estratégias de leitura. Apreciação e réplica.

 

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero soneto e no campo de atuação artístico-literário.
A aula faz parte do módulo de leitura.

Materiais necessários: Projetor ou quadro digital, tablets, classmates ou notebook e/ou os trabalhos confeccionados pelos alunos para exibição em sala, atividades impressas.

Informações sobre o gênero: Soneto, poema de forma fixa, com 14 versos, cuja formação mais usual é 4-4-3-3 ou 4-4-4-2. Normalmente o soneto apresenta rimas e suas sílabas poéticas são decassílabos ou versos alexandrinos.

Dificuldades antecipadas: Desinteresse pelo tema. Dificuldade em reconhecer o soneto. Dificuldade em verbalizar/escrever a interpretação do texto.
- Desinteresse pelo tema: estimular o aluno a comparar o gênero com outros escritos em versos, como a canção, para
compreender sua finalidade.

- Dificuldade em reconhecer o soneto: retomar as características identificadas na primeira aula sobre o gênero.

- Dificuldade em verbalizar/escrever a interpretação do texto: incentivar o aluno a refletir sobre o que foi aprendido e, por meio das trocas de ideias com os pares, textualizar sua compreensão sobre os textos e gênero trabalhados em aula.

Referências sobre o assunto:

ALVES, José Hélder Pinheiro. Caminhos da abordagem do poema em sala de aula. Graphos. João Pessoa, v. 10, n. 1, 2008 – ISSN 1516-1536. Disponível em: <http://www.periodicos.ufpb.br/index.php/graphos/article/viewFile/4299/3250>. Acesso em: 17 jul. 2018.

BRANDÃO, H.; MICHELETTI, G. Teoria e prática da leitura. Aprender e ensinar com textos didáticos e paradidáticos. Vol. 2. São Paulo: Cortez, 1997.
GERALDI, J. W. O texto na sala de aula. São Paulo: Ática, 2005.
KLEIMAN, A. Oficina da leitura: teoria & prática. Campinas, SP: Pontes, 2004.
SILVA, E.F.; DE JESUS, W.G. Como e por que trabalhar a poesia na sala de aula. Revista Graduando. Nº 2, jan./jun. 2011. Disponível em: <http://www2.uefs.br/dla/graduando/n2/n2.21-34.pdf>. Acesso em: 25 jul. 2018.

TEIXEIRA, Madalena Telles; REIS, Maria Filomena. A Organização do espaço em sala de aula e as suas implicações na aprendizagem cooperativa. Meta: Avaliação | Rio de Janeiro, v. 4, n. 11, p. 162-187, mai./ago. 2012. Disponível em : <http://www.adventista.edu.br/_imagens/area_academica/files/A%20organiza%C3%A7%C3%A3o%20do%20espa%C3%A7o%20em%20sala%20de%20aula.pdf>. Acesso em: 15 ago. 2018.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:

  • Leia o tema da aula para os alunos, escreva no quadro ou projete a apresentação.
  • Explique que esta aula será para apreciação e interpretação dos trabalhos desenvolvidos sobre os sonetos e seus autores.

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações:

Antes da aula:

  • Organize a sala em grupos, que devem ser ocupados com a mesma formação da aula anterior. A disposição de mesas/cadeiras deve favorecer a circulação entre os grupos. A organização da sala neste formato tem o intuito de facilitar o acesso às exposições criadas pelos alunos.
  • Oriente as equipes a expor o trabalho criado com o soneto e o resumo biográfico de seu autor para apreciação do restante da classe.

Início da aula:

  • Depois que os grupos finalizarem a organização dos trabalhos, dê início ao momento das visitas. peça que os grupos visitem outra exposição, de forma que todos conheçam um autor/soneto diferente daquele que o grupo estudou.
  • Caso haja tempo, peça que visitem as demais exposições, para depois retornarem ao seu local de origem.
  • Oriente os alunos a realizar a leitura dos sonetos expostos e das informações biográficas de seus autores.
  • Caso queiram, eles podem tomar nota durante o período de observação/apreciação.

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientações:

  • Após a leitura e apreciação da exposição de sonetos, peça aos alunos que se reúnam no grupo do soneto que mais gostaram. Instrua que os alunos devem se distribuir entre as exposições, para evitar que um grupo fique maior que o outro. Esta formação tem por objetivo facilitar a realização da atividade proposta e posterior socialização das respostas.
  • Oriente os alunos que eles receberão uma atividade de análise dos textos. Eles deverão responder considerando o soneto da exposição em que estão sentados.
  • Entregue a atividade impressa.
  • Peça aos alunos que respondam registrando na atividade apenas algumas palavras-chave, para ajudá-los a se lembrar das respostas, uma vez que a verificação será feita oralmente. Eles podem, para responder as questões, reler o soneto que ainda estará exposto nos grupos.
  • Esclareça eventuais dúvidas sobre a realização da atividade.

Materiais complementares: Para acessar a atividade de interpretação e análise dos sonetos, clique aqui.

Acesse aqui, caso queira consultar as respostas da atividade.

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Verifique se todos concluíram a atividade proposta.
  • Abra a roda de conversa pedindo que, de forma voluntária, os alunos compartilhem suas respostas da atividade.
  • Como a atividade se refere a vários textos, peça ao aluno que inicie sempre informando o nome do soneto e seu autor.
  • Incentive a participação abrindo a rodada de respostas da atividade. Inicie pelas perguntas comuns a todas as atividades, finalizando com as questões específicas a cada soneto. Fica a seu critério se a participação será voluntária ou por escolha.
  • Procure contemplar respostas para cada um dos sonetos da exposição: Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades; O peixe; De joelhos; Vidas; e Soneto 500 Vicioso.
  • Caso ache pertinente, acrescente outros questionamentos para o fechamento da aula sobre a exposição realizada. Seguem algumas sugestões:

O que acharam de realizar esta exposição? E dos textos compartilhados?

Qual escritor vocês acharam mais interessante? Por quê?
Vocês acham que o soneto é um texto fora de moda, ultrapassado?
Já sabem perceber quando um poema é um soneto?
Vocês perceberam algum tema mais recorrente nos textos? Qual?
Vocês têm alguma observação a fazer sobre a linguagem usada nos sonetos?

Obs.: Estes questionamentos são de ordem pessoal e objetivam avaliar a atividade e permitem que os alunos compartilhem o conhecimento com os colegas.

7. No final da aula recolha as atividades.

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Danielle Vasconcelos
Mentor: Débora Souza
Especialista: Isabel Fernandes

Título da aula: Conhecendo o soneto e seus autores

Finalidade da aula: Ler e interpretar alguns sonetos, conhecendo seus autores, para partilhar a avaliação sobre o gênero, percebendo suas especificidades.

Ano:9º ano do Ensino Fundamental

Gênero:Soneto

Objeto(s) do conhecimento: Estratégias de leitura. Apreciação e réplica.

Prática de linguagem: Leitura

Habilidade(s) da BNCC: EF89LP33

Sobre esta aula: Esta é terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero soneto e no campo de atuação artístico-literário.
A aula faz parte do módulo de leitura.

 

Materiais necessários: Projetor ou quadro digital, tablets, classmates ou notebook e/ou os trabalhos confeccionados pelos alunos para exibição em sala, atividades impressas.

Informações sobre o gênero:  Soneto, poema de forma fixa, com 14 versos, cuja formação mais usual é 4-4-3-3 ou 4-4-4-2. Normalmente o soneto apresenta rimas e suas sílabas poéticas são decassílabos ou versos alexandrinos.

 

Dificuldades antecipadas: Desinteresse pelo tema. Dificuldade em reconhecer o soneto. Dificuldade em verbalizar/escrever a interpretação do texto.
 - Desinteresse pelo tema: estimular o aluno a comparar o gênero com outros escritos em versos, como a canção, para
compreender sua finalidade.

 - Dificuldade em reconhecer o soneto: retomar as características identificadas na primeira aula sobre o gênero.

 - Dificuldade em verbalizar/escrever a interpretação do texto: incentivar o aluno a refletir sobre o que foi aprendido e, por meio das trocas de ideias com os pares, textualizar sua compreensão sobre os textos e gênero trabalhados em aula.

 

Referências sobre o assunto:

ALVES, José Hélder Pinheiro. Caminhos da abordagem do poema em sala de aula. Graphos. João Pessoa, v. 10, n. 1, 2008 – ISSN 1516-1536. Disponível em: <http://www.periodicos.ufpb.br/index.php/graphos/article/viewFile/4299/3250>. Acesso em: 17 jul. 2018.

BRANDÃO, H.;  MICHELETTI, G. Teoria e prática da leitura. Aprender e ensinar com textos didáticos e paradidáticos.  Vol. 2. São Paulo: Cortez, 1997.
GERALDI, J. W. O texto na sala de aula. São Paulo: Ática, 2005.
KLEIMAN, A. Oficina da leitura: teoria & prática. Campinas, SP: Pontes, 2004.
SILVA, E.F.; DE JESUS, W.G. Como e por que trabalhar a poesia na sala de aula. Revista Graduando. Nº 2, jan./jun. 2011. Disponível em: <http://www2.uefs.br/dla/graduando/n2/n2.21-34.pdf>. Acesso em: 25 jul. 2018.

TEIXEIRA, Madalena Telles; REIS, Maria Filomena. A Organização do espaço em sala de aula e as suas implicações na aprendizagem cooperativa.  Meta: Avaliação | Rio de Janeiro, v. 4, n. 11, p. 162-187, mai./ago. 2012. Disponível em : <http://www.adventista.edu.br/_imagens/area_academica/files/A%20organiza%C3%A7%C3%A3o%20do%20espa%C3%A7o%20em%20sala%20de%20aula.pdf>. Acesso em: 15 ago. 2018.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

AULAS DESSA UNIDADE:

AULA 03

Conhecendo o soneto e seus autores

VOCÊ ESTÁ AQUI

AULAS DESSA DISCIPLINA:

1º Ano / Língua Portuguesa / Atividade de Sistematização

2º Ano / Língua Portuguesa / Atividade de Sistematização

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes